Adeptos do Sporting no continente: 1,6 milhões (SLB: 3,6) (FCP: 1,7)

Gosto! ;D :clap: :clap: :clap: :clap:

Estava inspirado ;D

Sem dúvida. Ter e partilhar informações tão precisas e credíveis quanto possível é uma das bases para uma negociação satisfatória para todos os envolvidos - incluindo patrocinadores.

Aliás, creio que se fez um estudo de caracterização deste tipo bastante sério em meados da década de 90. Se não estou em erro, o estudo salientava a grande implantação popular do clube, referindo também algumas diferenças marginais na composição social dos adeptos e sócios face à de outras clubes. Infelizmente, o discurso vigente preferiu ignorar a primeira conclusão e empolar a segunda. Este discurso ressuscitou e reforçou o estereótipo do Sporting como “clube burguês” e “diferente” - sendo um desses traços “diferentes” a “seriedade” dos seus dirigentes. Um discurso extremamente bem sucedido - ao contrário da gestão desportiva que nele se sustenta - e interiorizado até pelos adeptos dos outros clubes.

Concordo a 100%
:arrow:

Não punha as minhas mãos no fogo sobre os adeptos sportinguistas serem muito diferentes dos outros. Sim, eu, tu e muita malta aqui do forum somos irredutíveis. Estamos cá a segurar a bandeira, faça chuva ou faça sol, na (rara) vitória ou na (frequente) derrota. Mas como nós, também há lâmpios e andrades sentem e fazem o mesmo pelo o seu clube. E depois há os outros todos.

Os adeptos dos grandes clubes são um pouco como um alvo de tiro com arco. Há um núcleo de irredutíveis, e depois círculos sucessivos cada vez menos envolvidos e mais capazes de “desligar” do clube quando as coisas correm mal.

No dia da conquista do último título estavam 60 mil pessoas nas bancadas do velho Alvalade. Esta época, a nossa média de assistências é de pouco mais de 20000. Para onde foram os restantes 40 mil? E tens dúvidas que voltariam se o clube voltasse a conquistar um título? Será que isso os torna “benfiquistas”?

Excelente comentário do Petrovich. Tem toda a razão. Por exemplo, conheço sportinguistas que após uma derrota ou goleada têm vergonha de responder que são do sporting se lhes perguntarem. Este tipo de adeptos existe em todos os clubs

porque razão aparece aqui hoje um estudo de merd@ de 2003!?

qual é o interesse!?

:offtopic:

Petrovitch acertou na mosca! E esse sentimento é extensível aos orcs. Nesse campo portanto os 3 grandes estão equilibrados o sendo o fcp aquele que está pior. A fracção de irredutíveis (ganhe ou perca) é igual no SCP e slb mas no porto por exemplo ninguém consegue perceber o que faz um povo desligar dum tetra campeão em 2 meses de pré-época! É lá com eles. Do lado orc este ano lembraram-se todos que são do bafica. Quando a equipa está em baixo é que se vê quem são os verdadeiros. Ser adepto das vitórias qualquer um é…

A introdução de perguntas para medir a intensidade da filiação clubística e as práticas concretas de ligação ao clube seria essencial num estudo mais ambicioso que procure conhecer com profundidade a realidade do fenómeno futebolístico.

Também seria interessante contar com outras variáveis de caracterização social que não apenas a idade e a área geográfica: o sexo e a classe social, por exemplo.

Não tem a ver com os verdadeiros ou não verdadeiros, tem sim a ver com isto:

Num extremo da curva tem os sportinguistas mais militantes no outro os sportinguistas que ligam pouco ou quase nada ao futebol (porque também os há). E no meio tens os que são atraídos pelos resultados e exibições positivias, mas que “desligam” quando as coisas não estão a correr bem. E estes são, quantitativamente, o grosso dos adeptos.

Não aceitar isto é lutar contra moinhos de vento, é ignorar a própria natureza humana. Sempre foi assim e sempre assim será, por isso o segredo está em conseguir atrair os que estão no centro da curva (porque os de um extremo estarão sempre no estádio, faça chuva ou sol, quer a equipa perca ou ganhe).

Também se pode fazer um outro exercício. Quantas pessoas estiveram em média no estádio este ano? 25.000? Isso é cerca de metade da capacidade. Ora se o que o Sporting jogou zero este ano, e pela distribuição normal devia ter tido apenas 15% (os que vão faça chuva ou sol), daqui se conclui de quem é a responsabilidade.

Os Sportinguistas, como sempre, contribuíram mais do que esta gente que pontapeia a bola uma vez por semana, e que veste a camisola parecida com a do SCP merece. Daqui se tira que a direcção, se quiser ter mais apoio (coisa que não dou como garantida) deve tomar medidas. Pois espontaneamente já contrariamos e excedemos todas as expectativas.

Por outro lado toda esta argumentária cai por terra, se levarmos em conta que esta gente está lá com 90% do votos, portanto concordância e apoio. Assim deviam ser garante de 45.000 pessoas no estádio.

Mas eu só vim ver a bola, que números… :stuck_out_tongue:

Uma coisa é certa há muitos Leões que nas alturas difíceis é que aparecem enquanto outros desistem ou desaparecem por uns tempos.
A invasão a Merdrid é um exemplo para o futuro, pois já estávamos a 20 pontos e com todos os problemas que sabemos.
Atenção que esses 90% das eleições são sobre os 11 mil que votaram.

O exemplo de Madrid serve na perfeição. Ao contrário dos merdiquistas os Sportinguistas não apoiam só quando se vence (embora o copo também encha). Nós fazemos muito mais pelo nosso clube, em troca dos que nos dão.
Tens alguma duvida que somos os adeptos mais mal tratados pelo própirio clube em Portugal? E lá vamos tentando abstrair que quem o representa naquele momento não é o Sporting e melhores dias virão.

Isso dos 90% foi só uma brincadeirinha. Pois se com 2000 consegue-se extrapolar intervalos de confiança de 90/95% com 10.000 o intervalo tem de ser mais apertado.

Mas o importante é realçar que os Sportinguistas já fazem muito pelo seu clube (obvio que ninguém tem o dinheiro do Gates, nem o coração da Calcutá), chegou a hora de serem eles a arrebanhar e acarinhar os Sportinguistas. Não todos, mas tal com uma mulher espancada que ama o marido volta, o Sportinguista se voltar a sentir o coração pulsar também.

CHEGOU A HORA DA DIREÇÃO TER AMBIÇÃO. O que aconteceu este ano se voltar a repetir, pode matar de vez o clube!!!

Amigo, dessa eu não tenho a mínima dúvida. Mas também te digo, é do adepto/sócio mais manso que pode haver, e a história recente fala por si.

Esses 90% para mim são uma piada, uma triste piada. Não me esqueço que na última assembleia estavam sentados à minha frente 5 amigos com 60 anos para cima, que não sabiam de nada, não se lembravam de nada, não queriam nada, mas juntos espetavam dentro da caixinha mais de 100 votos. E para onde foram?

Surprise Surprise!!!

https://x.com/intracampos/status/1744834324711530744?s=20