Abramovich anunciou o fim da era milionária do Chelsea

Três anos, dois títulos e 412 milhões de euros depois, Roman Abramovich anunciou, na primeira entrevista a um jornal inglês, ontem publicada pelo “The Observer”, que pretende reduzir o investimento no Chelsea. Em vez das contratações milionárias, o proprietário do clube e patrão de José Mourinho quer resultados da aposta na “escola de formação”. “A nossa estratégia é promover os nossos próprios jogadores, nos quais temos investido e esperamos vir a ter resultados”, declarou o milionário ucraniano que, no início da época, passou 44 milhões de euros para contratar o compatriota e amigo Shvechenko, cujo rendimento não corresponde, ainda, às expectativas. “Não posso dizer que não esteja completamente envolvido na compra de um jogador, mas o meu papel será significativamente menos importante do que o do treinador”, comentou Abramovich, que disse ter “grande respeito” por José Moureiro, apesar de não serem amigos: “Falando genericamente, trato-o com grande respeito e não apenas pelas suas conquistas futebolísticas”.

Já agora compra também o nosso Sporting e aposta aqui neste Mágico clube que a formação é o que nos rende mais! Acho que não era má ideia seres nosso presidente! :lol: :lol: :lol: :lol:

Ja lavou o que tinha a lavar, isto não nasce nas árvores…

O tempo deste já passou, não era agora que o queria no SCP e digo mais, Mourinho é grande treinador, mas em termos de formação não sei se será o que o russo quer…

Repare-se até nos jovens que já lá estavam, ou mesmo que o Mourinho foi buscar, ninguem joga, Joe Cole que era uma das maiores promessas não joga, Wright Phillips por quem pagaram um balurdio raramente é opção, o tal defesa Michiliene ou la como se chama, nem cheira, o tão controverso Salomon que acabaram por dar 17 M por ele ao Manure também não, o outro avançado cujo nome podia ir ver mas nao me apetece nem para fazer numero serve, Del Horno foi vendido a preço da uva mijona, Filipe Oliveira está emprestado em Portugal, Alcides ficou a apodrecer no slb…

Todos os jogadores que referi, são jovens entre os 18 e os 23 anos e no entanto nem se pode dizer que ele os lançou, pior, jogadores que já la estavam das escolas e com futuros promissores, foram corridos a sete pés, como Tobias Mikaelsson ou o outro PL ingles que foi vendido ao Tottenham se nao estou em erro…

Acaba o investimento, acho que acaba Mourinho, a ver vamos…

o Joe Cole esta lesionado, caso contrario era titular de caras, ate porque se te recordas, apos a ultima lesao ele jogou frequentemente, o problema foi ter-se lesionado novamente… :roll:

Compatriota?! O Abramovich é ucraniano? :roll:

Oh não, e agora :? ?

Bah…

o Joe Cole esta lesionado, caso contrario era titular de caras, ate porque se te recordas, apos a ultima lesao ele jogou frequentemente, o problema foi ter-se lesionado novamente... :roll:

Já não está lesionado ha algum tempo…

Acaba o investimento, acho que acaba Mourinho, a ver vamos...

penso que o teu raciocínio revela alguma falta de memória e é o utilizado pelos (ainda existentes!) detractores do génio do mal disposto mourinho.

Se te recordares o melhor futebol praticado por equipas de mourinho deu-se com pouco investimento: no Porto, sobretudo no ano da UEFA onde tivessem apanhado quem apanhassem papavam-nos. Era um festival. Logo parece-me injusto dizer que Mourinho vive dos milhões, aliás o que eu começo a achar é que quanto mais riqueza e milhões pior o futebol practicado pelas equipas dele, apesar de mesmo assim o chelsea fazer coisas maravilhosas.

O problema é que naquele chelsea actual, face ao investimento, não há espaço para muitas falhas, além de que as milionárias contrataçoes têm de jogar. Tens por exemplo neste momento um meio-campo só com jogadores centrais, a não ser quando joga robben, duvido que Mourinho cometa esse erro por sua exclusiva vontade, embora obviamente seja responsável pela opção. É a pressão das estrelas.

Penso que a opção de Abramovich pode ser perversa mas é inteligente. Eles gastaram uma pipa de massa a construir uma academia. Têm de a começar a aproveitar. Além disso este tipo de afirmações cumpre um objectivo principal, negocial: começar a anular a “sobretaxa” que o preço para o chelsea tem, em virtude da postura do clube até agora. Assim o Chelsea poderá começar a comprar gradualmente mais barato.

Conclusão: não vejo nestas declarações outra coisa que não seja um approach inteligente de quem tarda em dar saída aos prognósticos iniciais e, ao contrário de outros magnatas passageiros, continua de pedra e cal interessado no clube. Quem me dera.

…depois começam a comprar só uma estrela por ano…e obrigam-se a jogar com miúdos da cantera…a imprensa chama-lhes os “Galactics”…já vi isto em qualquer lado.

A.A.

Mauras, pouco ou muito investimento, em jogadores melhores ou piores, é investimento, acho que não me entendeste, o que quis dizer, e passo a explicar como se fosses burro, muito burro :lol: é o seguinte:

Não me parece que Mourinho seja o tipo de treinador capaz de agarrar numa academia cheia de putos com mais ou menos talento, ir introduzindo os mesmos na equipa, seja capaz de fazer a triagem dos melhores e mandar embora os que não prestam.

Nem me parece que consiga controlar o resto do balneario com estrelas a perguntarem pq não jogam.

Daí as minhas duvidas, ou vende Scheva por exemplo para jogar com Wright Phillips em vez de ir buscar outro avançado.

Tal como vende Robben para jogar com Cole, etc.

E aí eu quero ver como é, se reparaste nem estou a falar em verdadeiros putos da cantera, estes suplentes que falo têm lugar a titulares em qq clube do mundo, agora se vamos mesmo a putos de 17 e 18 anos como no SCP, não me parece que Mourinho consiga.

Aquilo que ele fez no porco, nao foi ir a cantera buscar 8 ou 9 e obter sucesso, foi ir buscar jogadores desconhecidos e expremer até ao tutano, não eram putos, eram homens feitos…

... Repare-se até nos jovens que já lá estavam, ou mesmo que o Mourinho foi buscar, ninguem joga, Joe Cole que era uma das maiores promessas não joga, Wright Phillips por quem pagaram um balurdio raramente é opção, o tal defesa Michiliene ou la como se chama, nem cheira, o tão controverso Salomon que acabaram por dar 17 M por ele ao Manure também não, o outro avançado cujo nome podia ir ver mas nao me apetece nem para fazer numero serve, Del Horno foi vendido a preço da uva mijona, Filipe Oliveira está emprestado em Portugal, Alcides ficou a apodrecer no slb...

Todos os jogadores que referi, são jovens entre os 18 e os 23 anos e no entanto nem se pode dizer que ele os lançou, pior, jogadores que já la estavam das escolas e com futuros promissores, foram corridos a sete pés, como Tobias Mikaelsson ou o outro PL ingles que foi vendido ao Tottenham se nao estou em erro…

Acaba o investimento, acho que acaba Mourinho, a ver vamos…

Que confusão que para aí vai:

• O jogador que foi comprado ao Man Utd foi o Mikel um médio nigeriano de 19 anos que fez até agora 9 jogos pela equipa principal.
  • O Salomon Kalou é um avançado de 21 anos da Costa do Marfim e que veio do Feyeenord. Jogou esta época 15 jogos e já marcou um golo.
  • o Mancienne é um defesa inglês de 19 anos que está emprestado ao QPR e por isso não tem jogado.
  • Joe Cole teve uma lesão grave que o fez perder o início da época mas entretanto já fez 6 jogos esta época.
  • Filipe Oliveira já estava no Chelsea antes de Mourinho para lá ir.
  • Wright Philips não conseguiu afirmar-se e foi um barrete.
  • Del Horno foi um mau negócio, deram 12 milhões por ele vendendo-o depois por 7,5 milhões.
  • Alcides nunca vi referência nenhuma nos meios oficiais do Chelsea a dizer que este jogador pertencia aos quadros do clube.
  • Tobias Mikaelsson não conheço de lado de nenhum e tenho quase certeza que não estava no Chelsea o ano passado.
  • O único avançado jovem, inglês, que saiu esta época foi Carlton Cole que saiu para o West Ham.

