Boas pessoal.
Para ajudar à festa, ainda neste fds estive numa, tenho amigos forcados e há toda uma vida que me tem levado, (ultimamente) a estar nestes ambientes 2x por ano mais coisa menos coisa.
Se tivesse crescido nas minhas origens provavelmente teria sido forcado. Gosto das pegas, nem vou discutir isso. E gosto do papel do bandarilheiro para cansar/desviar o touro etc e sim acho uma arte estes dois momentos da "festa brava "
Quanto aos cavaleiros, a encher o dorso dos touros de farpas, numa "especialidade " de pessoal com papel que vai prali passear se e exibir determinados dotes sim, concordo e dispensava essa parte.
De resto ha algumas coisas erradas do meu ponto vista:
-é tradição portuguesa sim, aliás tem marcas únicas lusas e não espanholas. Mas pela ideia de se importar entao temos de falar de carnaval, sao martinho , gelados e mcdonalds… discussão patética e sem wikipedia poucos se atrevem a ter certezas de onde é ou para onde vai
-a espécie “touro bravo” deixa de existir sem as touradas, nao ha grande conversa aqui
-quanto ao à “estirpe” ou “qualidade” das gentes que vão às touradas, bem eu vou e algumas pessoas que conheço, nao vou dar para esse peditório
Para terminar, acho bem que se percebam como se tratam animais de criação para abate (um forista acabou de colocar umas fotos) e para “gáudio” de nós, carnívoros. Conheço alguém que é vegetariano, come peixe porque têm morte digna (nunca pescou nem acompanhou o circuito claro) abonima a morte das vacas, galinhas etc
Enfim…
Tudo discussões pertinentes mas nao consigo com ignorância e “invenções” da moda daí ter que dizer qualquer coisa.
Acredito que seja uma tradição que vá morrendo tanto aqui como em Espanha. Nao se aborreçam muito com isso…