A falência (e eu só pedia para me deixarem sonhar...)

Escrevia eu há umas semanas:
[i]
Terminou o Campeonato do Mundo. Acabaram as maratonas televisivas em que, ao contrário do que normalmente acontece, o futebol é mesmo o actor principal. Não há tempo a perder com casos, com amuos de jogadores ou com declarações de dirigentes, porque logo a seguir ao Almanha-Inglaterra há o Argentina-México, e quando este acaba já estamos a pensar no Brasil-Chile do dia seguinte. Três jogos por dia – às vezes dois – e o maior dilema é saber se acreditamos nos nossos palpites ou confiamos o nosso dinheiro no 6º sentido do povo Paul.

Terminou o Mundial. A Itália está morta, viva a Espanha! Arrumados os guias, terminadas as cadernetas que fazem lembrar os tempos de infância, voltamo-nos para o campeonato nacional e para a dança das transferências.[/i]

O que aconteceu entretanto? Dançámos. Digo eu, para ser simpático, porque aquilo que mais me parece é que iniciámos um trambolhão por ter tropeçado numa maçã e estatelámo-nos ao comprido quando cedemos aos euros com ar de liras com que nos acenaram.

O Sporting não sabe vender. O problema não é de hoje, tem já para cima de uma década. Quaresma, Veloso e Moutinho são a face mais mediática deste problema, mas é importante não esquecer os Romagnoli, Pedro Silva, Beto e outros que rescindiram contrato e prosseguiram as suas carreiras sem que o Sporting tivesse recebido retorno financeiro do investimento (de retorno desportivo, com 2 campeonatos ganhos nos últimos 20 anos, estamos falados).

Convém também não esquecer as “atenuantes das vendas”. O Moutinho era fruta bichosa, o Ronaldo terminava o contrato e teve de ser vendido à pressa para não sair a custo zero. Quando não é isso é o jogador que quer evoluir na carreira e não podemos cortar-lhe as pernas. Quando não são as pernas, alguma outra coisa há-de ser. E quem é que defende as pernas do nosso clube?

É que, no meio de compras, vendas e referências hortícolas, não nos podemos esquecer dos factos. E os factos são estes: o Sporting vendeu, em pouco mais de duas semanas, os seus dois jogadores de maior mercado por um valor de 19 milhões de euros + dois jogadores de créditos não firmados (a julgar pelas referências da cada vez mais vulgar imprensa desportiva). Por outras palavras: o Sporting vendeu as 2 jóias da sua coroa por um valor combinado que não chega ao valor da cláusula de rescisão de nenhum deles. Mais: o Sporting vendeu esses jogadores na sua pior época da década. Haveria pior altura para vender do que agora? É o mesmo que vender a casa no pico da crise imobiliária.

Chamem-me lírico, irrealista ou sonhador: para mim não chega! Custa-me ver estes negócios. Custa-me perder duas das referências do clube por valores que não são irrecusáveis. Custa-me ver os adversários fazer bons negócios, ano após ano, e verificar que no meu clube o tempo passa e os erros do passado não são corrigidos. Custa-me somar estes dois factos e chegar à inevitável conclusão de que, se fazemos menos dinheiro que os rivais, estamos a cavar um fosso de qualidade entre nós e eles. Custa-me querer sonhar com “um clube grande, tão grande como os maiores da Europa”, e acordar para um clube que me parece falido de ambição e auto-estima. Até quando?

Nevermind…

Também me custa muito ver o Sporting neste estado, falido.

Vendemos duas das nossas referencias, dois simbolos da formação por pouco mais 20 milhões de euros + 2 jogadores que não se afirmaram nos respectivos clubes.

Mas pronto, como Sportinguista, já estou habituado a sonhar.

Já “estou que nem posso” a imaginar o post que completará “A TRILOGIA DAS PÉROLAS” quando se vender o Djaló…
Muito se chora…

Tudo dito :clap:

O mais grave é que ainda existem adeptos do clube que concordam com estes negócios e apoiam quem os faz!

:arrow:

Vejam a conjuntura actual do mercado. Vejam a imagem que o Sporting deixou a época passada. Vejam as qualidades reais que os ditos jogadores têm. E depois disso, tentem perceber se era assim tão fácil vendê-los por 20M€.

