A NF Academy não é bem uma instituição especializada na prospeção, sendo mais uma academia, que opera na região da Escandinávia, trabalhando o jogador da região, de uma forma mais alternativa à atual.
A sua metodologia engloba um ensino diferente do jogo, muito à base dos princípios específicos e centrado em situações de jogo reduzido (o que não podia deixar de ser, pois tem muitos portugueses à frente do projeto) centrando-se também nas habilidades motoras fundamentais. E também na forma como a Noruega promove o desporto, que está décadas À frente, mas não vou por aí hoje.
Estou muito confortável a falar disto, estagiei numa academia deles em Oslo, Noruega no verão de 2019 com o David Fernandes, que conheci estava ele nos benjamins do Sporting. Penso ainda estar lá.
Com base nesse conhecimento achas que será benéfico?
Penso que será positivo para as três partes.
A NF Academy consegue associar-se a um clube com a dimensão e identidade do Sporting, o que vai atrair mais e melhores atletas, visibilidade e prestígio. Fora o possível auxílio na metodologia e planeamento do treino e do desenvolvimento individual de cada atleta.
Os atletas terão mais visibilidade e exposição, para além de um acompanhamento de um clube como o Sporting e oportunidades para eventualmente mostrarem o seu valor. Como o Skoglund que veio de contextos semelhantes.
O Sporting consegue um maior controlo e conhecimento de mercados emergentes, bem como a observação em contexto de treino de jovens jogadores, podendo ter abertura para os convidar a testes em Portugal.
Tenho é algumas dúvidas que os talentos top, escolham estas academias em vez do próprio percurso pelo clube. Ainda que muitas vezes seja compatível, pelo menos no caso da Noruega, pois em idades jovens, és “colocado” no clube associado à tua área de residência.
Atenção que os talentos top serão reportados ao Sporting, estejam ou não na NF. A notícia refere precisamente isso: “Parceiro vai ser responsável pelo scouting de jovens atletas na Escandinávia”.
Só um aparte, o salto gigantesco em talento q a Noruega tem dado em termos de desenvolvimento de talento no futebol n pode ser por acaso.
Halland, Odegaard, Sorloth, Hauge e muitos outros q acho q vão aparecer por aí, uma pena n irem ao próximo Euro acho.
Este fim de semana tive um gajo norueguês a perguntar pelo Skoglund no Sporting, como é q as coisas estão a correr, lá tive de explicar q com aquele pino q treina os sub 23 nem o Messi se safava.
Exato!
Verdade, e isso será sempre positivo. Mas é como digo, a parte da prospeção e scouting não é a prioridade/especialidade da academia, mas sim o desenvolvimento global do jovem atleta.
Aliás espero que tenham melhorado o departamento, na altura na Noruega era constituído por 4 pessoas, sendo que algumas zonas do Norte (principalmente o “interior”) não eram observadas. Mas com dois anos e algum know-how, investimento e acompanhamento por parte do Sporting pode ser que este se altere.
Verdade! Tudo começa de cima! Tem existido um apoio por parte do governo nesse sentido, investindo bastante na área do desporto. Por exemplo, muitos clubes e recintos já conseguem ser aquecidos! Num passado recente não se jogava futebol entre Dezembro e Fevereiro! Era a altura do hockey! Fora todas as iniciativas e promoções ao desporto e a própria cultura desportiva do país. ´
Num estudo em 2014 comparou-se a percentagem da população adulta por país da UE, face à atividade física. Em Portugal chegava perto dos 60%! Na Noruega eram cerca de 30%. Suécia idem. Finlândia e Dinamarca cerca dos 20%. É surreal a diferença.
E isto nota-se em todas as áreas, todo o investimento no desporto que estes países têm feito, para todas as idades vai fazer com que mais atletas de elite saiam desses países, ainda que em termos de metodologia estejam atrás.
Aproveito para acrescentar o Tagseth do Rosenborg à tua lista, ainda que esteja num patamar competitivo muito distante dos que apontaste!
Já aprendi muito hoje !!! Enciclopédia de formação
Estou meio a leste do organigrama das funções e na nossa formação (eul+alcochete) , algo que no meu entender deveria estar fora das politiquices para termos estabilidade numa área tão crítica do clube mas com esta situação do miudo do esugo tenho visto Luis Dias diversas vezes de forma ponderada a falar de formação, do que se fazia no EUL etc e com a nossa camisola e bem…vestida.
O que é que se passou para sair ?
Tinha 20 e tal anos de EUL e neste momento quem está a assegurar essa área e porquê?
Será que não se conseguia incluir um homem com a sua experiência algures no projeto formação scouting , etc?
Estava a ler o colega @Kirilenko47 e pensei , um homem com a experiência do Luís Dias não poderia arrancar e formar academias /parcerias pelo mundo fora?
Mesmo que haja politiquices ou que o profissional estivesse a precisar de refrescar para se inovar, e estranho deitar fora uma carta forte fora que qualquer rival pode ir buscar e transformar a sua organização.
Se alguém tiver alguma informação desde já agradeço.
SL
Ahahaha, obrigado! Fico feliz por contribuir para o fórum! É este o caminho que devemos seguir, debater, discutir e falar uns com os outros sobre o que realmente interessa, e alegra-me que no tópico da formação, principalmente os mais regulares tenham essas ideias e valores.
Vir ao fórum aprender e trocar ideias e opiniões com malta como tu, o @Pykeno87 o @GonçaloC o @LeãoBB o @pedro1978 e agora mais recentemente o @Lirel e o @Vylela é sempre algo que faço com agrado e sinceramente uma parte boa do meu dia.
Acho uma excelente notícia que este tipo de protocolos e cooperações sejam instituídos.
Sobretudo num mercado como o nórdico, onde existem mentalidades, personalidades e, provavelmente, capacidades físicas para gerarem bons jogadores, se bem trabalhados.
Muita gente fala na formação e muitos desses nunca tiveram interesse na mesma querem é ganhar títulos na equipa A. A maior parte das pessoas que fala da formação agora, falam também para andar a dar bicadas na direcção de Bruno de Carvalho porque essa foi a narrativa criada pelo varandas ,como se ele a tivesse abandonado como se está a ver … curiosamente e se fizermos uma análise muitas dessas pessoas são as tais que dizem que não querem saber de presidentes querem é saber do sporting mas agora já elogiam a formação como se este sucesso tenha alguma coisa a ver com o varandas zero mérito dele ! Dito isto eu quero ver é a formação daqui a 5 anos com o varandas na presidência . Ha um aspecto que muita gente não sabe mas já aqui disse e vou repetir ha uns meses atrás ouvi um senhor que trabalhou na formação do sporting durante 47 anos , disse ele que ha 2 anos o varandas deixou sair 19 treinadores e colaboradores para o Benfica ! Com o varandas na presidência se a formação cair a pique estou para ver se vão continuar a culpar o mesmo ?
Muito obrigado pelo contributo para o fórum, pela menção e acima de tudo isso por mais estes excelentes comentários e inputs sobre esta parceria. É um gosto ler-te!
Só para acrescentar a este lote: Kristian Arnstad, Thiago Holm, Oscar Bobb e Andreas Schjelderup. Em particular os últimos dois, que são talentos de cair o queixo.
Num prazo de 5 anos a Noruega arrisca-se a ser o que a Bélgica é hoje em dia, quiçá melhor
Epah porra mas porque é q em qualquer assunto no Fórum tu pensas q há alguma crítica ou conspiração contra o BDC? Eu não estou a atacá-lo, mas o clube há muitos anos q já devia ter trilhado este caminho, isso n significa q seja ele o culpado, é um problema estrutural de décadas. Nem ninguém diz q o plantel só pode ter Formação. Deixa o BDC em paz.
penso que será o que menos interessa, mas sempre ouvi Martim Pinto e nao conhecia como Barbosa. De qq maneira não o perdemos para o Braga, foi dispensa… e não era de todo o melhor da geração como disse o @LeãoBB
qual o fundamento disto? nao sairam 19 treinadores do sporting para o benfica… nunca na vida. Temos excelentes treinadores, os melhores provavelmente, no que diz respeito à formação.
A saída do Luis Dias foi para mim um grave desta direção, mas penso que não esta neste momento associado a nenhum clube.
Isto foi dito por uma pessoa que trabalhou na formação durante 47 anos se quizeres acredita se não quizeres não acredites agora que eu ouvi da boca dele isso é garantido .
Tu ainda perguntas ? Deves ter andado com a cabeça na lua . Ainda não te apercebestes de nada durante estes quase 3 anos ? Pronto o problema sou eu …