Academias de Formação Sporting

Creio que este tópico ainda não existia, por isso resolvi criar.

Atualmente, o Sporting tem 4 AFS a operar em Portugal (Norte, Aveiro, Coimbra e Algarve) que fornecem anualmente jogadores aos escalões de formação do clube.

Não sei se há planos para expandir para outras zonas do país, mas podia ser importante estabelecer AFS em zonas onde há menos competitividade. Por exemplo, o Sporting acabou por fechar a AFS de Braga no ano passado por perder regularmente jogadores para o Braga ou outros clubes da zona. Mesmo a AFS Norte acaba por ter um problema parecido - miúdos que têm no máximo 12/13 anos acabam por permancer em outros clubes na zona do Porto.

Atualmente, as AFS existentes competem com os seguintes nomes:

AFS Norte
AFS Aveiro
AFS Coimbra
AFS Algarve

2 Curtiram

Este ano, a AFS do Porto era a única a ainda ter jogadores de 2010. Talvez por termos já uma geração de 2010 muito forte, o mais certo é nenhum transitar para a Academia em Lisboa. Dos 10 jogadores, pelo menos 3 já têm clube confirmado.

Eduardo Alves → SC Braga
Rogério Moreira → FC Famalicão
Timur Zasyadko → FC Famalicão

Só há essas?

AFS só. EAS (Escolas Academia Sporting) é que há muitas mais, espalhadas pelo país e pelo estrangeiro. As AFS estão mais “próximas” do clube - normalmente têm miúdos a participar em torneios e assim.

:+1:

E há algum apanhado delas?

O quê, jogadores a virem de lá para o Sporting? Ocasionalmente, mas não é muito comum. Por exemplo, tanto o RR como o irmão estavam na EAS Viana do Castelo (Perspetiva em Jogo). O irmão, antes de vir para cá, ainda fez 1 ano na AFS do Porto.

O Lucas Dias, se não me engano, também era da EAS Toronto

Sim, basicamente as AFS são onde estão os miúdos que o Sporting encontra pelo país inteiro e acha que podem vir a ter qualidade para em sub-13 irem viver para a Academia.

As EAS são um negócio, onde os pais pagam uma elevada quantidade de dinheiro para terem os filhos a praticar com o símbolo do Sporting no peito.

Quando o meu lá andou, para além das mensalidades gastei muitas dezenas de € na caderneta de cromos dos miúdos.

2 Curtiram

Nem todas penso. Por exemplo, creio que a EAS de Sintra é o Vila Verde, e os miúdos jogam pelo Vila Verde. Às vezes há parcerias destas entre os clubes, não sei exatamente quais. Acho que o próprio site do Sporting das EAS está desatualizado.

1 Curtiu

Não. Referia-me a uma lista das escolas.

Esta lista parece-me relativamente atualizada, mas ainda há por exemplo uma EAS no Brasil fundada pelo nosso ex-jogador Pedro Silva.

As EAS só servem para gerar dinheiro.

Nada mais que isso, de resto podem sair de vez em quando alguns jogadores de la para alcochete mas é tudo ocasional tal como poderia acontecer num clube normal.

Aliás temos EAS que se for preciso “escondem” os putos e só sabemos deles através de algum observador ou coordenador de área.

1 Curtiu

No site das do Sporting, secção das EAS, algumas têm lá uma estatística de quantos foram observados e de quantos vieram para a Academia

Academia de Toronto, por exemplo. Não é sei é quem será o outro rapaz além do Lucas Dias :sweat_smile:

1 Curtiu

Mamadu Sila, da AFS do Porto, foi para o Famalicão. Acho que destes de 2010 da AFS Porto, nenhum deve vir para Lisboa.

Mas para Lisboa para a Academia, podem ir com 13 anos ou só a partir dos 14 anos?

Não sei qual tem que ser a idade dos jogadores para irem viver para a Academia, mas para jogarem podem vir com qualquer idade. Às vezes o Sporting suporta a deslocação da família.

1 Curtiu

Tiago Soares 2010 AFS Porto , segue para a academia na próxima época

1 Curtiu

Obrigado pela informação! Sabes se vem mais alguém da AFS do Porto?

Carlos Couto, Diogo Lyubera, Duarte França, Mateus Palma, Tiago Mendes (visto que os outros já estão confirmados noutros clubes)

Não vai mais ninguém.

1 Curtiu

Ok, obrigado pela informação! Se depois souberes de outras AFS e de outras geração, diz, se puderes claro.