A história da carochinha

Tenho feito por me abstrair dos blocos informativos sobre futebol que um Sportinguista não tem gosto nenhum em ver, ler e ouvir os festejos de outros e muito menos o descarregar das artilharia pesada contra o Sporting e os seus dois rostos mais visíveis, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, expectável e que até vejo com alguma naturalidade, dadas todas as incidências da época. Quem perde tem que engolir em seco as frustrações e a desilusão e eventualmente o escárnio e o gozo de quem ganha. Sempre foi assim e sempre será.

Até vejo com naturalidade que se moldem argumentos e justificações para o sucesso de uns e insucesso de outros. Basicamente, que se reescreva a história pela mão do vencedor. Mais uma vez, faz parte.

Há é limites. Pelo menos estabelecidos pelos vencidos que podem ter caído mas já estão de pé, conhecedores da sua força e dos seus méritos.

A história da carochinha que vende um Benfica trabalhador e humilde, respeitador das regras do bom relacionamento entre instituições, que promoveu o fair play desportivo durante a época, que só respondia quando atacado por um Sporting incendiário e desmesuradamente agressivo, colocando em causa o bom nome do futebol português, tem sucesso num país tranvestido de vermelho que está apostado na montagem de um cenário onde o herói vence o vilão e no débito de uma moralidade fantasiosa tendo em conta a realidade.

Esta historieta teve o seu primeiro capítulo quando da saída de Jorge Jesus do Benfica. Vendido pela propaganda como um traidor e um Judas, logo após os esforços conjuntos de Vieira e Mendes em enviar o treinador bicampeão para as Arábias e Jesus ter respondido a esses desejos com um contrato assinado com o rival de Lisboa, assistimos a contorcionismos vários. Em simultâneo com as queixas e ataques sobre e ao carácter do seu ex-treinador e à sua traição, o processo dos 14M, a fantasia dos SMSs, defendia-se a mudança de paradigma, a contenção financeira e necessidade na aposta num treinador com perfil de formador no qual JJ não se enquadrava. Por um lado, JJ era um traidor, por outro, não servia.

Durante esta salgalhada de contradições, enquanto os vices, directores e avençados benfiquistas davam uma no cravo outra na ferradura, da mudança de paradigma para clube formador e o cumprimento espartano das responsabilidades financeiras que eram vendidos ao público, brotavam opções de gestão curiosas, como os 9M em 50% do passe de um avançado, os 10M em 2 sérvios para a equipa B, o negócio Mitroglou agora culminado com a aquisição do passe, os milhões por Cervi, prémios de assinatura e salários milionários para Taarabt e afins, o trabalho de bastidores por Carrillo que vai encher os bolsos a vários empresários, os 8M por metade do passe de Pizzi.

Basicamente 4, 5 vezes mais que os valores investidos esta época pelo Sporting, acusado de loucura e irresponsabilidade despesista, que motivou pedidos de investigação à CMVM por lavagem de dinheiro.

O cenário estava montado. JJ, o traidor que perdera 3 campeonatos no Benfica e destruira a formação, BdC, o louco irresponsável que afundaria o Sporting, quando até então apresentara resultados financeiros sempre positivos, cortara despesas, aumentara receitas, com ganhos de competitividade.

E foi um cenário que ganhou força. Também patrocinado pelos ditos notáveis sportinguistas, vários responsáveis por buracos financeiros de dezenas de milhões, um passivo impagável e a decadência desportiva do clube. Mas acima de tudo, difundido eficazmente pelo poder mediático e social do Benfica, com ramificações transversais na sociedade portuguesa.

O Sporting nem sempre terá respondido bem, seja na forma ou no conteúdo, a este contexto. Não tendo a força mediática do rival, tendo ainda uma estrutura pouco consolidada e em construção, após anos de desvarios de dirigentes que viam o clube como um hobby por vezes incómodo, ainda dividido pelos anti corpos criados por várias posições de força que visaram a sobrevivência do Sporting e a responsabilização de quem lhe fez mal quando era suposto defenderem os interesses da instituição, a mensagem foi-se dispersando e esbatendo contra uma maré vermelha que engoliu com toda a facilidade o célebre caso dos Vouchers e que pelo meio colocou a pairar sobre a cabeça de Slimani, um castigo peregrino.

As deselegâncias intrínsecas à postura de Jesus e as respostas, ataques e contra ataques dos comunicados, posts no Facebook e entrevistas por parte de Bruno de Carvalho, que disparava para todo o lado, quando era zurzido a torto e direito por todo o lado, foram um combustível para a retórica benfiquista, mas um mero pormenor, a cereja no topo do bolo que coloria a tal história da carochinha e que agora alimenta o ego vermelho.

