A táctica de jogo

Tou a ficar farto do losango. Acho que a nossa equipa só teria a ganhar se jogasse duma forma mais tradicional, tipo FCP ou SLB. Com todos os jogadores a 100% a minha táctica e a minha equipa seriam as seguintes (com os números tradicionais, para se perceber melhor a função de cada um):

1-RUI PATRÍCIO

2-ABEL 5-TONEL 4-A.POLGA 3-CANEIRA

6-M.VELOSO
                                                    8-J.MOUTINHO

7-NANI 11-R.TELLO
10-C.MARTINS

9-LIEDSON

Com estes dados ganharíamos o seguinte:

1- Aposta num guarda-redes de grande futuro (assim o ponham a jogar). Para mim pode ser um novo Vítor Damas. Deixaríamos de levar com os frangos do “Labreca”.
2- Uma defesa é sobretudo para defender (ainda mais quando se utiliza extremos) e este quarteto deu provas de sobra na época passada que é seguríssimo.
3- Veloso a trinco é fantástico. Sentido posicional excelente. Sabe ganhar a posse da bola e soltá-la com precisão.
4- Moutinho pode ser o melhor 8 do mundo. Não lhe falta resistência física. Tem técnica. É a “forminguiha” ou o “coração” da equipa.
5- Martins está talhado para ser um nº 10. Aqueles passes a rasgar que faz como ninguém, aquela força de remate, têm de ser aproveitados. Ainda por cima é dos que defendem pior…
6- Nani e Tello pelas pontas. O jovem português a tirar partido do 1X1 onde é exímio, a deambular para o meio em diagonais para rematar (também o faz muito bem) ou para criar superioridade numérica na área. Tello é o nosso melhor jogador a centrar. Dá uma alegria enorme ao flanco, ainda mais se não tiver tantas preocupações defensivas como tem tido.
7- Liedson no lugar onde deve estar, na área. Desmarcando-se como tão bem sabe fazer, abrindo espaços para a entrada do Martins, do Moutinho ou dos extremos em diagonais, ou cabeceando como também sabe bem fazer.

Em desespero até dava para trocar a táctica sem mudar jogadores. Tonel avança para o “chuveirinho”, Veloso recua para central e Moutinho dá uma perninha na posição de trinco.

P`ra refrescar ainda sobram boas alternativas como Ronny, Paredes, Farnerud ou Yannick Djaló.

Em Dezembro aproveite-se para ganhar uns cobres no Ricardo e no Custódio e despache-se o Bueno e o Alecs.

Desculpem lá o testamento.

Acho descabido, o PB depois de estar há 12 meses a jogar neste modelo, com a equipa a mostrar rotinas e futebol com futuro, mudar agora tudo.

Se vires bem, a unica coisa que propoes é retirar um avançado para jogar com mais um jogador no meio-campo.

Mudar de GR, para colocar um Junior, nesta fase do campeonato, alem de descabido, podia ser muito bem o principio do fim dele. Olha para o caso do Moretto no SLB.

A defesa conforme está agora com Caneira, Polga, Tonel, Tello não me parece errado. N entendo a pressa de jogar com o Abel, neste momento o Caneiro esta a fazer mt bem o lado direito, por isso, pq mudar ?

O que está mal não é o losango.
O que está mal é o cabeça quadrada.
O que faz as contratações que complementam aquilo que no losango já está bom: o que vem da formação.

Para mim o 4x3x3 é a táctica que tem mais sucesso neste futebol moderno.

E para a nossa sina de não termos extremos apostava nisto:

Ricardo

Caneira Tonel Polga Tello

Martins Veloso Moutinho

Yannick Liedson Nani

E tava safo.

E para a nossa sina de não termos extremos

Não é sina, é opção e já foi assumida pelo PB.

Gostava muito de ver o Sporting jogar num 4-3-3, semelhante ao do Majestade, mas também concordo com quem diz que neste momento e depois de um ano a tentar consolidar esta forma de jogo, desistir dela, só porque temos vindo a ter uma série de maus resultados. O que é certo é que a posse de bola que não tinhamos a época passada, já temos mas também a eficacia que tinhamos na epoca passada, já não temos. O unico 4-4-2 em losango que vejo como uma grande arma é o do Ac Milan, não sei se ainda jogam assim mas a época passada jogaram e tem jogadores e qualidade para isso.

Um 4-3-3 era de facto o melhor para este Sporting, mas meus amigos tirem o cavalinho da chuva :?

