Academias de Formação Sporting

Boas, pelo que ouvi dizer da geração de 2010
vão para a Academia este ano apenas estes (ex AFS Coimbra):
Rodrigo Relvas, Tomas Pousa, Gustavo Alegre.
O Tiago Soares (AFS PORTO) disseram me que não ia…
Destes que vão para a Academia, apenas apostava no Rodrigo Relvas os outros não vejo nada do outro mundo…
Mas enfim, é o Scouting que temos na zona centro

Boas! Esses 3 que referiste já faziam parte do plantel este ano, apenas não estavam a viver na Academia. Foram inscritos 4 miúdos que vinham da AFS de Coimbra e apenas um não ficou (Eduardo Luís)

O principal problema de quase todas as EAS Sporting é que, tirando honrosas exceções como a de Vila Verde, onde praticam federado através de parceria com clube, os miudos treinam para não ter competição. Pessoalmente, sei de um caso que o miudo se fartou da EAS Telheiras e foi para o Belenenses, onde até jogou federado um ano acima.

Este ano optei por nao por la o meu mais velho, mas antes foi para um clube mais modesto onde teve oportunidade de jogar federado competitivo o ano todo.

Ao contrário, os lamps têm quase tudo em formato parceria. Só para dar 2 exemplos, o Santa Maria até aos Iniciados salvo erro a equipa é da EF Benfica, a EF da Alta de Lisboa joga federado também pelo clube Alta de Lisboa. E basta ver as series desses escaloes para ver que os clubes andam nos lugares cimeiros.

Portanto sou obrigado a concordar, aquilo é mais para sugar dinheiro vendendo a ilusão do leão ao peito.

Pois, realmente é pena. Nós, das nossas EAS, quais é que funcionam através de parceria com clube?

A de Viana do Castelo (Perspetiva em Jogo), CIF e a da Sintra (Vila Verde) - há mais alguma?

Desconheço mais, só conheço essas 3. Mesmo a da Amadora é uma pena, há ali bastantes clubes com uma base grande de recrutamento, onde uma parceria para permitir a esses clubes ser mais competitivos no federado e dar às EAS o cheiro de competição seria o ideal.

O que me parece é que, apesar da marca ser a mesma, depois depende muito da proatividade de cada “franchisado” por assim dizer.

Eu falo por mim, tive no Santa Maria e o nível das equipas de benjamins até aos iniciados mede forças no distrital de Lisboa. E nos escalões a seguir, o Santa Maria tem vindo a pular de divisão até à 1ª distrital, porque beneficiam muito da parceria. E os melhores transitam ainda em infantil / iniciado para as equipas do benfica.

1 Curtiu

Fui procurar e há mais algumas parcerias, mas realmente isto podia estar mais bem aproveitado.

A EAS Sepins creio que é o Marialvas. Temos a EAS Olivais Sul que compete através do Olivais Sul. EAS Algés creio ser o UDRA e EAS Setúbal o Sonho XXI.

Depois há mais umas quantas - EAS Alfena é o Alfenense, EAS Braga o Lomarense GC, EAS Barcelos o Cávado FC, etc.

Mas muitas, especialmente na zona de Lisboa, não têm competição.

Muito mais, alias basta ver os resultados do Vila Verde em Infantis e Benjamins, Benjamins vencedores de séries, Infantis Fut 9 Apuramento campeao Distrital.

é so existir vontade

No Distrital de Sub-14, que nós vencemos com a equipa de 2010, creio que até foi o Vila Verda (equipa de 2009) que ficou em 2º Lugar.

Edit: afinal ficaram em 3º. EFBO ficou em 2º e os lamps em 7º

1 Curtiu

No distrito Coimbra, penso que existem estas, ou pelo menos as mais conhecidas:
-EAS Sepins (GD Sepins),
-EAS Ribeirense (SC Ribeirense) onde treinavam os de 2010 da AFS Coimbra
-EAS Arganil
Desconheço se algum miúdo destes clubes, foi ou irá para o SCP.
O que não deixa de ser curioso, é que aqui pelo distrito de Coimbra é conhecido o valor de equipas como (Académica / Marialvas / Ançã) na geração de 2010 e que nenhum miúdo destes clubes interesse ao SCP.
Sei que alguns destes miúdos interessam a FCP e SLB. Falo de 2010 pois é o ano de passagem de futebol 7 e 9 para futebol 11.
A maior parte deles até já jogou futebol 11 esta época.
Arrisco me a dizer, que têm la melhores jogadores do que alguns que vão entrar para a Academia este ano, pelo que vi em alguns torneios.
Atenção, estes clubes que referi, também são muito fortes na gerações abaixo.

Tens a certeza que a EAS Sepins não é o Marialvas?

Sim tenho. O meu filho foi la jogar contra eles (Marialvas) e na entrada do campo tem um cartaz das escolas do Benfica.
Escola Benfica Cantanhede.
Pelo menos esta época foi assim.

Ok, já vi o que tinha visto mal, tens razão sim. Então o Marialvas é Escola do Benfica?

Já várias pessoas me disseram que o nosso scouting no interior, Alentejo e zona centro fica bastante abaixo do dos rivais e até do Braga.

David Makinde (AFS Aveiro) e Gustavo Teixeira (AFS Algarve), ambos de 2011, transitam para Lisboa.

Não é surpresa - já andavam a marcar presença em vários torneios e com boas prestações.

3 Curtiram

ouvi falar muito bem desse makinde

1 Curtiu

É muito bom

1 Curtiu

Tomás Azevedo (AFS Aveiro) → Famalicão

1 Curtiu

Dany Soares (Cracks de Lamego) → AFS Porto

2 Curtiram

Dinis Oliveira (AFS Porto) → Moreirense