A falta de consciência social e bom-senso da sociedade portuguesa

não está, foi estreada nos coliseus, vai ser disponibilizada na net esta semana ou na próxima :wink:

PS: ao inicio os meus amigos também gozam comigo, agora passados dois anos todos adoram deolinda. modas.

Tens mais um que concorda contigo, desde Madredeus que não havia uma banda com tanta qualidade, por outras palavras quase desde que me conheço como gente no que ao meu gosto diz respeito. Já agora, prolongando o off-topic sabem quem foi o génio que teve a ideia de vesti-los assim e o génio que escreve as letras? A mim faz-me lembrar o Paião algumas das musicas.

Por outro lado enoja-me um pouco quando oiço uma música que fala daquela forma principalmente do Fado (em particular de Amália), de Fátima e da nossa população.

Vou apenas dizer, porque tira-me um pouco do sério algumas coisas que se escrevem obre o nosso país, que tenho um orgulho imenso em ser português e nas pessoas deste país, e que este país enfrenta problemas que não são comparáveis aos de outro países não desenvolvidos e que em muitos não tem problemas tão diferentes de outro países europeus.

E Portugal tem muito melhor imagem para aqueles que não têm nacionalidade portuguesa que para os próprios portugueses (ou pelo menos para uma facção bem repreentada neste fórum e noutros espaços), o que é algo que me incomoda. Talvez eses tenham aquilo a que chamam alma fadista (o que eu não concordo), ou eu seja extremista.

Fico contente por saber que gostas dos Deolinda, mas não me lembram nada o Carlos Paião.

Outra coisa, os problemas que os Deolinda falam nesta musica, não se restringem apenas a sociedade portuguesa, muito pelo contrario.

Aliás nem percebo porque razão ficas tão ofendido, nem vejo lá nenhuma mentira. Mesmo a musica dos Mata Ratos (que antigamente tinham fama de ser nazis, embora eu nunca partilhasse essa opinião), embora não tão refinada, já que apela a um grupo diferente, também não contem mentiras, embora exagerem um pouco, mas é mesmo o estilo deles desde o tempo d’A Minha Sogra É Um Boi.

Se te recusas aceitar a realidade, acabas por ficar desconectado do resto da sociedade e acabas por não contribuir para o país de que dizes tanto gostar.

Gosto bastante, e quanto ao Paião não me refiro a esta música em concreto mas por exemplo, os Deolinda têm uma música sobre o mastro português que me faz lembrar o Pião-das-Nicas em que a música nem parece bem ser sobre o que é, está muito bem escrita e tem imensa piada, outra por exemplo o Tango a Portugal. São músicas com bastante graça sem precisarem de ser aquilo que a dos Mata Ratos é…
Eu sei é um estilo, deixa-me fulo a referência a Amália (como ficaria se fosse o Papa João Paulo II, ou a Madre Teresa, o Ghandi ou outra pessoa que merece o repeito de não estar retratado numa coisa destas) de resto se a música for para levar na palhaçada ok, se for para levar a sério é preocupante mesmo que ela possa ter alguma razão, mas pouca.

O resto é uma questão de perspectiva… Eu nasci português e europeu felizmente, há muita gente que sofre no mundo e eu podia ser um deles. Na TV há quem esteja pior, muito pior, e mais grave é muita gente, muitos mais que aqueles que estão melhor que nós.
Quando eu vejo o que acontece no Egipto talvez nós tenhamos algo a aprender, duvido que seja “vamos sair à rua começar uma guerra civil, pilhar o que houver a pilhar e vamo-nos matar uns aos outros”, como em Inglaterra atacar o carro do Principe ou em França os estragos que existem em algumas manifestações. Nós temos uma das mais belas revoluções que devem ter existido no mundo, talvez haja países que têm também que aprender connosco.

Temos corrupção, existe em toda a parte do mundo não é um fenómeno nosso. No Brasil é pior não só em corrupção como em criminalidade. Do carteirista, ao traficante até aos políticos e empresários. O dono da Record, segunda maior televisão do Brasil é um ser que nem vou qualificar. Pode ser que vá preso desta vez, se não for está lançado para vir a ter mais dinheiro em duas décadas que a Igreja Católica em séculos.

Na Turquia o mein kampf é um dos livrvos mais vendidos, houve uns loucos que entraram com aviões para dentro de prédios faz 10 anos, existem muitos países que nem sabem o que são direitos humanos, que vivem em ditadura, etc, etc, etc.

E mesmo esses países têm coisas boas e o eu povo tem coisas muito boas.

Por exemplo os EUA que são o diabo hoje em dia, são um país em que cada um pensa e diz o que quer, em que se vota em liberdade, em que quando é necessário as pessoas se unem e lutam pelo país e se juntam ao seu Presidente, em que os milatares são heróis como os bombeiros porque servem todos, e orgulhosos americanos chegando até a ser um pouco arrogantes. Começa a notar-se que a juventude americana começa a desviar-se do ideal americano (pelo menos é o que me parece) e se o fizerem destruirão um grande país, estou em crer.
Com todos os males que os EUA têm,faz quase 100 anos que são um país enorme não só no seu poder militar e económico mas nos seus valores e os pioneiros em quase tudo o que se passou nesse tempo.

Cada país tem as suas caracteristivas umas melhores outras piores, dificilmente se olha para Portugal ou para o nosso povo e se vê um desgraçadinho em seja o que for.

A nossa história é enorme, e a nossa grandeza vê-se todos os dias e vem do trabalho, da imaginação, da ajuda que damos aos nossos (Moçambique e TImor foram exemplos daquilo que os nossos políticos e povo são), os nossos valores, a nossa cultura, e muito mais.

As pessoas podem e devem manifestar os seus desagrados podem votar, podem sair à rua quando acharem que o devem fazer, quando for o melhor para o país.

E fica imenso por dizer mas já vai longo.

Concordo com muito, mas a parte dos EUA está um bocado exagerada. Quando dizes que se juntam em tempos de crise e necessidade, aceito foi o que se passou depois do 11 de Setembro, mas quando falas em que respeitam os militares e os bombeiros só podes tar a brincar. Os militares só ultimamente voltaram a ser bem tratados, mas se fores ver o exemplo dos ex-combatentes do Vietname vais ver que foram completamente escorraçados quando chegaram a casa (eu sei que não é o melhor exemplo, mas o primeiro Rambo aborda este tema). Quanto aos bombeiros, basta veres que aqueles que acorreram às torres no 11 de Setembro e como consequência disso têm problemas de saude graves lhe foi negado o pagamento de cuidados de saúde.

P.S.: O concerto de Deolinda foi realmente muito bom é igualmente agradável ver que este ressurgimento do “fado”, apesar de não considerar propriamente Deolinda Fado…