Acho que a equipa B deveria ter outro tipo de treinador. Um treinador mais experiente e com anos de formação. Não me importo que percam jogos na 2 liga mas que apresentem crescimento como profisionais ao longo da época. Não me parece que Abel tenha caractristicas para ser o Treinador de jovens no ultimo patamar antes de jogarem na equipa A.
Não tem características? O que é isso? Não tem experiência e anos de formação? O Paulo Bento, como muitos outros, também não tinha e não foi por isso que dali não saiu um bom treinador.
Até pode sair um bom treinador, isso não discuto. Mas eu não faço questão que o Sporting B seja campeão por isso dispenso bons treinadores para a equipa B e priveligio um bom formador de homens e profisionais. Abel não tem garra, influencia, disciplina e outras tantas caractristicas que são fundamentais para jogadores que atravessam a fase de junior para profissional. Não basta colocar a melhor equipa a jogar. Tem de se motivar e fazer sobresair o melhor do jogador. Tem de se disciplinar e mostrar quem manda é o treinador.
Tem de se ter pulso no ego de jovens que estão habituados a serem os melhores nas competições de jovens e direcciona-los para uma realidade algo diferente.
Nem eu, bem procurei pela internet o nível de treinador do treinador Abel, sendo que isso de nada me interessa já que sempre gostei do Abel e continuo a gostar, mas era apenas para tirar duvidas, mas o certo é que não encontrei nada em relação a isso. :great:
Sempre tive a ideia contrária. Lembro-me de ler uma entrevista qualquer onde até o chamavam de professor por ter o curso de educação física e andar sempre de livros atrás. Na altura ficou-me a ideia de que também já pensava em ser treinador após o final de carreira.
POis eu tenho a certeza que quando estava no último ano de contrato de jogador com o Sporting, e era claro que o clube não ia renovar, ele disse que ainda era cedo para ser treinador, pois queria jogar mais anos.
Só a lesão grave que sofreu o fez mudar de ideias, já que esteve muito tempo parado, e com a idade que já tinha ia ser complicado voltar em bom nível.
Agora, dizer que não queria ser treinador nunca lhe ouvi.
Exacto , não queria acabar a carreira assim … no entanto , a gravidade da lesão levou-o a aceitar a proposta que lhe fizeram ( e fizeram varias vezes )
Eu gosto do Abel , não sei porquê sempre simpatizei com ele :inde:
Em relação a ter condições para treinar a equipa B , pois não sei …não tem corrido bem este início da equipa
Se ele incute o que devia na equipa , também não sei pois não vejo os treinos
Que por vezes toma decisões como por exemplo em substituições que não percebo …sim acontece
Desejo-lhe o melhor e que isto corra bem melhor do que tem corrido , na volta tem de ser mais rigoroso com os miúdos não sei pois não sei como este lida com eles , estou aqui a "mandar tiros no escuro " :inde:
No fundo só quero que a coisa corra bem e que ele prepare bem os jovens para estes estarem fisicamente e psicologicamente preparados para a equipa principal , aliás é este o objectivo da equipa B , preparar os jovens e estes continuarem a treinar e a aprender sem serem emprestados continuando a envergar a VERDE E BRANCA
Mas isso é outra coisa. Uma coisa é não querer ser já, outra é não querer. E dizer que “não para já” ou “ainda é cedo” é o contrário a dizer “não quero e ponto”.
Embora não tenha a certeza, creio que o Abel tem o curso de Psicologia e não o de Motricidade Humana. A entrevista foi dada no final da carreira, mas ainda antes da grave lesão. Ele deixou muito claro que ser treinador não estava nos seus planos. Foi a gravidade da lesão que levou os responsáveis do Sporting a convidá-lo para treinador das camadas jovens, não só porque tinha ainda contrato, como também porque tinham mais confiança nas qualidades do Abel, do que o próprio. Ele acabou por ser convencido a treinar e aí temos o Abel há 2 anos, entre os júniores e a equipa B a fazer um trabalho absolutamente banal, em que nem se vêm resultados, nem há evolução dos jogadores. E ainda não se deu ao trabalho de ir tirar o curso adequado ao nível que treina, tal o empenho com que está. É o Francisco Barão que aparece como treinador nas fichas de jogo. Para quem anda sempre com os livros atrás, não está mal.
Fico satisfeito que o Abel tenha arrepiado caminho e os resultados e as exibições tenham passado a ser mais condizentes com a qualidade dos jogadores que tem à disposição. Infelizmente temos um treinador que ainda está a aprender e muitas vezes na vida aprende-se com os próprios erros.
Parece que houve muitos juízos precipitados em relação a Abel.
Eu ao contrário de uma maioria não exijo que ande com a equipa nos lugares cimeiros(só mesmo uma descida de divisão seria reprovável e nefasto para o projecto da equipa B),o que se pede é que prepare bem estes atletas de forma a que num futuro próximo possam vir a ser soluções para a equipa principal.
De resto a classificação pode ser considerado como um bónus(é sempre agradável ver o Sporting a vencer,seja o A ou B ),mas é algo que é verdadeiramente insignificante naquele que é propósito das equipas B.
Ou então é um percurso próprio de um treinador que tentou trabalhar tendo em conta as suas ideias, condicionado pelas especificidades da equipa B e as coisas não acontecem num piscar de olhos. A equipa evolui, alguns jogadores estão em crescendo e isso é sinal de trabalho bem feito.
É mais um caso de juízos de valor precoces e sem grande conhecimento de causa e que saíram furados.
Sempre gostei do Abel, sempre lhe vi características de um futuro bom treinador, pois sabemos que sempre foi um dos líderes de balneário, muito profissional, além de ter procurado continuar a estudar, mesmo jogando futebol. Para mim, revela algo sobre a sua personalidade.
Perante isto, quis acreditar que ele era a escolha certa para os júniores e, posteriormente, para a equipa B. Não posso dizer que acho que tenha feito um trabalho brilhante, mas acho que está a melhorar e o Sporting só tem a ganhar com isso.
Líder?! Se há características que não se reconhecem ao Abel são as de líder. Não mostrassem as suas equipas sempre tão pouca atitude dentro de campo. E penso que isso é a crítica normal ao Abel enquanto treinador principal dos B’s.
Porque de resto ele já mostrou ser competente e ter boas ideias sobre Formação, mas precisa de ser um líder para os jogadores para conseguir ser um bom treinador e formador.