Detesto fazer a barba, fico com a pele irritada e afins… Só faço mesmo quando está maiorzinha.
Eu sou daqueles que com 2 dias já tá com uma barba bem cerrada! Se fosse por mim tudo bem, mas a minha namorada é um bocado pro branquinha, e fica logo toda vermelha com as arranhadelas da barba…
Utilizava a Mach 3, agora utilizo a Gillette Fusion desde há uns meses, mas foi só porque uma brazuca engraçada no Jumbo tava a oferecer uns packs promocionais e lá me convenceu… não vejo granda diferença no corte, mas aquela laminazinha que tem na parte superior até dá jeito para a zona próxima do nariz e assim.
Gostava mesmo era de me ver livre das irritadelas, principalmente na parte do pescoço, fico mesmo todo vermelhão
A mim não me enganas tu, ó Sweeney Todd português! :twisted:
Na cabeleireira onde vou, ela tem uma navalha (com que acerta o corte de cabelo na parte de trás e também nas patilhas), mas já reparei que é uma toda modernaça onde se enfiam lâminas descartáveis. Portanto não é uma navalha tradicional. Mas se fores a uma loja qualquer que se pareça com uma cutelaria, não deve ser difícil arranjar um navalha de barba. No entanto, hás-de ter em conta que a navalha é bem mais agressiva para a pele que as simples lâminas.
Eu tenho uma que comprei numa daquelas lojas de produtos para cabeleiros, shampoos, etc.
Mas por acaso a dita cuja já fechou.
Felizmente (ou não), a minha barba ainda não é muito rija, logo não tenho grandes preocupações com isso… Corto com a máquina, praí de 15 em 15 dias. Quando a vou cortar tá sempre grandita, mas ainda tenho grandes falhas. Mas também não me preocupo muito com isso. Tenho tempo para me preocupar…
E opiniões sobre escanhoamento? Alguém “pratica”?
Desde sempre que, depois de uma passagem no sentido do crescimento do pêlo, faço uma segunda em sentido inverso. Aquelas 10 regras do bem barbear parecem desaprová-lo.
Uso “gillettes” descartáveis e gel de barbear. Nada de especial.
Já agora, o que usam para estancar cortes (além de papel higiénico, se alguma alternativa usam)?
Se tivessem um senhor barbão como o meu queria ver… Desde os 15, 16 anos que faço a senhora barba, e de há 2, 3 anos para cá tinha de fazer três vezes por semana. Cansei-me e agora faço uma vez por semana: o suficiente para os professores da faculdade olharem para mim como se eu fosse assaltá-los! Mas caguei…
Agora ando numa de me habituar à máquina mas não anda a ser fácil… E meus amigos, entre a Match 3 Turbo e a Fusion: claramente a Turbo!
P.S.: E as meninas do fórum? Como alcançam o barbear perfeito? :twisted: :twisted:
Uso a Mach III mas estou a pensar mudar para Fusion.
Faço antes do duche, coloco uma tolha embebida em água tépida durante alguns segundos para humedecer e amaciar os pêlos, depois uso espuma, aplicada à mão em movimentos circulares, começo pelos lados e deixo o queixo e parte da garganta para o fim.
Depois do primeiro corte no sentido de crescimento do pêlo, volto a colocar a espuma e faço o escanhoar no sentido contrário do pêlo, sem grande pressão, apenas deixando as lâminas deslizar, fica realmente macio.
Um bom creme hidratante (não uso after shave) a seguir a este processo, deixa a pele brilhante e com óptimo aspecto, não esquecer que básicamente isto é uma agressão brutal à nossa pele.
Nas alturas em que estou a trabalhar, faço dia sim, dia não, quando não tenho nada para fazer, deixo crescer a pontos um bocado inestéticos, ainda por cima sou asmático e os pêlos do bigode retêm o pó, fazendo que o esteja sempre a inalar, isso dá-me uma tosse desgraçada.
Ás vezes (des)faço a barba apenas por causa disso.

Uso a Mach III mas estou a pensar mudar para Fusion.
Faço antes do duche, coloco uma tolha embebida em água tépida durante alguns segundos para humedecer e amaciar os pêlos, depois uso espuma, aplicada à mão em movimentos circulares, começo pelos lados e deixo o queixo e parte da garganta para o fim.
Depois do primeiro corte no sentido de crescimento do pêlo, volto a colocar a espuma e faço o escanhoar no sentido contrário do pêlo, sem grande pressão, apenas deixando as lâminas deslizar, fica realmente macio.
Um bom creme hidratante (não uso after shave) a seguir a este processo, deixa a pele brilhante e com óptimo aspecto, não esquecer que básicamente isto é uma agressão brutal à nossa pele.
Nas alturas em que estou a trabalhar, faço dia sim, dia não, quando não tenho nada para fazer, deixo crescer a pontos um bocado inestéticos, ainda por cima sou asmático e os pêlos do bigode retêm o pó, fazendo que o esteja sempre a inalar, isso dá-me uma tosse desgraçada.