Não vale muito a pena estar a discutir isto, primeiro porque não faz sentido estar a mudar um modelo que até tem resultado bem, e depois porque o Paulo Bento por actos e palavras já demonstrou que não vai por aí, e acho que faz bem até porque o plantel não tem jogadores para jogar num 4x3x3 que na minha opinião é um sistema menos equilibrado e que não permite tantos desdobramentos quanto o 4x4x2.

Quantos ás opções sugeridas e passando por cima da questão do guarda-redes, digo desde já que me parece evidente que não temos extremos se bem que o Nani até o possa vir a ser, ao contrário do Tello.
O Liedson não tem arcaboiço nem características para jogar sozinho na frente, tal como o Carlos Martins nunca vai ser um 10

Em suma acho que estamos muito bem com o losango, só é pena que não haja dinheiro para em vez de trazerem jogadores como Paredes, Farnerud ou Bueno, se puder contratar Gatuso, Totti e Toni

Tou a ficar farto do losango. Acho que a nossa equipa só teria a ganhar se jogasse duma forma mais tradicional, tipo FCP ou SLB. Com todos os jogadores a 100% a minha táctica e a minha equipa seriam as seguintes (com os números tradicionais, para se perceber melhor a função de cada um):
                                    1-RUI PATRÍCIO

6-M.VELOSO
                                                    8-J.MOUTINHO

7-NANI 11-R.TELLO
10-C.MARTINS

9-LIEDSON

1- Aposta num guarda-redes de grande futuro (assim o ponham a jogar). Para mim pode ser um novo Vítor Damas. Deixaríamos de levar com os frangos do “Labreca”.
2- Uma defesa é sobretudo para defender (ainda mais quando se utiliza extremos) e este quarteto deu provas de sobra na época passada que é seguríssimo.
3- Veloso a trinco é fantástico. Sentido posicional excelente. Sabe ganhar a posse da bola e soltá-la com precisão.
4- Moutinho pode ser o melhor 8 do mundo. Não lhe falta resistência física. Tem técnica. É a “forminguiha” ou o “coração” da equipa.
5- Martins está talhado para ser um nº 10. Aqueles passes a rasgar que faz como ninguém, aquela força de remate, têm de ser aproveitados. Ainda por cima é dos que defendem pior…
6- Nani e Tello pelas pontas. O jovem português a tirar partido do 1X1 onde é exímio, a deambular para o meio em diagonais para rematar (também o faz muito bem) ou para criar superioridade numérica na área. Tello é o nosso melhor jogador a centrar. Dá uma alegria enorme ao flanco, ainda mais se não tiver tantas preocupações defensivas como tem tido.
7- Liedson no lugar onde deve estar, na área. Desmarcando-se como tão bem sabe fazer, abrindo espaços para a entrada do Martins, do Moutinho ou dos extremos em diagonais, ou cabeceando como também sabe bem fazer.

Em desespero até dava para trocar a táctica sem mudar jogadores. Tonel avança para o “chuveirinho”, Veloso recua para central e Moutinho dá uma perninha na posição de trinco.

P`ra refrescar ainda sobram boas alternativas como Ronny, Paredes, Farnerud ou Yannick Djaló.

Em Dezembro aproveite-se para ganhar uns cobres no Ricardo e no Custódio e despache-se o Bueno e o Alecs.

Boa análise,mas permite-me que discorde em alguns pontos:
1-Não podes lançar já Rui Patrício.Poderia comprometer o seu futuro.O Ricardo para já está bem,para o ano o Tiago vai-se embora e aí sim,ou se aposta seriamente no Rui ou vai-se buscar um GK que de mais confiança que o Tiago.Mario Felgueiras tem feito algo?
2-Concordo com a tua defesa.Aliàs,não poderia estar mais de acordo.
3-Em relação ao meio-campo defensivo,acho que Veloso realmente é excelente e podia ser títular indiscutivel,tendo como boas alternativas Custódio,Paredes e mesmo Moutinho quando fosse preciso assumir mais o jogo.
4-Tu só colocas o Moutinho a interior,mas parece-me que quando vires mais do Farnerud vais mudar de opinião.Para já jogaria Moutinho e Farnerud a interiores continuando com o Losango e Nani no Vertice Avançado,mas com o passar do tempo poderíamos experimentar em alguns jogos já com o resultado feito a variante 4-1(trinco)-2(medios centros)-2(extremos)-1 porque segundo me parece,a nossa formação o que produz mais é extremos e médios centro e devemos ter também isso em conta,concedendo algumas oportunidades a jogadores como Joao Gonçalves,Joao Martins,Adrien Silva,Vivaldo,Paim,Allison,Cacito,etc.
5-Numa fase inicial colocaria Liedson e Yannick com Alecs a entrar apenas nas fases de desespero,mas quando houvesse a mudança tatica talvez jogasse com os 3 medios centro que disse(Veloso,Moutinho e Farnerud) com Yannick e Nani nas alas a apoiarem Liedson.
Pode parecer-vos uma tatica demasiado defensiva,mas reparem que eu primeiro,não digo para ser implementada já;tem que ser aos poucos,e em segundo,Moutinho e Farnerud teriam mais liberdade e fariam com que chegassemos a atacar com 7 Homens(2 Defesas laterais+2 Medios Centro+Extremos mais o ponta de lança) sendo que o Veloso ficaria na expectativa dum ressalto para aplicar o seu forte pontapé.

P-S-Não,não me esqueci do Bueno.Para mim em Janeiro apostavam no Tonel como alternativa para PL no final dos jogos e na consequente promoção do Daniel Carriço.O Polga na frente também não seria má ideia,pois está numa forma impressionante

1-RUI PATRÍCIO

6-M.VELOSO
                                                    8-J.MOUTINHO

7-NANI 11-R.TELLO
10-C.MARTINS

9-LIEDSON

Boa análise,mas permite-me que discorde em alguns pontos:
1-Não podes lançar já Rui Patrício.Poderia comprometer o seu futuro.O Ricardo para já está bem,para o ano o Tiago vai-se embora e aí sim,ou se aposta seriamente no Rui ou vai-se buscar um GK que de mais confiança que o Tiago.Mario Felgueiras tem feito algo?
2-Concordo com a tua defesa.Aliàs,não poderia estar mais de acordo.
3-Em relação ao meio-campo defensivo,acho que Veloso realmente é excelente e podia ser títular indiscutivel,tendo como boas alternativas Custódio,Paredes e mesmo Moutinho quando fosse preciso assumir mais o jogo.
4-Tu só colocas o Moutinho a interior,mas parece-me que quando vires mais do Farnerud vais mudar de opinião.Para já jogaria Moutinho e Farnerud a interiores continuando com o Losango e Nani no Vertice Avançado,mas com o passar do tempo poderíamos experimentar em alguns jogos já com o resultado feito a variante 4-1(trinco)-2(medios centros)-2(extremos)-1 porque segundo me parece,a nossa formação o que produz mais é extremos e médios centro e devemos ter também isso em conta,concedendo algumas oportunidades a jogadores como Joao Gonçalves,Joao Martins,Adrien Silva,Vivaldo,Paim,Allison,Cacito,etc.
5-Numa fase inicial colocaria Liedson e Yannick com Alecs a entrar apenas nas fases de desespero,mas quando houvesse a mudança tatica talvez jogasse com os 3 medios centro que disse(Veloso,Moutinho e Farnerud) com Yannick e Nani nas alas a apoiarem Liedson.
Pode parecer-vos uma tatica demasiado defensiva,mas reparem que eu primeiro,não digo para ser implementada já;tem que ser aos poucos,e em segundo,Moutinho e Farnerud teriam mais liberdade e fariam com que chegassemos a atacar com 7 Homens(2 Defesas laterais+2 Medios Centro+Extremos mais o ponta de lança) sendo que o Veloso ficaria na expectativa dum ressalto para aplicar o seu forte pontapé.

P-S-Não,não me esqueci do Bueno.Para mim em Janeiro apostavam no Tonel como alternativa para PL no final dos jogos e na consequente promoção do Daniel Carriço.O Polga na frente também não seria má ideia,pois está numa forma impressionante

:shock:

Em suma acho que estamos muito bem com o losango, só é pena que não haja dinheiro para em vez de trazerem jogadores como Paredes, Farnerud ou Bueno, se puder contratar Gatuso, Totti e Toni

Concordo com tudo o que dizes To, exceptuando com esta parte. O principal problema não é a falta de dinheiro (embora de facto não abunde…), mas sim a falta de competência intrínseca de quem tem por missão descobrir bons jogadores. Mesmo com pouco dinheiro.

A falácia dos costume dos defensores do status (no teu caso és camaleão :)). A treta de que para fazer um bom trabalho é preciso mais dinheiro ou que a qualidade só existe a preço muito alto e já com muita fama. Estranhamente ainda se vêem uns clubes sem dinheiro a descobrirem grandes jogadores a bom preço.

Deixa andar…

Concordo com tudo o que dizes To, exceptuando com esta parte. O principal problema não é a falta de dinheiro (embora de facto não abunde…), mas sim a falta de competência intrínseca de quem tem por missão descobrir bons jogadores. Mesmo com pouco dinheiro.

Ok Toca sugere aí uns nomes a custo zero e melhores de que os que o Cáca descobriu.
Já sei que o Rui conhece bem o mercado da América Latina e que há muita malta a jogar FM ou lá como é que se chama o tal jogo onde o Cáca descobre jogadores antes de falar com o Veloz, mas ir ás compras sem papel deve ser complicado mesmo nesse jogo.

Repara que a nível interno o FCP rapa tudo mas gasta o dobro que nós.
Helton, Pepe, João Paulo, Assunção, Meireles; Jorginho, Quaresma, Adriano, são oito exemplos de jogadores de que se falou para o Sporting nos ultimos meses e que foram parar ao Porto, mas sem dinheiro não há hipoteses. Bem bom, sempre conseguimos ir buscar jogadores como Abel, Tonel ou Douala embora pelo caminho tenhamos enfiado os barretes Alves e Wender,:cry: o que vale é que estes não estão na conta do Cáca :roll:

Ok Toca sugere aí uns nomes a custo zero e melhores de que os que o Cáca descobriu.
Já sei que o Rui conhece bem o mercado da América Latina e que há muita malta a jogar FM ou lá como é que se chama o tal jogo onde o Cáca descobre jogadores antes de falar com o Veloz, mas ir ás compras sem papel deve ser complicado mesmo nesse jogo.

Repara que a nível interno o FCP rapa tudo mas gasta o dobro que nós.
Helton, Pepe, João Paulo, Assunção, Meireles; Jorginho, Quaresma, Adriano, são oito exemplos de jogadores de que se falou para o Sporting nos ultimos meses e que foram parar ao Porto, mas sem dinheiro não há hipoteses. Bem bom, sempre conseguimos ir buscar jogadores como Abel, Tonel ou Douala embora pelo caminho tenhamos enfiado os barretes Alves e Wender,:cry: o que vale é que estes não estão na conta do Cáca :roll:

Mas a mim não me pagam (e bem como o fazem ao dito cujo…) para fazer essa prospecção de que falas. Por exemplo, quantos jogadores/jogos são observados pelo Sporting no estrangeiro? Que jogadores são referênciados, observados na casa dos 16/20 anos?

Mas também te digo que deste um péssimo exemplo. Pepe e João Paulo não sei se te recordas mas até já vestiram a camisola do Sporting. O Helton só não o trouxemos porque não quisemos e o Quaresma até me vou abster de comentar para não me enervar. E logo hoje que estou tão bem disposto… :wink:

Mas também te digo que deste um péssimo exemplo. Pepe e João Paulo não sei se te recordas mas até já vestiram a camisola do Sporting. O Helton só não o trouxemos porque não quisemos e o Quaresma até me vou abster de comentar para não me enervar. E logo hoje que estou tão bem disposto… :wink:[/quote] e tu recordas-te do que eles fizeram enquanto ca estiveram? o joão paulo foi terrivel (tb n está a fazer melhor no fcp) e o pepe mesmo tendo sido mto mau na altura falou-se que o scp o quis contratar n chegando a acordo de verbas com o maritimo + uma vez a falta de $ a fazer-se notar…

.....e o pepe mesmo tendo sido mto mau na altura falou-se que o scp o quis contratar n chegando a acordo de verbas com o maritimo + uma vez a falta de $ a fazer-se notar...

O que fez o Pepe para ter sido muito mau na altura? :shock:

A razão do negócio ter sido abortado não foi por falta de dinheiro. Os clubes já tinham acordo antes do Pepe ter ido treinar a Alvalade. Só que quando o Sporting avançou em definitivo para a contratação… o Carlos Pereira disse que afinal o preço era superior. O Sporting não gostou da atitude e disse (e bem a a meu ver) que não era feito nenhum negócio. :arrow:

Não trocava o cepo do Pepe por nenhum dos actuais centrais do SCP incluindo Miguel Garcia, Pepe é vulgar…

Tenho a mesma opinião, Pepes há mato deles…

Claro. Pepe é fraquinho, melhor do que ele só mesmo o Hugo ou o Moisés. :roll:

A questão é que Pepe na altura seria uma aposta para o Banco, e essa aposta sairia cara na altura, além da boa escola que temos e que está à vista.

Um risco calculado e vendo os actuais centrais e os futuros, foi ganha e não podemos “chorar” porque estamos e iremos estar bem servidos.