Afinal quem, depois do golo Islandês que nos colocou do lado certo da chave, aqui veio referir que Portugal estava perante uma grande oportunidade de chegar à final estava CERTO!
E estava certo triplamente!
Estava certo porque é sempre bom fazer contas e dotar-se de informação priviligiada antes dos outros, algo característico de quem possui alguma inteligência.
Estava certo porque, mesmo perante as debilidades desportivas que a selecção apresentava, perante a não muita valia dos adversários que se perspectivavam, era sempre licito ter a esperança que uma seleção portuguesa (que, apesar de tudo, é uma força do futebol mundial dos últimos 20 anos) pudesse ultrapassar esses obstáculos.
E está certo porque agora já sabemos que foi mesmo isso que aconteceu!
Como gosto de contas, vou continuar a fazê-las…
Pelas minhas contas, prefiro muito mais jogar a final com a Alemanha do que com a França.
E prefiro-o por várias razões:
Uma vitória da Alemanha hoje, dado que é o Campeão Mundial, dá-nos imediatamente o direito de disputar a Taça das Confederações como representante do continente europeu.
Será logo aqui um achievement do futebol português.
Considero que o futebol alemão encaixa melhor no futebol português.
Não que o futebol alemão seja fácil para nós. Não é.
Mas o futebol francês é o nosso caos.
Basta ir ver o nosso histórico desde 1983:
Com a Alemanha:
13 jogos
3 vitórias
4 empates
6 derrotas
Com a França vamos em 10 derrotas seguidas.
Não são precisas mais estatísticas para perceber o que se passa…
Perdemos todos os jogos decisivos contra a França que podiam ter mudado o futebol português.
Estou a falar de 3 meias-finais de grandes competições.
Na verdade, no meu tempo de vida, nunca vi Portugal fazer outra coisa contra a França que não seja perder…
Já contra a Alemanha, Portugal já conseguiu algumas proezas históricas em situações limite.
Estou-me a lembrar da célebre vitória de Estugarda que, na altura, foi decisiva e contribuiu para mudar a forma como nos víamos a nós próprios.
Estou-me a lembrar da recente meia-final dos sub-21 em que garantimos uma presença numa final vencendo os germânicos por 5-0.
E estou-me a lembrar dos 3-0 do Sérgio Conceição.
É diferente…
Para além de tudo isto, há ainda que contar com o enorme peso, até político, que é ter de discutir uma final contra um grande país na sua casa.
Não vejo provável que um país como Portugal possa sair de lá com o título na mão…
Por todas estas razões, apesar de até considerar a seleção alemã um pouco superior à francesa, considero que, para nós, seria mais difícil jogar a final contra a França.
Seja como for, é importante termos a noção de que, seja contra quem for, difícil será sempre.
Mas enquanto que contra a França não nos vejo a ganhar (isso seria mesmo uma coisa para pôr nos Lusíadas), contra a Alemanha já consigo conceber essa hipótese.
Por isso, hoje, não tenho dúvidas nenhumas sobre quem quero que ganhe…
Força Alemanha! :arrow: