Acabou o Euro2008 para Portugal

Acabou-se o Euro2008 para Portugal.

Espaço de análise à campanha portuguesa.

qual campanha…a de bater em mortos e ser humilhado por tristes…
ou sendo mais corrosivo…a campanha do esquecimento federativo para recolocar os porcos na champions…o futebol é para levar a serio com 2 brasileiros a jogar por portugal?

campanha anedótica…e reveladora da falta de classe de scorali…perdão…scolari…
sem fio de jogo…sem garra…sem…sem…guarda-redes ?

“campanha anedótica”… enfim… whatever

Continuem a falar mal do Scolari, vamos ver o que aí vem…

Grande Scolari, o melhor treinador que já comandou a selecção portuguesa. Socos e folclores à parte que isso para mim é secundário, de meninos bem comportados que fazem o que lhes mandam já anda isto cheio.

O q é q o P Ferreira foi fazer ao Euro? Foi menos 1 jogador em campo.

4 jogos. 2v e 2d.

Péssimo desempenho. Foram na cantiga, somos os favoritos, lá lá lá, temos o melhor jogador do mundo, lá lá lá, temos a melhor dupla de centrais.

:wall: :wall: :wall: Burros

Como é tipico no velho português, vai começar o malhanço no Scolari… do 80 ao 8…

Alguns reparos rápidos:

  • Apesar da festa bonita, Portugal não se dá bem com euforias desmedidas (O Euro2004 por tudo o que envolveu e por ter sido em crescendo após uma derrota inicial com a Grécia, foi um caso aparte).
  • Portugal no papel tem grandes jogadores, mas a renovação não está completa. Por exemplo, Pepe, Moutinho, Nani ou Bosingwa cada um têm menos de 15 internacionalizações, para já não falar de muitos que estavam no banco de suplentes.

  • A média de idades é das mais baixas de Portugal em fases finais.

  • A dupla de centrais é actualmente teóricamente excelente mas ainda não está consolidada (cerca de 5 jogos juntos?)

  • Os problemas de falta de um avançado goleador e a falta de defesa-esquerdos continuam, quiçá agravados.

Por tudo isto, Portugal não é tão forte como alguns quiserem fazer passar, mas pode vir a ser, assim que a maturidade de certos jogadores aumentar (Moutinho, Miguel Veloso), encontrar mais e melhores soluções para defesa-esquerdo e para ponta-de lança, Portugal poderá voltar a ter um expoente como o que conduziu ao Euro 2004/Mundial 2006. Ah, e mais um bom seleccionador (liderança forte e imune a pressões exteriores) também é preciso…

Hoje perdemos por causa de um adversário substimado (pela imprensa portuguesa e muitos desatentos), mas sempre forte e por erros individuais próprios, nomeadamente divididos entre a dupla Paulo Ferreira e Ricardo. E o 3º golo da Alemanha devia ter sido invalidado, pois é precedido de falta.

Dizer que não jogámos bem contra Turquia, Rep. Checa e mesmo hoje é uma asneira. Hoje apenas voltámos a provar que as estatisticas não ganham jogos, que a jogar sem balizas seriamos os melhores do mundo imbativeis… e que podem ser 11 contra 11 mas no fim ganha a Alemanha. Ou muito me engano ou partem daqui para o seu 4º Campeonato da Europa…

Realmente, se não conseguimos ganhar a esta Alemanha, então, vamos ganhar quando? A Alemanha foi 4 ou 5 vezes com perigo à nossa grande-área e marcou 3 golos. Em alta-competição, isto não pode acontecer.

Curioso, é o facto de Scolari ter ironizado na conferência de imprensa de ontem com o facto da altura dos jogadores portugueses ser inferior à dos alemães e afinal, foi precisamente por aí que baqueámos. Realmente, muito fraca a prestação defensiva da selecção portuguesa e acabo por ter de dar a mão à palmatória com respeito a Ricardo: ele não sabe mesmo sair da baliza e não pode defender as balizas da selecção. Quando um guarda-redes sai da baliza, é para fazer alguma coisa e apesar dele não ter sido responsável em todos os golos que sofremos, foi co-responsável na derrota.

Não concordo com as críticas aos brasileiros. Se Pepe e Deco não jogassem, jogava quem? A quem é que eles estão a tirar o lugar? Para além disso, Deco foi, quanto a mim, o melhor da selecção portuguesa.

Que Scolari vá embora, pois a mim, não deixa muitas saudades. Que venha alguém que saiba pôr 11 jogadores a jogar futebol colectivo.

PS: Uma lástima, o Ronaldo. Em 3 jogos, não conseguiu fazer nada de jeito. :arrow:

:arrow:

Vamos todos ás compras!

Opa no meio de um campeonato europeu uma equipa descansa para ir as compras? :cartao:

Por um lado estou conformado e penso que foi melhor assim, pois já estava cansado das emissões em directo da Suiça (para nós será o Euro Suiça e não Suiça/Áustria), e penso que tal como já se escreveu, a RENOVAÇÃO ainda não está terminada. Alguns candidatos à remodelação imediata
Ricardo
Pauio Ferreira
Petit
Simão
Amélia (apesar do golo e do Euro acima da sua média exibicional)

eu acho que Portugal ate jogou bem… mas pronto acho é que em termos individuais as outras selecções são muito superiores. Neste jogo ficou evidente que os nossos jogadores são fraquissimos, tirando a dupla de centrais e o deco… Guarda redes não temos… laterais tb não… (para mim o Bosingwa é fraquissimo, ainda assim melhor q o P.Ferreira), trincos… Veloso --> senhora, Petit --> falta lhe o melhor… qualidade.

Extremos… tanto se diz que temos os melhores extremos do mundo… mas sinceramente em todos estes jogos n vi um desiquilibrio bem feito em proveito da equipa. Inclusive o tao aclamado “melhor jogador do mundo” que sai do campeonato da europa com um golo e uma assitencia em 3 jogos, e umas quantas bolas perdidas.

Pontas de lança - Temos grandes limitaçoes… neste campo.

O problema n é do selecionador, mas da mentalidade dos clubes em Portugal. São poucos os clubes que teem camadas jovens bem organizadas e com pessoas competentes a trabalhar, veja se que nos paises mais desenvolvidos existem bons jogadores para todas as posiçoes, e pq? pq em qq lado existem boas condiçoes de trabalho e bons profissionais a trabalhar com as crianças.

em portugal são uma infinidade de campos pelados, em que o treinador é um habilidoso qq que bebe uma cerveja ao intervalo dos jogos.

compensa-se tudo isto, com o direito de igualdade dado aos brasileiros… e temos a nossa primeira divisao cheia de brasileiros. e os portugueses?

em portugal ha muito bom jogador que acaba aos 14 15 anos… pq n teem condiçoes de progredir e assim se desperdiçam jogadores.

apesar de tudo acho que o petit ainda foi dos melhorzitos neste europeu… melhor que ele só o deco e o pepe ( ricardo carvalho tambem nao esteve mal…)

o nani joga mais ao pe coxinho que o simao com as duas pernas… que nulidade que foi este simao…

acho que o problema da seleccao foi a falta de uma estrutura base consolidada… ou seja, havia muita gente a pensar que devia jogar a titular e acho que houve ali uma pequena “guerra” entre simao, nani e quaresma que levou a que cada um se tentasse mostrar o mais possivel adoptando muitas vezes uma atitude individualista e de tentar resolver as coisas sozinho e acho que isso destabilizou a equipa…

houveram outras questoes: pouco ronaldo, pouco guarda-redes, nenhum defesa esquerdo e meio avançado…

Por acaso até fizeram melhor do que eu estava à espera, depois de uma fase de qualificação medíocre. O pior é que, quando o jogo da selecção parecia estar a ganhar alguma consistência, vieram os erros defensivos individuais para nos trazer de volta à terra. Marcámos dois golos à Alemanha; também os croatas, só que estes sabem defender. Talvez com o Quim na baliza a história tivesse sido outra.

Fico agora a torcer pela Turquia ou pela Rússia (ou pelos Holandeses, se tiver mesmo de ser).

