No seguimento de uma reestruturação desta secção, serve este tópico para se debater sobre assuntos da nossa formação no geral, bem como para se colocar todas as notícias de carácter geral e que não encaixam especificamente noutros tópicos da secção (como o tópico do Recrutamento ou o tópico das Opiniões, Comentários e Devaneios sobre Transferências, por exemplo).
Um tópico que tem sido popularmente discutido na NHL é a influência do mês de nascimento dos jogadores nas suas possibilidades de se tornarem profissionais. É mais provável um jogador ter nascido na primeira metade do ano, em particular entre Janeiro e Março do que nos restantes meses do ano, algo que tem sido explicado pelas diferenças de desenvolvimento dos jogadores no momento em que se faz a prospecção. Um jogador nascido em Janeiro de determinado ano terá apenas menos um mês de desenvolvimento que os jogadores mais jovens do escalão anterior e terá quase mais um ano de desenvolvimento que os mais jovens do seu escalão. Isto sugere que os jogadores nascidos mais tarde no ano podem estar a ser mal avaliados porque estão a competir por lugares no plantel com jogadores consideravelmente mais desenvolvidos e que haverá portanto possivelmente um manancial de talento desperdiçado por se estarem a usar critérios de avaliação desadequados.
Suspeito que a nossa formação sofre bastante deste mal e que este efeito possa não ser tido em conta quando se fazem captações ou quando se avaliam potenciais jogadores.
Olhando por exemplo para os juniores de 2º ano no plantel, os 12 que estiveram inscritos nesta época nasceram nos seguintes meses:
3/4 nos primeiros três meses apenas! E os outros três jogadores que não nasceram no primeiro trimestre são todos consideravelmente desenvolidos para a idade compensando assim as diferenças de desenvolvimento.
Olhando para outros escalões os resultados são parecidos.
De todos os que aí estão o Nélson Semedo é o único que nunca esteve numa equipa de formação do Benfica. Já o Ederson[GR] passou pouco mais de 1 ano na formação e não está aí.
De resto, tanto benfica, como porto têm vários jogadores que passaram poucos meses na formação do Benfica, já o Sporting estamos a falar de muito tempo.
Muito bem visto, sem ter dados sempre falei nesta realidade, até porque fui muito penalizado por este facto, quando era puto as datas eram diferentes e começavam a contar a partir de 01 de Agosto, com faço anos em Julho era sempre a competir com malta mais maturada do que eu o que se revelou decisivo.
Alguém sabe onde posso descobrir as posições dos jogadores dos escalões que jogam no Pólo EUL?
Estava a tentar criar os plantéis de todos os escalões que faltam no zerozero, mas falta-me sempre essa informação. Os nomes e datas de nascimento estão todos na FPF mas descobrir quais são guarda-redes ou quais são avançados é quase um trabalho de adivinhação.
Vi no outro dia que na equipa B ainda jogamos em 4-3-3
Com a equipa sénior a jogar em 4-4-2 e as selecções sub-21 e A a jogar neste esquema também, não seria boa altura para mudar o esquema em que jogamos na equipas da academia?
E o que tem o resto das equipas? Altera-se uma matriz por causa de um modelo do treinador da primeira equipa que não se sabe quanto tempo vai cá estar?
O único jogo em que jogamos em 4-4-2 foi agora com o benfica ( os dois da frente foi o Podence e o Matheus lixaram a cabecinha toda aos grandões do benfica)…os restantes tem sido em 4-3-3
Nota: esta posição para o Podence é mel, baixa a vir buscar a bola tem um centro de gravidade baixo dá com cada nó, depois é super explovivo, ninguem o agarra e alem disso finaliza bem, tem tudo para o ano fazer uns minutos e a suprender nos As com 2º PL.
Não, não foi. Ultimamente temos jogado várias vezes assim, pelo menos durante alguns momentos. Com Ponde e Podence mais aadiantados e Martins e Geraldes como interiores.
perguntei se o resto das equipas joga em 4-3-3 ou 4-4-2. Jogam ? alguém sabe? mas deixem as pedras no chão na hora de responder sff.
Mas independentemente do JJ continuar ou não, eu dei o exemplo das selecções, no meu ponto de vista seria um bom motivo para mudarmos e pq tb acho que o 4-3-3 é um esquema muito mau para grandes equipas como a nossa.