A Rentabilizacão Financeira (ou não) dos Dispensados

É impressionante como o Sporting nunca consegue rentabilizar os jogadores dispensados…

Só hoje noticia-se a “provável rescisão amigável” entre o Sporting e o Stojkovic na www.abola.pt … um jogador que nos custou um milhão de euros mais ordenados e ainda com 4 anos de contrato… e um jogador de enorme qualidade (pelo menos dentro das quatro linhas)…

E a também “provável rescisão amigável” entre o Sporting e o Varela no www.record.pt … que apesar de não ter feito uma temporada por aí além, acabou por se adaptar numa das ligas mais fortes do Mundo e ainda tem uma larga margem de evolução…

Mas será mesmo que vamos encaixar zero com estes 2 jogadores quando podiamos fazer um negócio altamente rendável com eles os 2 ?!?

Mas para negócio altamente rentável, teria de haver interessados! Se o Sporting se dispõe a rescindir amigávelmente com eles, é porque os interessados pura e simplesmente não existem.
Não tenho dúvidas que ambos, “a custo zero”, facilmente arranjam clube. Com os clubes a terem de pagar já a coisa pia mais fino. Stoijkvovic vem da 3ª experiência consecutiva falhada, com problemas disciplinares à mistura, e o Varela é mediano. O Huelva desceu de divisão e nem nessa equipa ele era titular habitualmente.
Admito que os sucessivos directores do futebol do Sporting não têm primado por negócios da china, mas também não acredito que sejam masoquistas. Se oferecessem dinheiro aceitavam logo aposto. Afinal de contas, só nas tranferências é que se cobram comissões.

E’ normal haver transferencias falhadas… Assunto que foi empolado pelos pasquins desportivos nacionais… A colocarem em causa as contratacoes do Sporting… Se compararmos com o Porto e o Benfica, somos o clube que tem enfiado menos gorros dos ultimos anos… Principalmente na ultima epoca.

Relativamente ao Varela tenho pena, gosto mais dele do que do Djalo… Nos juniores fartava-se de jogar, nos sub-21 tambem. No SPorting teve poucas oportunidades… Como nao jogou com o P Bento nos juniores, tem menos hipoteses… Gostava que voltasse a ser emprestado.

O Stojkovic, penso que e’ um erro rescindir o contrato com ele. Ainda tenho uma leve esperanca de o ver no Sporting no proximo ano. Pode ser sempre emprestado…

Pra já o Huelna não desceu de divisão!! http://www.futebol365.pt/competicoes/default.asp?comp=espanha
Segundo, o Varela nos ultimos jogos até tinha jogado mais ou menos bem, mas teve lesões durante a época… por isso em minha opinião se ng o quiser podemos mt bem ficar com ele em vez de um Purovic ou de um Tiui…
O Stoijkovic… esse n acredito q rescinda com o SCP… a menos q estejamos a dormir na cerca… ele é titular da selecção Sérvia… e esperem pelos jogos olipicos e vão ve-lo a valorizar!! é só disso (acredito eu) que o Sporting espera… e omo ele vai ter os JO nem vai ter tempo pras discussões com o PB na pré-época pq vai sair logo pra China e já n deve regressar…
Concordo com a ideia deste tópico, pq eu vejo os jogadores do porto alguns a serem vendidos por valores astronómicos e mesmo os que não são usados são bem vendidos… reparem nos 2M€ q ofereceram pelo João Paulo… ou na oferta q fizeram pelo Farias… temos de valorizar os nosso activos… e outro dos que me cheira q vai tentar sair de borla é o Purovic e tb n pode ser… aliás… eu aposto q se tivessemos pedido uns 500.000€ ao Feyenord pelo Farnerud eles até davam… mas pronto… esse é melhor n correr riscos… é melhor deixá-lo mesmo ir agr!!!:smiley:

Alguém me explique o que é que vêm no Varela, porque eu não vejo nada… :inde:

Ok, my bad, não desceu de divisão, mas se o Varela é assim tão bom, porque é que o próprio Huelva não fica com ele??

Quanto ao Stojkovic, não é garantido que valorize nos jogos olimpicos. Não conseguimso prever a campanha da Sérvia. Mas para além disso, o ptroblema dos jogos olimpicos é que decorrem numa altura em qua a maioria dos planteis já estão fechados, portanto a probabilidade de fazermos negócio nessa altura não é grande.

O forista que criou este tópico tem toda a razão. O Sporting desde cedo nos habituou a negócios ruinosos com os seus jogadores. Enquanto FCP e Benfica vendem autênticos cepos como o Ricardo Costa ou o Anderson por 4 milhões e ainda pedem 10 milhões por um Nelson (entre muitos outros exemplos), os sportinguistas preferem pensar que os seus titulares valem meia dúzia de tostões, menos que os suplentes menos utilizados do FC Porto (falo do Romagnoli, por exemplo, que alguns foristas acham valer no máximo 1,5 milhões).

As saídas do Carlos Martins e do Semedo, a rescisão de contrato com o Douala (entre outros exemplos) são perfeitamente esclarecedores daquilo que eu digo.

Entretanto, vemos o FC Porto a negociar o João Paulo por 2 milhões de euros…

Título alterado para corresponder ao conteúdo do tópico.

Mas Balakov2007, a carreira do clube também influencia o valor dos jogadores. O caso do Douala, como bem referes, é sintomático disso. O Peseiro não permitiu a sua venda no final da epoca em que chegámos à final da UEFA, ao Middlesborough sem bem me lembro por 7 milhões e no ano seguinte foi o que se viu. Estar numa equipa campeã, ou que faz boas prestaçãoes na europa, valoriza grandemente os jogadores.
O Benfica até pode pedir 50 milhões pelo Nelson, que isso não equivale ao valor dele, mas como também bem referes, os adpetos/sócios do Sporting são os primeiros a desvalorizar o que é seu. Quando o Nani saiu por 25.5 milhões o forum encheu-se de mensagens a dizer que tinha sido um negócio da china, ainda me lembro de quando o quaresma foi vendido, ouvir muitos Sportinguistas a dizer que o cigano não valia nada e que tinhamos enfiado um pato aos espanhóis, etc, etc, etc.
É tudo também uma questão de capacidade negocial do clube. Enquanto o Sporting tiver de obrigatóriamente pagar 5 milhões no inicio de cada epoca à banca, tem de rapidamente gerar esse dinheiro, perdendo poder negocial. Se és obrigado a vender, não tens uma posição tão forte.

Para já eu n disse q o Varela era assim tão bom… pelos vistos para além de não saberes a classificação da Liga espanhola tb pareces ter algumas dificuldades de interpretação de Português… pq o axo quase tão cepo como o Tiui e o Purovic… mas se a diferença n é mta e o Varela até deve ficar mais barato… não vejo pq n aproveitar e vender o Tiui, q até é agr rotulado de crack no Brasil, e o Purovic e ficar com o Varela.

Realmente os JO são numa altura em que a maioria dos plantéis estão fechados e uma posição tão especifica como a de Keeper vai ser complicado algum clube inda n tar com o lugar preenchido… mas tenho esperança… e também se ele n for vendido n faz mal nenhum… pq é bem melhor q o Patricio… e podem mt bem fazer as pazes com o PB e assim ganhamos um bom keeper…

Mas o problema q aqui se discute, e numa altura em que parece q os offtopics andam bastante vigiados no forum, é mesmo o facto do Sporting não ter capacidade pra enfiar barretes como o benfas e o porto… alguém acha aki q o Luisão vale 15M€ como pedem, ou o Nelson 10M€, ou o João PAulo 2M€ (como parece q o Rapid Bucareste ofereceu), ou gajos tipo Manduca, Andersson (q barrete q o Lyon levou) e companhia… é q os nossos parece q são sempre ainda piores q os piores dos outros… e essa história de q isso depende do percurso da equipa tb n encaixa… pq estes barretes q o benfas enfiou… de certeza q n foi por terem feito uma boa época, pq se bem me lembro o benfas já n ganha nada há mt tempo… já do lado do porto isso pode ser válido… mas…

Dou os parabéns ao autor do tópico pq axo um assunto pertinente… e novos tópicos com boas discussões são bem-vindos ao forum… mas reparem q nem é só os dispensados q nós vendemos mal… o Nani vendemos por 25,5M, o Ronaldo por 15M e o Quaresma por 6M… já o porto pede agr 40M pelo Quaresma… enfim… algo anda mal… se calhar temos de começar a negociar mais com o Sr. Abramovich, ou com o Dinamos de Moscovo de novo :lol: :lol: (por falar em Russos o Custódio, internacional português capitão do SPorting foi vendido por uma pechincha pra lá… enquanto o porto até com o Nuno Espirito Santo encaixou grande massa…)

É favor não escrever com abreviaturas, dado não haver limite virtual para os caracteres, nem linguagem “pitês”.

Tópico muito interessante… Há muito que digo que o Sporting não consegue rentabilizar financeiramente os jogadores que tem com contratos de séniores…

A noticia do Stojkovic não me parece credível mas a do Varela é bem possível que aconteça e demonstra que o Sporting não consegue fazer dinheiro com os seus jogadores. Já se tinha passado isso no Verão passado com Martins, Semedo e Douala a saírem todos a custo 0, ficando nós com percentagens dos passes.

O Varela fez duas boas épocas no Vitória, esteve emprestado e até foi utilizado regularmente a um clube da primeira divisão de espanha, vem da formação do Sporting e é internacional Sub21. Alguem acredita que um jogador assim possa não ter mercado?

Aliás, o próprio Huelva parece interessado em continuar com o Varela, fala-se no AEK Atenas… O Sporting tem que pegar nestes jogadores que não lhe servem e conseguir vendê-los. É certo que nunca darão muito dinheiro mas uns trocos são sempre uteis a quem tem uma situação financeira como a nossa!

Ainda no caso do Varela, não acredito que se o Sporting pedisse 500mil € + 50% do passe ou 1M € por ele, que não existissem interessados no jogador. O Sporting pode e tem que melhorar muito nesta área. O Lourenço é outro jogador que não foi aproveitado para vender, foi andando de empréstimo em empréstimo até rescindir com o Sporting. Agora está a jogar na Grécia, com sucesso.

O Benfica faz dinheiro com Amoreirinha, Manduca e mais uns quantos que tinha e não aproveitava. É dinheiro util, vender 4 ou 5 desses jogadores, por pouco que seja cada um, pode permitir juntar dinheiro para uma renovação importante ou para garantir um reforço efectivo para o plantel!

:lol:

Quanto ao assunto do tópico em si, já discuti isso com amigos meus lampeões. Como é que é possivel que eles consigam despachar todos os toscos que lá têm e ainda ganharem com isso? E mesmo os do Porto. omo é que eles venderam o Ricardo costa e vendem agora o João Paulo, ao que parece por 2M€, entre tantos outros? E nós vamos rescindindo com todos. Mesmo assim acho que o acordo com o Carlos Martins não foi mau, já que lucramos 40% de uma possível venda do jogador. Acho que se é para dispensar jogadores sem ganhar nada no momento, ao menos podíamos tentar acordos destes, de ganhar uma percentagem em futuras vendas. Mas quem sou eu… ::slight_smile:

Goncalo Vou equiparar a minha dificuldade em perceber português à tua dificuldade em escrevê-lo e assim continuamos amigos!
Eu limitei-me a perguntar, se de facto o Varela é um jogador com qualidade porque é que nem o Huelva, nem outro clube apresentam uma proposta por ele? Ele esteve lá o ano todo, o Sporting vende barato e nem assim eles o querem. Se eles acham que ele não tem valor para o Huelva, tem para nós??? Realmente, no modelo de jogo do Sporting seria mais útil que o Purovic, mas esse também é para despachar. Se é melhor que o Tiui não sei, tenho mais um ano para avaliar o Tiui. De tudo o que vi até hoje do Varela, nunca vislumbrei nada de especial, mas o futuro dirá se estou enganado.

Agora onde não concordo contigo, é quando tratas os pedidos do benfica como vendas concretizadas. Eles até podem pedir o outro mundo, mas se conta se alguém der. 10 Milhões pelo Nelson é ridiculo, e todo o mundo do futebol também acha, por isso ainda cá está. 15 milhões pelo Luisão também, mas esse tem a favor dele passear com a selecção brasileira pelo mundo fora. E ainda não os conseguiram vender.

Quanto aos negócios do Sporting, eu concordo que muito podemos melhorar, mas os negócios têm de ser analisados um a um e no enquadramento em que foram realizados. Referes Nani, Ronaldo e Quaresma. Pois bem, o Nani foi vendido meio milhão acima da clausula, não pode ser criticado o negócio de qualquer forma. E muitos aqui no forum fizeram uma festa e mandaram foguetes porque o jogador não valia aquele dinheiro todo.
O Cristiano Ronaldo, se tivesses lido com atenção as entrevistas do FSF ou do Ferguson aos jornais, tinhas ficado a saber que já estava vendido ao Man Utd um anos antes de ter saido. Era suposto ainda ter feito aquela época em Alvalade, mas a exibição na inauguração do estádio, junto com a pressão feita pelo Giggs, Keane e V. Nistelrroy na viagem de regresso, convenceram o Ferguson a levá-lo logo. Portanto, 15 milhões de euros por um jogador de idade júnior, ainda sem provas dadas a nivel sénior, para a realidade financeira do Sporting foi um bom negócio. Podia ter sido outro Dani, Porfirio, Litos, etc.
A venda do Quaresma, tem uma explicação simples, Era o primeiro ano em que o Sporting tinha de pagar 5.5 milhões à banca do novo estádio, e para além de ainda lhe sobrarem uns tostões, recebeu o Rochembach por 2 anos e ainda mais 50% da venda deste para Inglaterra (+2.5 milhões). Foi outro que na altura da venda gerou grande entusiasmo, porque a maioria dizia que tinha serradura na cabeça e que nunca havia de ser ninguém.

