A hipotética dupla Semedo e Carriço.

[quote=“Coração de Leão”]

(…) o Zezinando e o Carriço… como os descreves como jogadores? Que qualidades/defeitos destacas ? Achas que têm nível para o plantel principal?

O Zezinando é um trinco muito completo que, quando está em forma, é o autêntico motor do meio campo. Forte fisicamente, sabe sair com a bola controlada e destrói e constrói jogo com a mesma qualidade. Há quem o ache baixo mas penso que isso não será obstáculo para a sua afirmação. O Daniel Carriço é um defesa central que já é excelente mas que poderá atingir patamares muito altos. É forte no jogo aéreo, forte na marcação homem a homem e sabe sair da defesa com a bola controlada. Também marca uns golos de vez em quando. Se juntarmos a isso uma enorme garra e espírito de liderança… bom, um dia vocês verão com os vossos olhos! Com isto que escrevi já percebeste que, em minha opinião, têm nível para integrar o plantel principal. E não será para ficarem no banco…

Já houve alguém aqui no forum que sugeriu o Semedo e Carriço para integrar o plantel e ser os centrais de reserva de Polga e Tonel.

Quanto a isso só vou dizer isto. Caso o Tonel e Polga não pudessem jogar iam jogar esses dois?

Sinceramente será que já se deram conta que tanto o Semedo como Carriço são ambos centrais de marcação homem-a-homem? Alguma vez 2 centrais com estas mesmas caracteristicas podiam jogar em conjunto num quarteto defensivo, particularmente um quarteto defensivo que involva laterais? Não, NÃO, NÃO!!!

Acho que Semedo e Miguel Veloso faz muito mais sentido com Veloso encarregue da marcação zonal directamente á frente do guarda-redes e o central de marcação individual a actuar ligeiramente mais á frente preenchendo o espaço entre o central de marcação zonal e o trinco.

2 centrais de marcação zonal ainda podia admitir caso o Sporting adopta-se um esquema de quarteto defensivo todos a fazerem marcação zonal como fazia o Milan de Arrigo Sacchi mas ter 2 centrais ambos na marcação homem-a-homem é uma insanidade táctica incomcebivel

Incomcebivel como quem diz porque talvez um dia o Sr PÉseiro invente um sistema de quarteto defensivo a fazer marcação zonal no meio campo ofensivo deixando os 10 jogadores de campo 80 metros adiantados em relação ao keeper. Quem colocava Tonel, Polga e Custódio “estacionados” 50 metros á frente de Ricardo a verem bolas longas a passarem-lhes por cima é capaz de inventar uma MERDA ainda maior.

Quando se joga com 3 centrais podem ser 2 de marcação homem-homem mas nunca se pode jogar sem um central de marcação zonal e acho que as razões são óbvias pois ambos iam atrás do “alvo” préviamente designado sem reparar que ambos se estavam a “ausentar” e deixando o guarda-redes nú.

Nem nunca ouvi falar de uma equipa com um quarteto defensivo com 2 centrais de marcação homem-a-homem. Se calhar até já houve mas eu desconheço tal invenção.

John Terry: Homem-a-homem.
Carvalho: Zonal

Tonel: H-a-H.
Polga: Zonal

Anderson: H-a-H.
Luisão: Zonal.

Alessandro Nesta: H-a-H.
Jaap Stam: Zonal.

Jamie Carragher: H-a-H
Sammi Hyppia: Zonal.

Kolo Toure: H-a-H
Sol Campbell: Zonal.

Etc, etc, etc, etc, etc, etc,

O Carriço indubitavelmente tem valor, por mim ficava nos juniores mais um ano e depois vinha para os seniores e espreitaria oprtunidades.
Agora deixar o Carriço ser emprestado seria um erro gravissimo.

André

[quote=“AndréSCP”]

(…) o Zezinando e o Carriço… como os descreves como jogadores? Que qualidades/defeitos destacas ? Achas que têm nível para o plantel principal?

O Zezinando é um trinco muito completo que, quando está em forma, é o autêntico motor do meio campo. Forte fisicamente, sabe sair com a bola controlada e destrói e constrói jogo com a mesma qualidade. Há quem o ache baixo mas penso que isso não será obstáculo para a sua afirmação. O Daniel Carriço é um defesa central que já é excelente mas que poderá atingir patamares muito altos. É forte no jogo aéreo, forte na marcação homem a homem e sabe sair da defesa com a bola controlada. Também marca uns golos de vez em quando. Se juntarmos a isso uma enorme garra e espírito de liderança… bom, um dia vocês verão com os vossos olhos! Com isto que escrevi já percebeste que, em minha opinião, têm nível para integrar o plantel principal. E não será para ficarem no banco…

Já houve alguém aqui no forum que sugeriu o Semedo e Carriço para integrar o plantel e ser os centrais de reserva de Polga e Tonel.

Quanto a isso só vou dizer isto. Caso o Tonel e Polga não pudessem jogar iam jogar esses dois?

Sinceramente será que já se deram conta que tanto o Semedo como Carriço são ambos centrais de marcação homem-a-homem? Alguma vez 2 centrais com estas mesmas caracteristicas podiam jogar em conjunto num quarteto defensivo, particularmente um quarteto defensivo que involva laterais? Não, NÃO, NÃO!!!

Acho que Semedo e Miguel Veloso faz muito mais sentido com Veloso encarregue da marcação zonal directamente á frente do guarda-redes e o central de marcação individual a actuar ligeiramente mais á frente preenchendo o espaço entre o central de marcação zonal e o trinco.

2 centrais de marcação zonal ainda podia admitir caso o Sporting adopta-se um esquema de quarteto defensivo todos a fazerem marcação zonal como fazia o Milan de Arrigo Sacchi mas ter 2 centrais ambos na marcação homem-a-homem é uma insanidade táctica incomcebivel

Incomcebivel como quem diz porque talvez um dia o Sr PÉseiro invente um sistema de quarteto defensivo a fazer marcação zonal no meio campo ofensivo deixando os 10 jogadores de campo 80 metros adiantados em relação ao keeper. Quem colocava Tonel, Polga e Custódio “estacionados” 50 metros á frente de Ricardo a verem bolas longas a passarem-lhes por cima é capaz de inventar uma MERDA ainda maior.

Quando se joga com 3 centrais podem ser 2 de marcação homem-homem mas nunca se pode jogar sem um central de marcação zonal e acho que as razões são óbvias pois ambos iam atrás do “alvo” préviamente designado sem reparar que ambos se estavam a “ausentar” e deixando o guarda-redes nú.

Nem nunca ouvi falar de uma equipa com um quarteto defensivo com 2 centrais de marcação homem-a-homem. Se calhar até já houve mas eu desconheço tal invenção.

John Terry: Homem-a-homem.
Carvalho: Zonal

Tonel: H-a-H.
Polga: Zonal

Anderson: H-a-H.
Luisão: Zonal.

Alessandro Nesta: H-a-H.
Jaap Stam: Zonal.

Jamie Carragher: H-a-H
Sammi Hyppia: Zonal.

Kolo Toure: H-a-H
Sol Campbell: Zonal.

Etc, etc, etc, etc, etc, etc,

O Carriço indubitavelmente tem valor, por mim ficava nos juniores mais um ano e depois vinha para os seniores e espreitaria oprtunidades.
Agora deixar o Carriço ser emprestado seria um erro gravissimo.

André

Ja lguma vez viste o Carrico jogar?!?! Polga nao e central H-a-H?!?!
Sem fundamento estas palavras tuas, desculpa que te diga!!!

O que o Sporting necessita é de um grande central, de um jogador que mande naquela na defesa, um central tipo ACruz, Luisinho (para quem se lembra dele).

Uma dupla tipo PBabb / ACruz.

cumps,
VCoelho

Ja lguma vez viste o Carrico jogar?!?! Polga nao e central H-a-H?!?! Sem fundamento estas palavras tuas, desculpa que te diga!!!

Sim, o Carriço é um central rápido e atlético de marcação homem-a-homem e ainda tácticamante indisciplinado como aliás são quase todos os jovens jogadores.

O Anderson Polga é um central técnicamente refinado com excelente timing e magistral nos cortes mas atléticamente é limitado especialmente em questões de sprint e impulso vertical.

O Polga é claramente um central de marcação zonal tal como era o Enakharire (apesar de PÉseiro o designar como H-a-H) que apesar de fortissimo na marcação homem-a-homem era manifestamente lento e sofria quando jogava adiantado.

Aliás, Polga, Beto e Enak eram todos lentos, o Tonel acrescentou mobilidade e jogo aéreo ao nosso quarteto defensivo e é correctamente colocado mais á frente de Polga e quando o Sporting faz transição ataque-defesa o Custódio recua para 3º central ao lado de Tonel com Polga a actuar como libero atrás dos 2.

O que eu digo não é uma opinião, é uma constatação daquilo que vejo serem jogadas estudadas e automatizadas pelo bloco defensivo do Sporting quando perante situação X, Y ou Z.

