Adeptos do Sporting no continente: 1,6 milhões (SLB: 3,6) (FCP: 1,7)

Por acaso acho que esses números devem estar correctos. Assumir que 3/4 da população nacional têm uma preferência clubística mais ou menos delineada parece-me razoável, tendo em conta que não é necessário ser fã de futebol para se ser adepto. Podemos pensar no futebol como um fenómeno religioso, isto é, não é necessário ser praticante do catolicismo para sermos considerados católicos - não é por acaso que a maioria da população portuguesa é considerada católica sem enveredar pela prática concreta dos dogmas da Igreja.

Quanto ao número da amostra, também me parece válido. Um universo de 3000 pessoas, com uma selecção aleatória ou representativa, é mais do que suficiente para tirar conclusões correctas acerca das escolhas clubísticas da população portuguesa. As experiências científicas muitas vezes realizam-se com menos pessoas e os seus resultados têm uma influência decisiva nas nossas vidas.

Outro dado interessante é verificar que o número de sportinguistas aumenta a partir dos 24 anos, isto é, as pessoas que tinham 15-16 anos na altura em que ganhámos o campeonato do jejum. É justamente nesta fase da adolescência que começamos a formar mais concretamente o nosso gosto futebolístico e a ir ao futebol com os amigos, portanto é natural que as pessoas que tinham mais de 16 anos em 2000 tenham reforçado o seu gosto pelo Sporting. Isto só vem provar que são as conquistas as principais responsáveis pelo angariar de novos adeptos/sócios e não determinados trabalhos de “sapa” familiares e afins. O número crescente de adeptos do Porto dos 15 até aos 39 também mostra inequivocamente isto mesmo, visto o domínio portista ter-se começado a tornar efectivo no final dos anos 70.

Absolutamente de acordo, mas para o que verdadeiramente interessa é necessário saber é o nível quantitativo da preferência e de que forma ela é traduzida na presença efectiva. Na minha família, em termos numéricos, a percentagem encarnada deve andar à volta dos 80%, mas se pegarmos só nos que realmente seguem o clube (já nem digo presencialmente no estádio ou pavilhão), os números devem andar à volta dos 50/50, sendo que eu próprio devo saber mais do Benfica que a maioria dos benfiquistas da familia… isso faz de mim benfiquista!!! :shifty:

Acho ainda mais interessante ver que nas faixas 25 aos 39, sobretudo a ultima (que é a minha e a de muita gente aqui do fórum, e aquela que apanhou com o período negro 85-98), dominamos claramente, sendo que na imediatamente anterior perdemos por pouco para o Porto dominador, o que bem vistas as coisas acaba por lançar algumas questões à importância exclusiva (ou fundamental) da conquista de títulos, se bem que eu também esteja de acordo que são eles, assentes num potencial base grande, que farão o Sporting evoluir para outro patamar.

De acordo com tudo.

Do ponto de vista metodológico, isto até me parecia algo forçado (em 2003), mas estive a ver alguns dados disponíveis e, nem isso me parece contestável

A amostra final foi constituída por 2450 entrevistas, [b]711 realizadas a utilizadores de Internet e 1739 a não utilizadores. [/b]O trabalho de campo foi realizado entre 19 de Março e 13 de Julho de 2003.

Quanto ao facto de sermos, em 2003, o 3º clube em nº de adeptos.
Eu, que sempre vivi em Lisboa, e cresci a ver os lampiões a ficarem para trás perante o domínio avassalador dos corruptos, enquanto nós assistíamos no sofá, não acho nada do outro mundo.
Antes pelo contrário.
Os andrades têm limpo muita coisa, internamente quase tudo, sistematicamente.
E na Europa tinham uma presença forte, tal como os lampiões, aliás.
Quando eu estava a deixar de ser puto, perderam uma final da taça das taças, ganharam uma taça dos campeões (já limparam outra e uma uefa), enquanto os lampiões foram a 2 finais dos campeões.
O nosso grande feito foi chegar, pela primeira e única vez, a uma meia-final da taça dos campeões.
Acho que não é preciso dizer muito mais.
Como diz o Viridis, este estudo foi feito em 2003.
Em 1998 (16 anos de seca) nem quero imaginar como seria. Hoje (8 anos de seca) nem quero imaginar como será.

Até esperava um lugar muito mais recuado.

Edit: quando digo lugar recuado, quero dizer uma distância muito mais vincada para o 2º

Eu percebo quando falas da necessidade de medir o “nível quantitativo da preferência”, a questão é que isso iria complexificar bastante o estudo e os dados não seriam muito fiáveis. É muito complicado estudar com objectividade este tipo de fenómenos de índole subjectiva, por isso é que se acaba por incidir sobretudo em questões concretas - ou operacionalizáveis - como dizer simplesmente qual o clube pelo qual se tem mais simpatia. De qualquer forma, um estudo desse género teria que ser muito bem pensado e teria certamente bastante interesse.

Quanto à grande número de adeptos durante o período 85-98, penso que isso também se deve a termos tido equipas recheadas de grandes talentos e que levavam as pessoas ao estádio. Tivemos plantéis muito fracos também, mas a probreza permanente que se tem verificado nos últimos 5 anos penso ser inédita (se estiver errado corrige-me, porque obviamente não estou tão a par desse período como tu). Para além disso, daquilo que me é dito por familiares, o futebol actual do Sporting é muito menos atractivo do que o de várias equipas que ficaram em 3º ou 4º lugar nos anos do jejum. Penso ser esses dois factores - futebol jogado e títulos - que reforçam a massa adepta de um clube.

Na verdade, e ao contrário do que vejo defendido muitas vezes (tenho a sensação que também eu no passado o terei defendido, embora sem muita certeza), acho que o declínio no nosso caso não se deve assim tanto às conquistas (ou falta delas) ou ao nível do espectáculo.

A realidade mudou muito desde os anos 80, um jovem hoje dispõe de mais opções a este nível (entretenimento), e ganhou também um sentido critico mais apurado do que aquele que na altura existia. Se porventura a existência de títulos é importante para conquistar ainda mais gente, já a evolução social fez com que se tornasse mais difícil manter os entretanto conquistados, que foi o que aconteceu nos anos 80, o pessoal era mais participativo, mais motivado e por via disso, quase não era necessário “trabalhar” para manter a militância.

Sim, isso acaba por ser também verdade. Penso que um dos factos que corrobora o que estás a dizer é o número decrescente de pessoas nos estádios, não só no Sporting como em todos os clubes portugueses e em toda a Europa. As pessoas têm cada vez mais coisas diferentes para fazer e com a Internet a informação está à distância de um clique.

O Porto ter mais adeptos do que o Sporting é mentira, portanto, dou pouca credibilidade a esse “estudo”. Basta analisar as festas de campeão de ambos os clubes. A do Sporting não se cinge a uma varanda, nem a meia-dúzia de gatos pingados por todo o país. O share dos nossos jogos televisionados é sempre superior ao do Porto, isto para não esquecer que um dos jogos mais vistos de sempre em Portugal, acima das finais europeias do Porto, é o Sporting vs AZ e o Sporting vs CSKA.

:arrow: Há estudos que dão outros resultados, esse do ISCTE é mais um e não merece mais credibilidade que os outros. Mas que o Sporting está em sarilhos se não inverter o declínio do seu futebol é uma realidade. Com menos popularidade terá menos receitas, menos patrocínios, menos competitividade, logo, menos títulos, menos popularidade, etc, etc. É uma espiral muito negativa que se acentuará com os anos.

Desculpa discordar, mas se eu um dia me tornei do Sporting, como é óbvio não foi pelos feitos e vitórias do clube nesse período, que foi de longo jejum. A familia teve alguma influência, mas chega a uma idade em que cada um decide com que clube mais se identifica, ou simplesmente vai pelo clube da moda.

Por isso não lamento nada que os putos com essa mentalidade escolham os porcos ou os merdosos, pq é da maneira que se filtra 1 bocadinho da porcaria que praí há… Se nos intitulamos uma equipa diferente não é por acaso. E eu sinto essa diferença, sinto a nossa postura, o nosso nivel, a nossa fidelidade ao clube, e sinto também que o bettencourt está a tentar arruinar isso td.

Concluíndo, não quero ser o clube das estatísticas, quero que quem diz amar o clube não se esqueça do Esforço, da Dedicação e da Devoção, e fique á sombra da bananeira à espera que a Glória chegue…

:beer:

Só tenho a agradecer a todos os Bettencourts que afundaram o Sporting. Obrigado Roquette, Obrigado Dias da Cunha, Obrigado Soares Franco, Obrigado Ricchiardi, Obrigado Bettencourt.

Sporting aos Sportinguistas, fora com o sangue azul, fora com os sanguessugas dos bancos, fora Croquettes!!

SPORTING SEMPRE!!!

Concordo.
Com risco de erro porque vou falar de memória.
Nos anos 80, se gostavas de futebol ou de outras modalidades ias ver os jogos aos estádios e pavilhões.
Transmissões televisivas eram poucas.
De cá, estariam a começar (1 ou 2 por ano).
Do estrangeiro, vias a final da taça de Inglaterra, as finais das competições europeias e os mundiais.
Para os jogos fora, ou ias ou ouvias o relato pelo transistor.
Depois vias o Domingo Desportivo e tinhas a sorte de ver os golos do campeonato inglês e alemão.
Estrangeiros em Portugal, eram, salvo erro, 2, no máximo. Inovámos com uns búlgaros que se casaram à pressão para terem nacionalidade portuguesa.
De resto, só das ex-colónias, incluindo o Brasil (e discutia-se a limitação de brasileiros).
Não havia cá sportvs, cm’s, fm’s, internets, streams, playstations e os jornais desportivos (2, por vezes um 3º que caía) saíam 3 dias por semana, ie, tinhas 1 por dia e era 1 pau.
Entre as equipas grandes e as pequenos havia um fosso enorme.
Empatar em casa era um escândalo!
Etc.
Sentido crítico, conhecimento do futebol além-fronteiras (e intra-fronteiras), espectáculos de qualidade do campeonato inglês: nicles.

Depois é preciso diferenciar níveis de adesão.
Sem ser exaustivo
Muitos (talvez quase todos) os portugueses se identificam com um clube. Completamente alheada e desinteressada, até a minha mulher é capaz de dizer que é do Sporting (se estiver comigo, diz de certeza).
Mas já é menor a % daqueles que se entusiasmam, e acompanham via tv ou inloco os jogos decisivos quando estão em causa conquistas (campeonatos).
Muito menor é a % aqueles que são militantes e se associam de forma prolongada.
Menor ainda a % daqueles que vão ver muitos jogos ao estádio/pavilhão do seu clube.
Muito menor ainda que vão ver todos e quase sempre fora.

Finalmente.
Eu nem sou muito de intrigas, nem tenho a mania da perseguição.
Mas, numa perspectiva cabalística, comecei a desconfiar dos nºs que ali estão.
3,6 de lampiões: 3 e 6, 3-6? hum… faz-me lembrar qualquer coisa… desconfio
1,7 de corruptos: 1 e 7, 1-7? hum… faz-me lembrar qualquer coisa… desconfio (se bem que aqui só numa óptica tipo bola de cristal, porque o estudo é de 2003)

Parece-me a mim, e digo isto em bom português, um estudo de caca. Então apenas 6% dos restantes adeptos de futebol são de outros clubes? Ridiculo.

para as eleições pensam que entrevistam toda a gente porta a porta ^-^

nao quer dizer que concorde ou algo com essa coisa

A nossa militancia nao se reve na quantidade mas sim na qualidade.
Somos menos mas fazemos mais barulho e transmitimos a melhor dinamica de bancada alguma vez vista em Portugal.
SL

Nada mais errado. Estamos em 2010 e não em 1990.

Deixa de ser o apito azul para ser o apito vermelho :rotfl:

Eu não me tornei do Sporting pelas vitorias, pois lembro me muito bem de ir para a escola e a ser “gozado” pelas galinhas quando era puto, pelos anos seguidos que n ganhávamos nada. Eu me identifiquei com o Sporting por outros motivos como ir aquele estádio antigo e ver das melhores claques do mundo por exemplo.

Por razões pessoais e profissionais, acompanhei com algum detalhe a elaboração desse estudo, que já tem uns anitos. Só queria deixar duas notas:

• Estatisticamente, uma amostra de 2500 inquiridos já é excelente, permitindo construir intervalos de confiança bastante pequenos (i.e. muito precisos) com os níveis de significância tradicionalmente usados (0,1 ou 0.05). Trocando por miúdos, a probabilidade de estes valores - ou melhor, dos intervalos de confiança que os têm como valores centrais - não serem verdadeiros na população é muito pequena (menos de 5%).

