A Selecção Nacional no Euro 2016

Nas últimas 6 edições do Euro, chegámos (pelo menos) à meia-final em 5. Melhor do que nós só a Alemanha. E por mais que também não me reveja na FPF e na corja que a rodeia e parasita, isto é factual.

Que digas que enquanto não levantarmos um caneco, nunca entraremos no Olimpo dos Europeus… concordo.
Agora “das piores selecções da Europa”?? ::slight_smile: ::slight_smile:

[member=19396]Mentat, todos sabemos isso, mas falo unicamente de levantar o caneco, única coisa que realmente interessa, pois o esteve quase e coiso, diz-me zero, são muitos anos de blá, blá, blá e no fim o caneco que trazemos é sempre igual ao da Islândia da Turquia ou do País de Gales.

Não conheces aquela velha maxima?
Ganhas, és bom.
Perdes, és uma merda.

Mas é isso que defendem que ‘estamos na final e nada do que digam pode apagar isso’. Portugal nunca ganhou e nada do que digam pode apagar isso.

Há que ver os dois lados, o método e o resultado, e não é pessoal que estava a cascar com a malta que refilou sobre o método que tem mais razão.

:arrow:

Ora, exatamente, ver os dois lados, tão fácil.

Estamos na final e nada do que digam pode apagar isso.

Portugal nunca ganhou nada e nada do que digam pode apagar isso.

Portugal está há quase 2 décadas entre as melhores equipas da Europa, em quase todos os Euros nesse periodo fez pelo menos as meias finais e por 2 vezes chegou à final. Ou seja, está de forma consistente, entre as 4 e as 2 melhores equipas europeias do século XXI. Esta é outra coisa que não se pode apagar. Ter-se ganho ou não um caneco quando se esteve várias vezes perto de lá chegar, é fruto de imponderáveis do próprio futebol. Estar-se consistentemente no topo, é só para quem é dos melhores.

O método é criticável. De tal forma que eu próprio o critiquei, como critiquei determinadas opções que foram feitas. E mantenho essa critica. Não é isso que está em causa, como é óbvio. O que foi dito, da forma como foi dito ( e mais uma vez, não falo do fórum apenas e refiro-me a muitos portugueses viciados no criticismo e incapazes de reconhecer méritos a terceiros, mesmo quando esses terceiros são o melhor do mundo ) e as suspeições levantadas e os juízos de carácter sobre profissionais dignos é que não podia deixar passar em claro. Nem vou, aliás. Por vezes o recordatório faz bem ( até para “não se branquear a história” ) .

Afinal quem, depois do golo Islandês que nos colocou do lado certo da chave, aqui veio referir que Portugal estava perante uma grande oportunidade de chegar à final estava CERTO!

E estava certo triplamente!
Estava certo porque é sempre bom fazer contas e dotar-se de informação priviligiada antes dos outros, algo característico de quem possui alguma inteligência.
Estava certo porque, mesmo perante as debilidades desportivas que a selecção apresentava, perante a não muita valia dos adversários que se perspectivavam, era sempre licito ter a esperança que uma seleção portuguesa (que, apesar de tudo, é uma força do futebol mundial dos últimos 20 anos) pudesse ultrapassar esses obstáculos.
E está certo porque agora já sabemos que foi mesmo isso que aconteceu!

Como gosto de contas, vou continuar a fazê-las…
Pelas minhas contas, prefiro muito mais jogar a final com a Alemanha do que com a França.
E prefiro-o por várias razões:

Uma vitória da Alemanha hoje, dado que é o Campeão Mundial, dá-nos imediatamente o direito de disputar a Taça das Confederações como representante do continente europeu.
Será logo aqui um achievement do futebol português.

Considero que o futebol alemão encaixa melhor no futebol português.
Não que o futebol alemão seja fácil para nós. Não é.
Mas o futebol francês é o nosso caos.

Basta ir ver o nosso histórico desde 1983:

Com a Alemanha:
13 jogos
3 vitórias
4 empates
6 derrotas

Com a França vamos em 10 derrotas seguidas.
Não são precisas mais estatísticas para perceber o que se passa…

Perdemos todos os jogos decisivos contra a França que podiam ter mudado o futebol português.
Estou a falar de 3 meias-finais de grandes competições.
Na verdade, no meu tempo de vida, nunca vi Portugal fazer outra coisa contra a França que não seja perder…

Já contra a Alemanha, Portugal já conseguiu algumas proezas históricas em situações limite.
Estou-me a lembrar da célebre vitória de Estugarda que, na altura, foi decisiva e contribuiu para mudar a forma como nos víamos a nós próprios.
Estou-me a lembrar da recente meia-final dos sub-21 em que garantimos uma presença numa final vencendo os germânicos por 5-0.
E estou-me a lembrar dos 3-0 do Sérgio Conceição.

