Embora seja verdade o que dizes dos penaltis, nao jogamos um piço, nao fazemos uma jogada com pés e cabeça. Nao temos mérito nenhum porque jogamos com medo, temos medo de perder e temos medo de ganhar! Um semi-finalista que nao ganhou um unico jogo e tirando a Croacia so jogou com equipazinhas para mim nao tem mérito. E comparar o futebol da Italia ao futebol de Portugal isso é que é para rir.
Saber defender é uma arte, e a Italia mostrou isso contra a Belgica, contra a Espanha e mesmo contra a Alemanha, embora menos porque os alemaes mudaram o sistema tactico para jogar contra os Italianos. A Italia faz jogadas com principio meio e fim, cria perigo, da a posse ao adversario para depois subir em transiçoes rapidas. Nós nao temos uma ideia de jogo, da defesa para a frente os jogadores dao ideia de nao saber o que estão a fazer, somos um Tondela.
Mais que limitações da equipa (que temos claramente no sector do ataque), eu creio que o Fernando Santos entendeu as suas próprias limitações como técnico (pois continuo a achar que existe matéria prima para fazer melhor).
Isso foi evidente na fase de grupos onde tivemos de assumir o jogo e roçou o desastre(felizmente estas novas regras do Euro salvaram nos a pele).Ao perceber isso passou para um plano ainda mais conservador e pragmático(tanto quanto possível).
Acham que estaria-mos na meia final a jogar olhos nos olhos com uma Croácia e Polonia e assumindo as despesas do jogo?Eu não tenho dúvidas que com este técnico já estava-mos em casa.
O problema não é jogo defensivo e ultra conservador, o problema é que mesmo a defender Portugal faz o mal e o seu jogo é uma autentica salganhada.
Este último jogo contra a Polónia foi uma confusão tática, onde estive por exemplo longos minutos no ínicio da partida para perceber qual o papel e posição do Renato Sanches em campo.O puto andava por todo lado, sem qualquer sentido tático muitas vezes desequilibrando a equipa no processo defensivo.
Um desastre tático como á muito não via numa selecção do nível de Portugal.
Temos tido sorte evidentemente, mas depois também há que dar mérito ao seleccionador pelo facto de como disse perceber as suas limitações próprias(mesmo que ainda assim mostre imensas deficiências).
Não creio que as soluções que o seleccionador apresenta para a sua equipa sejam suficientes para vencer um Europeu(a Alemanha esta um nível muito superior de todos, quer em termos individuais quer em termos de trabalho táctico), mas a verdade é que contra todas as previsões estamos numa meia final.
E pelos emigrantes Franceses (e só mesmo por eles) adorava ver a selecção a ser campeã, emociona-me por vezes ver a forma como aquelas pessoas têm vivido este Europeu.
Hoje o “sorteado” para a conferência de imprensa foi… o Danilo. :lol:
Fotos de treino de hoje
[spoiler]
E estes dois virem fazer um ano juntos ao Sporting? O problema era conjugar as condições monetárias e futebolísticas de ambos, mas a promessa de azeitice a dois era caminho andado para uma época inesquecível tanto para eles os dois como para os adeptos. :lol: Mas mais depressa o ■■■■■■■ do Quaresma volta ao seu grande amor, o calor da noite.
[/spoiler]
convívio com os adeptos
[spoiler]
Há mesmo muita gente com o equipamento alternativo da selecção. :twisted:
Eu sei que há muito teatro por detrás destas iniciativas, mas comove-me ver o Ronaldo junto de tantos portugueses. Já está há mais de 12 anos no estrangeiro e raramente anda por meios portugueses, e é bem bom ver este tipo de fotos quando se sabe quão maltratado chega a ser.
Excitação e soberba no que diz respeito à selecção comigo não resulta. Vibro muito pouco com a selecção. Quanto ao fraco futebol da selecção, não dás novidade nenhuma. Neste mesmo tópico, deixei pelo menos 2 mensagens onde referia isso mesmo (o fraco futebol) e onde sugeri soluções para se mudar esse fraco futebol. Por isso, da minha parte, essa conversa também não é novidade. Aliás, mais do que não ser novidade, foi uma previsão que fiz há algumas semanas atrás: Portugal iria passar a fazer de grupos e as fases a eliminar, mas com muitas dificuldades e com um futebol grego.