Diga-se de passagem desde que PB assumiu o controle do Sporting em Outubro só discordei ele umas 4 vezes e em algumas delas acabei por perceber o seu ponto de vista. Para mim Paulo Bento é o treinador do bom senso.

André

AndreSCP escreveu:

impulso vertical.

Eu não digo… :smiley: :wink: 8) :arrow:

Sim, o Carriço é um central rápido e atlético de marcação homem-a-homem e ainda [b]tácticamante indisciplinado[/b] como aliás são quase todos os jovens jogadores.

Completamente falso. Com 17 anos é extremamente disciplinado do ponto de vista táctico.

É aqui que vais buscar tudo o que postas,AndreSCP?
:roll: :arrow:
http://groups.google.pt/group/SportingClubePortugal?lnk=li

Aliás, Polga, Beto e Enak eram todos lentos, o Tonel acrescentou mobilidade e jogo aéreo ao nosso quarteto defensivo e é correctamente colocado mais á frente de Polga e quando o Sporting faz transição ataque-defesa o Custódio recua para 3º central ao lado de Tonel com Polga a actuar como libero atrás dos 2.

André

Viste os jogos do Enak o ano passado?
lento?
Xiça a principal virtude do homem era a velocidade para alem da impetuosidade na marcação H a H.
Por isso é k kuando ele jogava o SCP mesmo com uma defesa avançada sofria menos golos.

É aqui que vais buscar tudo o que postas,AndreSCP? :roll: :arrow: http://groups.google.pt/group/SportingClubePortugal?lnk=li
Deve ser :wink: :wink: :wink:
Sim, o Carriço é um central rápido e atlético de marcação homem-a-homem e ainda [b]tácticamante indisciplinado[/b] como aliás são quase todos os jovens jogadores.

Completamente falso. Com 17 anos é extremamente disciplinado do ponto de vista táctico.

E isso mesmo oCarrico parece mesmo ser o central ideal.Alem de ter forca e velocidade ,como o Andre disse, tambem tem muita classe no seu jogo!! Acho que ele e reune as boas caracteristicas do Polga e do Tonel num so jogador. Portanto acho que a dupla Carrico Semedo pode ter grande futuro no SCP!!!

É aqui que vais buscar tudo o que postas,AndreSCP? :roll: :arrow: http://groups.google.pt/group/SportingClubePortugal?lnk=li

Eu criei esse newsgroup mas infelizmente havia muito pouca discução e muitas vezes era apenas insultos e denegrir os adversários, prefiro antes colocar as minhas análises aqui onde a discução é mais saudável e adulta.

Alguns dos post que coloco aqui também coloquei lá e no pt.rec.desporto.futebol ou no rec.sport.soccer onde participo desde longa data mas sinceramente gosto mais deste forum.

Aliás basta reparares que o moderador do newsgroup tem o mesmo E-Mail que eu portanto mais que óbvio que somos a mesma pessoa.

Gosto de fazer análises e compilar estatisticas e gosto deste forum.

P.S. o meu nome é André, param de me chamar AndréSCP, se faz favor.

André

E isso mesmo o Carrico parece mesmo ser o central ideal.Alem de ter forca e velocidade ,como o Andre disse, tambem tem muita classe no seu jogo!! Acho que ele e reune as boas caracteristicas do Polga e do Tonel num so jogador.

Por favor, não ponhas o nome do Carriço na mesma frase em que ponhas o nome do Polga ou do Tonel. É que não têm mesmo nada a ver… :roll:

E isso mesmo o Carrico parece mesmo ser o central ideal.Alem de ter forca e velocidade ,como o Andre disse, tambem tem muita classe no seu jogo!! Acho que ele e reune as boas caracteristicas do Polga e do Tonel num so jogador.

Por favor, não ponhas o nome do Carriço na mesma frase em que ponhas o nome do Polga ou do Tonel. É que não têm mesmo nada a ver… :roll:

Tem sim senhor.Sao tres supercentrais que eu aprecio muito;-)

Discordo de muito que o André aqui escreveu pois parece-me que jogar com dois centrais cuja principal característica seja a marcação é perfeitamente viável, aliás essa característica é fundamental num central, mais difícil seria jogar com dois liberos e até é cada vez mais raro jogar-se com libero, hoje quase todas equipas jogam na marcação à zona.

Também não me parece que seja habitual o Custódio recuar para fazer o 3º central, ele só aparece nessa zona em situações pontuais como as bolas paradas, o que aliás é perfeitamente natural pois em Portugal são raras as equipas que jogam com dois pontas de lança.

Por exemplo no jogo da Taça perante o FCP que joga com o Adriano e o McCarthy na frente Paulo Bento tirou o Abel para colocar o Garcia, ficando assim com dois laterais capazes de fechar por dentro o que lhe permitiu manter quatro homens no meio campo.

Outra questão é a diferença entre jogar com três centrais ou três defesas.
Só as equipas pequeninas é que jogam com um libero e dois centrais a marcar o que é muito diferente daquilo que o Adriaanse faz no FCP onde se joga apenas com três defesas

Discordo de muito que o André aqui escreveu pois parece-me que jogar com dois centrais cuja principal característica seja a marcação é perfeitamente viável, aliás essa característica é fundamental num central, mais difícil seria jogar com dois liberos e até é cada vez mais raro jogar-se com libero, hoje quase todas equipas jogam na marcação à zona.

Também não me parece que seja habitual o Custódio recuar para fazer o 3º central, ele só aparece nessa zona em situações pontuais como as bolas paradas, o que aliás é perfeitamente natural pois em Portugal são raras as equipas que jogam com dois pontas de lança.

Por exemplo no jogo da Taça perante o FCP que joga com o Adriano e o McCarthy na frente Paulo Bento tirou o Abel para colocar o Garcia, ficando assim com dois laterais capazes de fechar por dentro o que lhe permitiu manter quatro homens no meio campo.

Outra questão é a diferença entre jogar com três centrais ou três defesas.
Só as equipas pequeninas é que jogam com um libero e dois centrais a marcar o que é muito diferente daquilo que o Adriaanse faz no FCP onde se joga apenas com três defesas

Quando se joga contra um equipa com um 4-4-1-1 portanto com um único ponta-de-lança e um criativo atrás deste que tanto funcionará como playmaker ou 2º ponta-de-lança (JVP, Totti, ADP) geralmente um dos centrais marca exclusivamente o PDL e o outro central não abandona o keeper e faz marcação á zona especialmente caso o seu colega se mova muito fazendo marcação cerrada ao PDL adversário. O trinco fará marcação mas não muito em cima do 2º avançado/playmaker a não ser que a equipa jogue em 4-4-2 defensivo (com 2 trincos) e nesse caso um dos trinco marca o playmaker/2º PDL mesmo em cima e portanto desse bloco defensivo de 2 centrais 2 trincos vamos ter 2 de marcação exclusiva e 2 de marcação zonal.

Quando ao Miguel Garcia em vez do Abel. Uma equipa moderna não pode atacar com os 2 laterais ao mesmo tempo (a menos que seja um 3-5-2 como tinha o Brazil de Scolari) portanto um terá sempre de ter uma dinâmica de ataque superior ao outro; Roberto Carlos mais que Salgado, Cafu mais que Maldini, Zambrotta mais que Zebina, Abel mais que Caneira, Paulo Ferreira mais que Nuno Valente etc.
Um dos laterais tem que compensar a subida do outro, no futebol moderno um dos laterais actua como falso extremo enquanto o outro actua sómente num envelope de movimento de 55 metros até á linha de meio-campo.
Como o Miguel Garcia não tem a dinâmica ofensiva de Abel óbviamente o Sporting jogou com uma defesa que actuou mais em profundidade do que é habitual e por isso mesmo fez menos pressão (particularmente pela direita) e foi obrigado a defender mais.

Mas atenção, o facto de actuar com uma defesa que actua com maior profundidade também permite actuar com um meio-campo mais agressivo e se PB do trio atacande necessita de 2 com capacidade de sofrimentos defensivo (JM e SP) capazes de ajudar Custódio, no jogo com o Porto não teve problemas em deixar Carlos Martins actuar mais solto e com menos tarefas de marcação

Dizer que jogar com 3 centrais é uma táctica defensiva ou ofensiva é ilusório pois o que verdadeiramente determina as intenção do treinador é o meio-campo e aqui vemos que Adriaanse coloca 1 trinco (Assunção) e 2 médios-centros (Lucho e Meireles) com grande capacidade criativa (e uma cultura defensiva que melhora a olhos vistos) que lhe permitiu dispensar um verdadeiro playmaker como Diego.
Independente de jogar com 3 centrais e 4 (2 deles claramente defendem muito pouco, particularmente McCarthy) avançados dizer que a equipa de Adriaanse é desiquilibrada é errado pois possui uma capacidade de sofrimento no meio-campo muito boa.

Na transposição ataque defesa Meireles e Lucho disposicionam-se como interior-direito e esquerdo no meio-campo enquanto Assunção desce para ser o 3º central entre Emanuel e Bosingwa enquanto Pepe ou desce para se tornar o libero atrás dos 3 centrais ou então avança para desarmar o trasportador da bola.
E tanto Quaresma como Adriano começam a demonstrar capacidade para descer no terreno e ajudar Meireles e Lucho.

Em relação aos 3 centrais. Por norma 3 centrais jogam contra 2 avançados com 2 a fazer marcação especifica homem-a-homem e o 3º actua mais atrás a fazer de libero e a fazer as dobras mas no caso de Adriaanse 2 dos centrais/laterais fazem ambos marcação zonal (com Pedro Emanuel a ser claramente um central de marcação zonal, lento mais com grande cultura táctica) e Bosingwa embora o Africano continua a demonstrar demasiada propensão atacante para funcionar preso á marcação zonal. O Pepe tem função dupla dependendo do que lhe pede CA ao longo do jogo pois ou recua atrás de PE e JB ou então ataca o transportador de bola como já referi, é um grande atleta.

Quem joga com 3 defesa é o Sporting, o sistema inicial pode ser 4-4-2 losango mas assim que o Sporting faz um atraso de bola para o seu sector defensivo o Abel começa a subir no terreno e depois existem duas opções ou passam a bola a ele para romper pela direita com o acompanhamento do JM a interior-direito ou então passam a bola ao JM28 enquanto o Abel se vai desmarcando pela direita oferenço uma 4ª alternativa linha de passe sem ser o Sá Pinto/Deivid/Liedson.
Quando Abel sobe o Caneira sobe um pouco mas geralmente estabelece uma linha assimétrica no meio-campo com Custódio a fazer filtração do jogo antes que este chegue aos centrais. Linha assimétrica essa que se torna simétrica quando Abel desce para se juntar a CC e MC no meio-campo durante a transposição ataque-defesa.

André

E que confusão que para aqui vai!!!

  1. 2 centrais para um avançado:

Marcam os dois o mesmo avançado.

O Jogador que joga nas costas do avançado é marcado á zona pelo trinco.

  1. Uma equipa moderna pode e deve atacar com os dois laterais.

Atacar presupõe que ficam os dois centrais e o trinco para prever o contra-ataque.

  1. Jogar com 3 centrais é jogar com uma tactica de ataque.

  2. Não me parece que o meio campo do Porto tenha uma capacidade de sofrimento (deves querer dizer agressividade) muito boa.

  3. Assunção é o 3º central e encaixa no meio de Pedro Emanuel e Pepe

Em situação defensiva o Bosingwa é o 4º defesa.
Em situção defensiva o defesa esquerdo é Pedro Emanuel.

(no jogo com o Sporting jogou com 4 defesas(+Che á esquerda) e Paulo Assunção a trinco. Estava com medo do Sporting).

É o que eu digo uma tactica de futebol é uma coisa simples.
As movimentações dos jogadores durante um jogo é que variam de jogo para jogo, dependendo do adversários, etc…

E(no jogo com o Sporting jogou com 4 defesas(+Che á esquerda) e Paulo Assunção a trinco. Estava com medo do Sporting).

Não me parece. O Cheh jogou no meio campo. Aliás nem faria sentido uma equipa rotinada a jogar com 3 defesas passar a jogar com 4 ao defrontar um adversario que joga com dois avançados e sem extremos.

A alteração tactica que o Adriaanse fez foi abdicar dum extremo para equilibrar as forças no meio campo onde intriduziu o quarto homem, precisamente o Cheh. Ou passou dum 3x3x4 para um 3x4x3

Não li dessa forma.

Foi um claro 4 - 1 - 3- 2.

Se Che jogasse no meio campo como dizes ficava em cima de Ricardo Quaresma.

                      Baia

Bosingwa Pepe Pedro Emanuel Che

              Paulo Assunção

 Meireles       Lucho                Quaresma

                Adriano       Beni

Adianta o Cheh e o Quaresma, abre o Pepe para a esquerda e troca as posições do Meireles e Lucho e tens o desenho do FCP no jogo da Taça.

Lol: É exactamente a mesma coisa!!! só que agora o Porto está ao ataque.
Avançou o Che e o Quaresma

                    Baia

Bosingwa Emanuel Pepe

                 Paulo Assunção

 Lucho             Meireles                           Che


             Adriano   Beni                    Quaresma