A falta de consciência social e bom-senso da sociedade portuguesa

Como já se devem ter apercebido somos um país onde as pessoas passam o mês inteiro a reclamar a falta de dinheiro, mas que depois acabam por gastar tudo o que têm e não têm em coisas fúteis. Um país onde reclamamos, reclamamos mas quando chega a altura de nos manifestarmos nada fazemos. Imaginem se os cortes nas bolsas fossem no Reino Unido ou na França o que não fariam os jovens!!!

Além disso, o bom-senso é coisa que não existe e causar transtorno aos outros só porque, por exemplo, queremos chegar rapidamente de carro ao emprego e pusemos o despertador para a hora mais tardia possível, já que na noite anterior ou se esteve até alta madrugada a ver novelas ou a beber canecos de cerveja.

E o que dizer da consciência social? Sabiam que pessoas que fogem aos impostos na Alemanha deixam de ter qualquer valor para os seus amigos? Cá em Portugal, dar o menor número possível de facturas é o objectivo principal dos empresários de restauração.

Não estou aqui a dizer que somos os únicos (outros latinos também o são) a tomar estas atitudes ou os responsáveis pela crise em que vivemos actualmente. Mas o que é certo é que os países da Europa do Norte (Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suécia, Dinamarca etc.) conseguem ultrapassar estas dificuldades globais muito mais facilmente. Os alemães trabalham como escravos à semana, aproveitando o bom lazer ao fim-de-semana. Portugal tem produtividade zero e o que mais desejamos é que chegue a hora de sairmos do trabalho. Tenhamos trabalhado bem ou mal, o ordenado é o mesmo, não é? :wall:

É por isto que queria saber a vossa opinião sobre o assunto. :great:

Tens razão em muito do que afirmas mas como não vivo em Portugal neste momento, não posso fazer grandes juízos de valor sobre o estado actual.

Já outro dia tinha deixado algures aqui no fórum estes mesmo vídeo sobre o estilo de vida dos políticos suecos, e se nao estou em erro, ninguem ligou nenhuma, e todos sabemos que os politicos sao apenas um reflexo do país que temos.

Será este exemplo tão fora do normal que custe até a entender? Tomara que aprendam com uma classe de políticos constituída por cidadãos “normais”, que embora seja natural de um país mais rico que o nosso, vivem num apartamento normal (mais pequeno que a minha casa), andam de táxi (pagando eles as facturas), lavam a sua própria roupa (com uma maquina comunitária, claro está, não faz falta exagerar), resumindo, levam uma vida muito menos dispendiosa que a nossa classe de tachistas profissionais que nos dizem a toda a hora ‘estar na politica para servir o país’ mas que eu emendaria para ‘estar na politica para servirem-se do país’…

Até o Primeiro Ministro arruma a casa oficial, já que também não existem empregados para tal.

Se o Bloco de Esquerda tivesse cabecinha, nas próximas eleições prometiam solenemente fazer exactamente o mesmo, e vocês iam ver se não ganhavam por uma cabazada das antigas, já que anda tudo farto destas sanguessugas.
Um dia destes passamos-nos como os egípcios e vai tudo a frente…

[center]Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias! [Parte 1]

Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias! [Parte 2]

Já agora… 13,000 Reais = € 5,641 que suponho seja o ordenado mensal, algo que quem fez o vídeos não achou necessário especificar. ::slight_smile: [/center]

Aki9, subiste muitos pontos na minha consideração com esse post. Concordo na integra, e infelizmente acho que a nossa geração é pequena demais para mudar as coisas. Eu passei agora 6 meses fora, fiz uma viagem por toda a América do Sul para conhecer realidades diferentes, e acredito que aprendi mais nesses 6 meses do que nos ultimos 6 anos. No Brasil, onde estive a viver, estão a crescer, mas lutam cada vez mais e com alegria para crescer mais. Querem ser os melhores, ultrapassando os estados unidos. Estudam e trabalham ao mesmo tempo. Neles, vi uma geração com vontade de trabalhar para crescer. Chego aqui, e vejo uma geração conformada, com esperança que um “tio” lhe arranje um tacho quando acabar o curso, e sem vontade de aprender com os bons exemplos…

Eu sinceramente fartei-me desta mentalidade pequena, por isso mal acabe cá o curso quero ir lá para fora outra vez valorizar-me. Quero fazer a minha vida em Portugal, mas só volto para cá prai aos 40 anos, já com condições para ser alguém.

Portugal precisa de um corte pela raiz e a começar por cima, tem que se começar a dar o exemplo. E depois o português parece que só vê os exemplos negativos…“se ele foge 10% eu tenho de fugir 20%” e por aí em diante

São países como estes que nos deviam servir de paradigma, caso houvesse alguma consciência social.
Um vídeo dos nossos politicos seria PORTUGAL: O PAÍS DA MORDOMIA. :wall:

:arrow:

É verdade, ainda por cima com as “riquezas” que possuímos…Lembrem lá quais são? Onde é que está o nosso petróleo? É só chulos!!!

Tu também subiste bastante na minha consideração com esse teu post…Parto do principio que te fez bem a viagem. Fico contente assim ser! ;D agora não comeces logo a “andar p’ra trás”. Pensa bem no que disseste, observa bem a situação que se vive na maioria da América Latina e tira as tuas conclusões. Foste a Colômbia, Peru ou México?

Por aqui falo, e digo-te que aqui se foge aos impostos, e se fazem trafulhices, sobretudo com dinheiros publicos tao grandes ou ate muito maiores que em Portugal. Tambem te digo que as cunhas funcionam muito bem. E tambem te digo que os politicos sao uma escumalha igualzinha a de Portugal.

A diferenca e que os tribunais e os hospitais funcionam, e quando chega o fim do mes sou religiosamente pago, coisa que nunca me aconteceu em Portugal.

De resto, so na ha tantas moscas…

Hm… Os advogados também ficam ofendidos se não os tratares por “sr.doutor”?

Ou os engenheiros-técnicos (bacharéis) também gostam de ser tratados como “sr.eng”?

Acho que há poucos países na Europa onde as pessoas gostem tanto disto. :sick:

:arrow: :arrow: :sick:

Os advogados aqui levam facilmente £200-£300 libras por hora (um advogado foleiro), por esse preco ate tens o direito de o chamar de idiota.

300 libras à hora! :xock:

Tenho uma vaga ideia, mas por cá as coisas com os estudantes são levadas com muito respeito e algum medo por parte das autoridades.
Sabes porque foi levado o topico da ETA para o camarote dos membros? Porque um dos que estava na discussão sobre esse assunto, durante um coloquio estudantil do secundario, defendeu a ETA, e na audiencia estava um dos inspectores chefes da PJ e esse estudante foi levado no final a Judite de Setubal para responder a umas perguntas.

Mas nos continuamos a ser muito mansos, e muito cagões falamos muito atrás do PC e no Facebook, mas quando chega a hora são 5 ou 6 na frente da policia e o resto a levar porrada.

Lembro-me de quando surgiu as aulas de Substituição, mesmo tempo que se lutava por uma avaliação continua e não no que esta hoje.
Em Almada a Camera foi apedrejada, depois de um vereador nos chamar um monte de gaiatos que deviam era ir trabalhar que não faziamos nada da vida.
Chegou corpo de intervenção e o presidente da AE de uma escola se dirijiu a eles para falar, depois dos respectivos presidentes de AE terem controlado os apredejamentos.
FOi corrido a bastonada, em outros locais tinha-se dado uma batalha campal e bofia tinha levado nos cornos aqui, começou tudo a fugir e ficaram 11 pessoas lá 4 raparigas e 6 rapazes sem contar com presidente ensaguentado.
Por estas e por outras que neste momento fico longe deste tipo de coisas enquanto não vir uma actitude generalizada…

SOLUÇÃO FRANCEA NA POLICIA PORTUGUESA

Se o texto esta com erros e mal escrito gramaticamente peço desculpa mas foi meio a pressa

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=L31hZCoZT4w&feature=related[/youtube]

Obrigado pelo elogio!

Sim, de facto nos países em ascensão nos quais ainda existem bastante limitações as pessoas esforçam-se por melhorar o seu país! Aqui toda a gente tem a consciência da nossa mediocridade, mas nada se faz…

Deolinda - Parva que Sou, Coliseu do Porto. Assim damos a volta a isto!

Sou da geração sem remuneração
e não me incomoda esta condição.
Que parva que eu sou!

Porque isto está mal e vai continuar,
já é uma sorte eu poder estagiar.
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘casinha dos pais’,
se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou!
Filhos, marido, estou sempre a adiar
e ainda me falta o carro pagar,
Que parva que eu sou!
E fico a pensar
que mundo tão parvo

Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!
Sou da geração ‘eu já não posso mais!’
que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo

[i]Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
Há alguém bem pior do que eu na TV.

E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.[/i]

É por estas e por outras que quanto a mim os Deolinda são a melhor banda a surgir em Portugal nesta ultima década.

:arrow:

Em Inglaterra, quando te começam a tratar por senhor, é porque já te meteste em trabalhos.

De resto, quero só confirmar que tenho a mesma impressão que o jmlima.

Desconhecia :clap: :clap: :clap:

Ainda bem que concordas comigo Stunner, para ser sincero pensei que ainda ia ouvir umas bocas por gostar dos Deolinda. Mas talvez os gostos tenham mesmo mudado, já que uns anos atrás só alguém completamente uncool e que reconheceria gostar de fado, ou algo que se aproximasse…Com excepção do Variações, esse era o único que ainda reunia alguns seguidores.

Quantos albums tem os Deolinda? Eu tenho dois CDs (copia) deles e não tenho esta musica, algum de vocês me sabe dizer em que álbum está esta canção?