O mito do herói estava criado. Um herói que não teve problemas em apagar da história quem foi determinante na quebra da hegemonia do clube do Norte, que se escondeu dos holofotes, magnânimo, conciliador e dono de uma postura de sentido de estado, enquanto mandava para o terreno os seus peões, estrategicamente colocados, fazerem o seu trabalho sujo. Seja em campanhas de difamação, seja de desinformação, seja de branqueamento, seja no amparo necessário a uma equipa de futebol que quando tremeu, teve sempre uma mão miraculosa que a impediu de cair.

Um dos aspectos mais chocantes desta época, foi o colocar a nu, definitivamente, a parcialidade e falta de isenção da comunicação social, subjugada ao poder vermelho. Parcialidade assumida sem qualquer pudor, por jornalistas inclusivamente com responsabilidades editoriais e até de gestão.

Em outros tempos, esta fantasia desavergonhada que se tornou verdade, arruinaria por completo o ânimo de qualquer um, impotentes perante uma máquina poderosa que subverte e reescreve por completo a história.

Esses tempos acabaram.

#VoltaAgosto

Concordo com tudo. :venia: :venia: :venia:

Um dos aspectos mais chocantes desta época, foi o colocar a nu, definitivamente, a parcialidade e falta de isenção da comunicação social, subjugada ao poder vermelho. Parcialidade assumida sem qualquer pudor, por jornalistas inclusivamente com responsabilidades editoriais e até de gestão.

Absolutamente.

um Sportinguista não tem gosto nenhum em ver

[member=11692]Lion73 a usar a dupla negação. :xock: :xock: :mrgreen:

:lol:

Não aparecesse por aqui o [member=18013]juziel … :mrgreen:

:clap:

Concordo na íntegra!..Esta intoxicação diária começa a ser asquerosa e está a cada vez mais a assemelhar-se às “alegrias de outros tempos”!

SL

Paulo Ferreira

Muito bom :clap: :clap: :clap:

De Berlusconi em Italia, Passando por Rupert Murdoch no UK, pela Fox nos Usa, a M6 em frança, a AS e o e o Mundo Desportivo em Espanha, mesmo a TVE que é claramente pro Real, ou a CS Portuguesa, a realidade que esta à vista de todos é que a isenção da imprensa não existe !
Isto nao é um problema Português, é um problema mundial, a isenção da imprensa morreu no seculo XX , junto com os amanhãs que cantam e a luta pela paz no mundo ! Foi-se, acabou ! É pena ? É ! Lidem !
Mas porque diabo é tao dificil aos Sportinguistas lidar com a realidade ?
A comunicação social Portuguesa nao faz nada de ilegal, eles manipulam os leitores com o angulo que utilizam para abordar as noticias, como faz a Fox, como faz a TF1, como fazem a AS e o mundo desportivo em Espanha, e todos os grupos de imprensa pelo mundo fora !
O nosso problema é que o porto e o benfica perceberam que estamos no sec XXI e trataram de se adaptar à realidade, nós em nome dos habituais delirios escolhemos ficar presos num passado que ja nao existe.
Viver virado para o passado é uma escolha e todas as escolhas têm consequencias ! A consequencia da nossa escolha é sermos o bombo da festa ! É lidar !
Querer o melhor dos 2 mundos, querer viver alienado e nao ser atropelado pela realidade, isto ja é ridiculo ! E é por isso que somos tão merecidamente enchovalhados ! :inde:
Rennie, rapaziada!

Eu sempre me assumi como moderado no que toca ao futebol, sei quando um adversário joga melhor e quando é lhe é merecido um campeonato. Nunca entrei na onda da comunicação social ser comprada, nunca alinhei no jogo fora das 4 linhas.

Este ano foi diferente.

Este ano vi um Sporting muito superior a tudo o resto. O Sporting merecia ter sido campeão. Penso que por ter sido tão superior, até um moderado (e não há muitos por este forum, penso) consegue ver a pressão vinda da comunicação social. Hoje até um moderado consegue ver o jogo do adversário fora das 4 linhas.

Se nos anos anteriores não era preciso baixar a este nível, já neste os esforços tiveram de ser redobrados pelo nosso adversário directo. Este campeonato foi sem dúvida ganho sem que fosse preciso jogar futebol.

Mas se há uma área, este ano, onde não se pode negar a influencia benfiquista, é mesmo o da comunicação social: ataque atrás de ataque. Mentira atrás de mentira.

Há um dia em especial que não esqueço, o dia em que se descobriu que o Sporting poderia ter bens penhorados para pagar à Doyen. Nesse dia foi noticia atrás de noticia de que o Sporting devia dinheiro a tudo e todos, ex treinadores, terceiros, até danos no estádio do benfica por parte dos nossos adeptos… faz mais de 2 anos atrás!!! Tudo de rajada, um qualquer leitor chegava a um destes sites/jornais e apenas poderia ler sobre eventuais dividas do Sporting.