:frowning: mas o que podem fazer os adeptos?
" em casa onde ñ hà pão todos ralham e ninguem tem razão" 8)

Eu penso que estão todos falidos BARCELONA MAIS QUE UM CLUBE UM BURACO FINANCEIRO DO CAMANDRO

:arrow:

Mais de € 25M pelos dois, acho muito bom.

They are not that good, you know? O problema foram as expectativas geradas em torno destes jogadores. O Sporting contava com um grande encaixe financeiro, maior que o do Ronaldo, mas o futebol das “jóias” não é nada que se pareça com o talento madeirense. Friamente, e com pena minha, porque queria era que o Sporting ganhasse uma nota preta, acho as “jóias” jogadores normais, apesar do Veloso ser mais jogador que o Moutinho. Não se pode esperar que os outros clubes paguem por eles o que não valem. Ah, só falta vir a conversa que um Sporting vencedor iria valorizá-los. Pois, mas se calhar para o Sporting ser campeão precisa de jogadores com mais talento e carácter que as “jóias” da coroa que sairam. :whistle:

Concordo com a crónica se os moldes do negócio forem estes, mas se nós conseguirmos manter uma percentagem significativa do passe do Miguel poderia considerar o negócio positivo, mas não um bom negócio.

Se a época anterior tivesse sido excelente em termos de vitórias e títulos concordava contigo , assim não concordo e o Sporting tem que se fazer à vida , o Sporting não podia deixar as coisas como estavam.

Chega de imobilismo e de satisfação com resultados miseráveis.

Eu não estou satisfeito com resultados miseráveis e também acho que se deve tomar uma atitude, mas esta não passa por vender jogadores ao desbarato e ainda para mais a rivais no caso do Noddy. Em relação ao Zapater espero engolir um sapo de todo o tamanho

eu sou dos que concorda com as vendas…e se eles saem por pouco a culpa é deles e da ma imagem que deixaram o ano passado pela falta de ambição que demonstraram por quererem ganhar mundos e fundos…mais vale quem quer do que quem pode…atendendo ao mercado actual acho que foram bons negócios para jogadores de beiço grande devido a birras que fazem…

Eu acho e tenho quase a certeza de que se os Sócios fizerem o papel deles, os adeptos se tornarem sócios e e tambem fizerem o devido papel e deixarem trabalhar em paz que comanda que no futuro ninguem se vai lembrar de tudo isto e ainda vão aplaudir de pé quem hoje trabalha…
SL

muito bom negócio! ou já se esqueceram o k ambos fizeram num passado recente ( ainda há um ano o Veloso andava a fazer “birrinha” por não ter saído)…gente dessa não faz falta…será k li bem?! referências??? por amor de deus, referência é o sr Manuel Fernandes, o Sr Oceano ou o Sr Carlos Xavier k viviam o nosso clube tal como nós…nos últimos anos poucos foram o k sentiram a nossa camisola…talvez o Sá Pinto, pela sua bravura apenas, pois o clube nunca foi o nosso, fez-se!

Sporting Sempre

eu acho que não se deve de idolatrar jogadores, já temos exemplos que cheguem, são todos uns ingratos e só querem é rios de €…as pessoas passam e o clube fica, VIVA O SPORTING, O SPORTING SOMOS NÓS

O que é que vender um jogador por um valor adeuqado ao seu preço tem a ver com idolatrá-los? ::slight_smile:

Era melhor deixa-los ficar ou melhor obrigar os gajos a ficar e estragar o resto do plantel como andamos a fazer ha muito tempo … cada um tem a sua opiniao e a minha e : So faz falta quem ca esta …

Parece que o exemplo do pomar veio para ficar. Então se agora metade do plantel quiser sair nós deixamos só para não “contaminar” o resto. Essa do só faz falta quem está só serve para camuflar a falta de competência dos dirigentes.

Eles assinaram um contrato com o clube, o clube paga o ordenado a horas logo tem que o cumprir e calar!!

Ceder a pressões de jogadores é que “contamina o pomar”…

Depois da triste época que o Sporting fez não creio que tivesse sido mau negócio, senão vejamos:

• Moutinho foi um desastre completo não só pelos resultados desportivos como pela fraca capacidade de se afirmar como capitão da equipa, falta de dialéctica da qual dava prova semana após semana, no pouco brio e amor à camisola que demonstrava.

• Veloso já havia feito “birra” demonstrando vontade de voar para onde lhe enchessem mais os bolsos. Tanto queria sair que aceitou o Génova.

A perda não foi grande pois as jóias, se o eram, estavam muito delapidadas.