Goncalo Vou equiparar a minha dificuldade em perceber português à tua dificuldade em escrevê-lo e assim continuamos amigos!
Eu limitei-me a perguntar, se de facto o Varela é um jogador com qualidade porque é que nem o Huelva, nem outro clube apresentam uma proposta por ele? Ele esteve lá o ano todo, o Sporting vende barato e nem assim eles o querem. Se eles acham que ele não tem valor para o Huelva, tem para nós??? Realmente, no modelo de jogo do Sporting seria mais útil que o Purovic, mas esse também é para despachar. Se é melhor que o Tiui não sei, tenho mais um ano para avaliar o Tiui. De tudo o que vi até hoje do Varela, nunca vislumbrei nada de especial, mas o futuro dirá se estou enganado.
Agora onde não concordo contigo, é quando tratas os pedidos do benfica como vendas concretizadas. Eles até podem pedir o outro mundo, mas se conta se alguém der. 10 Milhões pelo Nelson é ridiculo, e todo o mundo do futebol também acha, por isso ainda cá está. 15 milhões pelo Luisão também, mas esse tem a favor dele passear com a selecção brasileira pelo mundo fora. E ainda não os conseguiram vender.
Quanto aos negócios do Sporting, eu concordo que muito podemos melhorar, mas os negócios têm de ser analisados um a um e no enquadramento em que foram realizados. Referes Nani, Ronaldo e Quaresma. Pois bem, o Nani foi vendido meio milhão acima da clausula, não pode ser criticado o negócio de qualquer forma. E muitos aqui no forum fizeram uma festa e mandaram foguetes porque o jogador não valia aquele dinheiro todo.
O Cristiano Ronaldo, se tivesses lido com atenção as entrevistas do FSF ou do Ferguson aos jornais, tinhas ficado a saber que já estava vendido ao Man Utd um anos antes de ter saido. Era suposto ainda ter feito aquela época em Alvalade, mas a exibição na inauguração do estádio, junto com a pressão feita pelo Giggs, Keane e V. Nistelrroy na viagem de regresso, convenceram o Ferguson a levá-lo logo. Portanto, 15 milhões de euros por um jogador de idade júnior, ainda sem provas dadas a nivel sénior, para a realidade financeira do Sporting foi um bom negócio. Podia ter sido outro Dani, Porfirio, Litos, etc.
A venda do Quaresma, tem uma explicação simples, Era o primeiro ano em que o Sporting tinha de pagar 5.5 milhões à banca do novo estádio, e para além de ainda lhe sobrarem uns tostões, recebeu o Rochembach por 2 anos e ainda mais 50% da venda deste para Inglaterra (+2.5 milhões). Foi outro que na altura da venda gerou grande entusiasmo, porque a maioria dizia que tinha serradura na cabeça e que nunca havia de ser ninguém.
Eu concordo, que o Sporting pode e deve melhorar nesta área, mas nem tudo é mau. O Simão foi vendido por uma verba considerável para a época, e o Hugo Viana então foi um negócio da china. 12 milhões por um jogador que tem sido um inútil em todos os clubes onde tem passado. Obrigado Robson. Mais 2 excelentes negócios foram as vendas do Amunike e do Delfim, todos podres. A do Boa-Morte ao Arsenal ainda junior também, e não esquecer a recente renovação em moldes muito favoráveis ao Sporting, do empréstimo do Rui Fonte ao Arsenal.
Em minha opinião temos comprado muito pior que o que temos vendido, mas aceito quem tenha opinião diversa.