É diferente…

Para além de tudo isto, há ainda que contar com o enorme peso, até político, que é ter de discutir uma final contra um grande país na sua casa.
Não vejo provável que um país como Portugal possa sair de lá com o título na mão…

Por todas estas razões, apesar de até considerar a seleção alemã um pouco superior à francesa, considero que, para nós, seria mais difícil jogar a final contra a França.

Seja como for, é importante termos a noção de que, seja contra quem for, difícil será sempre.
Mas enquanto que contra a França não nos vejo a ganhar (isso seria mesmo uma coisa para pôr nos Lusíadas), contra a Alemanha já consigo conceber essa hipótese.

Por isso, hoje, não tenho dúvidas nenhumas sobre quem quero que ganhe…

Força Alemanha! :arrow:

Já aqui disse isto mas volto a repetir, essa tese de quem andou a arrasar a Selecção e agora mete a viola no saco a dizer que é bater em “mortos”.

Má prestação na Fase de Grupos sem dúvida, mas a Islândia não era tão fraca como parecia.

Croácia ganhou bem a Selecção que a maioria dizia que joga “bom futebol” e joga mais “bonito”. Conquistou com total mérito o 1º.

Perdeu com Portugal, num jogo que não queria 1 oportunidade de bola corrida.

Polónia tinha empatado com a Alemanha, feito 7 pontos e tinha apenas 1 golo sofrido e foi naquele incrível pontapé de bicicleta.

País de Gales venceu com justiça o seu grupo, Irlanda do Norte e a Bélgica, outra equipa que era os reis de jogar “bonito”.

O Fernando Santos esteve mal na Fase de Grupos mas tem muito mérito nestas 3 eliminatórias, em que reconhece as limitações que tem, organiza muito bem a equipa defensivamente e o foco é em ganhar.

Para os da estética que apoiem a Espanha e Bélgica que foram para casa cedo, eu quero é ganhar.

:arrow:

Psicologicamente a Alemanha será possivel de vencer. Metam o video do Conceiçao para inspirar a malta. :great:

Ou o tiraco do Carlos Manuel :venia:

Nunca pensei que Portugal chegasse à final, e portanto marquei o voo de regresso a Portugal para segunda, em vez de domingo… Se por milagre ganharmos isto, vou ser provavelmente o único português em Veneza a fazer festa.

41 anos, 10 derrotas consecutivas, está na altura de fecharmos este capítulo.

Já foram comprar os cachecóis da França?

Força Portugal! Força leões! :victory: :victory: :victory: :victory:

Platini VS Mendes

Muita dor?

Mete gelo.

Portugal allez!

Excelente notícias. Os jacobinos são muito mais fáceis. Agora é mostrar do que esta nação é feita. Em frente Portugal!!

Que artista. :lol:

Mas dor porquê? Eu não tenho problemas que PT ganhe. Já tu, não podes com críticas, guarda o gelo para ti. Está calor e tudo.

E pronto…
Está na hora de fazer algo histórico!
Único!

Sem desculpas!
Sem medos!
Sem hesitações!
Sem ses!
Sem mmeerrddaass!

A oportunidade está aqui!
E é um Completo Jackpot aquilo que podemos conseguir!

É o sonho de finalmente conquistarmos uma grande competição que mudará a história do futebol português!
É a vingança de tanta derrota decisiva contra a França e também da catástrofe de Lisboa 2004!
Tudo isso ficará pra trás se ganharmos no domingo.
E sê-lo-á com o bonús de ser conquistado da forma mais difícil na casa de um histórico do futebol mundial!

Será o dobrar do Cabo Adamastor!
Será o Cabo da Boa Esperança num futuro diferente para Portugal!
Será o honrar da coragem dos nossos antepassados!
Será mostrar que esta geração também É capaz de feitos formidáveis!
Será a Glória Suprema!

Tudo isto à distância de um jogo de futebol em que temos que deixar absolutamente TUDO em campo.

EU ACREDITO!
Eu acredito que vamos acrescentar um capítulo aos Lusíadas…

FORÇA PORTUGAL!!!
:victory:

Os haters da seleção aqui do Fórum que continuem a torcer contra está a dar sorte.