Em relação às camadas jovens do Chelsea à custa de muitos roubos e negócios estranhos daqui as uns 2 ou 3 anos sairão dali jogadores de grande qualidade.
Mas ainda terão de comer muita sopa para ultrapassar Man Utd ou Arsenal. Ter um projecto bem estruturado que dê frutos numa academia de jovens não é fácil. :?

Que confusão que para aí vai: - O jogador que foi comprado ao Man Utd foi o Mikel um médio nigeriano de 19 anos que fez até agora 9 jogos pela equipa principal. - O Salomon Kalou é um avançado de 21 anos da Costa do Marfim e que veio do Feyeenord. Jogou esta época 15 jogos e já marcou um golo. - o Mancienne é um defesa inglês de 19 anos que está emprestado ao QPR e por isso não tem jogado. - Joe Cole teve uma lesão grave que o fez perder o início da época mas entretanto já fez 6 jogos esta época. - Filipe Oliveira já estava no Chelsea antes de Mourinho para lá ir. - Wright Philips não conseguiu afirmar-se e foi um barrete. - Del Horno foi um mau negócio, deram 12 milhões por ele vendendo-o depois por 7,5 milhões. - Alcides nunca vi referência nenhuma nos meios oficiais do Chelsea a dizer que este jogador pertencia aos quadros do clube. - Tobias Mikaelsson não conheço de lado de nenhum e tenho quase certeza que não estava no Chelsea o ano passado. - O único avançado jovem, inglês, que saiu esta época foi Carlton Cole que saiu para o West Ham.

De facto confundi o Kalou com o Mikel, mas de resto não invalida em nada a minha teoria, ambos são jovens, ambos não jogam, a nao ser que aches que entre EPL, FA CUP, Carling Cup e CL 6 a 9 jogos são normais.

Kalou não fez 15 jogos a titular, entra como sinal horario a 10 mn do fim de vez em quando.

Mancienne, eu sei bem que foi emprestado, ainda mais razão me dá na minha teoria.

Joe Cole teve uma lesão, de cuja qual ja esta recuperado ha algum tempo, não joga a mesma.

Del Horno um mau negócio? Só pq ele nao se contentou com o basco e resolveu ir sacar o Cole ao Arsenal, Del Horno não jogava mal.

Alcides, pela enésima vez, está emprestado pelo Chelsea aos orcs…

Mikaelsson voltou à Suécia

Carlton Cole é mais um exemplo de como não aproveitam os jovens da Cantera, tal como Filipe Oliveira, não me interessa se ja la estava antes do pekeno Mouro chegar ou não.

Nada do que dizes refuta a minha teoria que Mourinho não é capaz de os aproveitar, simplesmente empresta-os, ou manda-os embora, indo buscar jogadores mais velhos…

Compatriota?! O Abramovich é ucraniano? :roll:

O Roman Abramovich é Russo e não ucraniano

Incitatus, não estou a pôr em causa a tua teoria sobre o não aproveitamento de jovens jogadores por parte de Mourinho. Estava apenas a tentar ser mais preciso naquilo que disseste.

Em relação lançar jovens, não é nem nunca foi, o forte de Mourinho. Também temos de reconhecer que lançar jovens como faz o Sporting não é tão fácil de fazê-lo na Premier league. Existem treinadores capazes de o fazer, Wénger e Fergunson mas isso são treinadores com outra experiência e tempo de treino em Inglaterra.

Ferguson tem um belíssima academia onde formam excelentes jogadores e onde vão buscar mais alguns ao estrangeiro para acabar de formar.

O Arsenal também tem uma boa academia mas onde é dado maior ênfase aos jogadores em fase final de formação que são recrutados no exterior.

