ALECSANDRO DEVE SER COMPRADO??

Eu não sei se 3 milhões de Euros serão ou não compatíveis com a sua qualidade, até porque em primeiro lugar, o nº de jogos que tem feito a titular, não nos permite desde já tirar uma conclusão defenitiva a respeito da sua qualidade. Segundo, a sua produtividade e influência na equipa tem vindo a crescer gradativamente.

Por outro lado, o que eu acho estranho é que apesar de um avançado mediano ou ainda esperança, não custar menos de 4 - 5 milhões de Euros no mercado, aparecerem sempre por aqui alusões a jogadores de grande qualidade ou valia mais que suficiente para representar o Sporting, ao preço da uva mijona. Eu sei que Cácás e quejandos não vêem um boi de bola e que a política de contratações está entregue à «bicharada», mas eu pasmo com a facilidade com que se descobrem craques. Assim de repente, estou a lembrar-me de duas grandes esperanças do futebol sul-americano e que custaram bem mais de 300 mil contos - Kmet e Gimenez.

Entretanto, parece que não é só o Sporting que anda cego, pois ainda não vi nenhum grande clube mostrar interesse por esses tais craques de tuta e meia e que em breve terão o estatudo de estrelas. :!:

Para mim ainda não provou nada ou, pelo menos, provou muito pouco, o que não é muito diferente. :wink:

:arrow: :wink:

Entretanto, parece que não é só o Sporting que anda cego, pois ainda não vi nenhum grande clube mostrar interesse por esses tais craques de tuta e meia e que em breve terão o estatudo de estrelas. :!:
Podem ser os que o Rui de vez em quando recomenda ou outros quaisquer, mas é evidente que os grandes jogadores de amanhã estão hoje num qualquer clube mais ou menos obscuro, e disponíveis por uma fracção ínfima do que custarão depois de estarem valorizados e de serem conhecidos de todo o mundo. Os jogadores não se tornam bons do dia para a noite, existe um momento em que é possível detectar o seu potencial e recrutá-los antes que expludam. O que é preciso é o interessado estar no sítio certo quando esse momento chega.

Só para citar o exemplo de um jogador bastante apreciado aqui no fórum, o Wilhelmsson trocou o Stabaek pelo Anderlecht em 2003, apenas um ano antes de encantar no Euro em Portugal. Custou 350.000 euros. Menos do que nesse mesmo ano pagámos pelo Elpídeo Silva…

Como este exemplo arranjam-se dezenas. É só uma questão de haver olho clínico, vontade genuína de trabalhar em prol do Clube e disposição para calcorrear o mundo à procura do talento onde ele existe. À escala, é o que o Sporting faz com mestria nas camadas jovens e inexplicavelmente- ou não- tarda em implementar nos seniores.

Quanto ao Alecsandro, tem qualidades que aprecio e que escasseiam no nosso plantel, mas ainda não mostrou o suficiente para justificar tamanho investimento (o que não quer dizer que não possa vir a mostrar, esperemos que sim). Para já, apostava num prolongamento do empréstimo, e depois eventualmente na aquisição de parte do passe.

Podem ser os que o Rui de vez em quando recomenda ou outros quaisquer, mas é evidente que os grandes jogadores de amanhã estão hoje num qualquer clube mais ou menos obscuro, e disponíveis por uma fracção ínfima do que custarão depois de estarem valorizados e de serem conhecidos de todo o mundo. Os jogadores não se tornam bons do dia para a noite, existe um momento em que é possível detectar o seu potencial e recrutá-los antes que expludam. O que é preciso é o interessado estar no sítio certo quando esse momento chega.

É claro que hão-de estar em qualquer clube menos conhecido e é igualmente claro que é preciso «atacá-los» antes de se valorizarem. Agora, temos de convir que não é qualquer jogador que é jovem e que mexe que merece ser comprado. Isto leva-nos incontornavelmente à questão da apreciação e avaliação de jovens promessas por parte dos clubes compradores. «There is more to know than meet the eye», que é como quem diz, há mais para conhecer do que o que está à vista e com isto só temos de chegar à conclusão que quando um jogador com enorme potencial não é contratado por um clube, isso não significa forçosamente incompetência ou distracção. Há que levar em linha de conta que quem contrata está na posse de dados imprescindíveis que poderão não estar ao alcance do mais comum dos adeptos.

Se assim não fosse, jamais poderíamos assacar responsabilidades aos responsáveis pela pela vinda de Kmet e Gimenez para o Sporting, pois também eles afinal trataram de contratar por um valor ínfimo, jogadores que a breve trecho e no seu entender, poderiam render muitos milhões…

Agora, temos de convir que não é qualquer jogador que é jovem e que mexe que merece ser comprado. Isto leva-nos incontornavelmente à questão da apreciação e avaliação de jovens promessas por parte dos clubes compradores. «There is more to know than meet the eye», que é como quem diz, há mais para conhecer do que o que está à vista e com isto só temos de chegar à conclusão que quando um jogador com enorme potencial não é contratado por um clube, isso não significa forçosamente incompetência ou distracção

Queria deixar claro, sobretudo porque já noutro post mencionaste o assunto, que eu deixei este nome sem outro tipo de intenção que não partilhar informação sobre um jogador de que gosto e creio ser um excelente jogador, sem querer com isso dizer que deixam escapar todos os bons e trazem os maus.

Aliás não é a primeira vez que menciono o Silvera, já o tinha mencionado antes, até no anterior fórum, quando ainda jogava no Independiente.

Não quero com isso dizer que me ache melhor que a maioria a “descobrir” jogadores ou coisa do estilo, ou sequer que o homem é a 7ª maravilha do mundo. Seria muito bom para um clube como o Sporting, se calhar não produziria tanto nos grandes (mesmo grandes) da europa. Um bocado ao estilo do Liedson!

Outra coisa, Silvera tem 29 anos, não é um puto que apareceu agora e que me lembrei de mandar assim para o monte… aliás como já referi vi mais de 20 jogos dele em 2 campeonatos diferentes e em competições internacionais, pelo que a análise é tudo menos inconsequente.

Ele pertence aliás a uma terna que comecei a acompanhar na mesma altura, todos campeões pelo Indy, que era composta ainda pelo central Milito (custou 3 milhões ao Zaragoza e agora é capitão) e por Federico Insua, que esteve no Málaga, voltou ao Indy e ao Boca e agora está no Monchengladbach, e que custou há 1 ano ao Boca cerca de 2.5 milhões, sendo que é provavel que Coco Basile o escolha para “substituir” Riquelme na liderança do futebol da Argentina. E referi-os aos três há anos, ainda lá jogavam.

Se me perguntas porque razão Silvera nunca saíu da América do Sul, não o posso dizer, mas sei que é superior e de longe ao Sava, ao Milito (o avançado) ou ao Figueroa, que ou já passaram ou ainda cá estão (o Milito até deve estar como pichichi em Espanha) ou mesmo ao jardineiro Cruz do Inter.

Posto isto, e nem queria ir muito por aí, mas esquisito acho é chegarem Kmets, Hanuch´s e até Marioni´s, sobretudo pelo preço que se diz terem custado!

Pelo que mostrou, claramenet que não. Pouco acrescenta, e o seu preço é caro. Destaca-se num fraquíssimo conjunto de avançados… :arrow:

Sinceramente não conhecia Alecsandro.
Do que tenho visto no Sporting, parece-me que tem peso a mais e ainda não o consigo avaliar

Deivid era melhor que Alecsandro e não custou isso…

Este gajo nunca valerá 3 milhoes…

Só para citar o exemplo de um jogador bastante apreciado aqui no fórum, o Wilhelmsson trocou o Stabaek pelo Anderlecht em 2003, apenas um ano antes de encantar no Euro em Portugal. Custou 350.000 euros. Menos do que nesse mesmo ano pagámos pelo Elpídeo Silva…

Como este exemplo arranjam-se dezenas. É só uma questão de haver olho clínico, vontade genuína de trabalhar em prol do Clube e disposição para calcorrear o mundo à procura do talento onde ele existe. À escala, é o que o Sporting faz com mestria nas camadas jovens e inexplicavelmente- ou não- tarda em implementar nos seniores.

Quanto ao Alecsandro, tem qualidades que aprecio e que escasseiam no nosso plantel, mas ainda não mostrou o suficiente para justificar tamanho investimento (o que não quer dizer que não possa vir a mostrar, esperemos que sim). Para já, apostava num prolongamento do empréstimo, e depois eventualmente na aquisição de parte do passe.

Ora aí está…

Os adeptos do Cruzeiro deram saltos de alegria quando Alecsandro saiu de lá esta época para vir para o Sporting. A escolha ideal para esses mesmos adeptos seria Deivid, aquele que muitos de nós odeiam mas que goza de grande reputação no Brasil, e por cá pouco mostrou.

Alcesandro não tem estado mal mas também ainda não o vi fazer nenhuma exibição de encher o olho. Ainda não consigo reconhecer-lhe grande potencial e pelo preço que pedem por ele teria de ser um craque o que não me parece ser…

Por esse preço mais vale arriscar outro empréstimo e depois aí sim investir a sério num jogador que mostre aquilo que Liédson mostrou quando chegou a Portugal por exemplo.

Liédson está em baixo, Djaló ainda está muito verde, apesar de ter potencial, Bueno não se tem visto e Alecsandro lá vai fazendo qualquer coisa. Qualquer coisa não é o suficiente para ser titular no Sporting e muito menos para dar 3 milhões por um jogador desses.

Neste momento acho que não vale 3 milhões. Daqui a uns meses talvez mas acho mesmo muito difícil …

Uma coisa é dizer que ainda não provou o suficiente para merecer 3 milhões, outra coisa é dizer que ainda não provou nada.

O gajo é mais poderoso que o Zandinga. Faz hattricks com o poder da mente, nem precisa de correr, tocar na bola… Um jogador assim… não há dinheiro que o pague.

Pelo menos a aposta para que o Alecsandro seja cada vez mais titular na equipa do SCP, é grande conforme se pode confirmar num inquérito efectuado pelo jornal o jogo, conforme podem confirmar, pois vou vos deixar o link, ou o resultado do inquério:

“Em crescendo, Alecsandro é já o melhor marcador da equipa do Sporting – estatuto que partilha com Nani –, confirmando a “boa expectativa” manifestada pela Direcção leonina aquando da sua contratação, nos últimos dias de Agosto. Pelo que já fez e mostrou, “Alecs” deve figurar regularmente no onze titular dos leões – este é o entendimento de 71,11% dos 5589 participantes no inquérito online de O JOGO.”

Uma coisa é dizer que ainda não provou o suficiente para merecer 3 milhões, outra coisa é dizer que ainda não provou nada.

O gajo é mais poderoso que o Zandinga. Faz hattricks com o poder da mente, nem precisa de correr, tocar na bola… Um jogador assim… não há dinheiro que o pague.

:lol: :lol: :lol:

Deivid era melhor que Alecsandro e não custou isso...

Este gajo nunca valerá 3 milhoes…

Repara numa coisa:

Valer ou não valer determinado valor, ser ou não ser bom, é muito subjectivo e depende de um determinado conjunto de factores. Há grandes «craques» a jogar em determinados países que depois se revelam autênticos flops quando são transferidos para outros campeonatos. Nesta situação encontra-se por exemplo o Luís Fabiano que esteve ao serviço do Porto e que veio rotulado com a alcunha do «fabuloso», mas que de fabuloso não tinha muito. Foi para Espanha e parece que se está a dar melhor no campeonato de «nuestros hermanos».

É normal que os brasileiros prefiram o Deivid ao Alec, pelo simples facto do 1º ter muito mais cartel no Brasil; acontece contudo que isso não faz do Deivid melhor jogador. Quantos exemplos querem de jogadores provenientes do campeonato brasileiro e que só começaram a grangear fama depois de virem para a Europa? Olhem, o Liedson é um deles e no canto oposto temos por exemplo o Romário que quase causou uma revolução na comunicação social brasileira pelo facto de Scolari não o ter convocado para o Mundial e, no entanto, na minha óptica, é um jogador que poucas hipóteses teria na nossa Liga, já para não falar em outras Ligas mais competitivas.

Querem comparar o Deivid com o Alec? Pois eu digo-vos que de relance e apreciando apenas meia-dúzia de minutos de futebol, dá a sensação que Deivid é um jogador com maior técnica individual, mas muito pouco talhado para o futebol que se pratica na Europa, mais viril, mais musculado, mais rápido. Alec, por seu turno, é um lutador; é um jogador com técnica que nunca vira a cara à luta e que aparentemente não «desaparece» do jogo com tanta frequência como acontecia com o Deivid, produzindo bem mais ao longo dos 90 minutos.

Apesar de ainda não poder dizer se é um jogador que merece ser adquirido defenitivamente ou não, aquilo que se me oferece dizer do que que já tive oportunidade de assistir, é que para já, não ficámos nada prejudicados com a troca, bem antes pelo contrário. :wink:

Neste momento penso que ainda não justifica uma aposta de 3M€. Mas a verdade é que também já tínhamos dado os mesmos 3M€ pelo Deivid :?

Quantos exemplos querem de jogadores provenientes do campeonato brasileiro e que só começaram a grangear fama depois de virem para a Europa? Olhem, o Liedson é um deles e no canto oposto temos por exemplo o Romário que quase causou uma revolução na comunicação social brasileira pelo facto de Scolari não o ter convocado para o Mundial e, no entanto, na minha óptica, é um jogador que poucas hipóteses teria na nossa Liga, já para não falar em outras Ligas mais competitivas.

:shock:

O Romario fartou-se de marcar golos no PSV e no Barcelona de Cruifft.

Quanto ao Liedson, antes de vir para Portugal jogou e era titular no Flamengo e no Corinthians, seguramente dois dos melhores clubes brasileiros

O Romário foi, para mim, o melhor avançado do mundo em boa parte da década de 90.

Agora arrasta-se entre o Brasil, Austrália e EUA para chegar ao milésimo golo da carreira, o que é um enorme feito.

A.A.

Olhem, o Liedson é um deles e no canto oposto temos por exemplo o Romário que quase causou uma revolução na comunicação social brasileira pelo facto de Scolari não o ter convocado para o Mundial e, no entanto, na minha óptica, [b]é um jogador que poucas hipóteses teria na nossa Liga, já para não falar em outras Ligas mais competitivas.[/b]

:shock:

Estaremos a falar do mesmo Romário?

esses mans devem estar marados! o homem marca uns golitos e já querem 3 milhões por ele? :shock:
curem-se…

e depois disso, pensem bem se vale a pena o investimento.

Sim, estamos a falar do mesmo jogador. Eu referia-me ao Romário que Scolari decidiu não convocar e não ao Romário do PSV e do Barcelona. Já nessa altura ele andava-se quase a arrastar e o povinho a pedir a sua convocação.

Eu peço desculpa pelo facto do exemplo que dei não ter sido o mais feliz, mas posso falar de outros jogadores que inclusive actuaram em Portugal, tais como o Carlos Miguel e o Roger que no Brasil são (foram) jogadores acima da média.