Talvez estejas enganado, no tempo do D. João VI faziam-se touradas, há até relatos de que a Carlota Joaquina tentou lançar mais um cornudo (D. João VI) para a arena…
Até a indumentária dos cavaleiros tauromáquicos é toda século XVIII.
É um bocado surreal que em pleno século 21 depois de cristo ainda se discuta este tema herdado dos coliseus romanos.
O ser humano sempre vibrou com os espetáculos de tortura mas já estamos um bocadinho mais evoluidos que isso.
Ou se calhar não, a avaliar pelo que se vê nas inumeras guerras por esse planeta fora se calhar não mesmo.
Argumento pífio (para ser simpático contigo, que sei bem que tens QI para mais do que isso e acabas por mostrar no restante post) e já foi desmentido. É um “pioné” que faz jorrar sangue em barda…
Não faz sentido nos dias de hoje relativizar o espectáculo de tortura gratuita a que chamam tourada. Teve o seu tempo, como a Queima do Gato e outros eventos pensados, criados e conduzidos pelo Homem que é na sua essência um sádico (não desculpando a sua evolução)…
Touradas não faz sentido, touradas com tortura e sangue é uma aberração. Nada do que possa ser romantizado pelos aficionados justifica esse evento (todas as concepções e teorias usadas podem ser desmontadas uma a uma), principalmente sabendo que existe uma alternativa já colocada em prática de “Tourada Sem Sangue” (touro é lidado, num ritual em tudo igual, mas com uma protecção colocada no dorso impedindo a tortura/sangue).
Costumo frisar nestas discussões que não é apenas o touro que está em risco injustificado na tourada, mas também o cavalo dos pavões que andam lá montados. Não coloco aqui imagens do que por vezes acontece aos cavalos (quando não retiram aos touros a sua capacidade de defesa, cobrindo-lhes os chifres - e assim expondo a incoerência de "ah que bonito é uma luta de igual para igual… entre um touro manietado e com as suas armas retiradas contra o Homem a cavalo munido de bandarilhas!) pois iria chocar algumas mentes sem noção…
Outro exemplo que (ainda que indirectamente), atesta à “qualidade” das gentes que andam nestas andanças, é o caso deste monte de merda de pessoa. Por muitos considerando um dos expoentes máximos das lides em Portugal.
Uma bandarilha no focinho era pouco.
Quanta hipocrisia…
Vai uma franganito na brasa…?
Aposto que aqui ninguém ainda envenenou um rato, espezinhou uma formiga, matou uma mosca ou mosquito que andava dentro de casa!?
Esta é a vida no campo durante a criação de um toiro bravo:
Este é um animal de criação, a sua genética foi evoluindo suportada pelo estudo cientifico… a pergunta que gostava que alguém responde era a seguinte…
O que vai acontecer a esta especie denominada “toiro bravo ou de lide” se a Tauromaquia for proibida/terminar?
São os pseudo defensores dos animais que os vão criar? é que se ninguém criar estava raça, ela é extinta, ninguém tem pena disso?
Não conheço ninguém que ame ou respeite mais os aminais do que os criadores de campo!
Acham que bem tratar animais é manter em cativeiro um animal domestico dentro de uma apartamento!?
Eh pah! Como é que eu não pensei nisso antes?!
Que grande argumento!
É feita criação de gado de forma desumana, para a alimentação das pessoas? Então bora ‘infligir dor lancinante a belos animais criados livremente’ numa arena, para gáudio do público, que ‘respeita muito o animal mas está lá para ver e apoiar os artistas’!
Touradas sempre!
Acabas com as touradas…
Extingues a raça do toiro bravo, finito!
Bravo!!!
Ok, vamos então torturá-los que é melhor para eles! Ou melhor, torturar não, que é uma palavra feia!
Vamos antes ‘infligir dor lancinante para glória dos artistas’…
Torturados são os frangos do aviários durante todo o processo de criação… e tu papas!!!
Sim. Ou touros de arena são levados a passear, ver pessoas, tocam uma musiquinha enquanto anda pela praça… Durante o processo, espetam-lhes umas agulhinhas na pele, até ele se esvair em sangue. Mas quem nunca?
Tu só podes estar a gozar?
O teu post é de tal maneira absurdo que não há resposta possível.
Então não tem?!
Eu fiquei cheio de vontade de comprar bilhetes para a próxima Tourada!
Depende… Também vais colocá-lo numa arena de quintal e fazer um espectáculo de lhe espetar uns alfinetes enquanto danças em volta do frango?
Típico argumento whataboutism… São duas questões diferentes e uma coisa não invalida a outra.
O que vai acontecer a esta especie denominada “toiro bravo ou de lide” se a Tauromaquia for proibida/terminar?
Não vai acontecer a sua extinção, que é o “bicho-papão” que os aficionados tão preocupados com o bem estar do toiro pegam sempre. Mas se tivesse que acontecer não seria diferente do que acontece de outras centenas de espécies antes do toiro bravo e dezenas de espécies todos os anos.
Mas olha, experimentem fazer como fazem com aqueles “selvagens”… deixem-no no seu habitat de herbivoro, que até pode ser delimitado, e não os torturem… Se eles não pedem para os levar para uma arena também não vos vão agradecer, mas é um principio!
Acham que bem tratar animais é manter em cativeiro um animal domestico dentro de uma apartamento!?
Mais whataboutism… E bem ridículo diga-se…
Eu nem vou… enfim…
é 2ª feira, não me quero irritar a este nível tão cedo na semana.
Vou lá fora tocar na relva, que não há capacidade para isto hoje.
Está demasiado calor.
Ai são? E isso também passa na RTP paga com os meus impostos com a Helena Coelho a entrevistar? Também quero ver…
Olha, se és das famílias marialvas que são as únicas que ganham e são sustentadas por estes eventos… Arranja trabalhinho a sério…
Já não bastava ter lido o post original da avantesma que iniciou este tópico, para depois ter de ler este tipo de merdas…
Só me assiste deixar um valente FODASSE…
Isto é falso. E muitas vezes é este o argumento usado para atirar areia para os olhos das pessoas que talvez não tenham o mínimo conhecimento deste assunto. Fingem-se muito preocupados com a conservação da espécie e da biodiversidade, mas no dia em que a atividade deixasse de ser lucrativa essa preocupação desapareceria.
Outro argumento normalmente usado é o do número de pessoas que esta indústria sustenta. Bem, quantas pessoas eram sustentadas pela baleação nos Açores? A indústria foi-se alterando e foram surgindo, obviamente, outras formas de tirar proveito da mesma de forma mais sustentável.
É rídiculo justificarem a existência de espetáculos bárbaros, sádicos e deprimentes com o argumento de “conservação da espécie”, até porque esse argumento é falso.
Vá, não ataquem muito ali o @SHONRADO …
Afinal, ele gosta é deste tipo de coisas que podem acontecer nas touradas…
… afinal quem não gosta de ver disto, né? É lindo!
Ah, esperem… o SHONRADO vai dizer que aquilo assim cá não acontece sempre… e que é por isso que tapam os cornos do touro… Então, mas… mas… Não era suposto ser um bonito ritual de “arte” de colocar o touro com a sua bravura e as suas armas contra a digníssimo cavaleiro de bandarilha no ar? Tss, tss…