Para o Chelsea ter uma Academia ao nível da de Old Traford e com a capacidade de formar jogadores britânicos com a qualidade que por lá fazem demoraria largos anos.

A abordagem que poderá trazer resultados a curto-médio prazo é a do Arsenal: recrutar jovens promessas estrangeiras em fase final de formação. O Chelsea tem adoptado esta política e posso garantir-te que têm lá jogadores de elevada qualidade que poderão a vir dar que falar dentro de 2 ou 3 anos. Até lá não se podem esperar grandes resultados do sector de formação.

Todos os jogadores que referiste são jogadores anteriores a esta nova política que foi posta em prática pelo Chelsea. Jogadores como Carlton Cole, Filipe Oliveira ou até Huth não eram jogadores com a qualidade necessária para jogar ao mais alto nível. Existem na equipa de Reservas e na academia uma série de miúdos de 16 e 17 anos que prometem muito e daqui a uns anos se Mourinho ainda por lá estiver tenho quase certeza que apostará neles.

Não me parece que Mourinho seja o tipo de treinador capaz de agarrar numa academia cheia de putos com mais ou menos talento, ir introduzindo os mesmos na equipa, seja capaz de fazer a triagem dos melhores e mandar embora os que não prestam.

Eu posso ser burro, muito burro :slight_smile: mas está-me a parecer que acabas por reduzir tudo a gut feeling… ou seja… parece-te que de cantera ele não aproveita, mas não sabes, e os exemplos que dás não são bons.

Deixo-te no entanto alguns exemplos de lançamentos ou mesmo “salvamentos” que mourinho fez, de canteras:

• Maniche - estava perdido na luz. Foi ele que o fez mostrar-se na luz, e mais tarde foi ele que o salvou para o futebol nas antas.

• Postiga - tirando esta época, onde finalmente está a ter uns mesitos bons, este produto da cantera só funcionou com mourinho, mais ninguém. E que funcionamento! Postiga no ano da UEFA estava arrasador.

São dois exemplos. Agora não tenho bases para dizer que a cantera do chelsea quando o Mourinho lá chegou valia alguma coisa logo não posso dizer se anda a aproveitar ou desaproveitar. Ainda não vi nenhum gajo feito no chelsea que ele tenha desaproveitado e esteja a mostrar serviço elsewhere, mas admito estar distraído.

Para mim Mourinho apresenta um único grande erro: chama-se TIAGO. Um jogador do ca-ce-te que ele mandou embora. Essien é muito bom, mas ele tem lá 5 ou 6 que podia ter empandeirado para o Lyon que não o excelente Tiago.

PS - Nota complementar - o facto de sermos miseráveis não quer dizer que exista algum valor ou racionalismo em fazer equipas de 8,9 jogadores de cantera nos dias que correm. Nem 8 nem 80. Precisas de boa cantera e bom aproveitamento da mesma assim como precisas de bons reforços complementares para chegares a algum lado. O meu gut feeling é o inverso: acho que o discurso psico-treta do mourinho ainda deve render mais com young guns em lançamento, que tenham qualidade, não me custa imaginar um yannick, um moutinho a renderem ainda mais com um mourinho nos mind games por detrás. Tem tudo para dar certo.

Mourinho relançou Maniche (no Benfica) e lançou Ricardo Costa e Postiga por exemplo.
Nunca apostou muito em jovens vindos da cantera porque provavelmente nunca teve matéria onde valesse a pena investir.

Apostou em alguns jogadores jovens nos clubes por onde passou e lembro-me de ainda ter lançado alguns jogadores da cantera do Porto num jogo contra o Barcelona.

Daqui a 2 ou 3 anos se Mourinho ainda estiver no Chelsea terá seguramente grandes promessas em quem apostar. Aí então se verá. :wink:

Para mim Mourinho apresenta um único grande erro: chama-se TIAGO. Um jogador do ca-ce-te que ele mandou embora. Essien é muito bom, mas ele tem lá 5 ou 6 que podia ter empandeirado para o Lyon que não o excelente Tiago.

