Alergias

Eu sou alérgico a:

Pólen de Eucalipto
Pólen de Acácia
Pólen de Pinheiro
Pólen de erva comum
Pó da casa.

A alergia manifesta-se apenas ao nivel das vias respiratórias, com espirros constantes e corrimento nasal abundante.

Para controlar isto, o médico receita-me um anti-histaminoco levezinho, o Claritine, mas este sacana deste comprimidinho provoca-me sonolência.

Entretanto descobri uma maneira de não tomar o comprimido e ter esta treta controlada. Pego num cotonete, encharco-o em Oleo Johnson para bébé e besunto generosamente o interior do nariz. Limpo o excesso com um pouco de papel higiénico e já está. Ando o dia todo sem problemas. :dance:

Com o comprimido tinha a coisa mais ou menos controlada, mas mesmo assim tinha crises de espirros e andava sempre com os olhos vermelhos e as palpebras inchadas. Com o óleo é uma maravilha. Para as alergias relacionadas com pólens e o aparelho respiratório, recomendo vivamente, a não ser que alguém seja alérgico ao óleo… :lol:

Quando era puto tinha alergia ao chocolate e ao melão. Não podia comer muito que no dia a seguir era só borbulhas gigantes e comichão até mais não. Graças a Deus isso passou e agora posso comer chocolate descansado.

Agora, de há cerca de um ano passado para cá ganhei uma espécie de alergia nova que já fui à médica de família e ela não me soube explicar o meu problema. Já tenho consulta no otorrinolaringologista… para 10 de Setembro (não quis dar 90€ para ir a um privado…). Gostava que alguém que tivesse o mesmo problema se manifestasse. Então é assim:

Sempre que estou em meios com cheiros fortes fico com uma enorme dor de cabeça, com a cabeça (cara incluída) a ferver e até o couro cabeludo fica húmido com o suor, o típico sintoma como se estivesse com febre, sem no entanto a ter.

Já descobri vários cheiros que me causam isto. A saber:
alho
cebola ou comidas com cebola [mas só no caso em que o cheiro desta se destaque. Na sopa por exemplo não me faz confusão]
vinagre
perfumes ácidos [com os doces tudo bem]
laranja [este é o pior, como laranjas na boa, mas tenho que ter o nariz tapado]
refeitório da faculdade.

Épah nem me digam nada… ??? Um gajo ja estava mesmo á rasca… ???

Tal como o Mr Chico também fiz o teste e o meu organismo reagiu a quase tudo. Sou alérgico a pelo de gato e cavalo, a pó e a uma outra coisa que existe durante todo o ano mas que é mais activa no Inverno e Primavera. Descobri ainda que sou alérgico a Kiwi!

A alergia manifesta-se através de comichão nos olhos mas sobretudo através de espirros e fico com o nariz sempre congestionado. Já a alergia ao kiwi faz com que algo na minha garganta se dilate e fique com comichão e pouco espaço para engolir.

No entanto mal começam as alergias começo a tomar comprimidos e o milagroso pulmicort e quase que não noto :slight_smile:

Exactamente o que sofro. Então nesta altura do ano tenho que tomar anti-histamínicos para conseguir dormir. Se não tomar custa-me imenso respirar. E sofro disto desde pequeno. Já me “habituei”.

Também sofri muito com a Rinite alérgica até aos meus 25 anos, mais coisa menos coisa, altura em que fiz um tratamento baseado em homeopatia que curou de vez. :great:

curaste a rinite alérgica com homeopatia?!?!

dá lá contactos se faz favor…

Baseado na homeopatia é capaz de resultar… no meu caso não resultou. :stuck_out_tongue:

Ora, para quem sofre desalmadamente de rinite alérgica e fica muito afectado das vias respiratórias, sobretudo o nariz congestionado, a coceira e lágrimas nos olhos e a coceira no véu do palato, mas que acha que os colírios têm duracão muito limitada e que os comprimidos de anti-histamínicos não são por aí além além de que podem dar sono e secura das mucosas (tipo Claritine, Aerius, Xyzal, Zyrtec, etc), então cá vai uma sugestão:

- Cortisona em versão spray nasal aqua (eu uso Nasonex que é a mometasona) para o nariz. Quase não tem efeitos sistémicos, alivia praticamente todas as queixas e dispensa o uso de anti-histamínicos e colírios. Duas vezes em cada narina de manhãzita e a parte irritante das alergias no nariz e nos olhos são capazes de ir pró caneco. Pode usar-se apenas durante a época mais complicada ou todos os dias podendo-se até aliviar a dosagem diária caso não seja necessário tanto. Logicamente, não se deve parar de um dia para o outro dado o conteúdo de cortisona, isso deve vir explicadinho no folheto de instrucões.

Pergunta de completo leigo em linguagem ainda mais leiga:

A cortisona em spray não tem os efeitos da ingerida de outras formas; o tradicional inchanço?

É que eu sofro do mesmo nestas alturas, não posso tomar anti-histaminicos que me inutilizam completamente, 5 min a seguir um zyrtec ou um xyzal e estou a dormir, menos mal o aerius (uns 15 min vá lá), e também não queria arriscar nos corticoides (que já tive mesmo que tomar) não tanto pela estética mas pelo enorme desconforto corporal que provoca.

A solução para mim tem passado por: aguenta e não chora, e só tomo qualquer coisa no pico!

Aliás este ano, com estas chuvas tardias, até tem sido muito soft!

A cortisona em spray (o chamado nasal aqua) não tem esses efeitos do inchaco e aumento de peso. É um bocado como as bombas de asma com corticóides… são necessárias cerca de 80 inalacões para provocar os mesmos efeitos no corpo que um simples comprimido de cortisona (de dose mediana).

Podes experimentar 1 mesito e ver como te dás com isso.

Thanks Doc! :great:

Eu estou cada vez pior. Na noite de domingo para segunda tive que passar cerca de 3 horas no hospital com dificuldades respiratórias, e nem o oxigénio foi suficiente. Tive que recorrer a aerossóis. Tenho urgentemente que fazer um tratamento efectivo e eficaz, pois já não aguento não conseguir respirar normalmente.

Séria alergia á mudança de tempo Prinavera/Verão ,nesta altura até o sol na cabeça ,me faz imenso mal.
Tenho rinite alergica ,e uma sinusite vinda directamente do inferno.
A sinusite nesta altura é mesmo má ,dores de cabeça dias a fio ,e cada vez que espirro ,lá vai sangue em jacto (efeito jeitoso heim?)
Portanto :
Nasomet 2 vezes ao dia (spray nasal)
Sinulab de 8 em 8 horas
1 comprimido chamado rini…qualquercoisa ao deitar
1 tira nasal daquelas da breathe right ,tipo jogador da bola que dá um jeitão descomunal ,senão não dormia.

Tudo receitado pelo médico.

:mrgreen:

As coisas estão bravas!

O terminar repentino da época de chuva e um pico de calor e as minhas alergias estão a estalar!

@Paracelsus

Desculpa estar a chatear-te mas o que consideras mais recomendado (Nariz e ainda mais irritante e incomodo os olhos a picar a irritarem a pele à volta):

fluticasona (flutaide) ou mometasona (nasomet)

Se deontologicamente não puderes responder, na boa! :great:

Não sei se existem diferencas significativas, mas tenho experiência com a mometasona que costuma funcionar bem - 2 “sprayadelas” em cada narina por dia (pode ser de manhã).

Podes arranjar “cromoglicato de sódio” como gotas para os olhos como alívio temporário, mas imagino que não te vá dar um resultado por aí além.

Isso é que é rapidez!

Muito obrigado! :great:

Já agora e para informação aos companheiros das desgraças alérgicas

mometasona → nasomet (spray nasal acqua)
cromoglicato de sódio (ou ácido cromoglícico) → fenolip (colirio)

De nada, se não resultar ou for muito insuficiente diz qualquer coisa que ainda tenho mais um trunfo na manga :wink:

Eu no outro dia foi fazer o teste para saber ao que era alergico e sou alérgico pelo menos a umas flores que existem na borda estrada ( dito pela médica) como se houvessem poucas mas pronto, ao pó entre outras coisas que ela nao me disse mais então já tinha andado a tomar uns comprimidos e um a por spray no nariz, agora vou continuar com os comprimidos e com o spray e em Setembro começo a levar umas vacinas no inicio de semana a semana mais para a frente de mes a mes e é um tratamento que pode durar de tres a cinco anos.

Para quem tem alergia, rinite ou sinusite, nada melhor do que duas semanas a fazer Termas (Irrigação Nasal), por exemplo em S. Pedro do Sul.

Ficam com a máquina ‘recauchutada’ para os meses seguintes.

Como é óbvio, é para fazer regularmente. No mínimo de dois em dois anos.

Quando era puto fiz um exame alergológico em que me fizeram cerca de 16 picadas ao longo do braço, colocando gotas das várias substâncias que criam as alergias respiratórias mais frequentes nos locais das picadas. Se eu fosse alérgico à substância, surgia uma bolha no local da picada.

Detectaram-me alergias ao pêlo de cavalo, cão, gato, pássaros, ao pólen, pó doméstico, pó dos arbustos (:think:), e a algumas outras coisas que já não me lembro.

Fiz o exame porque sofria muito com isso. Custava-me principalmente quando ia ao roupeiro, ou às gavetas, buscar peças de roupa que já não vestia há muito tempo. Mesmo que não usasse essa peça de roupa o dia todo, bastando somente experimentar-la de manhã, ficava logo agarrado aos lenços de papel o dia todo e fartava-me de espirrar.

Quando fiz o tal exame, aos 5 ou 6 anos, ainda fiquei uns tempos a fazer um tratamento em que tinha que levar uma injecção por semana. Não me lembro se o tratamento ajudou na altura, mas não resolveu o problema. Ao longo dos anos usei Cortizona (spray nazal) e Zyrtec (comprimidos) e lá me ia aguentando.

Finalmente, aos 23 anos, desapareceram-me as alergias. Na brincadeira, digo à minha namorada que foi ela que as curou, já que foi nesse ano que começámos e 8 meses depois fomos viver juntos. Apesar de todas as qualidades que ela tem, acho que a cura milagrosa se deveu na verdade à minha idade. Já lá vão 5 anos sem alergias e pelo sim, pelo não, o melhor é continuar a tratar bem a minha mais-que-tudo, não vá eu ficar agarrado aos lenços de papel não por um, mas por dois motivos…

:smiley: