Adam Arvelo

Apanhei a conversa já no fim mas já tive esta discussão com o @PedroP noutras ocasiões.

N rejeito o recrutamento de jogadores em idades mais avançadas até pq infelizmente tens sempre a necessidade de ir reforçando gerações mais descompensadas (ex: 2006, 2008 e até 2009).

Mas era altura de fazer um mini balanço e perceber se compensa pegares em 3 jogadores do Pinho via FCP (Esteves, Abreu e Marco Cruz) junta aí os espanhóis Marsá, Arvelo e Taibo, e ainda teres investido 50 ou 100 mil euros num Domingos Andrade para depois ir ser titular no Felgueiras pq supostamente n era visto como tendo qualidade para a equipa B pq n tinha potencial de primeira equipa.

Claro q n sabemos o q vai acontecer com o Taibo, e bastava o Fatawu ter dado certo aqui (n vale a pena discutir mais isso) e tinhas logo o jackpot e compensava todo o investimento como compensou antes o Matheus Nunes.

O q eu quero dizer é q sou favorável é q aumentem verbas de investimento para recrutamento na base até aos 14 anos e depois a partir daí vai-se acertando aqui e ali gerações mais descompensadas, mas n me parece q fazer aí um ou dois Verões seguidos com grandes anúncios q temos aí toneladas de jogadores vindos do Porto, Espanha ou Africa e vai tudo ser um sucesso seja o caminho, até pq n sei se compensou financeiramente e se n terá desviado recursos do recrutamento na base, n sei.

Óbvio q isto é tudo muita teoria e bastava um deles dar certo e isto tudo caía pela base, mas também n acho q o problema se resolva só pelo recrutamento na base ou via scouting em idades mais avançadas, também era preciso fazer aí um balanço se alguns formadores/equipas técnicas q andam lá por Alcohete são do melhor q há no país, tenho as minhas dúvidas mas n vale a pena bater por bater.

Claro q no topo da pirâmide está o Amorim, e se há critica q lhe faço é o n aproveitamento do Fatawu e se na próxima temporada n criar espaço para o Mateus Fernandes, n acho q ele esteja a ser injusto com o Essugo ou Afonso só para dar 2 exemplos, simplesmente há melhores do q eles e n perdiam nada em ser emprestados até.

N quer dizer q daqui a 2 anos n regressem e n sejam importantes, mas é preciso reduzir um pouco as expetativas pq se isto der espaço para lançar 2 por ano no plantel já é muito bom, n consigo dizer q o Amorim está a fechar as portas a todos de forma injusta mas também precisa de ser mais flexivel no futuro e n deixar cair os jogadores logo ao fim de um jogo mau, e isso até se pode aplicar ao Fresneda q foi uma contratação, mas adiante.

1 Curtiu

Não é normal a contratação de jogadores em final de formação falhar frequentemente dado que a maior parte dos jogadores de formação “falha”?

2 Curtiram

Também é um ponto. :smile:

E um ponto que comprova tudo o que tem sido dito.

Agora volto a dizer. Vejam os que deram certo, e os clubes de onde eles vieram.

Normalmente vêm de clubes mais pequenos e, como é um upgrade na carreira, encaram com muito maior seriedade e empenho do que se forem ‘de um Real Madrid para um Sporting’. E, especialmente nesta fase imediatamente antes da equipa principal, é preciso todo o foco possível…

1 Curtiu

Certo, mas acho que não vale a pena tentar encontrar esse tipo de regras, até porque pode acontecer o contrário:

Já não estamos a falar de formação, mas olhem o Grimaldo - chega ao Benfica vindo do Barça B , com 20 anos muito barato, vejam onde está hoje.

Ou seja, o meu ponto é que pode dar-se também o caso do jogador querer “mostrar” que o clube anterior estava errado. Há casos de todos os tipos.

Certo. Mas esse foi logo para a equipa principal do Benfica. Foi Barcelona B para Benfica A. Não foi um downgrade.

Se não, também poderíamos falar do Dani Olmo, por exemplo. Isso são casos diferentes, em que se deixa uma equipa secundária de um grande, para ir para uma equipa principal de uma equipa que joga nas competições europeias.

Outra coisa diferente é deixar a equipa secundária de um colosso, para ir para a equipa secundária de uma equipa de uma Liga periférica…

Ok, já percebi o que queres dizer. Há de haver algum caso, mas de repente não me lembro de nenhum…

Ninguém pede que ele seja chamado para a equipa principal ou até para a B.

Mas apenas 37min numa liga da revelação é simplesmente ridículo.

Vale dizer que esteves lesionado meses a fio, regressou há pouco tempo.

Isso pode justificar a falta de minutos até dezembro mas depois fez 37min em dois jogos.

Depois sentou no banco em 2 jogos sem qualquer minuto.

Teve azar com um menino chamado Geovany Quenda.

1 Curtiu

Não podiam jogar os 2?

Não! O excesso de talento em campo é proibido. Como a velocidade.
As regras de competitividade não permitem.

Bienvenido.

Se calhar podiam, embora o Luís Gomes também não seja mau.

Ambos parecem-me melhores a jogar na direita, mas…

Agora que saíram notícias de que pediu para sair, vai ser titular. :exploding_head:

Mas até nem me chocava a saída dele já em Janeiro, se tiver um salário superior ao patamar de equipa em que está inserido.

Acabou de marcar o 2-0 frente ao Estrela.

Acabou de marcar.

he is back!