Eu concordo, que o Sporting pode e deve melhorar nesta área, mas nem tudo é mau. O Simão foi vendido por uma verba considerável para a época, e o Hugo Viana então foi um negócio da china. 12 milhões por um jogador que tem sido um inútil em todos os clubes onde tem passado. Obrigado Robson. Mais 2 excelentes negócios foram as vendas do Amunike e do Delfim, todos podres. A do Boa-Morte ao Arsenal ainda junior também, e não esquecer a recente renovação em moldes muito favoráveis ao Sporting, do empréstimo do Rui Fonte ao Arsenal.

Em minha opinião temos comprado muito pior que o que temos vendido, mas aceito quem tenha opinião diversa.

há quem insista em dizer que somos maus a vender, e que é sempre mau negocio…

eu compreendo que para receber é sempre pouco, mas é importante ter a noção do mercado, ainda hoje foi vendida a grande promessa do futebol francês Samir Nasri por 17M€, vai para o arsenal e vem de um campeonato com muito mais dinheiro que o nosso!

era bom que conseguissemos vender o veloso e o moutinho por 100M€ mas é preciso ter a noção que o valor deles não é esse e se alguem pagasse a clausula de rescisão seriam ambos um bom negocio para o scp!

O último caso de dispensa de um jogador, que na minha opinião tinha muita qualidade foi o David Caiado. Alguém sabe em concreto o que aconteceu?
O Sporting já se sabe não pode aproveitar todos os jogadores que saem da formação, mas já que aposta tanto nesta área deveria tirar dividendos desta situação e a meu ver não está a conseguir o que poderia.

Mas aqui não se está a discutir a venda dos jogadores da nossa formação que vingam no plantel principal. Falam-se nos jogadores que o Sporting não aproveita para si e que muitos deles vende de uma forma que não é a melhor possível.

O caso do Varela é gritante. O Huelva não exerceu a opção que tinha sobre ele (1.5M por 50% do passe). Ok, percebo, se calhar é um preço exagerado. Mas será exagerado vender o jogador por 1M ou 500mil por 50% do passe? É que com estes “pequenos” negócios, podem-se ir recebendo valores que não fazem a diferença mas ajudam. Para não falar que se o jogador vingar e for vendido, ainda podemos receber mais uns euros. Com a situação financeira do Sporting, acho que não se podem abdicar destas pequenas vendas.

Mesmo o caso do David Caiado… Se não iam apostar nele, não teria sido melhor no ultimo Verão tê-lo libertado para um Belenenses, Maritimo ou Naval a custo 0, ficando com 50% de uma futura transferência?

O mesmo se passa com o caso do Paulo Renato. É outro jogador que se o Sporting não chegar nunca a apostar nele, deveria vendê-lo daqui a um ou dois anos, mesmo que por pouco dinheiro e mantendo direitos de uma futura venda.

:arrow: :arrow: :arrow:

Se é impossível vender um jogador, com qualidade mas sem lugar na equipa, pela verba pretendida, não vamos pura e simplesmente rescindir contrato com o jogador, quando existe a alternativa de cedé-lo por uma verba inferior (ou até mesmo a zero) mantendo metade do seu passe que até nos pode dar um grande retorno financeiro no futuro!!!

Rescindir contratos com jogadores com valor é um completo absurdo!!!

E não acredito que algum clube rejeite contratar o Varela ou o Stojkovic por ser apenas metade do passe… é que nos casos destes 2 jogadores ficaríamos a ganhar muito mais, mesmo cedendo os jogadores a zero mas, mantendo metade do passe do que se rescindissemos contrato com os jogadores, que a meu ver, é um completo abusrdo…

Absurdo mesmo. São dois jogadores internacionais (um pelos Sub21 de Portugal, esteve presente em Europeus da categoria) outro pela Selecção A da Sérvia.

Rescindir contratos é ridiculo, têm é que vender os jogadores. Se estão muito desvalorizados, então que se mantenha parte de uma futura venda. Volto a dizer, se o Benfica fez dinheiro com o Amoreirinha, é impensável o Sporting não fazer dinheiro com estes jogadores.

Rescindir não. Empresta-se os jogadores, rentabiliza-se, nunca oferecer. O Farnerud não prestava mas pelos vistos vai para o Feyenoord, porque é que não o vendemos, nem que fosse por 100 mil euros.