[member=11692]Lion73
Concordo totalmente, parágrafo a parágrafo! Excelente!

Também fiquei admirado, seria “um Sportinguista tem gosto nenhum”, a única falha que aponto ao autor do texto eheh :beer:

Sempre um gosto ler os teus textos seja aqui seja noutros espaços da internet.

Mesmo assim, em 10 campeonatos como este, o Sporting ganha 9.
O que perde, perdeu mesmo porque se perde 1 em 10.

Excelente texto! Parabéns! :clap:

Excelente texto LION!!

Tudo dito!

:clap:

Nem mais…contra tudo e contra todos, para o ano temos que nos superar ainda mais.

É o país que temos, nada de resignar mas sim de lutar, coisa que o BdC e JJ nunca nos vão deixar mal

Primeiro parabéns ao autor do post.

Depois dizer que concordo em parte com o lyondream. A conclusão final é que é digna de um desdentado “merecidamente enchovalhados”.

O Sporting precisa de ter um orgão de comunicação social desportiva deliberadamente tendencioso. Não há volta a dar. O Porto tem um jornal, o Benfica 1 jornal e um grupo de comunicação e o Sporting precisa de ter.

Isto não se consegue de um dia para o outro, mas começa-se de um dia para o outro.

Já me ofereci aqui no forum para criar uma plataforma online estilo Sapo desporto ou notícias ao minuto. Tb já disse que facilmente punha isso a render algum dinheiro para fazer face as despesas (infelizemente as únicas respostas foram para ver um post que ainda não tenho acesso)

Para quem defende que o sporting tem de replicar toda a estrutura corrupta do orcs, espero que acabem no mesmo lugar que eles. Mas há areas que sim temos de melhorar, a comunicação é uma delas. É muito bonito ganhar premios de criatividade, mas é muito mais bonito ter o poder de influenciar massas.

[member=22566]hboss

Heheheh! Tratar uma pessoa séria de lampião não vale!

Acho merecido porque é uma escolha! Se não tivesse ja uns 15 anos disto …seria um escandalo! Mas é tempo demais!
Quando tomamos uma opção, neste caso esperar que o mundo mude e que a imprensa volte a ser isenta…as consequencias são merecidas!
Nao podemos esquecer que segundo os nosso estatutos, o Sporting é por assim dizer, a soma dos seus socios, quando tens 90% a achar que não vale a pena investir no 4o poder, que os cães ladram e a caravana passa…é um bocado como saltares para cima da linha e achar injusto levar com o comboio em cima!

Mudando de assunto, o que precisas para avançar com essa ideia da plataforma, um Jornal/tv como a bola é a prioridade absoluta, mas isso seria também um passo interessante!
Estou disponivel para ajudar dentro do que achares util.

Chamei à tua conclusão digna de desdentado, termo facilmente conectado com orc, mas no nosso Sporting tb temos, que são gajos incapazes de tirar uma conclusão lógica e ponderada.

Nunca chamaria a outro forista participativo Lampião.

Mas obg por nao te ofenderes e levares isso com o valor que tem.

Para o projecto preciso de alguem que tome conta da linha editorial:

1 - escrevo mal para caraças e têem de ser estilo 8 pessoas a escrever
2 - Não tenho tempo para actualizar a plataforma
3 - Vivo no méxico não vou estar a coordenar uma equipa de putos que vão obrigatoriamente que se mexer
4 - Profissionalmente consigo os requisitos técnicos para montar e gerir a plataforma
5 - Tb consigo por a plataforma a geral agum guito.

Posto isso é ver se há mais malta como eu e tu que sintam a necessidade de haver esta plataforma que passa a ideia de ser “isenta”, mas que é tendenciosa.

[member=22566]hboss

Também moro fora de Portugal, por acaso ja trabalhei como jornalista, mas em radio. O portugues nao é a minha primeira lingua, mas acho que podemos contactar algumas pessoas que escrevem bem e que certamente estariam disponiveis para ajudar.
Na parte noticias ao minuto, e actualização eu poderia participar, com um corrector ortografico o meu portugues aguenta isso ;)!
Trabalho, mas poderiamos fazer uma especie planing de disponibilidades, em que cada um participa segundo um rodizio de 2-3 horas por dia em que possa participar.
Acho que poderiamos abrir um topico sobre isto no camarote dos membros e fazer um brainstorming para ver o que sai. O mais dificil que é a plataforma e o dinheiro esta garantido por ti, o resto é so encontrar Sportinguistas de boa vontade, com a consciencia que é um trabalho “isento” o que se pretende!

ainda nao tenho acesso ao camarote. Isso de ser membro gold dá logo acesso?

Cumps

Nao sei ! Eu tive as 500 mensagens antes de ser gold.