No geral do Euro concordo, o simão esteve apagado nos outros jogos e mais dia menos dia o Nani vai afirmar-se definitivamente, mas o simão para mim hoje esteve bem. O 1º golo de Portugal começa com um passe a rasgar dele e a tal vantagem táctica dele hoje apareceu, recuperou muitas bolas defensivas, com destaque para aquele roubo ao Podolski. Mas realmente basta Nani começar a mostrar mais trabalho na ajuda ao defesa do seu corredor, que o lugar será dele…

O ponto principal é que vai acabar este foguetório à volta da selecção nacional que só prejudicou a selecção distraindo os jogadores que devem-se concentrar apenas no jogo.

Há que apostar em novos jogadores para a posição de guarda-redes e de avançado.

Não se ganham competições com GR e avançados deste nível. Qualquer outra análise é ofuscada por este facto.

Scolari quis fazer desde há 6 anos um clube restrito de jogadores com lugar garantido na selecção; se no Euro anterior ainda teve uma derrota humilhante logo no início para recompor a equipa e fazer as substituições óbvias, neste, e na qualificação, não o fez, e quem perdeu foi a selecção. Jogadores que não deviam sequer ter calçado neste mundial: Ricardo (Quim é melhor de há 2 anos para cá, Ricardo é simplesmente medíocre), Paulo Ferreira (nunca vi um jogador descer tanto de nível no espaço de 2-3 anos, este jogador simplesmente não existe, deve ter sido o pior da nossa selecção), Simulão (hoje foi um desastre), nulo Gomes (lá marcou um golo mas é mau demais). Os restantes tiveram um campeonato normal, com altos e baixos, não foi suficiente. E claramente a pressão em cima do Ronaldo foi o tiro de misericórdia, já se tinha visto que ele tem alguma dificuldade de fazer grandes jogos em partidas mais importantes e sobretudo na selecção, este último jogo provou isso, esteve bastante mal.

Como crítico de Soclari de 1ª hora, não vou aproveitar para malhar mais no sargentão, mas é óbvio que este mau Europeu começou pelas suas más escolhas de 6-7 jogadores e na sua insistência nos mesmos 11 mesmo vendo que havia melhores soluções. E bastou apanhar uma equipa forte e não irmos aos penalties para isso se fazer notar.

Eh? :o
“A equipa fez o seu trabalho” quando Ronaldo, “o nosso menino”, dexiou Klose sozinho na area, agritar que Klose era offside, e que ainda tinha outro alemao sozinho atras de Klose? Duas marcacoes falhadas num livre.
“A equipa fez o seu trabalho” em deixar Paulo Ferreira, um merda, marcar Ballack no terceiro golo?
Dois golos com marcacoes FALHADAS e olha que nao estou a defender o Ricardo, que é o que é uma merda, mas eu sempre fui ensinado a defender de frente a tras e nao vice versa.

Para mim isto diz tudo!
Não vale a pena cascar no Scolari, apesar de também ter as suas culpas nas subs por exemplo.
A verdade é que fomos melhores mas tivémos 2 erros estúpidos, ponto final.
Grande joga de Deco!

A conclusão q chego é q andamos nós a nos arreliar com estas merd@s e os jogadores e o treinador estão-se a cag@r!!! O Scolari diz q a despedida “n foi triste”, o Nulo Gomes diz q “n foi o nosso dia” e o flop do CR diz q “tudo está em aberto” qto a ir para o Real!!!
Se fossem todos para a put@ q os pariu…!

PS: Pardon my french mas estou fdd.

Aprendi a vibrar com o Mundial 94 sem Portugal,idem para o Mundial 98 e 2002 este com Portugal fora da 2ª fase,e o Euro 96(para mim uma cópia deste no que à campanha de Portugal diz respeito),logo por mais que fosse melhor que estivesse Portugal,também vibrarei com os grandes jogos que aí vêm,espero.

Sem antes ler os vossos comentários quero apenas dizer o seguinte:

Obrigado Scolari!

Espero que o próximo seleccionador consiga transportar a selecção ao próximo nível: Às vitórias!!