Dito isto, acrescento o seguinte: é claro que Portugal joga um futebol pouco atractivo, ninguém pode dizer o contrário; é claro que este futebol atractivo depende muito da sorte. Tendo isto em conta (e continuando na senda das não-novidades), presságios de derrotas humilhantes para Portugal são uma constante aqui neste tópico (e noutros da selecção):a verdade é que essas derrotas humilhantes tardam em aparecer e, neste momento, Portugal está nas meias finais do Europeu o que faz de nós (Portugal) uma das 4 melhores selecções da Europa. Com um futebol fraco, com um futebol pouco atractivo, com muita sorte à mistura… estamos lá. Vão perguntar aos gregos se eles querem saber do futebol fraco com que ganharam o Euro2004. Neste aspecto, estou com o Fernando Santos e reitero a ideologia do caro [member=16531]Gtony : por esta altura, os portugueses estão tão sedentos de ganhar qualquer coisinha que não querem saber de nota artística, querem é ganhar. Da minha parte (e reitero que não vibro com a selecção), Portugal pode ganhar este europeu sem vitórias, cultivando um ódio mortal por essa Europa fora. No final, espero que os ingleses venham buscar o Fernando Santos.
O espírito é esse. Passar as eliminatórias todas, sem vitórias, com um futebol porco, de preferência que sejamos também roubados, mas que no final venha para cá o caneco. Quero ver essa Europa do futebol a espumar-se com uma vitória de Portugal. :mrgreen:
Espero ver um bom jogo de Portugal na quarta-feira e que consigamos carimbar a presença na nossa segunda final de uma grande competição, seria histórico. Já agora que se faça mais história que o Ronaldo marque dois golos e se torne o melhor marcador dos europeus- espero que os marque neste jogo porque contra França ou Alemanha será bem mais complicado.
E já agora só uma curiosidade, se ganharmos ao País de Gales e a Alemanha ganhar à França (o que é altamente provável) estamos automaticamente apurados para a Taça das Confederações do ano que vem.
Neste Euro eu ja so peço o caneco, e como o CaptainCharisma disse deixa-los todos a espumar! Agora que ja sabemos o que nos espera, é so estarmos ja bebados quando o jogo começa que o tempo passa mais rapido!
O miúdo que esteve na Bélgica abafou um titular do Barcelona. O craque do real Madrid foi abafado por um que nem calçava, quando o Sporting ficou em sétimo.
É esse tipo de visão que leva, por exemplo, a pensar que um Schaars é melhor que um Adrien, alicerçando uma opinião no estatuto.
Estás a depreciar o valor intrínseco dos nossos atletas e estás a partir de um ponto que, quanto a mim, é errado. Basta pensar que dentro do critério de banalidade se enquadra o rendimento do melhor jogador europeu, que tem sido pouco mais do que esforçado. Ronaldo não é banal, apesar do treinador o ter tornado num elemento banal. William não é banal, assim como alguns outros jogadores não o são. Agora, quem está no banco faz parecer muita coisa. Até me espanta que uma pessoa que acompanha o Sporting não tenha assimilado esse conceito de que o treinador faz uma enorme diferença, para por o rótulo de banal a tudo o que é jogador.
Há um par de anos estava preocupado com o futuro da selecção pela falta de qualidade e em quantidade e referi-o aqui, no que respeita a jovens valores portugueses, mas não há fome que não dê em fartura.
Houve ali um hiato mais ou menos correspondente a uma faixa etária que se situa actualmente entre os 25 e os 29, 30 anos, em que a qualidade é pouco abundante e isso vê-se nos convocados que jogadores com 26, 27, 28 anos e se vi bem, só há Adrien, mas com com a geração vice campeã de Europa sub21, os actuais sub 21e sub20, penso termos o futuro assegurado.
Haverá a breve trecho, o problema de não haver Ronaldo e será doloroso deixar de contar com o Maior, que não terá substitutos à altura durante gerações, mas até pode ser que venham aí grupos mais homogéneos e nivelados por cima. Assim Ronaldo tenha saúde, pode ser contemporâneo com um grupo desses no próximo Mundial. E quem sabe até em mais um Euro.
Renato, Ruben Neves, Semedo, Bernardo, João Mário, William, André Silva, Guerreiro, Iuri, Gelson e muitos outros… continuaremos no topo.
Sobre a questão do merecimento, não a percebo. Portugal joga um futebol defensivo e ultra-conservador? Verdade. Mas este torneio não tem sido propriamente um regalo em termos de qualidade técnica das equipas e dos jogos - bem pelo contrário. E, que eu saiba, há muitas maneiras de ganhar jogos - é essa a beleza do futebol. E nenhuma equipa é obrigada a jogar da maneira que dá mais jeito ao seu adversário.
Posso aceitar alguma desilusão dos neutrais quando, desde meados da década de 90, Portugal os habituou a ser uma equipa que joga um futebol técnico e agradável ao olho. Mas, que eu saiba, chegámos às meias finais - pela quarta vez nas últimas cinco competições - sem violar nenhuma regra. A Polónia foi melhor do que nós? E o que é que a Croácia fez para ganhar o jogo contra nós?
Podemos falar do porquê de Portugal jogar este futebol tão negativo. Mas aí já é outra história, que se explica muito por isto:
Estamos numa fase de transição. Há menos talento à disposição neste momento e isso tem de se refletir no tipo de abordagem ao jogo. Se olharmos para a história recente, tem acontecido com várias equipas. Até a Alemanha na viragem do século teve uma crise de talento, que se reprecutiu na sua forma de jogar. Devia, aliás, ser de realçar o facto de a seleção portuguesa estar a conseguir manter um nível de prestação elevado - quarta meia-final nos últimos cinco Euros! - quando tem uma equipa consideravelmente menos talentosa do que tinha há 10 anos atrás.
Seria necessário um futebol tão negativo para manter o nível neste momento de menos fulgor? Não sei. Poucos contestarão os 23 que estão em França como a melhor escolha possível, atendendo ao talento que há à disposição e às lesões (razão porque sempre achei uma tontaria pegada a conversa da “seleção do Mendes”).
Por isso, a questão é: pegando nestes 23, era possível fazer melhor? Novamente, não sei. Ao contrário de muitos, não estou impressionado com o desempenho do nosso meio-campo. Acho mesmo que tem sido a nossa maior fragilidade e acho que é nos jogadores que o compõem que está a explicação para o futebol negativo. Não me parece tanto que joguemos um futebol negativo por vontade, mas sobretudo porque não o nosso meio campo não consegue fazer mais. Os nossos centro-campistas têm-se revelado muito eficazes a destruir. Mas, ofensivamente, têm sido de uma nulidade confrangedora.
Claro que jogar com 4 médios-centro impõe logo à partida limitações a este nível. Mas, ainda assim, o sub-rendimento de várias unidades é inegável. O trio em quem o Engenheiro apostou de início - André Gomes, Moutinho e João Mário - revelou-se uma desilusão. Lentos, incapazes de pegar no jogo e com muitas dificuldades em alimentarem Nani e Ronaldo. Santos teve de improvisar um plano B com o comboio em andamento, com Adrien e Renato no lugar de Gomes e Moutinho. Funciona um pouco melhor, sobretudo por causa do miúdo do Bayern, que, para além acrescenter força aos duelos físicos, parece o único centro-campista na equipa que sabe em que direção está a baliza. No seu conjunto, o nosso meio campo tem-se revelado muito curto em qualidade para este nível.
E a maior desilusão para mim tem mesmo sido o João Mário. Precisamente porque era aquele de quem eu mais esperava. Tanto pelo que tem feito no Sporting como nas suas primeiras exibições na seleção. Era dele que eu esperava que viesse a criatividade que falta nos seus companheiros de setor. Em vez disso, o que vejo é um jogador a esconder-se do jogo, lento, incapaz de passar pelos adversários, de fazer os passes de rutura e de servir os avançados com a qualidade. Irreconhecível face ao que o vimos fazer no Sporting. Tirando a segunda parte frente à Hungria, o João Mário tem passado ao lado deste Euro. E acho que a equipa se ressente enormemente disso.