Acabou o Euro2008 para Portugal

“A Alemanha é uma equipa de grandes competições, de torneios como este, e que se concentra muito nos jogos mais importantes”.
“O importante é termos sucesso. Este é um jogo de equipa e é assim que os vemos”.
“Tudo foi planeado até ao mais pequeno detalhe e o que é preciso é estar bem preparado”.

Treinador adjunto da selecção alemã dixit

Tanta foi a euforia que…

Ganhámos à Turquia, já éramos os melhores do Euro, Rep. Checa aspas aspas, toda a pressão foi sacudida pelos alemães para as nossas costas, Low surpreendeu, e de que maneira, resultado, voltamos a casa…

Este Europeu soube a tão pouco.

Os dois primeiros jogos prometeram tanto, mas o que veio a seguir não foi nada de bom. Podemos criticar a equipa, é legitimo que se faça, mas as arbitragen foram péssimas. Contra a Suiça há um pénalti claro sobre o Nani, um golo mal anulado ao Postiga e um penalti a favir da Suiça que não existe. Hoje, há um golo mal anulado ao Deco e um golo procedido de falta. O Ricardo esteve muito mal, o Paulo Ferreira esteve muito mal, o Cristiano apareceu pouco, o Simão esteve muito aquém e etc, mas acho que mereciamos estar nas meias-finais.

Foi uma pena, porque este jogo era muito mais que uns quartos de final. A equipa que venceu hoje, garantiu, praticamente, um bilhete para Viena.

Como moderador:

Este tópico foi criado como um [sic] “Espaço de análise à campanha portuguesa.” Só isso justifica a sua autonomização do tópico já existente sobre o Portugal-Alemanha.

Se querem apenas comentar o Portugal - Alemanha usem o tópico respectvo. Mensagens que não respeitem este pedido estão sujeitas a ser apagadas. Obrigado.

O Paulo Ferreira no 1º golo e no 3º (juntamente com o Ricardo, que parecia uma amélia) tem erros inacreditaveis. O 2º golo, uma equipa que pretende ser campea da europa e do mundo nao pode sofrer um golo daquela maneira…

Vejo aqui muitos comentarios “anti-brasileiros”. Peço que revejam o jogo de hoje. Deco e o Pepe claramente os melhores. O Postiga a prometer-nos, em meros 15 min, uma epoca em grande. O Ronaldo estava roto devia ter sido substituido. Até o Nuno Golos hoje nem devia ter saido. Talvez tenha sido esse o erro de Scolari, apesar do azar da lesão do Moutinho

Mas foi com ele que chegamos a uma final e ficamos em 4º num Mundial. So um Humberto Coelho chega perto e mesmo assim…Portanto temos de ter respeito por Scolari, pois ele marcou uma era.
Ficou demonstrado que temos uma massa adepta fantastica, mas que quando chega a hora-H, baqueamos. Muitos destes jogadores em 2010, se nos qualificarmos, em principio estarão lá, o que é muito bom. Mas so uma questão me preocupa nessa “possivel equipa”: o nr 10. Deco terá 33 anos e nao vai ter o fulgor que evidenciou neste Europeu em que foi a par de Pepe o melhor elemento durante a nossa participação. A rever…

Independentemente do potencial deste grupo de jogadores, ou da sua falta de experiência e rotinas como equipa, ficámos abaixo das expectativas.

Para mim, o Ronaldo foi uma das maiores desilusões deste Europeu, isto, quando Leo Messi acaba de ser considerado MVP no Brasil - Argentina, o que para mim, prova que o Ronaldo é o jogador mais mediático do Mundo, mas não o melhor. Gostava que ele continuasse no United, mas tenho curiosidade de o ver em Espanha, a jogar com menos liberdade… o que talvez o ajude a evoluir.

Acho também que Scolari cometeu um erro grotesco ao apostar em Paulo Ferreira para lateral esquerdo, que me parece estar MUITO abaixo daquilo que já mostrou saber jogar, mas claro, no lado direito da defesa. Se só levou o Jorge Ribeiro, apostava nele. Se fosse eu, tinha levado o Caneira, permitindo a transformação táctica para um sistema de três centrais com a subida de Bosingwa para funções mais ofensivas, dando mais solidez defensiva ao lado esquerdo e maior dinâmica à ala direita.

