Aficionados - Tauromaquia

Boas pessoal.
Para ajudar à festa, ainda neste fds estive numa, tenho amigos forcados e há toda uma vida que me tem levado, (ultimamente) a estar nestes ambientes 2x por ano mais coisa menos coisa.
Se tivesse crescido nas minhas origens provavelmente teria sido forcado. Gosto das pegas, nem vou discutir isso. E gosto do papel do bandarilheiro para cansar/desviar o touro etc e sim acho uma arte estes dois momentos da "festa brava "

Quanto aos cavaleiros, a encher o dorso dos touros de farpas, numa "especialidade " de pessoal com papel que vai prali passear se e exibir determinados dotes sim, concordo e dispensava essa parte.

De resto ha algumas coisas erradas do meu ponto vista:

-é tradição portuguesa sim, aliás tem marcas únicas lusas e não espanholas. Mas pela ideia de se importar entao temos de falar de carnaval, sao martinho , gelados e mcdonalds… discussão patética e sem wikipedia poucos se atrevem a ter certezas de onde é ou para onde vai

-a espécie “touro bravo” deixa de existir sem as touradas, nao ha grande conversa aqui

-quanto ao à “estirpe” ou “qualidade” das gentes que vão às touradas, bem eu vou e algumas pessoas que conheço, nao vou dar para esse peditório

Para terminar, acho bem que se percebam como se tratam animais de criação para abate (um forista acabou de colocar umas fotos) e para “gáudio” de nós, carnívoros. Conheço alguém que é vegetariano, come peixe porque têm morte digna (nunca pescou nem acompanhou o circuito claro) abonima a morte das vacas, galinhas etc
Enfim…

Tudo discussões pertinentes mas nao consigo com ignorância e “invenções” da moda daí ter que dizer qualquer coisa.

Acredito que seja uma tradição que vá morrendo tanto aqui como em Espanha. Nao se aborreçam muito com isso…

2 Curtiram

D João VI proibiu as touradas em 1809.
E grande parte da tourada em Portugal foi “números circenses” de saltar por cima dos touros etc
Tourada à portuguesa é estado novo

2 Curtiram

Não entendo na persistência desse argumento…

O que é que isso tem a ver com o ritual da tourada e no que é que haver carne e matadouros clandestinos (os que há, condena-se e fecha-se) invalida a tourada?

A tourada é uma problemática, como há outras.

Estamos a falar num ritual com notório sadismo, romantizado, tornado em espectáculo público/pago/televisionado, completamente injustificado a todos os níveis!

Ir buscar os toiros para pega de touros, largar touros… estúpido na mesma, mas com malta doida para se colocar a par do toiro, sem cavalos envolvidos, se se aleijarem é porque quiseram, tudo bem.

Volto a dizer: com a possibilidade já real e já mostrada de realizar esse mesmo ritual da tourada - mas sem sangue e tortura do toiro (cavalo etc na mesma em risco, ainda assim) - não há argumento possível que justifique a realização de touradas sangrentas. Nem extinção, nem tradição.

E os dias que ficam a sofrer até morrerem, mas isso muitos nao sabem porque não se vê na arena

1 Curtiu

É precisamente esse o meu ponto.

A ‘tradição’ vai acabar por cair de podre.

Mas mais depressa cairá, quando começar a pagar 23% de IVA. Quando deixarem de haver subsídios e apoios para criação de gado com o único propósito de sofrerem ‘dor lancinante e gáudio das pessoas que só aplaudem os artistas’. Quando deixar de ser permitido publicitar os eventos (como já é com o tabaco e tende a ser com o fast food). Quando for promovido um pacto entre OCS para não se falar destes eventos nas notícias (foram os OCS que ressuscitaram a barbárie de Barrancos) como deixaram de falar em suicídio…

Terem tirado as Corridas de Touros (só o nome já é irónico) das TVs, já foi uma boa machada, não tenho a mais pequena dúvida…

1 Curtiu

Sim. Ao que sei, se os ‘espetáculos’ forem ao Sábado, os animais, com o ‘máximo respeito por parte dos aficionados e empresários da Tauromaquia’, ficam nos curros, sem qualquer tratamento veterinário, nem comida ou bebida, até Segunda-Feira, dia em que finalmente são abatidos. Pelo menos, na Figueira.

É uma ideia há muito defendida, até porque se diz que na definição a tortura é um ato contra humanos. Obviamente que é uma ideia antropocêntrica, nada mais. Deriva dessa doutrina que os animais são inferiores e incapazes de processar atos e dor da mesma forma que os humanos.

Como ribatejano, nascido e criado, é uma coisa que ouvi imensas vezes. Acaba-se a tourada, acaba-se a espécie de touro/toiro bravo.

Eu respondo com uma questão, auxiliando-me daquela imagem que acima colocaste: se os deixarem no pasto e nenhum humano os for matar, daqui a uma década a espécie está extinta ou proliferou?

3 Curtiram

Nem eu achei grande piada às imagens partilhadas. Muito menos não estando censuradas. Edita lá isso @ricardolion

1 Curtiu

Absolutamente vergonhoso permitirem este tópico num fórum dedicado ao Sporting Clube de Portugal.

1 Curtiu

Trata se de uma raça de criação, qual é então o solução para prevervar a espécie?

Vais criar boi bravos no teu quintal para manter a espécie?

É que o argumento de dizer é falso, sem apresentar soluções, só serve para desconversar.

Já paga 23%, e já há alguns anos.

Não há "espaço " e muito menos sendo agressiva e territorial, etc um animal daquele tamanho seria deixada assim à solta.

Nao é argumento nenhum. É importante percebermos que estamos todos na lista de “culpados” nisto e muitas outras formas de maus tratos an animais.
A galinha, vaca ou coelho não é mais nem menos que cães, gatos ou golfinhos

1 Curtiu

Se houver interesse em preservar a espécie o Estado pode perfeitamente assumir essa responsabilidade através da criação de reservas naturais.

Claro que não são as touradas que mantêm a preservação da espécie, isso é simplesmente absurdo. No máximo, com o fim das touradas, acabaria a indústria no seu redor.

1 Curtiu

Mas também há que saber separar as coisas. Os maus-tratos resultantes da criação animal para consumo não são a mesma coisa que os maus tratos resultantes de um espetáculo de maus-tratos animais para regozijo humano.

Comer carne é equivalente a assistir a um espetáculo em que matam um cão, um gato, um cavalo, uma vaca, um touro, o que quer que seja?

1 Curtiu

Vais matar os leões, os lobos, os tigres, os crocodilos… ? Tudo territorial e tudo agressivo. Mais territoriais e agressivos até.

Os dos 23% não percebi. Não devia ser para mim.

Eu não tentei desconversar. Acho que ele também não.

Conheces o projeto com os tauros na área rewilding do Grande Vale do Côa?

Aborreço pois. Não te preocupes.

Enquanto existirem opiniões como a tua, terão de existir opniões como a minha. Isso te garanto.

1 Curtiu

Nao percebeste a opinião que tenho, mas é natural no pessoal histérico das causas, típicamente crescem e percebem que pouco ou nada acrescentaram…

2 Curtiram

Animais completamente diferentes amigo em zonas distintas e muitas vezes de difícil acesso para recreio humano.

A vossa histeria com o tema tolda vos o raciocínio. E isto como elogio, porque sei que têm essa capacidade.

Falso.

Paga 6%, como “Atividade Cultural”.

Percebi pois.

Como estou a perceber o teu juízo de valor sobre mim, precipitado sem me conheceres de lado algum.
A tua avaliação de caracter é perfeitamente baseada, já a minha é resultante do meu “histerismo”.

Como não amar :grinning:

Tipicamente, opniões como essa, nem quando crescem se apercebem do quão irrelevantes são.
E isto não é um ataque pessoal a ti, ao contrário daquilo que tentaste fazer no teu post na minha direcção.
É que simplesmente, tu já perdeste e nem te apercebeste.
Não há futuro para aquilo que defendes.

2 Curtiram