Em Portugal, como é sabido, os 3 grandes dependem de receitas extraordinárias (prémios UEFA e vendas de jogadores) para equilibrar as suas contas. A SAD do SCP, apesar de ser, dos 3 grandes, a que menos está dependente deste tipo de receitas, não deixa de ter, ainda assim, uma forte dependência.
Em 2013/2014, esta dependência foi de:
SCP: 22ME
FCP: 74ME
SLB: 83ME
Quem quiser saber porquê vá ao tópico da comparação da situação financeira das SAD’s dos 3 grandes.
Focando-nos no nosso R&C do 3ºtrimestre deste ano temos:
Resultado: +22ME
Liga dos Campeões: +14ME (10,7ME de prémios+3,3ME de receitas de bilheteira)
Vendas de Jogadores: +22ME
Ou seja, sem receitas extraordinárias, na nossa exploração habitual, perdemos à volta de 14ME em 3 trimestres.
É de esperar uma perda de 19ME (sem receitas extraordinárias) no ano.
No próximo ano espero um agravamento deste défice num valor nunca inferior a uns 7ME (salário de JJ+2 ou 3 contratações a pesar mais nos salários). O nosso défice irá para um valor acima de 26ME.
Será este o valor que temos que fazer entre prémios UEFA e vendas de jogadores.
Se perdermos o processo com a Doyen, esse valor chegará aos 36ME.
Percebam isto!
É isto que está em causa!
Entre vendas de jogadores e prémios UEFA temos que fazer, mais coisa menos coisa, uma verba entre 25 e 35ME.
Uma participação na Liga Europa (com playoff da champions), garantirá uns 7ME.
Nesse caso, temos que realizar com vendas de jogadores uma verba entre 18 e 28ME.
Uma participação na Champions, facilmente renderá uns 20ME.
Nesse caso, temos que realizar com vendas de jogadores uma verba entre 5 e 15ME.
O desafio que vos faço é um exercício de REALIDADE.
Tendo em conta estes constrangimentos de ordem financeira, que jogadores consideram que deveriam ser vendidos durante o período que vai de agora até 30 de Junho de 2016.
Considerem os 2 cenários:
Com e sem Champions.
Dizer que não querem que saia ninguém é arriscar um prejuízo à moda de JEB.
Estejam conscientes disso.
Olhem para a realidade e sejam responsáveis…
Quero ver os gestores desportivos que temos aqui.