Espero que o próximo Seleccionador aposte no 4-4-2.

Nuno Gomes acaba, mais uma vez, por sair elogiado de uma forma demasiado gratuita para aquilo que efectivamente produziu. Produziu qualquer coisa, mas desperdiçou muito mais. É impressionante a quantidade de lances ofensivos que se perdem nos seus pés e ainda mais impressionante é ver como não existe um único central com quem ele consiga lutar no corpo a corpo. Sabe tabelar e fazer triangulações para a entrada dos colegas, mas é muito pouco para o avançado titular de uma das melhores Selecções do Mundo.

Depois, houveram todos os episódios de uma novela de transferências para os vários cantos da Europa. Acho que à excepção do Petit e do Nuno Gomes, todos os jogadores titulares da Selecção foram “vendidos” na imprensa, com maior persistência em Ronaldo, Deco e Moutinho. O mais triste, é que é a imprensa portuguesa a primeira a querer criar este burburinho.

Enfim… que venham dias melhores e que as bandeiras de Portugal sejam novamente desfraldadas na próxima competição. Que Scolari se vá, mas que a Scolarimania (a.k.a. sentimento patriótico à volta da Selecção) se mantenha.

Conteúdo do “post” apagado - ver aviso do moderador acima.

Para mim não há muito a dizer. Muitos jogadores a pensar em contratos, selecionador idem idem, aspas aspas, só tinha de dar isto.

Resumo 4 Jogos - 2 Vitórias - 2 Derrotas

Melhor jogador português no Euro : Deco, o Pepe tambem o poderia ter sido, e só não foi, porque o Deco esteve, quanto mim brilhante. Há muito que não o via jogar assim.

Desilusão: Cristiano Ronaldo - Esperava mais e melhor dele, na minha opinião foi um jogador banal.

Não podia deixar de falar no nosso Moutinho, esteve muito bem, para um 1º europeu, igual a si mesmo.

Saudações

Soube-se agora que estava lesionado no pé direito (aquele que o Fritz pisou), e que isso foi escondido para que os adversários não se aproveitassem disso. Segundo parece vai ser operado e pode parar 3 meses.

Depois de uma época em que se matou a jogar já se previa que fosse render menos no Euro. Ainda assim é crucial, mesmo lesionado e em baixo de forma. Ontem o golo esteve na origem de uma arrancada dele e houve mais uma bola a roçar no poste. Contra a Rep.Checa: 1 golo e 1 assistência. Contra a Turquia: 1 golo que surge na sequência de uma arrancada dele e 1 livre ao poste. Não esteve extraordinário, mas cumpriu, picou o ponto e como sempre foi decisivo.

Tenho pena, principalmente porque gostaria que Portugal chegasse longe.
Tinha valores individuais e uma equipa que podia ambicionar muito mais.
Mas ao contrário do que me acontece quando o Sporting sai de uma competição importante, perde um jogo com os rivais mais directos ou perde um título estúpidamente e eu sofro “pra caramba” neste caso, apenas: Tive pena…
Lamento pelos emigrantes, que apesar de achar que endeusaram demais meninos mimados, até os vou compreendendo.
Estão longe do seu País e esta foi uma maneira de se sentiram muito mais perto das suas raízes.
Mas acho que eles não mereciam tanta mordomia.

[i]«Scolari teve um papel importante na agregação dos adeptos, nas bandeirinhas, no marketing…»

«O Luís Felipe Scolari também foi a imagem de arrogância que tratou muito bem os portugueses em determinados momentos em que lhe conveio, mas também os tratou mal, é preciso não esquecermos. Foi arrogante, foi inoportuno, fez coisas que não devia fazer…»

«Espero que Scolari escolha bem o próximo seleccionador, porque pelo que nos foi dado a perceber por tudo isto, é ele que vai tomar essa decisão…»

«Parece que antes de Scolari estava tudo mal e agora, está tudo bem…»

«Eu gostava de perceber como é que as pessoas que endeusaram Scolari, vão ver e aceitar a selecção daqui para a frente…»

«A FPF e o seu presidente criaram uma situação bastante delicada para o próximo seleccionador nacional, ao elevarem bastante a fasquia…»

