A História

Russia no ano 1914 estava no máximo dos máximos semi-industrializada…

https://twitter.com/visegrad24/status/1639576979350405122?s=20

https://twitter.com/IskoLat/status/1639619312506884096

Batalha de Ormuz, 27 de setembro de 1507

Em julho de 1507, o grande Afonso de Albuquerque estava na ilha de Socotorá com 6 naus em mau estado e 400 homens. Navegou pela costa de Omã tornando tributárias de Portugal as cidades de Calaiate, Mascate, Soar e Corfação, e a 25 de setembro fundeou em Ormuz para cumprir a ordem de el-Rei D. Manuel de construção de uma fortaleza nessa rica cidade vagamente vassala do Xá da Pérsia e chave do comércio marítimo entre a Arábia, a Pérsia e a Índia.
No porto encontravam-se cerca de 60 naus de ormuzinos, persas, árabes e “mouros”, algumas de grandes dimensões, todas guarnecidas com muita gente de armas. O Grão-Vizir da cidade arrastou as negociações para a fortaleza, até que, durante a noite do dia 26, chegou a armada de terradas de Ormuz que andava pela costa persa (pequenos navios de remo e vela com cerca de 20 frecheiros).
Ao amanhecer de 27, Albuquerque verificou que as naus de Ormuz se agrupavam e que, ao longo da praia, haviam sido improvisados baluartes com canhões, e que as terradas cercavam a armada portuguesa pelo lado do mar.
O Leão do Mar decidiu combater, pelo que deslocou as 6 naus para junto das maiores naus de Ormuz e começou o seu bombardeamento que foi respondido, ocorrendo um intenso duelo de artilharia, espingardaria e tiro com flecha, no meio de grande fumarada que o vento fraco não dissipava.
2 naus e cerca de 15 terradas foram afundadas e muitas outras danificadas, e Albuquerque deu ordem para abordagem à arma branca das duas maiores naus, uma do Rei de Cambaia e a outra de árabes fartaques, que eram as que davam mais luta. Foram tomadas após duros combates corpo a corpo. Outras 20 seriam tomadas praticamente sem resistência e outras 30 foram incendiadas.
Os portugueses desembarcaram na praia e o Grão-Vizir Cogeatar pediu a paz, reconhecendo-se vassalo do Rei de Portugal.
Embora as 6 naus portuguesas estivessem degradadas pela longa permanência nos mares, a determinação de Albuquerque, os nossos canhões de bronze ante os de ferro islamitas, e a tenacidade dos fidalgos e homens de armas portugueses nas abordagens, lograram uma notável vitória em condições extremamente difíceis.

8 Curtiram

É este o tipo de sucessos que deviam ser mostrados no museu militar em Lisboa.

A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

“Todas as civilizações passam pelas mesmas etapas: emergência, desenvolvimento e declínio. O Ocidente difere das outras civilizações, não no modo como se tem desenvolvido, mas no caráter distinto dos seus valores e das suas instituições. Nestes incluem-se, principalmente, o cristianismo, o pluralismo, o individualismo, e o primado da lei, que tornaram possível ao Ocidente inventar a modernidade, expandir-se pelo mundo e tornar-se objeto de inveja pelas outras sociedades. Estas caraterísticas são, no seu conjunto, peculiares ao Ocidente.
A Europa é a fonte, a única fonte, das ideias de liberdade individual, democracia política, primado da lei, direitos humanos, e liberdade cultural. Estas ideias são europeias, não são asiáticas, africanas, ou do médio oriente, exceto por adoção. Elas tornam a civilização ocidental única”. O Choque das Civilizações, Samuel Huntington

3 Curtiram

Vinha logo alguém do Bloco ou do Livre dizer que era racismo, imperialismo, capitalismo, canibalismo, campismo…

2 Curtiram

Então, 1125, Zamora integrava os senhorios de D. Teresa, pois tal fora acordado com D. Urraca de Leão e Castela em 1111.

2 Curtiram

https://twitter.com/Fondation_Shoah/status/1648583732301791234?s=20

1 Curtiu

Querem impor que a civilização egípcia era uma civilização negra, logo a última rainha tinha também de ser negra… De notar, no texto, a desinformação de tentar confundir o tom da pele com ser ou não de raça negra por assim dizer, e é quase certo que sempre confundem esta com o tipo predominante nos negros bantos subsarianos e não com outros… Os egípcios atuais não vão nas brincadeiras em moda no mundo ocidental, parece…
Advogado egípcio processa Netflix por Cleópatra negra em série (msn.com)

Que argumentação de mrda.

A procura era para encontrar a intérprete certa para trazer Cleópatra ao século 21. Por que Cleópatra não deveria ser uma irmã com melanina? E por que algumas pessoas precisam que Cleópatra seja branca?”

Porque ela era grega, branca! Ou alteramos a história só porque fica bem?

“Então, Cleópatra era negra? Nós não sabemos com certeza, mas nós podemos ter certeza de que ela não era branca como Elizabeth Taylor. Temos que ter uma conversa com nós mesmos sobre colorismo e a supremacia branca internalizada com a qual Hollywood nos doutrinou.

A indústria em Hollywood está toda atrofiada da cabecinha.

Tendo a Dinastia ptolemaica origem na macedónia e os casamentos subsequentes feitos dentro da própria família é muito provável que Cleópatra fosse branca como Elizabeth Taylor.

1 Curtiu

Quando se confundem filmes com factos históricos ou Hollywood com historiadores, só pode dar nisto. Cabecinhas pensadoras.

https://www.nationalgeographic.com/history/article/miracle-plant-eaten-extinction-2000-years-ago-silphion

https://greekreporter.com/2022/09/27/plant-ancient-greece-rediscovered/

O mítico e extinto Silphium voltou a aparecer…

A minha avó materna falou-me uma ou duas vezes que um jornal a tinha fotografado a ela e à minha mãe (ambas entretanto falecidas) no dia da explosão do paiol do Forte da Ameixoeira em 1943.
Eu também nasci na Ameixoeira, em casa dos meus pais. O meu irmão nasceu na casa da minha avó, também na Ameixoeira, que é Lisboa, embora à época fosse completamente rural.
Outro dia, já nem lembro porque razão, fui dar num arquivo da Torre do Tombo e descubro uma referência a uma foto d’ O Século e em que vejo o nome completo da minha mãe e o da minha avó (com a diferença que a minha avó se chamava Carlota e aparece na notícia como Custódia). Tentei aceder à foto e não consegui.
Hoje deu-me para tentar de novo e consegui. Deixo aqui porque é de um momento histórico (a explosão do paiol) e a História também somos nós que a fazemos.
Para a minha mãe e a minha avó, que nunca tiveram a chance de ver esta sua foto.

EDIT - Informações da foto no arquivo:

“CUSTÓDIA MORATO FERREIRA E SUA FILHA EVA DA SILVA FERREIRA FERIDA PELA EXPLOSÃO DUM PAIOL NO FORTE DA AMEIXOEIRA”

NÍVEL DE DESCRIÇÃO

Documento simples Documento simples

CÓDIGO DE REFERÊNCIA

PT/TT/EPJS/SF/001-001/0088/1789R

TIPO DE TÍTULO

Formal

DATAS DE PRODUÇÃO

1943-09-29 A data é incerta a A data é incerta

DIMENSÃO E SUPORTE

1 doc. fotográfico (negativo, vidro, p/b, 9x12 cm)

ÂMBITO E CONTEÚDO

Autor: não identificado.

COTA ATUAL

Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais n.º 88, doc.1789R

IDIOMA E ESCRITA

Não aplicável.

DATA DE CRIAÇÃO

8/1/2021 15:19:03

ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

8/1/2021 15:19![|588x444]

8 Curtiram

Começa-me a irritar estes pseudo-historiadores de sarjeta a explicar a história em menos de 30 minutos e ainda a confundir Portugal com o Brasil. E este burro tem quantos canais exatamente?

Demasiados. Outro calhau de merda que devia estudar.

2 Curtiram