• O questionário através do qual se recolheram estes dados era dedicado à utilização de TIC em várias áreas da vida quotidiana. Por razões que nunca percebi, o coordenador do estudo decidiu incluir uma questão sobre a filiação clubística dos inquiridos. Mas era uma questão lateral e sem mais nenhuma questão de controlo. Isto levanta vários problemas na interpretação dos dados. Como bem diz o farinha amparo, não sabemos nada sobre a “profundidade” dessa filiação ou a forma na qual se concretiza (é sócio? vê jogos? vai ao estádio?), etc. Eu, por estes dias, estou a descobrir lampiões entre as pessoas mais insuspeitas de gostarem de futebol…

Em suma, são dados que, não devendo ser desprezados, precisava de muito mais informação complementar para ser bem interpretado.

Quantidade não é qualidade. 8) O porco tem mais adeptos que nós mas nós temos mais sócios com quotas regularizadas.

:mrgreen: :mrgreen:

É isso exactamente que tenho defendido. Não coloco em causa o estudo, tenho a perfeita noção que os benfiquistas serão, muito provavelmente, um pouco mais do dobro dos sportinguistas, agora se pegarmos só nas pessoas que verdadeiramente se interessam pelo futebol, essa diferença esbate-se, e de que maneira.

E o Sporting, até pelo facto de ser prejudicado na elaboração de contratos, já deveria ter avançado:

• Ou para a realização de um estudo sério

• Ou lançando uma campanha de “contra-informação” (ou publicidade positiva, se quiserem) que combata a impressão generalizada

Eu acho piada é que esses até 2005 diziam que não tinham clube e tal. Agora até aparecem com camisolas e com porcarias de comentários no messenger.

A minha análise:

[ul][li]O benfiquista é benfiquista porque ouviu dizer que era o clube com mais campeonatos. Porque ouviu falar que era o maior. Porque toda a gente é do Benfica.[/li]

[li]O benfiquista é o que quer ser do que ganha mais. Senão, não lhe interessa. Se o Benfica descer de divisão, metade do país deixa de ter simpatia desportiva.[/li]

[li]O Benfica começa a ganhar, e é ver os labregos todos a voltar das cavernas com peito feito. Agora já têm clube. Agora já “ligam” a futebol.[/li]

[li]O adepto benfiquista em geral é oportunista para dizer que é o maior. No fundo, ao benfiquista só lhe interessa ser o maior, seja lá o que isso for.[/li]

[li]O benfiquista fala muito da “família benfiquista”. A sólida “família benfiquista” desintegra-se como um castelo de cartas quando levam 7-1 em Alvalade. Começaram a sair do estádio quando sofreram o 5º golo, pasme-se. Queimaram cachecóis, cartões de sócio. Agrediram pessoas.[/li]

[li]O Sousa Cintra tinha razão quando disse que ganhar ao Benfica por 7-1 tinha sido melhor que 2 campeonatos seguidos. Foi a única derrota dessa época, mas mesmo assim não perdoaram isso ao Fernando Martins logo em Maio, que era um excelente presidente.[/li]

[li]O Orelhas tinha razão quando disse que o Benfica é Portugal. É verdade. É o melhor espelho de um país de carneiros, de engraxadores e de broncos.[/li]

[li]O fenómeno benfiquista é próprio de países onde as pessoas não valem por si próprias e precisam de se colar a alguma coisa. Pode ser o mais reles indigente, mas ao menos é do Benfica.[/li]

[li]O Tuga é benfiquista, e o benfiquista é Tuga. É uma relação bivalente. Sobrepõem-se.[/li][/ul]

Vocês são capazes de ter razão que o estudo não é aprofundado. Mas isso já é uma análise qualitativa e não quantitativa. Quando nós tiramos sangue para fazer análises, não precisamos de tirar 1 litro. Nem sequer 0,1 litros. 10 mililitros chegam perfeitamente para se tirarem todas as conclusões…

O que o estudo diz, no fundo, é que temos um país de labregos, e isso já todos sabemos. Quando entrámos para a União Europeia em 1985 ainda não tínhamos saído da obscuridade e ainda não saímos. O FCP é outro Benfica, mas liderado por regionalistas demagogos e corruptos. O adepto portista não é menos labrego. :wink: