Acção judicial para reaver a Academia do Sporting Clube de Portugal?

Caros Sportinguistas,

Antes de mais peço apenas que participem na votação (mas não no debate, obviamente) apenas os sócios (qualquer categoria) do Sporting Clube de Portugal.

A Academia do Sporting Clube de Portugal, vulgo Academia Sporting Puma, foi recentemente vendida à Sporting SAD.

Muito já se escreveu sobre este assunto, pelo que recordo apenas o essencial (quem tiver dúvidas, coloque-as aqui que serão respondidas).

Dita o nº 3 do artigo 44º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal (ver aqui), relativo às competências da Assembleia Geral do Clube, que “as deliberações relativas à alienação ou oneração de imóveis ou de participações sociais exigem maioria de, pelo menos, dois terços dos votos”.

Este artigo não foi cumprido, relativamente à venda da Academia do SCP para a Sporting SAD. Argumenta o CD do SCP que não se tratou de uma venda, mas de um trespasse do leasing, pelo que o artigo em questão não se aplicará. Referem ainda, com o mesmo argumento, que nem teriam sequer de pedir autorização à AG.

Se assim é, impõe-se perguntar então porque o fizeram, e também porque referiram em AG recente que este “trespasse” foi aprovado na AG de 28 de Maio de 2008? Nesta AG o que aconteceu foi a rejeição da proposta de reestruturação financeira apresentada pelo anterior CD do SCP.

“Alienar”, termo referido nos Estatutos, significa simplesmente “tornar alheio” ou, mais tecnicamente, " transferir legitimamente para outrem a propriedade, o direito ou o domínio que tem sobre algo" (ver aqui).

Ora, no mínimo, e entramos mais no domínio técnico que os financeiros e juristas poderão explicar melhor, foi ilegalmente transmitido o direito que o SCP detinha sobre o imóvel Academia, que era a opção de compra no final do contrato de leasing.

O Sporting Clube de Portugal está há vários anos a ser expoliado do seu património, que nos foi deixado pelos sócios que nos antecederam, em muitos casos (é o meu) por quem nos ensinou a amar o Clube. Eles merecem que não desistamos desta luta.

Este não é um caso de alternativas ou (suposta) falta delas.

É um caso de (i)legalidade, de respeito pelos Estatutos do SCP, pelos sócios do SCP, no fundo pelo próprio Clube, pela sua história.

Está na hora de mostrarmos aos dirigentes que os sócios elegeram, que é a nós que eles têm que responder, e que são os sócios que mandam no Clube.

Saudações Leoninas.

Proponho que constituamos uma associação pró-Sporting sem fins lucrativos, com órgãos sociais e que possa tornar-se em algo sólido para dar o corpo ao manifesto. Enquanto não tivermos uma estrutura de combate, os vampiros nem cócegas sentem.

A esta hora está a Corja tranquilamente a dormir com a barriguinha cheia de belos croquetes de Natal e rico vinho do [FC] Porto, pessoalmente oferecido pelos moços de recados do Padrinho, como reconhecimento aos bons serviços prestados pelo Sporting à família “visigótica”.

Hoje de manhã hão-de abrir as prendas que o sagrado Espírito Santo deixou por bom comportamento. Um belo e modesto Rolex ou uma gravata com leões em filigrana. Nada de dispendioso dada a situação em que estamos. Só coisas simbólicas.

OPÇÃO 1.

Para melhor esclarecimento de todos, transcrevo o que referi em Outubro, no Tópico “Academia do Clube para a SAD”.

[i]"Na verdade, não se trata dum trespasse. Trata-se dum ROUBO.

Estes dirigentes gatunos terão de demonstrar a legalidade desta grande golpada.

Terão de demonstrar quem os autorizou e quem os legitimou a esbulhar o Sporting Clube de Portugal da sua Academia. E quando.

Dizem os estatutos do Sporting no seu Artigo 44º, alínea 3:

Salvo disposição em contrário da lei ou dos presentes estatutos, as deliberações da assembleia geral são tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes; TODAVIA, AS DELIBERAÇÕES RELATIVAS À ALIENAÇÃO OU ONERAÇÃO DE IMÓVEIS OU DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS EXIGEM MAIORIA DE, PELO MENOS, DOIS TERÇOS DOS VOTOS, o mesmo valendo para as deliberações do Conselho Leonino sobre a primeira daquelas matérias, tomadas no exercício de poderes que lhe hajam sido delegados pela Assembleia Geral.

O que aconteceu na Assembleia geral de 28 de Maio de 2008, “com um único ponto na ordem de trabalhos”, na qual foi apresentada aos sócios e submetida a uma única votação, uma proposta com 3 pontos, foi que o resultado dessa votação deu 63,4% dos votos a favor, conforme comunicado pela Sporting SAD no dia seguinte.

Quer isto dizer, que não obtiveram a maioria qualificada de 2/3. Foi, como tal, chumbada a proposta.

Convém, mais uma vez esclarecer que a Academia está a ser paga em leasing ao BCP e que no final do contrato o Sporting tem opção de compra.
Ora, a transmissão desse direito configura uma alienação de um bem imóvel, pelo que neste caso, aplica-se a necessidade de uma maioria qualificada de 2/3, ou seja 66,6%. NUNCA OS TIVERAM.

Trata-se pois, dum ROUBO, dum assalto ao Sporting Clube de Portugal, perpetrado por gatunos que mais uma vez atropelam e fazem letra morta dos Estatutos, com o único objectivo de darem GOLPADA atrás de GOLPADA.

E sempre com a conivência e a concordância dos mesmos, que de forma cega e submissa, tudo consentem, tudo autorizam, tudo legitimam, tudo vergadamente aplaudem e que obstinadamente teimam em não querer acordar.
Também eles estão a matar o Sporting.

Já esteve mais longe o dia do ajuste de contas."[/i]

A acção judicial, havendo fundamento legal para o efeito, devia ter sido interposta há muito tempo. No meio da emissão das VMOCS e da mais que provável subscrição por parte dos bancos das mesmas, consubstanciado esta operação não mais que num perdão de dívida pelo montante subscrito e sabendo-se que o trespasse da Academia serviu para se dotar a SAD de activos que servissem de garantia para a presente operação, não é este o timing mais correcto.

Porquê agora e não nos últimos meses? Porque não depois do fim da operação?

Antes de mais, gostaria de começar por pedir desculpas aos meus companheiros de luta, pela minha ausência.
Nos ultimos tempos por motivos profissionais, e também na tentativa de manter a minha sanidade mental, tive de reinventar a minha forma de viver o Sporting.

Este Sporting frouxo, vazio e pequenino, faz-me mal, angustia-me e prejudica-me. É triste dizê-lo, mas sou mais feliz sem este Sporting do que com ele.

A verdade é que cada acto tentado para rescuscitar o clube e que falha, o desanimo e a desistência começa a tomar conta de mim. Repito-me “foi a ultima vez” e resolvo deixar o que foi o meu clube às mãos de quem o “deformou”, a quem se identifica com ele.

Mas não consigo!!! Não sou capaz!!! Ao ver Sportinguistas como os que acima de mim escreveram, que fazem muito, muito mais que eu, a não desistirem, a não baixar os braços.

É impossivel desistir!!! Obrigado Leão09! Obrigado Chirola! obrigado a todos o que ainda lutam!!!
Mas sou sincero companheiros, começam a faltar forças!!!

É por vocês! É pela memória do que foi o meu clube, dos seus valores, do seu passado. Não consigo aceitar a humilhação de ver no meu clube, uma réplica barata dos chineses, do que outrora foi o ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

Companheiros, podem contar comigo!!!
No plano presencial, apenas em Fevereiro terei mais disponibilidade de agenda.
Em todos os outros podem contar comigo!!!

Mais uma vez Companheiros, peço desculpa ser fraco às vezes!!! Mas sem vocês há muito teria desistido.
CONFORTA SABER QUE NÃO ESTOU SOZINHO!!!

OBRIGADO LEÕES
SL

Festas Felizes!!!

Edit: opção 2, podendo passar a 1 (mais à frente falaremos).

Caro lion73, não poderia ter sido realizado antes porque apenas recentemente a venda foi concretizada.

Apenas ainda mais recentemente a CMVM aprovou o lançamento dos VMOC. Houve quem tivesse alertado a CMVM para toda a situação, e esteve-se a aguardar o desenlace da questão.

Por estes motivos a acção judicial não poderia ter sido colocada anteriormente.

O timing será um aspecto ainda a discutir.

Eu considero que nunca é tarde nem cedo para repor a legalidade da situação.

SL

Apoio completamente

Estou disposto a fazer os possíveis apesar de ser menor

Para mim acabava-se com a academia, se formos a ver os melhores vão parar aos nossos rivais e o refugo figa em Alvalade, com os nossos dirigentes incompetentes a academia serve só para gastar dinheiro.

Lixo.

E qual foi a resposta da CMVM? gostava de ver o senhor dAssociação dos Adeptos do Sporting, explicar o que tem sido feitopara reverter esta situação

A acção judicial que falo era uma providência cautelar; de qualquer das formas, que o futuro seja bem mais risonho que o presente. Lembro é que a operação está em curso.

:question: :question: :question:
Das poucas coisas em que somos dos melhores, se não o melhor a nível mundial :wall: É o sustento da economia sportinguista (que bem gerido nos podia tornar num Barcelona)

O que são Patrício, Carriço e André Santos no plantel actual? 3 dos 5 melhores atletas!

Também concordo com a péssima gestão que está a ser feita na Academia pela SAD mas isso que dizes roça elevados níveis de estupidez. Não seria só mau para nós como para o futebol em geral…

Quaresma, Montinho, Suinão, Carlos Martins, Varela que me lembre assim de repente, tens mais casos de sucesso nos outros clubes que no nosso.
E não sou daqueles Sportinguistas que ficam orgulhosos só porque o Ronaldo foi formado pelo Sporting, que fez ele por o Sporting? Nada.
Eu quero ser campeão com regularidade, assim é impossível.

Não é por formarmos bons jogadores que não somos campeões, o problema não está a montante e sim a jusante.

Não esquecendo que esses jogadores que foram mencionados deram cerca de 30M ao SCP. O problema está na gestão deles no plantel profissional e nos jogadores que NÃO são da formação, face uma política de contratações ruinosa. É a formação que tem tapado alguns buracos quer financeiros, quer desportivos.

Uma vergonha. Andamos a ser roubados na nossa própria casa e ainda se aplaudem acções destas.

Próximas campanhas clubefashion.com: Converse AllStar, Diesel e Pepe Jeans. Actuais New Balance, Police, Alba, Petusco… Mando-vos convite, ganho 5 euros com a vossa primeira compra e dou-o para apoiar judicialmente no sentido de reaver a academia

De volta.

Antes de mais, obviamente que apoio tudo o que for feito em prol da defesa do clube e da sua sobrevivencia e em prol da reposição da legalidade, mesmo que isso muito custe no imediato. E parece-me claramente que esta “missão” encaixa nestes desígnios.

Não voto em nenhuma das opções simplesmente porque nenhuma especifica a minha posição actual: Apoio a acção mas não tenho possibilidade de auxiliar monetariamente. Talvez lá mais para a frente!

Um reparo no entanto, sem sequer me alongar muito (se o tiver que fazer fa-lo-ei noutros locais). Por muito apreço que tenha e valor que reconheça a esta comunidade, não me parece estrategicamente acertado apresentar esta acção deste modo e neste tempo. A apresentação de apenas uma possibilidade, ainda para mais sem prazo definido, possibilita a quem quiser (e necessitar) a aplicação das contramedidas a esta, nomeadamente com estrangulamentos e envenenamentos comunicacionais e esvaziamento da acção. E todos os que foram mais próximos das candidaturas de oposição nas ultimas eleições saberá de certo ao que me refiro.

Este tipo de acção terá sempre de ser feita por um grupo de sócios bem organizado, com um bom apoio jurídico e um fundo de maneio necessário para as despesas. Não basta andar pela net a fazer petições, por muita boa vontade que as pessoas tenham.

Como é que é possivel existirem votos na quarta opção??? Ou são infiltrados, ou são sportinguistas invisuais em relação ao que se está a passar no clube…

Para mim foi opção 1, mas acho que para resultar tem de se deixar a blogoesfera e passar à “realidade”!