Adeptos do Sporting no continente: 1,6 milhões (SLB: 3,6) (FCP: 1,7)

Um estudo realizado pelo ISCTE em 2003 coloca-nos em terceiro lugar em número de adeptos:

[i][b]A presença do futebol como factor de importância para a construção da identidade pessoal e colectiva pode ser expressado pelo facto de, no inquérito realizado, apenas 25,7% dos portugueses declararem não possuir simpatia por nenhum clube ou equipa desportiva. Em termos de apoio a clubes, os portugueses dividem a sua pertença entre três grandes clubes: Sport Lisboa e Benfica (SLB), Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal (SCP).

O SLB é o clube escolhido por 49%, valor que extrapolado para a população portuguesa se aproximaria de um número de adeptos próximo dos 3 milhões e seiscentos mil portugueses. O seu valor percentual é assim superior à soma dos dois outros clubes principais: o FCP (23,2%), com cerca de 1 milhão e setecentos mil adeptos, e o [glow=greenyellow,2,300]SCP (21,9%) com cerca de 1 milhão e seiscentos mil adeptos[/glow]. Os restantes clubes considerados representam cerca de 6% dos adeptos portugueses.[/b][/i]

Temos alguns quadros interessantes dos quais destaco estes dois:

Sendo os dados de 2003, na ressaca de um campeonato que nos re-igualava em títulos (18) aos corruptos, tirem as devidas conclusões acerca do dano causado ao longo de anos de gestão medíocre.

Pessoalmente considero que o melhor trabalho de “sapa” possível é ganhar. E de preferência não ter presidentes que só dizem palermices, mesmo quando estão sóbrios. Este, na minha opinião, deve ser “sapado” o mais depressa possível, de modo a minimizar os estragos fabulosos que com ele ganharam uma inédita aceleração.

PDF original: [url]http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/observatorio/article/viewFile/2027/1841[/url]

Essa amostra na altura foi considerada uma amostra de uma amostra, ou seja uma treta.

[url]http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080416/fc-porto-maior-clube-portugues-em-adeptos-dos-15-39anos[/url]

[url]http://www.futebolfinance.com/adeptos-o-verdadeiro-activo-dos-clubes[/url]

[url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=13295.0[/url]

[url]SAPO - Notícias de hoje atualizadas ao minuto

Que amostra de amostra?? Este estudo que está aqui não tem nada a ver com nenhum estudo da Sport Markt nem da LPFP. Qual é o problema? Está escrito no final do PDF como, onde e quando foi obtido.

Antes que comecem a disparar e a retirar conclusões precipitadas com as amostras e mais não sei quê fica já aqui para não existirem dúvidas:

[b]Nota Metodológica [/b]

Os dados empíricos aqui apresentados têm origem num questionário intitulado “A Sociedade em Rede em
Portugal” construído por Gustavo Cardoso, António Costa e Carmo Gomes a partir da versão original
utilizada no estudo sobre A Sociedade em Rede na Catalunha, dirigido por Manuel Castells. Foi traduzido do
castelhano para o português e adaptado ao contexto nacional. Na versão final, o questionário continha os
seguintes blocos temáticos: Dados sociodemográficos e contexto familiar: Utilização de Internet; Formação
e língua; Situação Laboral e profissional; Actividades quotidianas e ocupação do tempo; Equipamentos e
serviços tecnológicos em casa; Utilização de Internet pelo agregado familiar; Identidade; Usos de Internet;
Não utilização de Internet; Dados de caracterização do entrevistado. Inquérito extensivo por questionário,
através de entrevista directa, a uma amostra representativa da população portuguesa, residente em
Portugal Continental, de idade igual ou superior a 15 anos de idade. A amostra teve como universo de
referência a população portuguesa e os resultados do Recenseamento Geral da População – Censos de
2001. Os indivíduos foram seleccionados através da definição de quotas a partir do cruzamento das
variáveis sexo, idade (4grupos), instrução (4 grupos), região (5 regiões INE – NUT´s II) e habitat/dimensão
dos agregados populacionais (6 grupos). A partir de uma matriz inicial de região e habitat, foi seleccionado
aleatoriamente um número significativo de pontos de amostragem, onde foram realizadas as entrevistas,
através da aplicação das quotas acima referidas. Em cada localidade, existiam instruções que obrigaram o
entrevistador a distribuir as entrevistas por toda a localidade. A amostra final foi constituída por 2450
entrevistas, 711 realizadas a utilizadores de Internet e 1739 a não utilizadores. O trabalho de campo foi
realizado entre 19 de Março e 13 de Julho de 2003.

Era a isto que me referia, lembro-me que na altura foi um estudo muito contestado, tal como todos os outros que se fazem quando toca a este tema. Extrapolar a partir de uma amostra de cerca de 3000 indíviduos para 10 000 000 de população total, é obra, é sim senhor.
Para além da amostra o que mais ponho em causa neste tipo de estudos, sobre objectos de estudo como este são os entrevistadores…

Não me surpreende nadinha. Anotem estes números, imprimam e voltaremos a falar daqui a 10 anos. Será por certo uma agonia constatar a contabilidade nessa altura.

É obvio q o estudo pode ser contestado pq partir de uma amostra (relativamente pequena) para chegar a totalidade da população, mas até me parece serem resultados relativamente justos.

  • 100mil - 100mil parece-me que os lamps tem + adeptos e q SCP tem sido apanhado pelos tripas, quem costuma viajar por Portugal tb se apercebe disso.
    agora + do q tentar enfiar a cabeça debaixo de terra a que trabalhar para criar habitos de vitoria para que daqui a 20 anos tenhamos o mesmo crescimento q os tripas tiveram nos ultimos 20 e na minha opiniao não cresceram + pq têm um odio ao sul e isso limita o seu crescimento como clube.

O pior dado é que ficamos claramente a perder nas faixas etárias mais jovens, onde o porto domina. Já se sabe, todos os putos querem ser do clube da moda (o que ganha). Arrepio-me só de pensar no possivel efeito destes ultimos anos…

Os corruptos vão parar de ganhar adeptos quando o papa sair e começarem a vir ao de cima certas verdades, aqui onde vivo são muito poucos mesmo, nem se ouvem quando ganham qualquer coisa.

Estatística… eu como 2 frangos tu não comes nenhum, ninguém passa fome… :beer:

já agora,estava a dar uma explicação e dou com isto, vejam o que o livro de matemática de 5º ano( produzido na Maia) ensina :

[url]http://www.freeimagehosting.net/image.php?66352c0f46.jpg[/url]

em 2001/02, campeão,porco, classificações do ano seguinte…

Eu no meu livro do 10º ano de matemática havia lá uma sondagem em que o Sporting tem mais adeptos em Portugal.

de acordo com um estudo que eu fiz na minha turma da faculdade o sporting tem cerca de 5 milhões de adeptos… o benfica tb… e o porto tem meia duzia… :rotfl:

vá, agora asério…

Não acredito… pura e simplesmente ::slight_smile:

Eu também não acredito, mas era o que estava lá…

Então o que é esperavas? Nunca notaste que quando os orcs jogam não se consegue entrar no site de zerozero? ou n’A Bola? ou no Record? nem é preciso estatísticas.

Eh pá, não levem a mal, mas para quem diz que que mais de 2000 pessoas numa amostra estatística é pouco… :lol:

Vocês têm a noção do conceito de amostra representativa que se faz sempre com quotas de forma a abarcar a diversidade do universo? Que esse universo é estudado exaustivamente antes, precisamente para definir as quotas necessárias? Ou acham que para fazerem sentido as amostras retiradas de uma população de 10 000 000 têm que ser de 1 000 000 ou 5 000 000 de pessoas (algo impossível na prática a não ser em Censos)? Em muitas das amostras que são recolhidas, por exemplo, no contexto de estudos feitos ao nível das instituições de pesquisa de UE, num país como Portugal obtêm-se cerca de 1000 respostas e menos em países mais pequenos.

Tendo em conta a instituição que fez o estudo, ele será certamente rigoroso em termos de recolha da informação. Aliás está tudo claro na nota metodológica.

Agora outra coisa é ter uma posição de princípio de “não acreditar” na estatística mas isso já não tem muito a ver com os dados concretos…

Quanto a estes, para mim fazem todo o sentido, sinceramente. É só preciso reparar que nas duas categorias etárias mais jovens somos claramente o clube com menos adeptos, fruto da míngua de vitórias comparativamente ao porco, por exemplo. E isto num período que se seguiu à conquista de dois campeonatos.

Por outro lado é no outro extremo das idades que temos a maior proporção de adeptos, que reforça o mesmo fenómeno de algum envelhecimento da massa adepta.

A outra tabela é uma distribuição por área geográfica. Para mim esta é até algo surpreendente porque mostra que continuamos a ser um clube à verdadeira escala nacional, apesar de tudo. Aqui se mostra como não temos nada a ver com o porco que é esmagador no Norte mas quase residual noutras zonas. O Sporting, tal como os lampiões, tem adeptos por todo o país, embora menos no Norte, devido ao esvaziamento provocado pela implantação forte dos andrades.

Também cai pela base a tese pífia da “belenização”. Há uma galáxia inteira a separar-nos dos pastéis em termos de número de adeptos.

Há dois clubes com dimensão nacional: Sporting e o da escumalha vermelha. O porto é um clube regional com ilhas de adeptos espalhadas por Portugal. Mais nenhum entra verdadeiramente nestas contas.

Muito interessante o estudo, para quem quiser ler com algum distanciamento. Este tipo de dados baseados em factos e não em suposições e contas mirabolantes feitas pela imaginação de cada um é muito importante até para a própria estratégia de implantação e expansão do clube.

Se houvesse alguma.

PS: Uma coisa são sondagens da treta com que estamos sempre a ser bombardeados na televisão ou nos jornais (e que por exemplo são sempre feitas por telefone e a determinadas horas em que não está ninguém em casa a não ser os reformados e as domésticas) e outra a aplicação séria de inquéritos com verdadeiro “trabalho de campo”.

Eu não percebo muito destas coisas mas vinha dizer o mesmo, por exemplo as empresas especializadas em audimetria julgo que utilizam amostras menores que essas, em muitos dos casos, para medir as audiências televisivas e certamente são válidas cientificamente.

E se se estiver atendo às sondagens para as eleições os números não devem fugir muito a esses desse estudo.

No estudo devem constar os limites minimos e máximos para determinado grau de confiança, se tudo o resto estiver cientificamente correcto não me parece que o estudo esteja mal feito pela amostra. Os intervalos serão é maiores quanto menor for a amostra.

Não contesto os dados. E atendendo à zona em que moro (deve-se enquadrar em Lisboa…) penso que está correcta e por isso tenho razões para acreditar nela. Fiquei chocado com duas coisas. O número de adeptos nossos no Norte e o facto de nas faixas etárias levarmos uma tareona (deve vir de tareia :mrgreen:) enorme. Isto não se resolve com nada mais do que…títulos. Façam as campanhas que quiserem, obriguem as mães a fazer dos filhos sportinguistas, mas se os putos pequenos não virem o clube ganhar…nada feito. Claro que há excepções…eu sou uma delas, pois nasci no grande período de seca (90), mas nessa altura existia um sportinguismo bem mais presente e estávamos bem mais unidos.

isto é o maior problema!!! O adepto do Sporting é uma população envelhecida, e claramente há cada vez mais dificuldade em captar ou manter as camadas jovens, que só se conseguem ganhar com vitórias no futebol.

somos menos mas somos os melhores!!!
em menor quantidade ou maior, o que interessa é a qualidade, é nos somos superiores aos outros todos!
Sporting sempre

Não é uma questão de contestar os dados, que valem o que deles quiserem fazer valer, mas há desde logo uma premissa com a qual não posso concordar, que é assumir a totalidade da população nacional (ou perto disso) como adepta da bola, algo que está MUITO longe de acontecer.

Para verificar a real importância e peso dos clubes no mercado creio que o mais indicado será saber exactamente qual o numero de pessoas que EFECTIVAMENTE se interessa pelo fenomeno, designando-o como “publico potencial”. Depois, e para que as coisas tenham algum rigor, saber desses quais os que são verdadeiramente adeptos, i.e., que mantêm uma ligação com os clubes, seja mais próxima (sendo associados) seja um pouco mais distante (sendo espectadores), seja “apenas” como seguidores através da imprensa escrita e audio-visual.

Acho um erro tremendo considerar quase 7 milhões de adeptos, quando se calhar metade deles diz que é do clube A porque sim e não tem a mínima ideia do que esta a discutir nem segue sequer a área, muito mais do que saber mais ou menos quem ganha e perde, e não tenciona deslocar-se a um espectáculo desportivo salvo muito pontualmente e completamente por acaso!