A questao das laterais

Perfeitamente de acordo! Os jogadores quando saem dos juniores estão em graus de maturação diferentes.

Por isso acho que cabe a quem lida diariamente com eles avaliar e decidir o que melhor salvaguarda a sua evolução.

E a nós, acreditar na responsabilidade, bom senso e imunidade a pressões externas de quem decide…

Parece-me que é um decisão que deve apenas ser tomada por elementos que conheçam os jogadores a nível pessoal e profissional.

Neste ponto confio no staff técnico que toma este tipo de decisões e no qual PB tem a ultima palavra, por isso não estranho estas escolhas nem as crítico.

A questão da integração do Moutinho, como poderá ser a do Adrien, entre outros, no plantel principal foi diferente porque foi gradual. Quer dizer que exitem ou existiram outras opções para o lugar.
Neste momento sem um DE de referencia nós precisamos de alguém que assuma a titularidade de forma incontestável e que não trema nos momentos decisivos. Lembram-se do Ronny no jogo do Spartak? Claro que depois desse jogo não podia jogar mais pois não oferecia o minimo de garantias.
Na minha opinião são estes jogos que marcam os jogadores. Estou com muitas dúvidas que o Ronny volte a conquistar espaço na equipa.

Pior que perder o Ronny, seria perder o Tiago Pinto.

A não ser que o Tiago Pinto seja em termos psicologicos um jogador fora de série, não acho conveniente atirá-lo para a equipa principal como primeira opção.
Se fosse para segunda opção já acharia bem, embora nesse caso, o Ronny estivesse a mais.

Como já referiram aqui alguns foristas, a “questão do lateral esquerdo” também podia ser a “questão do lateral direito”, porque desse lado a situação é a mesma: de um lado, temos o Ronny, do outro o Abel, e algures no meio o Caneira, que pode fazer os dois lados (mas que não temos 100% certeza que fique).

Obviamente, o Abel neste momento dá mais garantias que o Ronny, daí a maior urgência em comprar alguém. Por outro lado, apesar de achar o Caneira um grande jogador (importantíssimo para a nossa equipa), nunca concordei com a utilização de defesas centrais como laterais: cumprem tacticamente, defendem bem mas não fazem a “segunda metade” do seu trabalho (atacar e centrar bolas para a área). Se no futebol italiano ou mesmo inglês até faz sentido (porque as equipas são mais “rígidas” do ponto de vista táctico), no futebol português ou espanhol não… Menos ainda num Sporting que joga com médios-ala interiores.

Neste contexto, o Caneira faz o que pode, mas como vimos na época que passou, só quando o PB pôs o Abel e o Tello a jogar em simultâneo é que a equipa se equilibrou e começou a jogar o melhor futebol que vimos em Portugal no ano passado (também não esqueço a entrada do Miguel Veloso para a posição 6, que foi igualmente importante).

Agora, tentando responder à pergunta do lateral esquerdo: Caneira cumpre, mas como expliquei não me convence naquela posição; Ronny não me inspira grande confiança (teria de dar um grande salto qualitativo, sobretudo em termos mentais); André Marques é uma grande incógnita; Tiago Pinto também… Mas eu apostava nele e mais um consagrado (tipo Placente), emprestava o Ronny e o André Marques outra vez.

O Antunes, ao que parece, já custa mais que o próprio Romagnoli (2M€), portanto… Pode ir para a Juventus fazer companhia ao Tiago. Neste momento não vale nem metade do que pedem por ele.

A tentativa de contratar Grimi mostra que os responsáveis do SCP procuram um DE e portanto deverão virar a agulha para outro jogador. Quanto a mim bem, nem tanto pelo Tiago Pinto, mais pelo Caneira que insisto não é jogador para as laterais, nem direita nem esquerda, é um bom DC como mostrou no fim desta época.
A integração de Tiago Pinto no plantel deverá ficar condicionada pela contratação ou não desse novo jogador. Senão vier sou a favor da sua integração, caso contrário é emprestá-lo par um clube da 1ª liga que dê algumas garantias que o jogará bastantes jogos.

Volto a insistir, também, na necessidade de um DD, se possível melhor que o Abel, só assim o SCP estará prevenido para uma época que se prevê e espera-se com muito mais jogos do que a anterior.

Há lugares onde é mais arriscado lançar miúdos para a fogueira.
Um defesa ou um guarda-redes quando cometem um erro, isso pode ser fatal e depois chovem as críticas. Mesmo grandes centrais como Fernando Couto, Jorge Costa e Ricardo Carvalho estiveram pelo menos duas épocas a rodar antes de serem lançados no FCP.

Mesmo com os avançados não é fácil pois exigem-se-lhes golos, vejam as dificuldades que o Djaló está a ter.

Já no meio campo e nas alas é menos complicado, a responsabilidade é menor e os erros podem-se perdoar, mesmo assim um jogador com a maturidade precoce do Moutinho é muito raro

Apostem no André Marques…pelo meno que faça a pré-época

Pois é e nós tivemos essa experiencia ainda nâo ha muito tempo; Sporting-Spartak na CL.
O Ronny cometeu 2 erros e em 20 minutos ja tinhamos 2 no bucho…

Eu fiquei muito mal impressionado com ele, principalmente pela falta de velocidade que ele demonstrou. Um puto tâo novo ja ser tâo lento nâo promete nada de bom.

Em relação ás laterais temos Abel para a direita e Caneira(se continuar) para a esquerda. (Eu só gosto de ver o Caneira na esquerda ou a central).

Não gosto do Ronny, pois acho que não sabe defender.

O Andre Marques tambem não mostrou muito, defende melhor que Ronny mas não tenho mais elementos para o definir.

Penso que, se Caneira ficar, necessitamos de 2 laterais 1 para cada lado que poderiam ser 2 juniores, mas…se é para apostar na champions que nos poderá pagar os jogadores caso o investimento na equipa for em jogadores de categoria, julgo que é por aí o caminho a seguir.
Investir para colher o investimento, e por os miudos a rodar para ver o que valem na realidade.

Magno, olha que o Toulouse pode ser um “clube de meio da tabela”, mas na época que acabou classificou-se em terceiro lugar e garantiu uma presença inédita na Liga dos Campeões. :wink:

È mesmo esta mentalidade que temos de mudar…qual é o defesa que com o Cr.Ronaldo ou o Messi faz boa figura???Pensas que o Tiago Pinto contra eles fazia figura de que??Deves pensar que ele daixava de saber jogar á bola por jogar contra jogadores desses.Deves pensar que o Plancente ou mesmo o Caneira na lateral esquerda conseguiam travar jogadores desse calibre…

concordo em absoluto, por isso mesmo defendo que Tiago Pinto deva ganhar experiencia :wink:

Digo mais, se repararem na nossa seleccao nacional, decerto repararão que praticamente todos os defesas que normalmente sao convocados, tiveram que adquirir bastante maturidade em clubes medianos, para depois singrar ao mais alto nível… Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Caneira, Jorge Andrade, Meira…

Então fica o André Marques e empresta-se o Tiago Pinto!

Se não singrar tem o mesmo caminho que teve o Ronny depois do Spartak!

Isto se não vier mais ninguém!

Segundo as tuas palavras dizes tu que nao existe nenhum defesa capaz de parar esses jogadores… é te indiferente meter um caneira, um D.Placente a travar um C.Ronaldo, tal como o Tiago Pinto… como nenhum deles dá luta, então pronto temo nos que resignar, perder por 1 ou por 100 … raio da mediocridade… enfim… eu nao tou a dizer que Tiago Pinto é mau, bem antes pelo contrario… mas ainda nao tem estofo para o sporting.

É das tais posiçoes que colocava as teorias do Gold e do Dmalmeida em funcionamento, falhou a vinda de Grimi, recorria a prata da casa, André Marques, Ronny e Tiago Pinto, 3 para um poleiro, cada vez que um começasse a fazer asneira metia outro, alguem haveria de atinar, se Caneira ficar e com Paulo Renato tb a espera de uma hipotese não me parece que valha a pena gastar dinheiro num DE ou DD… Principalmente qdo ha varias opçoes na cantera…

Também concordo. Para ir buscar alguém que não valha o dinheiro que custa, não vale a pena. Eu nesse caso apostava no Tiago Pinto. Mas se entretanto se descobrisse por aí algum “Vujacic” em condições…

Para isso, mais vale apostar no T. Pinto.

Incy essa agora não percebi.

Apostariamos então por ordem de chegada, e lançávamos o Ronny à Floresta. Eu nunca gostei deste jogador e apresenta erros demasiado graves para um jogador como ele, e dize-o logo na pré-epoca quando alguns já andavam todos malucos com este grande talento que depois se tornou nabo. Mantendo-se fiel ao seu futebol (falta de velocidade, débil a defender, mau posicionamento) então vamos ter de apostar noutro.

Pronto agora-me apetece-me o André Marques, porque já tinha feito uma Pré-Epoca pelo Sporting. Eu por acaso até gostei deste jogador, mas segundo algumas análises ao André Marques por parte de membros mais sabedores, ao que sei não vejo que tenha grande capacidade para se impor no Sporting. Para além de que na Selecção parecia que estava exactamente no mesmo patamar, ou seja, um pouco pesadote, lento a defender e duro de rins. Concordo que lhe falta isto tudo mas até deu bons apontamentos. Vai jogar sobre pressão, pois sabe que está a ser um priveligiado por ser a 2ª aposta nele e sendo um jovem pode perfeitamente dar para o torto.

Defesas esquerdos de raiz já só falta o Tiago Pinto (ou ele é defesa direito?), por isso vamos apostar num jogador que promete bastante e nós que somos conhecidos por ter a Melhor Defesa da Europa iriamos relegar essa mensagem a um miudo de 19 anos. Não é que ele não tenha já maturidade suficiente mas meus amigos, jogar num clube como o Sporting a nivel Sénior assim de repente, sem qualquer tipo de adaptação a este patamar no Futebol não é nada fácil. Mesmo que ele venha a ser um excelente defesa esquerdo, iria ser como todos os outros “normais”. Apenas se vai libertar e render aquilo que deve depois do seu primeiro ano no clube.

Por isso, sobra o “tapa buracos”, Caneira, que é bem capaz de ser o melhor desses todos neste momento.

É um risco ou só eu que tou a entender mal a tua politica? :wink:

O Sporting depois de ter libertado o Tello, percebeu que tinha de dar continuidade ao bom trabalho do Chileno durante este ano, por isso partiu para uma contratação. Não resultou, pois é frequente no Futebol. Só porque não deu, temos de desistir? Continuem à procura de uma boa opurtunidade e contratem um bom defesa esquerdo.

Caneira como primeira opção, Andre Marques, Ronny e Tiago Pinto, não vale a pena gastar dinheiro, vale mais a pena correr o risco com alguém da cantera, se contratarem alguem (Grimi ja era uma incognita) ja se sabe que vem aí caruncho…

O que eu digo é contratar alguem de qualidade semelhante aqueles que vieram. ::slight_smile:

E se o Abel se lesiona, lá se dá a montanha russa e a defesa vai ás nuvens.