Abordagem ao Dossier - Guarda Redes do SCP - 2015/2016

Crio este tópico para discutirmos a abordagem ao Dossier - Guarda Redes. Crio isto exatamente como fez o [member=3466]Strikerr para os outros. Com esta noticia do Rui lembrei-me que faltava este topico e por criei-o

A ideia é cada um definir, de forma realista, com que lote gostaria de abordar a época de 2015/2016.
No fundo, trata-se de responder, de forma fundamentada, às seguintes questões:
Que entradas?
e
Que saídas?

PS:
Quem achar que tem algum interesse para a sua análise pode encontrar alguns dados sobre os nossos jogadores e sobre os jogadores rivais em http://www.forumscp.com/index.php?topic=65104.0.

Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=65126.0#ixzz3XWuRlUHm

Acho que o Boeck deve sair, nao é uma real mais valia, nao tem mais potencial por onde evoluir e o contrato esta a chegar ao fim. Em relaçao ao Rui tambem nao sou contra um venda a rondar os 15M. Ele ja merece mudar de ares e nao podemos renovar com ele, ja tem um salario muito elevado. O contrato acaba em 2018 por isso este ano ou no maximo no proximo (Euro) tem de ser vendido. Sendo que este ano a sua venda e a do Slimani talvez permitam manter o William e o Carrillo. No fundo nao acredito que ele possa valorizar mais do que isso mesmo com o euro.

A nivel nacional gosto do Matheus (Braga) e do Raeder sendo que acho que o Raeder ainda nao esta pronto para ser titular do Sporting e o Matheus provavelmente sera caro.

Uma boa oferta pelo Rui e não descuraria a sua saída, mas o ideal seria manter. A sair, teria de se ir ao mercado buscar um guarda redes para titular.
Já o Boeck acho que para titular não tem qualidade suficiente mas é demasiado bom para estar parado há tanta época no banco, não é nenhum Tiago. Por mim era deixá-lo ir.
Se os carapaus vendessem barato, ia buscar o Raeder para segunda opção ou para emprestar.

GR:
Rui Patrício (?)
Luís Ribeiro

Patricio é para ficar (talvez for ever and ever? :mrgreen: ).

Boeck pode ficar até final de contrato.

Done. :mrgreen:

Não faz sentido deixar o Boeck sair agora. Tinha escrito isto, há dias, noutro tópico.

Para a próxima temporada, as opções de saída são o R. Patrício e o L. Ribeiro.

No caso do R. Patrício, a saída é uma opção como já o é há várias temporadas. É um bom jogador, está na idade certa para se fazer o encaixe financeiro com ele e não duvido que o jogador tenha outros interesses para a sua carreira - entenda-se: jogar numa liga superior.

Quanto ao L. Ribeiro, já está há muitas épocas na equipa B. Na próxima época não faz sentido que continue por lá. Já não está a ganhar nada. Precisa de outro desafio para evoluir. Confesso que ainda não estou totalmente convencido de que possa ser o nº 1 do Sporting CP. É um jogador interessante, principalmente pela evolução tremenda que teve na equipa B, mas está longe de me convencer. De qualquer forma, a melhor opção passa por um empréstimo (para um patamar superior) para ver no que dá.

Relativamente ao M. Boeck, neste momento, não tem grande valor no mercado. Vendê-lo não trará qualquer retorno financeiro. É um guarda-redes competente, mas que não me inspira confiança para se assumir como o principal titular no Sporting CP. Só tem contrato por mais uma temporada, não sei se lho renovava, aguardava para ver a evolução do L. Ribeiro no empréstimo. Dependendo do que aí retirasse, oferecia-lhe (ou não) a renovação. Se aceitasse muito bem, se não aceitasse ninguém morria e, daqui a 1 ano (e picos) seguia a carreira noutras paragens.

Se o Patrício sair, é imperioso reforçar o plantel. G gosto da opção S. Kapino. Aparentemente, já houve namoro entre o jogador e Sporting CP. Não tem jogado no Mainz, logo, poderá estar disponível por um valor acessível.

Adorava que o Rui Patrício ficasse até ao final da carreira mas, para atingir outros objectivos (financeiros e desportivos), aceito a sua saída por valores a rondar os 13-15M (o SCP só tem 85% do passe).

Como escrevi noutro tópico, e assumindo que este dossier era para ser fechado com a melhor relação custo-benefício possível, tenho 3 sugestões preliminares:

Pensando em soluções de menor custo:

(i) Estebán Alvarado acaba contrato com o AZ este verão.

(ii) Bill Hamid

Mais um Keeper norte-americano que parece ter as condições para singrar no futebol europeu: concentração, liderança, bom entre os postes. Vi muito pouco dele mas pareceu-me uma solução interessante. Keeper do ano de 2014 na MLS, um perfeccionista com mentalidade forte do que pude ver/ler em algumas entrevistas (p. ex. Soccer on ESPN - Scores, Stats and Highlights)

Com um salário anual de 200mil USD, seria um jogador ao nosso alcance com potencial de valorização.

