O meu primeiro problema com o Abel é a inconstância nas suas opções. Ele acha que é fazer formação, eu acho que não ter “indiscutíveis” (jogadores que joguem sempre) prejudica os maiores talentos (que precisam de competição).
O meu segundo problema com o Abel é que não vejo grande trabalho seu de qualidade, na forma como a equipa joga. Para o fut. formação talvez fosse boa opção, para a Equipa B acho que é preciso mais.
De qualquer forma, o próprio Jardim, em concordância com a estrutura, estará tão ou mais atento que eu à importância de se treinar bem na Equipa B.
Apesar de uma entrada no campeonato um pouco infeliz, os resultados têm vindo a aparecer. A equipa tem ganho e com certeza existe influência do seu treinador. O papel deste numa equipa B do Sporting é um pouco complicado, porque não só está sempre dependente das opções tomadas pela equipa A como durante a semana existem elementos que nem sequer treinam com a equipa e no fim de semana acabam por jogar, o que dificulta o trabalho tático e até técnico ao seu treinador. Até ver os resultados têm sido satisfatórios e Abel é o resto disso mesmo, por isso, foça e continuação de bom trabalho.
Houve uma transição do Abel dos Juniores para a B, que são realidades competitivas muito distintas o que obriga a um certo tempo de adaptação;
O Abel vinha de uma equipa de formação e vem para uma equipa que alia a componente de formação com a componente de recuperação de jogadores da equipa A, pelo que nem sempre é ele o responsável pelo 11 inicial.
Dito isto, começámos mal mas estamos a melhorar, o que me leva a crer que terá sido por alguma inadaptação inicial do Abel ao cargo.
Ele é um homem sério e parece-me ter muito carácter. Tudo o resto virá com o tempo.
Tudo o que dizes é verdade, mas é exactamente por essas razões que se questiona a aposta no Abel, tendo em conta ainda a sua aparente falta de capacidade de liderança e motivação.
Pelos jogos das suas equipas. Quando pegou nos Juniores, foi abismal a mudança (para pior) de atitude dos jogadores dentro de campo (pelo menos, nos jogos que vi). Nos B’s continua a ser o mesmo.
Claro que já vi grandes jogos das suas equipas, com os jogadores a entrarem dentro de campo com grande atitude. Mas pelos jogos que vi (que terão sido perto de metade dos que fez até agora) acho que o mais recorrente é terem pouca atitude. O que me leva a crer que não terá grande capacidade para motivar os jogadores.
Lembro-me dos jogos dos Juniores do Sá Pinto, e a equipa dava tudo do 1º ao último minuto. E o Sá, podia não perceber metade do que o Abel percebe como treinador e formador, mas fez aqueles putos evoluírem imenso. Para além de dar um enorme gozo a nós de assistir aos jogos.
Confirmando-se o que eu acho sobre o Abel, acho que ele daria um óptimo adjunto. Mas precisa de um líder ao seu lado, alguém com carisma e que conquiste os miudos como o Sá por exemplo. Embora o ideal fosse algúem com maior experiência com quem pudesse aprender mais.
Espero que Abel continue no Sporting, pois está a fazer um excelente trabalho e como está já em sintonia com o treinador Leonardo Jardim é muito bom mesmo que continue.
Completamente em desacordo com esta afirmação. Não consigo vislumbrar que esteja a fazer um excelente trabalho na equipa, nem sequer um bom trabalho.
O Abel foi um bom profissional, mas é muito tenro ainda como treinador de futebol. O salto que deu dos juniores para a equipa B foi precipitado, não tinha / não tem ainda estofo para estar a comandar uma equipa B de um clube que vive da formação. Que tem na formação a sua principal bandeira. E digo que não estava preparado porque nota-se alguma confusão na equipa B, numa identidade de jogo, ausência de dinâmicas, ausência de um plano de jogo. Compreendo que as lesões, as expulsões, têm afectado o trabalho do Abel, compreendo, mas não é desculpa para ver a displicência táctica que se vê na equipa. Por vezes, até parece que não conhece os jogadores que tem em mão e isso não é bom, nem para ele, nem para a equipa. Não há consistência no seu trabalho à frente da equipa B, é inconstante nas suas decisões, assim é difícil avaliar a evolução de um jogador, até para o próprio não é bom porque a polivalência torna um jogador mediano em várias posições, não sendo excelente em nenhuma; há excepções, mas regra geral é assim. Na equipa B o trabalho de evolução nos jogadores é muito mais importante que os resultados, mas até aí não podemos afirmar que estamos bem. Tem valido, essencialmente, à equipa B a aparente excelente qualidade de alguns jogadores, tem ajudado a disfarçar alguma ausência de trabalho técnico / táctico.
Se a época passada tínhamos motivos aparentes para não estar a gostar do trabalho feito na equipa B, esta época as coisas conseguiram piorar. Talvez no fim da época fosse prudente ponderar a troca de equipa técnica.
Bem, a não ser que o futebol praticado e os resultados sejam extraordinários, haverá sempre a tendência para a critica fácil, até porque a equipa B assenta numa dualidade formaçao/competição cujo equilibrio não é muito fácil.
Na época passada, constavam desta equipa Arias e Rubio, que eram elementos úteis na equipa e que em conjunto os seus salários talvez ultrapassassem o actual custo que o Sporting tem com todo o plantel actual da B; constavam também e até meio do ano Bruma, Ilori e Dier e nos primeiros meses da época viu-se muito bom futebol e a equipa no topo, durante muito tempo.
Depois a vassourada na A, as subidas de alguns jogadores de forma definitiva e um vai vém excessivo de outros, acabou por retirar o foco competitivo dos miúdos, sendo que alguns desceram a pique de rendimento ( Zezinho o caso mais paradigmático ). No fundo, acho que o que correu menos bem no ano passado não derivou tanto do trabalho da equipa técnica e do planeamento dos B, mas das necessidades da A, que mudaram completamente a meio do ano.
Esta época e sendo Abel um profissional que sempre respeitei ( bem mais que Dominguez ) e que tenho como uma pessoa séria e inteligente, não deixando também de de sofrer por aquilo que foi imposto pela equipa principal ( utilização pontual de alguns jogadores fora do grupo de trabalho de Abel ), parece-me que acima de tudo sofre pelas consequências do seu próprio trabalho.
Parece-me haver alguma desorganização e falta de coerência táctica e de principios de jogo na orientação técnica dos B e a equipa mostra exactamente isso em campo.
Chown, eu penso o contrário, para mim o Abel já parece estar bem conhecedor da equipa, tudo bem pode ser tenro, mas todos temos que começar um dia e pelo que tenho visto e ouvido da parte dele a sintonia com o treinador Leonardo Jardim é já muito boa e tem resultado bem, logo não vejo o porquê de não continuar, se esta época servirá de base na próxima será certamente melhor e os dois treinadores estarão ainda melhor na comunicação e não só.
A época passada não tive nenhum motivo para não gostar da equipa B, tal como não tenho esta, a liga B é uma liga muito difícil e para além disso o importante não é o lugar que ocupamos ou não, o importante é formar jogadores para sempre que o treinador Leonardo Jardim entender chamar à equipa A.