Nasci em Bissau, mas mudei-me para Linda-a-Velha em 1976, vivia com os meus avos e o meu avo contava-me sempre dessa explosao e como todos os vidros de todos os carros e predios estilhacaram aquando da mesma. Havia um pequeno campo de terra batida onde jogavamos a bola, e o chao estava completamente coberto de pequenos estilhacos de vidro, devido a isso mesmo, (era GR, mandava-me para o chao e espetei mto vidro nas pernas e bracos :D) , e assim esteve ate ao principio da decada de 90 qdo finalmente alcatroaram aquilo…
Obrigado por partilhares.
Embora reze a lenda que a rainha, nascida por volta de 69 a.C., gozava de grande beleza, a sua aparência e cor de pele não são muito conhecidas. Em 2009, um documentário da BBC afirmava que ela tinha sangue africano.
Na verdade a grande beleza da Cleópatra nada mais era que uma grande capacidade em usar os seus atributos femininos.
E mesmo que assim fosse, “ter sangue africano” de algum antepassado significa ter aspeto “negroide”? Julgo que não.
O meu pai e toda a familia do lado dele sao pretos cabo verdianos e eu nasci tao branco como a minha mae… ![]()
Mas aí também há algum “sangue europeu” entre os antepassados…, não sei em que medida…
Eu já vi um documentario em que estavam a rastrear pelo ADN varias pessoas pelo mundo. Um preto americano soube que é 80% branco, mesmo tendo a cor da pele escura. Ele espantou-se porque os pais e avós são como ele.
Novas descobertas com avanço da exploração arqueológica em Conímbriga.
Enterramentos infantis e muralha da Idade do Ferro descobertos em Conímbriga (msn.com)

Conímbriga é lindo, principalmente a estância termal que lá tinham. Incrível pensar no standard de vida que os romanos tinham há mais de 1000 anos
Bota mais uns 1000 anos nisso… O chato foram os Suevos.
Nota-se muito mais o Africano em quem tem 20% de ADN africano do que o Europeu nas mesmas proporções, mas mesmo assim 80% é demasiado.
Os Afro Americanos têm uma contribuição genética europeia de 15-20% em média, alguém com 80% está fora dessa comunidade e é um “Melungeon”.
Por isso que estranhei, tambem podia ser uma falha nesse teste ADN.
Sim claro, mas mesmo os bizantinos ainda tinham qualidade de vida, excepto quando estavam a ser invadidos ![]()
Houve um tipo que era um neo nazi de merda que lhe fizeram um teste no âmbito de um programa de TV sensacionalista que mostrava que ele era 15 ou 20% Africano. Ele depois fez numa empresa mais fiável e conhecida (23andme) e deu 99-100% Europeu. Ou seja ou o teste que lhe fizeram era de muita fraca qualidade ou falsificaram os resultados para audiências.
Eu estava mais pensar em somar mais 1000 anos para trás… Conimbriga terá sido modernizada “à romana” por ordem do próprio imperador Augusto há mais de 2000 anos…
Sim claro. A civilização romana é de facto fascinante
Por acaso tenho a ideia de que até nem foi uma expansão muito belicista, até porque eles permitiam a liberdade de culto aos povos conquistados, e vivia-se bem sob a influência árabe. Depois a Reconquista é que foi à base da porrada velha, e demorou muitos séculos…