A questao das laterais

nao concordo. é obrigatório que seja contratado um LE de qualidade.

O cenário actual é que temos Ronny para o lugar e a adaptação de Caneira, que também serve para o lado direito. Se for chamado para o plantel um desses putos que por aqui falam, ficariamos com Ronny e mais outro jogador inexperiente e sem qualidade, na equipa.

Sou da opinião que se se quiser ter um puto em evolução num lugar, tem de ter a concorrência de outro jogador experiente. Caneira é muito bom, mas não é um milagreiro que consiga fazer 60 jogos num ano!

Qual foi a concorrencia experiente de Moutinho? Veloso? Djaló? Quaresma? Ronaldo?

O jogador ou é bom ou não é…

Mas eu sou suspeito pq encaro a posição de lateral como uma aberraçao do futebol, por isso nao queria gastar dinheiro nisso.

Para mim quem joga a lateral são os gajos que em putos não conseguiram ser extremos suficientemente bons e digo isto pq os conheço aos montes… :arrow:

bem, tás a falar de jogadores como Moutinho, Quaresma e Ronaldo, que são já referências mundias. OU seja, a sua qualidade é extraordinariamente grande. Para além de que não estavam sozinhos na luta pelos respectivos lugares na equipa do SCP, havendo jogadores experientes.

Se o puto for melhor que o experiente…porreiro.

Estou a falar do actual cenário: ter dois jogadores inexperientes para a mesma posição é um perigo.

Sobre este assunto, defendo que o Sporting deve procurar um lateral no mercado.

Falhada a contratação de Grimi, a minha ideia era que o Sporting tivesse a sorte de contratar bem e com polivalência, ou seja, um lateral que tivesse um à vontade tanto à direita como à esquerda.

A verdade é que atletas como Caneira são valiosos em muito por isto e não se conseguindo encontrar essa solução, que se prefira um defesa esquerdo a um defesa direito, porque entendo que estamos mesmo carenciados.

Em caso de dúvida, ou de um bom resultado na pesquisa do tal mercado, entendo que se deve apostar em André Marques para fazer a pré-temporada e ver como as coisas correm.

Moutinho mesmo tendo uma maturidade assustadora, aprendeu muito com jogadores como Pedro Barbosa, Sá Pinto, Rockembakck…(3 anos no Sporting)

O Veloso simplesmente não tinha oposição e convenhamos, quem é que não faz mais que o Custódio?(1 ano no Sporting)

O Djaló ainda está longe de ser imprescindivel e insubstituivel, é e continuará a ser a terceira opcção. Só não o foi este ano porque mais uma vez, o Carlinhos deu-lhe forte no mercado.(1 ano no Sporting)

Quaresma e Ronaldo vieram do Shor Boloni, um treinador que apostava e bem nos miudos. Receberam sempre imenso apoio por parte do treinador e felizmente corresponderam com boas exibições.(Já não tão cá)

Uma equipa que se baseia na consistência defensiva, não pode entregar uma posição igualmente importante a um miudo só porque não vale a pena gastar dinheiro. Vale e o reforço é quase obrigatório.

Se é para “apostar” numa jovem promessa, que se aposte no André Marques. Deixem-se de antunes e outros que tal. Eu prefiro que se contrate um gajo já mais batido.

Na minha opinião, Caneira deverá lutar com Abel pela direita e na esquerda gostava do André Marques e do tal mais batido. Acho que ao Ronny falta velocidade e adaptação ao futebol europeu e Tiago Pinto deverá rodar numa equipa mais fraca para poder jogar mais vezes.

Outras hipóteses a, eventualmente, considerar:

GUSTAVO NERY
Clube: Corinthians
País: Brasileiro
7 vezes internacional
Lugar: Lateral-esquerdo
Idade: 28 anos (22-Jul-1977)
Altura/Peso: 1.82m • 75kg

MARCELL JANSEN
Clube:Borussia Mönchengladbach
País: Alemanha
Lugar: lateral-esquerdo
Idade: 20 anos (4-Nov-1985)
Altura/Peso: 1.91m • 75kg

MARIUS JOHNSEN
Nacionalidade: Noruega
Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 24 anos (28/8/81)
Altura/peso:1.85m • 81kg
Clube actual: Start Kristiansand (Noruega)
4 vezes internacional pela Noruega

BELHADJ
Nacionalidade: Argelino
Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 24 anos (18/6/82)
Clube actual: Sedan

Ok, querem mesmo um lateral esquerdo a sério?

Lucio do Grémio e não se fala mais nisso, problema resolvido por muitos e bons anos…

Se nao me engano faz parte dos reforcos garantidos do Bayern de Munique. :think:

Um bom lateral é o Gio do Barça, ouvi dizer que ele is ser dispensado!!!

Vai para o Feyenoord, tem uma clausula no seu contrato que permite voltar a um clube do seu país, caso a proposta lhe agrade :’(

Acompanho regularmente o Brasileirão (e vi quase todos os jogos do Grémio na fase a eliminar da Libertadores) e já num tópico qualquer tinha falado nesse Lúcio. É bom a fazer a corredor, é rápido, ataca bem (melhor do que defende talvez) e no geral são quase só boas qualidades. Tem um problema, a meu ver: cruza, a maior parte das vezes, mal e porcamente. Mas com tempo ia ao sítio…

Eu sei que é um bocado descabido, mas lembrei me do Finlandia-Portugal… em que o Nani fez um grande jogo. Recordo me que a finlandia tinha um belissimo defesa esquerdo, nao sei o nome, mas fiquei impressionado… esse noruegues que disseste tb nao deve ser mau de todo. Acho que deviamos apostar num jogador assim! Ate para as bolas paradas e cantos, que tanto nos falta um jogador que faca uns golitos de cabeca e tudo :angel:

      Posso estar enganado mas julgo que o lateral da Finlandia joga em França. Mas de facto também fiquei com boa imagem dele. Se alguem tiver a certeza de onde o senhor joga diga por favor. Gustavo Nery era boa opção mas julgo que talvez se vá optar por uma solução mais jovem, mas repito Nery é muito bom jogador e pode jogar mais à frente inclusivamente.

Tenho entendido a busca por um lateral esquerdo como uma forma de dar tempo para que algum dos jovens que temos na forja para essa posição esteja pronto a assumir um lugar. Vinha agora um lateral jeitoso por empréstimo, e para o ano alguém da casa estaria em condições de entrar na equipa (o que não me parece má política).

Agora, se não há no horizonte nenhuma contratação adequada para esse fim, e parecendo irracional investir mais forte quando temos talento em casa (sendo que pelos vistos as apostas recaem mais sobre o Tiago Pinto), então eu digo-vos o que fazia: em vez de vir um caruncho “a la Mãos de Gelatina”, assuma-se que o Caneira é lateral esquerdo (assim como assim joga melhor aí do que à direita), aposte-se num dos miúdos para seu suplente, e gaste-se dinheiro num bom lateral direito, que o Abel precisa de concorrência e segundo parece nos próximos anos ela não virá de Alcochete.

O defesa esquerdo finlandês nesse jogo, se não me engano, foi o Pasanen.
Alinha, desde 2004, no Werder Bremen.

Julgo que o Pasanen jogou na direita mas sinceramente já vai longe o jogo… ^-^ seja como for concordo com o que foi dito… e acrescento que não julgo ser necessária a contratação por empréstimo de um defesa esquerdo… Temos Caneira que faz o lugar semi-bem e temos Ronny e André Marques que era uma boa opção uma vez que parece que se está à procura de um jogador alto para fazer o lugar… era boa ideia emprestar o Tiago Pinto a uma boa equipa da liga de honra ou uma qualquer equipa da 1ª liga.

Cumprimentos a todos

Nao nao, nao era o pasanen esse jogou a central …

Já descobri quem era, de seu nome Toni Kallio no 19 …

Se calhar essa é a visão de muitos responsáveis pela formação em Portugal e daí a fraquissima qualidade dos nossos laterais.

Para mim, no futebol de hoje em dia, e principalmente no SCP, face à ausência de extremos, os laterais tem um papel importante porque não podem saber defender apenas, têm que saber atacar igualmente, e esta é grande pecha naqueles que se perfilam como opções para DE: Caneira, A.Marques e Ronny.

Há muito que desejo ver no SCP laterais com essas caracteristicas e espero que os nossos dirigentes não desistam com o fracasso Grimi. Digo mais, acho que aposta no mercado brasileiro é muito bem feita visto teram umalarga tradição e escola no que diz respeito a defesas laterais.

Se o Tiago Pinto é bom, escusamos de andar a gastar dinheiro num defesa lateral. O dinheiro que ainda falta gastar dos 9 milhões, que se gaste com um PdL.

Essa história que os defesas têm de ser emprestados para evoluírem é engraçada tendo em conta que foram buscar exemplos que serviam essa tese: Couto, Costa e Carvalho é verdade que rodaram, mas em primeiro lugar são centrais, que é uma posição com características diferentes e exigências diferentes dos laterais. Depois se querem um exemplo de quem não precisou de rodar e que tb jogou a lateral, lembrem-se de Paolo Maldini. Entrou com 17 anos no plantel do Milan, fez um jogo nessa época, mas na época seguinte fez 33 jogos, dos quais 6 foram em competições europeias.
Se o treinador dele da altura tivesse os quid pro quo que vocês têm em apostar em jovens de valor provavelmente hoje não estaria perto de acabar uma carreira brilhante.