A Fifa está a discutir a hipótese de regionalizar (juntar) ligas na europa central e de leste para diminuir a diferença competitiva entre o oeste e o leste da europa e o Platini é um dos defensores desta ideia ao contrário do anterior presidente da Fifa que defendia a manutenção das ligas nacionais.
Bem a noticia e a discussão está aqui:
[url=http://blogs.guardian.co.uk/sport/2007/07/18/former_yugoslav_region_highlig.html]Blogposts | The Guardian
Será que ainda vamos ver uma liga ibérica ou como alguem avança nesse fórum por exemplo uma liga atlântica com Portugal , Escócia , Holanda , Bélgica , Suécia , etc para contrapôr as mais fortes ligas que açambarcam todos os recursos.
isso talvez ajudasse as principais ligas dos paises mais fracos, mas n tou a ver nenhum beneficio para o resto, para alem do mas a liga dos campeões e taça uefa iam deixar de ter tanta importancia, duvido mt que isso algum dia va acontecer
É capaz de resultar na europa de leste onde há muitos países pequenos cujas ligas são insignificantes , reunir algumas dessas ligas vai aumentar a competitividade e os principais clubes dessas ligas terão mais competitividade para participar na liga dos campeões.
Não creio que essa proposta se aplique a nós. Está-se a falar de um espaço com uma fragmentação política muito recente. Percebo que se queiram reconstruir espaços competitivos de campeonatos como o jugoslavo (onde Estrela Vermelha e Partizan rivalizavam com o Dínamo de Zagreb ou o Hajduk Split e equipas da Bósnia como o FK Sarajevo ou o Velez Mostar faziam boa figura), o checoslovaco (Sparta, Slavia, Dukla em Praga + Inter e Slovan em Bratislava) ou soviético (Spartak, Dínamo, Lokomotiv em Moscovo + Dínamo de Kiev na Ucrânia + Dínamo de Tbilissi na Geórgia) - embora tenha dúvidas sobre a exequibilidade da coisa. Boa parte desses campeonatos tornaram-se corridas a solo ou a dois, contra equipas que antes andavam pelas II e III Divisões - um pouco como se Norte e Sul de Portugal se separassem e Sporting e Benfica passasse de um dia para o outro a jogar contra o Atlético, o Oriental ou o Sacavenense.
Há várias coisas que não percebo nos proponentes da “Liga Atlântica” - isto assumindo que esta liga substituiria os Campeonatos Nacionais (convertidos em II Divisão, com esquemas de promoção/despromoção) e que daria assim acesso à LC e à UEFA, porque de outra forma não vejo qualquer sentido nela.
É assim tão mais interessante a perspectiva de jogar com o Aberdeen, o AZ Alkmaar, o Genk ou AIK Solna do que com o Leixões, a Académica ou o Vitória de Setúbal?
Assume-se que é o fim das deslocações de adeptos aos jogos fora? É que uma deslocação mais bilhete num jogo fora não ficaria por menos €200…
Estariam os adeptos do Sporting, habituados a ver o primeiro lugar como objectivo natural e (com razão) um terceiro lugar como um fiasco, preparados para ver, num ano medíocre, a equipa a luta para lugares no meio da tabela ou, num ano muito mau, para uma luta pela manutenção? É que isto de ser “big fish in a small pond” tem as suas vantagens. Podem ser proezas de dificuldade semelhante, mas, à parte o Oliveira e Costa, não estou a ver muitas pessoas a trocarem a festa de um título de campeão nacional por, por exemplo, uns quartos-de-final da Liga dos Campeões - quanto mais por um lugar no pódio de uma "Liga Atlântica. E que já estou a ver assistências de 3000 e 4000 num Sporting-Standard de Liége para atribuição de um 8º ou 9º lugar…
Esquecemos muitas vezes que temos a 6ª ou 7ª liga mais forte da Europa. Mesmo dando de barato que, no nosso caso, o modelo nacional está esgotado (o que está muito longe de estar provado) porquê essa ideia bizarra de ir jogar para o Norte da Europa? Quereríamos mesmo integrar uma competição regular em que ficaríamos numa posição completamente periférica - um bocado como os clubes da Madeira e dos Açores, mas sem as ajudas dos Governos Regionais? Se se chegar à conclusão que a internacionalização é mesmo o caminho, não faria muito mais sentido fazer lobbying para, a longo prazo, integrarmos a Liga Espanhola - mais próxima, mais competitiva, mais rica - em suma, muito mais interessante?