Ás vezes (des)faço a barba apenas por causa disso.
Tinham que vir os metrosexuais estragar o tópico :twisted:
Devo ser o único gajo no mundo occidental que não usa cremes para a barba. Sempre me deram nojo, por isso uso sabão ou o gel para lavar as mãos/cara, misturo com água e esfrego na cara. Amolece e permite que a lâmina deslize, não fico com arranhadelas, embora a parte do pescoço fique um bocado vermelha, mas acho que tem a ver com termos que esticar mais a pele nesse sítio. Apenas usei um produto, acho que era da Gilette, numa fase em que usei máquina em vez de lâminas, era um produto que se punha na própria máquina, uns saquinhos moldáveis com produto lá dentro que se incorporavam na máquina, mas que tinha uma função parecida com o meu gel, nada daquela nojice branca e espessa dos cremes.
Cada 2 dias, sempre depois do banho como é óbvio, amolece a cara e os pelos, é o mesmo que as unhas, cortar sempre depois de bem demolhadas, e nada melhor que o banhito para o fazer.
Tenho sorte de não ser muito peludo, a minha barba é escassa embora escura, não posso deixar crescer porque pareceria árabe ou turco, e tenho um trabalho em que isso dá muito mau aspecto.
De resto, concordo com o post inicial, embora aquilo do alcool, sobretudo na cara, me pareça exagero.

E opiniões sobre escanhoamento? Alguém “pratica”?
Desde sempre que, depois de uma passagem no sentido do crescimento do pêlo, faço uma segunda em sentido inverso. Aquelas 10 regras do bem barbear parecem desaprová-lo.
Uso “gillettes” descartáveis e gel de barbear. Nada de especial.
Eu também faço isso, e sem ficar com a pele muito irritada; ficamos mesmo com a cara tipo cuzinho de bebé e há gajas que adoram o contraste após uma barba de 3 dias (mas nem todas).

Já agora, o que usam para estancar cortes (além de papel higiénico, se alguma alternativa usam)?
Eu não uso nada, deixo estar o corte “xugadito” durante uns minutos que o próprio sangue estanca a mini-hemorragia. Depois basta passar por água para lavar o sangue seco e não se nota nada.
Mas agora fizeste-me lembrar o meu avô materno. Ele tinha um chapéu de feltro, daqueles meio rijos, e o que fazia depois da barba era raspar o chapéu com uma navalha e cobrir os cortes na pele com as aparas resultantes. :inde: O que é certo é que resultava.
Eu faço a barba todos os dias , tenho a barba cerrada como se costuma dizer , mesmo assim quando saio à noite , pela noite dentro já se nota.
Quanto a fazer propriamento dito , já estou habituado , uso lâmina , ponho creme com as mãos , não uso pincel , sei que há pessoal que embirra com isto como o meu pai que diz que eu faço a barba seca :mrgreen: , mas faço da maneira mais prática possível e rápida , quando não tenho creme , vai com sabonete e mai nada , o que importa é estar feita e ser rápido.
Já houve uma altura que deixava crescer a pera , e o que é mais curioso é que crescem-me pelos ruivos na pera , e eu tenho o cabelo escuro tipicamente português , castanho escuro aquase preto como quase todos.
Por isso tenho que fazer a barba senão ainda podem pensar que sou algum pirata. :mrgreen:
de há uns tempos para cá faço de 3 em 3 dias, durante o período de crescimento acerto apenas, para ficar com um ar crescido mas cuidado. Desde que percebi que não ficava assim com tão mau aspecto e que não me despediam passei a adoptar este método que me poupa imenso trabalho matinal.
Uso a mach3 (que boa ideia aquela lamina unica, a única forma que consigo cortar bem debaixo das narinas.
Cortar contra o sentido do pêlo só quando era puto, agora se o fizesse ficava cheio de arranhoes e sobretudo com borbulhas no pescoço. Se quiserem ficar com um corte quase igual a um corte contra o sentido do pelo usem mas é o Clinique Face Scrub, uma espécie de sabão abrasivo que limpa a pele antes de se fazer a barba e faz com que depois o corte seja muito mais rente, mto bom.
Recupero este tópico para dar conta que adquiri hoje um kit de barbear com navalha, pincel e tudo. Deixei a espuma e agora uso creme, funciona muito melhor e com o pincel os resultados deixam a milhas a espuma aplicada á mão…
Quanto ao barbear e à navalha em si, ainda estou a treinar a técnica ideal, e só consegui cortá-la no sentido contrário aos pêlos. Mesmo assim e admitindo algum ardor ao qual não estava habituado, a pele fica mais suave que nunca.
Como a curiosidade era mais que muita, mal cheguei a casa pus-me no WC a fazer a barba, nem banho nem água quente antes, foi logo assim a frio. A própria barba estava pequena, barba de 2 dias e talvez por isso tenha doído um bocado, mas nada apaga a sensação aristocrata que tive ao ver-me ao espelho com a navalha a alisar a face! :great:
Eu só faço a barba quando a miúda pede (obriga :-[), a barba irrita-lhe a pele, e fazer a barba irrita a minha, mas como é por uma boa causa, faço o sacrifício.
Então, passo sempre a máquina primeiro, pente 0, para aparar e depois leva com a lâmina, sempre a favor dos pelos, porque não sou do contra. Uso gel preferencialmente, mas não sou esquisito, sou homem para usar espuma ou até mesmo sabão branco e azul. De seguida leva um aprés rasage Hugo Boss e voilá. Transformation complete.
Eu entretanto troquei a Gillette Mach 3 pela Gillette Fusion (a de 5 lâminas) e já não quero outra coisa. É certo que o carregamento de lâminas é mais caro, mas as lâminas também duram muito mais tempo e são de uma suavidade incrível mesmo quando faço a barba em dois dias consecutivos. E depois tem aquela invenção espantosa da lâmina de precisão que dá para acertar as patilhas na perfeição e para cortar aqueles pêlos difíceis junto ao nariz.
Sempre usei creme de barbear e pincel, mas recentemente experimentei o gel de barbear Fusion para peles sensíveis que é espectacular, ideal para a minha barba que é bem rija, e para a minha pele que é bastante sensível.
Para o pós-barba lavo a cara com água bem fria (fecha os poros), e recentemente abandonei o after-shave para passar a usar um creme hidratante da nova gama Gillette Series para peles sensíveis e com protector solar factor 15 que dá para a barba e para o resto da cara. É simplesmente uma maravilha. Já tinha experimentado dezenas de diferentes after-shaves e cremes, e até agora este foi o melhor que encontrei.
Bem sei que é publicidade, mas visitem o site da Gillette, que além de mostrar os milhentos produtos têm uma data de dicas para melhorar o barbear: http://www.gillette.com/pt-pt/
Tenho 16 anos e faço a Barba à cerca de 1 ano, 1 ano e meio. Uso a fusion(até agora experimentei gilletes descartáveis e a fusion, que me parece extremamente prática!)
Queria saber mais acerca desse efeito de cortar no sentido inverso do sentido do pelo… Qual é o efeito que dá? Irrita a pele?
já faço a barba desde os 12 anos e é uma grande chatice, quando a deixo crescer muito para aí 2 a 3 semanas faço com uma navalha de barbeiro e depois com a gillete fusion. se for barba até uma semana com a gilete fusion é suficiente.
notas: com a navalha ao principio cortava-me sempre mas agora já conheço a minha barba de olhos fechados, fica muito bem feita mas requer perícia e não pode haver distrações, porque os cortes são grandes.
não me dou com máquinas de barbear fico com a pele irritada
Eu tenho 21 anos e ainda tenho uma ‘diz que é uma espécie de barba’, impressionante!
Costumo fazer com a maquina uma vez por semana, a maquina é esta:
Nunca mais sou um homem :lol:

Tenho 16 anos e faço a Barba à cerca de 1 ano, 1 ano e meio. Uso a fusion(até agora experimentei gilletes descartáveis e a fusion, que me parece extremamente prática!)
Queria saber mais acerca desse efeito de cortar no sentido inverso do sentido do pelo… Qual é o efeito que dá? Irrita a pele?
Se cortares só no sentido do pêlo, provavelmente não será agressivo para a pele, mas ao passares com a mão sentirás na mesma os pêlos embora pequeninos a picar. Se cortares (bem) no sentido inverso ao do pêlo, ficas com a cara à “cuzinho de bebé”.
Mas para o fazeres, eu ensino-te o escanhoamento perfeito que já o meu pai e o meu avô me ensinaram ;D:
- tens que primeiro preparar bem a cara e a barba com lavagem com água quente ou morna e sabão. Depois aplicar o creme de barbear com o pincel em movimentos friccionantes e rotativos, ou então se preferires com o gel ou espuma de barbear. Cortar primeiro no sentido dos pêlos para não irritar a pele. Enxaguar com água quente, voltar a aplicar o creme e depois sim passar no sentido inverso dos pêlos com calma e sem nunca colocar força na lâmina, deixa-a deslizar devagar. No fim, água fria e vais ver que ficas com o famigerado “rabinho de bebé”. Sempre fiz a barba assim desde os meus 12 anos e tirando as primeiras vezes em que mal sabia mexer naquilo, nunca mais me cortei uma vez que fosse, quando muito uns poros abertos com um pouco de sangue, que ficam logo resolvidos com a lavagem de água fria. O meu problema sempre foi o pós-barbear em que quase todos os cremes ou after-shaves que colocava me deixavam a pele irritada. Mas agora já “acertei” com o creme, e isso deixou de ser um problema.
Ricardo, uso a mesma técnica e ainda ontem fiz a barba. Já agora também tenho dificuldades nos cremes e after-shaves. Uso este:
Nao é um creme de after-shave mas nao me faz irritacao e fico com a pele fresca. Qual é que usas?