«…Ronaldo passou ao lado deste campeonato e não foram apenas questões estritamente desportivas que potenciaram o seu desaparecimento da selecção nacional…»

«A Federação foi a imagem de Scolari e a FPF não pode estar consignada a Luís Felipe Scolari…»

«Chegou o momento dele (Gilberto Madaíl) assumir as suas responsabilidades e demitir-se, porque permitiu que a selecção fosse uma plataforma de negócios, antes, durante e provavelmente, agora depois do Campeonato da Europa…»

«…pactuou com esta situação (Gilberto Madaíl), permitiu que os jogadores abandonassem a selecção em pleno estágio, etc

«…a bandalheira que se achava no futebol em Portugal nos últimos anos à conta daquilo que era a falta de pulso de alguns treinadores e de alguns dirigentes, pelos vistos, continuou; a questão é que se escondeu atrás de uma grande personalidade e de um grande carisma chamado Luís Felipe Scolari. Os problemas são basicamente os mesmos e nalgumas situações até regredimos.»[/i]

Rui Santos
in SICNotícias

A negrito, as passagens que considero mais significativas. :frowning:

Vou tentar fazer uma análise fria…vai ser dificil…

Supresa : Pepe ,gostei de ver.
Melhor: Deco ,falta-lhe é alguma velocidade
Pior: Ricardo,espero que se tenham acabado os dias dele na baliza da seleção
Desilusão : a equipa inteira ,estava á espera de mais. Desiludiram-me a mim e a milhôes de Portugueses.Fico com pena de quem trabalha lá fora.
Com’o litro: Cristiano Ronaldo,não estão lá os colegas do MAN para o fazerem brilhar,por isso já estava há espera.

A seleção Portuguesa tem futuro,tem bons jogadores,ainda não tem é uma boa equipa ,tem de se fazer algumas alterações ,principalmente na baliza e no ataque(pontas de lança),é preciso tambem mudar a mentalidade dos jogadores ,alguem reparou no schweinsteiger ontem ,saiu rebentado ,mas saiu a ganhar.É preciso fibra daquela para ganhar campeonatos da europa e do mundo,fibra e garra.
O futuro não é negro,é preciso é trabalhar muito.

Agora a quente…
Prontos ,meus grandes M*** ,vão lá então para os reais madrids ,chelseas e afins ,brilhar com camisolas ,nas quais não levam a vossa bandeira ao peito que isso é que importa ,bando de F***.
Agora já tem tempo para as nereidas ,e para as fotos nas revistas que isso é que interessa. Amor á bandeira? ,que é lá isso ? ,amor mas é aos milhões que os clubes vos pagam. Para a proxima não se esqueçam de fazer o mesmo ,mas desta vez montem uma FIL dentro do estágio da seleção ,com bancas de todos os clubes e empresários de todo o sitio e mais algum…
Não há respeito nenhum pelos Portugueses que andam atrás de vocês ? Qual quê…

Será q era a isto q se referia Lehman qdo disse q os alemães sabiam como parar o CR.

Leiam o que diz na camisola do Ricardo Carvalho na foto do golo da grécia. :lol:

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

já estava a prever o que aí vinha :lol:

Só digo uma coisa , se os jogadores portugueses tivessem a atitude dos turcos eramos campeões europeus , sem dúvida.

A Turquia é que é uma equipa.

Uma seleção que tem como médio defensivo (ou pivô como está na moda dizer-se) o Armando aka Petit não pode aspirar a muito mais!
É que aquilo dá dó. Não sai nada. Recebe e dá para trás ou para os lados e depois corre muuuuito. Opinião pública diz que não compromete e tal! Por amor de Deus.

Com a agravante de, sempre que é filmado ou fotografado, afastar uma parte substancial de potenciais turistas! Deveria ser proibido!

Tou a ver que fui censurado. É sempre um prazer sentir aquilo que muitos sentiram antes do 25 de Abril.

EDIT:

Se quiserem ver o que diz a camisola do R Carvalho, vão ao tópico das piadolas secas (se ainda não o tiverem varrido)-

Não deves ter lido. Ainda vais a tempo:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=10472.msg350504#msg350504