acho que para os clubes grandes portugueses só seria interessante a fusao com a liga espanhola criando uma liga iberica… apesar de tornar o acesso á liga dos campeoes muito dificil o que em termos desportivos é negativo, em termos financeiros poderia ser uma autentica lufada de ar fresco… as receitas provenientes da publicidade (algo muito atraente para empresas nacionais que pretendam internacionalizar-se) e dos direitos televisivos poderiam compensar as mais valias financeiras criadas pela liga dos campeoes (para alem do facto de haver sempre a possibilidade de la chegarmos)…
era de valor receber todas as épocas em alvalade para além de porto e benfica ainda barcelona, real madrid, valencia, atletico de madrid ou sevilha…
A mim parece-me que é inevitável acontecer esta congregação de ligas no leste e centro da europa devido ao forte domínio das importantes ligas ocidentais senão a maior parte daqueles clubes desaparece por falta de competitividade e por consequência por falta de recursos. Num cenário hipotético futuro em que o leste e centro da europa estivessem já com ligas regionais e consequentemente mais competitivas , o peso da liga portuguesa na europa já hoje diminuto ainda caíria mais , levando inevitavelmente á liga cá a aderir a este processo , aí como já se falou antes teria 2 cenários liga ibérica ou liga atlântica.
A liga ibérica mais atraente em termos de geração de proveitos teria de se ter o factor desportivo em conta de ver por exemplo o Sporting numa prestação má poder andar pelo meio da tabela e ainda tem que se ter em conta o aspecto nacional que era a Espanha conseguir no futebol o que nunca conseguiu na política a união ibérica , mas acho se a concepção da liga fosse bem feita até se poderia acabar com esses naturais receios nacionalistas dando outro nome à liga por exemplo liga Portugal-Espanha , liga ocidental , etc … , e tambem dando mais paridade , alguma compensação aos clubes portugueses no acesso a essa liga.
Que me daria um certo gozo encavar o Barcelona em alvalade isso daria.
Quanto à liga atlântica teoricamente menos competitiva em termos de recursos e com mais despesas devido às deslocações inclusive dos adeptos , desportivamente podia ser mais competitiva como por exemplo se envolvesse a Escócia e Holanda por exemplo o Sporting podia jogar com o Rangers , Celtic , Psv , Ajax , Feyenord devido às ligas destes países estarem mais ou menos a par da portuguesa em termos competitivos , em termos de proveitos esta liga se fosse gerida à maneira da premier league acho que daria bons proveitos.
Um aspecto positivo da liga portuguesa aderir a um destes cenários é que acabava o reinado do pintinho.
A ser criada uma Liga Atlântica, teria um figurino com poucas equipas na liga principal. Portanto, e respondendo à 1ª pergunta, sim, eu gostava mais de ver o Ajax, o PSV, o Celtic ou o Rangers do que o Leixões ou a Académica…
Relativamente ao que disse o Paulo Duarte…provavelmente seria mais vantajoso para nós existir uma Liga Ibérica. Mas não estou tão certo que o seria para os espanhóis. É por esse motivo que vejo como mais fácil a criação de uma Liga Atlântica do que uma Ibérica. Os clubes da Liga Atlântica têm alguns pontos em comum - serm os tais “big fish in a small pond”, terem um market pool miserável na Liga dos Campeões (exceptuando a Escócia).
Só para se ter uma noção, na LC de 2005/2006, o Benfica recebeu 1.1 milhões de euros de Market Pool. O Lille (que creio ter ficado abaixo no grupo) recebeu 11.4. DEZ VEZES MAIS.
Em Espanha o market pool é semelhante (8-13 milhões de euros). Uma Liga Ibérica só poderia ser criada se fosse “apadrinhada” pela UEFA…
A ideia de uma liga Ibérica não me choca rigorasmente nada. Antes pelo contrário, seria um entusiasta da ideia.
Os 3 grandes, e no nosso caso o Sporting em Particular, só teria a beneficiar com a possibilidade de disputar um campeonato onde a visibilidade internacional é muito maior. Ao nivel de sponsorizção, receitas de bilheteira e Tv o aumento seria astronómico.
Acredito mais numa liga Iberica, pela proximidade entre os dois paises, do que na Liga Atlantica.
É bastante mais fácil um adepto do Sporting se deslocar a Sevilha, Madrid, Corunha ou Barcelona, do que a Amesterdão, Paris, Marselha,ou Liége por exemplo. Por outro lado, a nivel competitivo penso que só teriamos a ganhar com uma liga Ibérica.
Se isto fosse possivel, seria a salvação economica dos 3 grandes, não tenho duvidas disso.
Resta saber o seguinte:
Que clubes integrariam a liga Iberica e quais os criterios ?
Continuaria a existir um campeonato Portugues e Espanhol, e as classificações na Liga Iberica e nas competicções nacionais, ditariam as subidas e descidas ?
Como diz o artigo do Guardian, a integração de uma Liga Ibérica na UEFA teria de passar pela fusão das ligas nacionais, de modo a manter a participação nas competições europeias. Com os perigos daí inerentes:
Poder-se-ia dar o caso de um dos países dominar a liga ao fim de uns anos (em termos de número de equipas). Se os portugueses descessem de divisão, rapidamente passaríamos a ter uma Liga 1 espanhola (mais um ou outro grande resistente) e uma Liga 2 portuguesa. Pouco interessante para nós.
A participação nas competições europeias seria muito mais difícil, no modelo actual: ao manter os mesmos lugares de promoção (ex: 4 lugares dos espanhóis na Liga dos Campeões), poder-se-iam passar anos sem que os portugueses fossem à Champions’. O que seria complicado de gerir, embora pelo lado positivo seja um atractivo para que as equipas nacionais sejam melhor geridas.
Para além destes factores, existem outros que não podem ser descurados. A legislação de trabalho (tão falada recentemente a propósito dos salários do Ricardo) faria com que as condições fossem diferentes para os vários clubes da mesma liga. Consequentemente, os impostos mais elevados em Portugal faria com que, à partida, os clubes nacionais partissem com mais desvantagens.
Debelados estes problemas, seria sem dúvida interessante. Até porque o mercado Ibérico é extremamente atractivo…
LIGA IBÉRICA
Apesar de gostar da ideia de uma liga ibérica, não acredito na sua realização. Uma liga destas teria de trazer beneficios para todos e, nestes moldes (ou noutros), não vejo onde os clubes espanhois podem ganhar. Já tem um campeonato bastante competitivo e, acima de tudo, rentável. Os principais clubes espanhóis são sempre favoritos em qualquer competição que entrem, têm lá os melhores jogadores do mundo, etc. etc.
Porque raio é que eles iriam se misturar conosco? Por caridade? Não acredito…
PS: Espero estar redondamente enganado, porque só eu sei como gostaria de ver o meu SCP jogar contra o Barça, p.ex.
LIGA ATLÂNTICA
Uma liga atlântica julgo ser ser mais fácil implementar, mas nunca poderá ser em substituição à liga nacional, que acarretaria a morte do futebol nos países participantes. A implementação desta liga poderia trazer consequências positivas para o futebol português, nomeadamente a reestruturação definitiva dos campeonatos nacionais, que passariam a ter menos clubes e formatos que permitiriam um aumento de competividade.
Eu acho que a Liga Atlântica seria mais exequível , porque a mim parece-me que numa suposta Liga Ibérica seríamos o parente pobre e realmente não estou ver vantagens para os espanhois aderirem já que têm já uma das melhores ligas e ninguem entra em nada só por caridade.
acho que também é interessante para a liga espanhola…
acho que é muito mais interessante uma liga com sporting, benfica e porto do que com levante, osasuna ou cadiz… o potencial de adeptos dos 3 clubes grandes é de mais de 10 milhoes de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo…
se pensarmos que espanha tem 40 milhoes de habitantes e uma liga com 20 equipas dá um numero medio de habitantes (potenciais consumidores nao só usufrutuarios directamente do jogo de futebol mas tambem alvos de publicidade) de 2 milhoes por equipa… ora se portugal entrar com 4 equipas o potencial medio de cada equipa é de 2,5 milhoes o que é superior á espanhola…
ou seja mais publico potencial=maior volume de receitas (claro que isto nao corresponde á realidade pois havia que analisar o rendimento medio de um espanhol com o de um portugues, por outro lado é preciso saber se um portugues em portugal nao tem o potencial para criar tanta riqueza como um espanhol em espanha e esta discussao levaria-nos pelos caminhos obscuros - para mim- da economia)
para os clubes portugueses é muito evidente os beneficios… basta ver asituação do villareal que tem um poder economico muito superior a qualquer um dos 3 grandes e nao deve ter mais de 100 mil adeptos (a povoacao acho que nao chega a ter 50 mil habitantes)…
quanto á liga dos campeoes… se houver um plano europeu de fusao de ligas pode ser que certas ligas de maior importancia como seria o caso da liga iberica conseguisse ter 5 ou mesmo 6 vagas na liga dos campeoes o que daria hipotese a que uos clubes portugueses tivessem hipoteses de la chegar…
Ligas ibéricas e whatever sao disparates completos. Para isso já existe a taça UEFA e taça dos campeoes europeus. É verdade que haveria mais dinheiro das TVs, mas os campeonatos nacionais, sao nacionais por alguma razao.
No dia que houver um referendo para juntar Portugal a Espanha sei onde votar. Até lá nao faz qq sentido.
No início também os campeonatos cá eram regionais, a norte e a sul, e depois mudou-se para campeonato nacional. Acho que essa convergência é relativamente inevitável, no mundo globalizado em que vivemos.
E, de resto, seja liga atlântica ou ibérica, confesso que me daria um certo gozo ter um campeonato com maior interesse económico, desportivo e quiçá competitivo do que a liga inglesa…
PS: Agora que reparo…acho que o tópico devia ser precisamente o contrário - globalização/internacionalização de ligas, e não regionalização!
disparate completo é clubes de dimensao europeia com mais de 2 milhoes de adeptos estarem numa liga com clubes que nao metem mais de 4 mil pessoas num estadio e que a unica razao pela qual ainda conseguem ter alguma competitividade é por receberem ajudas directas e indirectas das camaras e de se venderem aos clubes maiores (tipo leiria e nacional da madeira que se vao aguentando por causa do porto)… o unicos clubes que lutam com as mesmas armas que os 3 grandes sao o boavista (que mesmo assim ainda tem ajudas pelas influencias do valentim), o vit. de setubal (que esta como esta) e o belenenses que durante esta época beneficiou do efeito jesus em belem (e mesmo assim nao sei se nao ha negociatas por detras)…
Eu já fui mais contra a ideia da Liga Atlântica. 20 anos a ver o futebol descambar nas eternas finais entre equipas alemãs, inglesas, italianas ou espanholas, já me fartou, como me farta perdermos os melhores jogadores todos os anos, para equipas de meio da tabela de outros países, por falta de $$$ para os manter por cá.
Petro:
Não jogarias contra o Aberdeen mas sim contra o Celtic, o PSV, e equipas grandes desses países.
A diferença de ficar no 7º ou 8º é que as receitas televisivas poderiam ajudar que na Liga dos Campeões fosses mais competitivo. Deixar de sonhar com a passagem aos 1/8 da LC como sendo um milagre, e que ir a uma final europeia não demore 40 anos.
Quanto ao interesse da competição, poderia ser aumentado pela disputa de playoffs. Cada um destes teria estádio cheio certamente, além dos jogos com os outros grandes, e com alguns dos gigantes de outros países. Teoricamente, em cada jogo verias sempre bons jogadores.