Abel Ferreira - Treinador Equipa B [13/14]

Acho que a equipa B deveria ter outro tipo de treinador. Um treinador mais experiente e com anos de formação. Não me importo que percam jogos na 2 liga mas que apresentem crescimento como profisionais ao longo da época. Não me parece que Abel tenha caractristicas para ser o Treinador de jovens no ultimo patamar antes de jogarem na equipa A.

:great:

Pois, também já me explicaram isso no tópico da Equipa B. Obrigado.

Que o Abel não tem as habilitações necessárias para treinar nas ligas profissionais já todos vimos.

Todos, salvo seja. Eu ainda não concluí sobre isso.

Não tem características? O que é isso? Não tem experiência e anos de formação? O Paulo Bento, como muitos outros, também não tinha e não foi por isso que dali não saiu um bom treinador.

Até pode sair um bom treinador, isso não discuto. Mas eu não faço questão que o Sporting B seja campeão por isso dispenso bons treinadores para a equipa B e priveligio um bom formador de homens e profisionais. Abel não tem garra, influencia, disciplina e outras tantas caractristicas que são fundamentais para jogadores que atravessam a fase de junior para profissional. Não basta colocar a melhor equipa a jogar. Tem de se motivar e fazer sobresair o melhor do jogador. Tem de se disciplinar e mostrar quem manda é o treinador.
Tem de se ter pulso no ego de jovens que estão habituados a serem os melhores nas competições de jovens e direcciona-los para uma realidade algo diferente.

Mas como é que sabes que não tem isso tudo que dizes? Já foste treinado por ele?

Nem eu, bem procurei pela internet o nível de treinador do treinador Abel, sendo que isso de nada me interessa já que sempre gostei do Abel e continuo a gostar, mas era apenas para tirar duvidas, mas o certo é que não encontrei nada em relação a isso. :great:

Sempre tive a ideia contrária. Lembro-me de ler uma entrevista qualquer onde até o chamavam de professor por ter o curso de educação física e andar sempre de livros atrás. Na altura ficou-me a ideia de que também já pensava em ser treinador após o final de carreira.

POis eu tenho a certeza que quando estava no último ano de contrato de jogador com o Sporting, e era claro que o clube não ia renovar, ele disse que ainda era cedo para ser treinador, pois queria jogar mais anos.
Só a lesão grave que sofreu o fez mudar de ideias, já que esteve muito tempo parado, e com a idade que já tinha ia ser complicado voltar em bom nível.
Agora, dizer que não queria ser treinador nunca lhe ouvi.

Exacto , não queria acabar a carreira assim … no entanto , a gravidade da lesão levou-o a aceitar a proposta que lhe fizeram ( e fizeram varias vezes )

Eu gosto do Abel , não sei porquê sempre simpatizei com ele :inde:
Em relação a ter condições para treinar a equipa B , pois não sei …não tem corrido bem este início da equipa
Se ele incute o que devia na equipa , também não sei pois não vejo os treinos
Que por vezes toma decisões como por exemplo em substituições que não percebo …sim acontece
Desejo-lhe o melhor e que isto corra bem melhor do que tem corrido , na volta tem de ser mais rigoroso com os miúdos não sei pois não sei como este lida com eles , estou aqui a "mandar tiros no escuro " :inde:
No fundo só quero que a coisa corra bem e que ele prepare bem os jovens para estes estarem fisicamente e psicologicamente preparados para a equipa principal , aliás é este o objectivo da equipa B , preparar os jovens e estes continuarem a treinar e a aprender sem serem emprestados continuando a envergar a VERDE E BRANCA

Mas isso é outra coisa. Uma coisa é não querer ser já, outra é não querer. E dizer que “não para já” ou “ainda é cedo” é o contrário a dizer “não quero e ponto”.

Embora não tenha a certeza, creio que o Abel tem o curso de Psicologia e não o de Motricidade Humana. A entrevista foi dada no final da carreira, mas ainda antes da grave lesão. Ele deixou muito claro que ser treinador não estava nos seus planos. Foi a gravidade da lesão que levou os responsáveis do Sporting a convidá-lo para treinador das camadas jovens, não só porque tinha ainda contrato, como também porque tinham mais confiança nas qualidades do Abel, do que o próprio. Ele acabou por ser convencido a treinar e aí temos o Abel há 2 anos, entre os júniores e a equipa B a fazer um trabalho absolutamente banal, em que nem se vêm resultados, nem há evolução dos jogadores. E ainda não se deu ao trabalho de ir tirar o curso adequado ao nível que treina, tal o empenho com que está. É o Francisco Barão que aparece como treinador nas fichas de jogo. Para quem anda sempre com os livros atrás, não está mal.

Fico satisfeito que o Abel tenha arrepiado caminho e os resultados e as exibições tenham passado a ser mais condizentes com a qualidade dos jogadores que tem à disposição. Infelizmente temos um treinador que ainda está a aprender e muitas vezes na vida aprende-se com os próprios erros.

Parece que houve muitos juízos precipitados em relação a Abel.

Eu ao contrário de uma maioria não exijo que ande com a equipa nos lugares cimeiros(só mesmo uma descida de divisão seria reprovável e nefasto para o projecto da equipa B),o que se pede é que prepare bem estes atletas de forma a que num futuro próximo possam vir a ser soluções para a equipa principal.

De resto a classificação pode ser considerado como um bónus(é sempre agradável ver o Sporting a vencer,seja o A ou B :slight_smile: ),mas é algo que é verdadeiramente insignificante naquele que é propósito das equipas B.

Ou então é um percurso próprio de um treinador que tentou trabalhar tendo em conta as suas ideias, condicionado pelas especificidades da equipa B e as coisas não acontecem num piscar de olhos. A equipa evolui, alguns jogadores estão em crescendo e isso é sinal de trabalho bem feito.

É mais um caso de juízos de valor precoces e sem grande conhecimento de causa e que saíram furados.

:arrow:

Sempre gostei do Abel, sempre lhe vi características de um futuro bom treinador, pois sabemos que sempre foi um dos líderes de balneário, muito profissional, além de ter procurado continuar a estudar, mesmo jogando futebol. Para mim, revela algo sobre a sua personalidade.

Perante isto, quis acreditar que ele era a escolha certa para os júniores e, posteriormente, para a equipa B. Não posso dizer que acho que tenha feito um trabalho brilhante, mas acho que está a melhorar e o Sporting só tem a ganhar com isso.

Líder?! Se há características que não se reconhecem ao Abel são as de líder. Não mostrassem as suas equipas sempre tão pouca atitude dentro de campo. E penso que isso é a crítica normal ao Abel enquanto treinador principal dos B’s.

Porque de resto ele já mostrou ser competente e ter boas ideias sobre Formação, mas precisa de ser um líder para os jogadores para conseguir ser um bom treinador e formador.