Não concordo. O Tiago teve diversas oportunidades para agarrar o lugar e nunca o fez. Terá feito um ou outro jogo mais bem conseguido, coroado com alguns bons golos, mas a generalidade das suas actuações eram relativamente fracas. Ao Tiago falta-lhe garra para jogar num futebol como o inglês que se joga sempre a alta velocidade e com grande intensidade. Até poderia render num clube de nível inferior, mas no Chelsea não.

Asneira de Mourinho foi a vinda de Ballack, jogador que nada trouxe de novo ao Chelsea. Apesar de ser um excelente executante, não é também um jogador de grande luta, acabando por ter um rendimento pouco superior ao de Shevchenko.

Mas, em matéria de contratações, o Mourinho tem falhado em diversos sectores. Extraordinário é que consiga manter o Chelsea vencedor apesar dessas contratações erradas. No plantel actual, lembro-me do Dwight-Philips, do Boulahrouz, ou mesmo do Hilário, jogadores que serão tudo menos mais-valias para um clube como o Chelsea.

desses 3 que referes apenas concordo que falhou com o khalid… repara que contratou o hilário para 3 gk…e ele para isso serve muito bem. o wright-philips acho que ainda tem margem para progressão e continua a ser útil para o plantel em diversos jogos onde a sua velocidade é necessária.

já o boularhouz só faz merda atrás de merda a cada jogo que passa!

:arrow:

desses 3 que referes apenas concordo que falhou com o khalid... repara que contratou o hilário para 3 gk...e ele para isso serve muito bem. o wright-philips acho que ainda tem margem para progressão e continua a ser útil para o plantel em diversos jogos onde a sua velocidade é necessária.

já o boularhouz só faz merda atrás de merda a cada jogo que passa!

:arrow:

A minha opinião sobre o Hilário é que ele é francamente mau. Até se safou nos primeiros jogos, mas assim que o Terry saiu e a estrutura habitual da defesa mudou toda, têm sido falhas umas atrás das outras. Cada bola que chega pelo ar à área é um pânico, mesmo sendo o Hilário um guarda redes de boa envergadura.

Para terceiro guarda-redes, mais valia o Mourinho ter apostado num qualquer jovem do Chelsea, ainda com margem de progressão. O Hilário nunca passará daquilo, não compreendendo o porquê da sua ida para Inglaterra.

O Dwight-Philips é para mim um caso perdido. Tem realmente a tal velocidade e um estilo pouco comum nos jogadores ingleses, mas junta a tudo isso uma total falta de noção do que deve fazer à bola, acabando por perdê-la por diversas vezes em situações perfeitamente infantis. Não acredito que ainda vá lá.

O Dwight-Philips é para mim um caso perdido. Tem realmente a tal [b]velocidade[/b] e um estilo pouco comum nos jogadores ingleses, [b]mas junta a tudo isso uma total falta de noção do que deve fazer à bola, [/b]acabando por perdê-la por diversas vezes em situações perfeitamente infantis. Não acredito que ainda vá lá.

:lol:

E com o Doula por ai bem mais barato… :stuck_out_tongue:

O Dwight-Philips é para mim um caso perdido. Tem realmente a tal velocidade e um estilo pouco comum nos jogadores ingleses, mas junta a tudo isso uma total falta de noção do que deve fazer à bola, acabando por perdê-la por diversas vezes em situações perfeitamente infantis. Não acredito que ainda vá lá.

O Wright-Phillips para mim é um jogador ainda com margem de progressão daí que não concorde quando dizes que é um caso perdido, ele de facto corre bastante mas faz pouco e isso numa equipa como o Chelsea é fatal e talvez por ai o queiram trocar com um que agora não me lembro do nome que inclusive marcou um golo ao Chelsea aqui há umas semanas e esse tal jogador tem velocidade e como seu aliado um bom drible e um bom remate.

Acho o Wright-Phillips um jogador com capacidade para jogar melhor, talvez numa equipa mais inferior como o Newcastle ou Boro consiga dar mais nas vistas e evoluir ainda mais.