Tou a ficar farto do losango. Acho que a nossa equipa só teria a ganhar se jogasse duma forma mais tradicional, tipo FCP ou SLB. Com todos os jogadores a 100% a minha táctica e a minha equipa seriam as seguintes (com os números tradicionais, para se perceber melhor a função de cada um):
1-RUI PATRÍCIO
2-ABEL 5-TONEL 4-A.POLGA 3-CANEIRA
6-M.VELOSO
8-J.MOUTINHO
7-NANI 11-R.TELLO
10-C.MARTINS
9-LIEDSON
Com estes dados ganharíamos o seguinte:
1- Aposta num guarda-redes de grande futuro (assim o ponham a jogar). Para mim pode ser um novo Vítor Damas. Deixaríamos de levar com os frangos do “Labreca”.
2- Uma defesa é sobretudo para defender (ainda mais quando se utiliza extremos) e este quarteto deu provas de sobra na época passada que é seguríssimo.
3- Veloso a trinco é fantástico. Sentido posicional excelente. Sabe ganhar a posse da bola e soltá-la com precisão.
4- Moutinho pode ser o melhor 8 do mundo. Não lhe falta resistência física. Tem técnica. É a “forminguiha” ou o “coração” da equipa.
5- Martins está talhado para ser um nº 10. Aqueles passes a rasgar que faz como ninguém, aquela força de remate, têm de ser aproveitados. Ainda por cima é dos que defendem pior…
6- Nani e Tello pelas pontas. O jovem português a tirar partido do 1X1 onde é exímio, a deambular para o meio em diagonais para rematar (também o faz muito bem) ou para criar superioridade numérica na área. Tello é o nosso melhor jogador a centrar. Dá uma alegria enorme ao flanco, ainda mais se não tiver tantas preocupações defensivas como tem tido.
7- Liedson no lugar onde deve estar, na área. Desmarcando-se como tão bem sabe fazer, abrindo espaços para a entrada do Martins, do Moutinho ou dos extremos em diagonais, ou cabeceando como também sabe bem fazer.
Em desespero até dava para trocar a táctica sem mudar jogadores. Tonel avança para o “chuveirinho”, Veloso recua para central e Moutinho dá uma perninha na posição de trinco.
P`ra refrescar ainda sobram boas alternativas como Ronny, Paredes, Farnerud ou Yannick Djaló.
Em Dezembro aproveite-se para ganhar uns cobres no Ricardo e no Custódio e despache-se o Bueno e o Alecs.
Desculpem lá o testamento.