(iii) Stefanos Kapino: O SCP tentou contratá-lo o ano passado mas sem sucesso. Tem jogado muito pouco no Mainz. Poderia ser uma solução interessante, talvez um empréstimo com opção de compra.

EDIT: Saíndo Patrício, ficaria com Boeck esta época (para suplente).

Percebo uma venda do Rui por valores a rondar os 15M, sobretudo tendo em conta o que ganha. Aliás, esse é o único motivo que me leva a colocar a hipótese da sua saída. Caso contrário, por mim ficava cá muitos mais anos. Acredito, ainda assim, que o momento mais oportuno para o tentar vender bem vendido será o verão de 2016: nesse momento só terá mais 2 anos de contrato e um bom Europeu pode aliciar interessados e inflaccionar o preço.

Aceitaria saída do Rui Patrício por 15M, apesar de preferir que cá continue. Mal ou bem é um símbolo do clube e uma garantia de qualidade, é o melhor em Portugal e o melhor português.
Mas aceitaria por esses valores pois sempre deu tudo ao clube, e eventualmente quererá ganhar mais e fazer épocas numa liga mais competitiva onde possa evoluir ainda mais.

O Boeck é dos poucos jogadores que vive o clube intensamente, é uma garantia como outros não têm(eu tremia forte e feio se tivesse um Artur no banco) e não há assim tantas alternativas com experiência ao valor que o Boeck ganha. No entanto, se por sua vontade quisesse sair, não me oporia da mesma forma como o RP.
Luís Ribeiro tem de ser emprestado para rodar, não pode ser colocado como segunda opção para estagnar o processo. O mesmo para qualquer GR jovem, na minha opinião.

Duvido que Marcelo se queira manter eternamente na sombra, já muito vem aguentando. Não estou a ver propostas milinárias pelo Rui, pelo que não fará sentido vendê-lo, dependendo sempre da real vontade do jogador. Falar é bonito, mas quando acenarem com as propostas milionárias, não lhe levo a mal que queira melhorar a sua vida. Assim sendo, não está difícil de ver:

Patrício deve manter-se, mas surgindo uma grande proposta (menos provável) sairá.
Duvido que Boeck fique mais uma época inteira no banco pelo que temos de arranjar um 2.º GR ou 1 titular ou um suplente.
Posso estar equivocado, até por ser numa equipa pequena, mas sempre apreciei o Adriano F. do Gil. Agora, são contextos totalmente diferentes. Mas como alternativa, não me parecia mau.

Mantenho a minha preferência…

Lukas Hradecky, internacional A finlandês, actualmente no Brondby.

Ia lá fazia uma proposta e trazia o Hradecky e o Holst, lateral direito de 20 anos, para a equipa B.

Curiosamente, não sei bem como é que o Hradecky defende tanto… Deve ser por controlar bem o campo:

Sinceramente nao estou a espera que o L Ribeiro venha a dar alguma coisa.

Se o Boeck nao tem valor hoje nao tera no proximo ano porque saira a custo 0 e provavelmente pouco jogara por isso se houver algum clube interessado e que lhe de mais dinheiro entao que va, nao vale a pena estar a prender o rapaz. Sempre foi um bom profissional e sempre mostrou amor pela camisola, respeito o por isso e acho que tanto para nos como para ele, a saida parece ser o melhor caminho.

[member=3605]VeDrIx, quando é que te sentas com o Presidente a preparar a próxima época? :smiley: Eu sei que ele não anda com muito tempo livre mas… :wink:

Se houver disponibilidade e vontade… em breve ! :stuck_out_tongue:

Patrício
Boeck

Não há muito por onde fugir, espero que o Rui continue por cá (e acredito que isso irá acontecer). Caso o Boeck saia - compreenderei perfeitamente - subia o Luís Ribeiro, de quem gosto muito.

Tem contrato, portanto…

Na A: Rui Patrício (não acredito que saia esta época) e Marcelo Boeck/Contratação (preferencialmente ficaria com o Marcelo, e se for possível até lhe renovava o contrato, mas se a vontade dele for a de sair temos de ir buscar alguém experiente, de preferência por empréstimo e com experiência de Liga Portuguesa).

Na B: Guilherme Oliveira e Vladimir Stojkovic (tem contrato até 2017).

Saídas: Luís Ribeiro (empréstimo a uma equipa de 1ª Liga onde seja titular).

Vender patricio
dar oportunidade marcelo, penso que e superior ao patricio
Subir luis Ribeiro ou contratar outro

Capa d’ O Jogo

Se o Rui sair e formos buscar outro guarda-redes para titular, então também acredito que o Marcelo saia.

Que desperdício :wall: