A falência (e eu só pedia para me deixarem sonhar...)

Concordo a 100%. :arrow:

De-lapidadas por umas estrutura amadora de gestão do clube… que optou pelo caminho mais fácil: vender… Vender em crise é sempre um mau negócio, pois obtêm sempre um preço abaixo do mercado…

a não que o comprador se chame Sporting e invista 6,5 € num tal de Sinama POngolle

mais de acordo não podia estar…e agora ai vem o caso Djalo…um jogador de muita velocidade, a qual não a sabe aproveitar, com pés de barro e a mania de estrela e que também quer ir embora…pois se quer então vá. mais de 5M é sempre um negocio da china…

Não me parece que seja conversa, parece-me algo óbvio que um Sporting vencedor os iria valorizar. E sim, precisava de jogadores com mais talento. Mas isso não é válido só para os que vêm na formação.

O tópico refere, e eu concordo, que o Sporting não sabe vender. E comprar, sabe? Na última década, quantos jogadores o Sporting comprou e vendeu posteriormente com lucro? Eu lembro-me de Duscher, Enakarhire e Deivid (este último com pouco lucro). E quantos comprou, pagando por eles, que se tornaram reais mais valias para o Sporting desportivamente, mesmo que não rendessem financeiramente? Pessoalmente não me lembro que tenham sido assim tantos, certamente não são a maioria.

E quantos vieram sem custos de transferência ou por empréstimo, com custos de salários e prémios de assinatura que nunca sequer acrescentaram qualidade que desse para mais do que fazer um mau banco?

Sim, o Sporting tem que ser vencedor para valorizar os seus jogadores. Não podem é pôr essa responsabilidade só nos da Academia porque há dezenas deles na última década que vieram de fora e a maioria não rendeu nem desportiva nem financeiramente.

Quanto aos dois jogadores em questão neste tópico, já referi que também considero que foram mal vendidos. Nesta fase actual, não vendia nenhum abaixo dos 15M€, muito menos a um clube rival (e não concorrente directo…). O Sporting vende na sua pior fase, é legítimo que o faça porque está em muita dificuldade financeira. Mas se o ano passado já não era candidato ao título na minha opinião, então agora que vende dois dos melhores jogadores também não o posso considerar candidato ao título. E se eu não considero, outros existem internacionalmente que também não consideram. E, convenhamos, os preços dos jogadores dos clubes que não são candidatos ao título raramente podem chegar aos que custam os profissionais das equipas que lutam pelo título. Estamos numa espécie de pescadinha de rabo na boca.

No fim disto não sei se saíremos em bom estado ou não. Sei que no imediato não posso considerar que sejamos mais do que um outsider na luta pelo título e a situação não melhora apenas por se venderem os melhores jogadores, certamente. Ainda por cima quando são vendidos com propostas aparentemente pouco vantajosas para o Sporting (mais no caso do ex 28 porque no caso do Veloso não sei valores oficiais).

Quanto a isso não te preocupes porque dentro do plantel já há quem esteja estragado. Aqueles que não têm qualidade para jogar no Sporting, por exemplo. E se alguns até saíram neste Verão, outros por lá ficarão. Cada um tem a sua opinião e a minha é: não faz falta muita gente que cá está.

sim é certo que muitos que lá tão não tem qualidades pro Sporting, como por exemplo o polga, grimi e o abel…ainda não se sabe os valores envolvidos na transferência do veloso mas se for por volta dos 9/10M e mais o zapater não acho mau ao nivel da crise que esta o mercado do futebol…vejam quanto custou o Khedira, mais novo e não me digam que é mau jogador, apenas 12M

Eu sou de uma geração que chegou a ver a melhor equipa que o Sporting teve nos últimos 20 anos ou mais, construída pelo Sousa Cintra. Depois de passar por uma fase “romântica” influenciada pela vitória de Portugal no mundial de juniores em 1991, salvo erro, em que o Sporting tinha uma equipa feita com muitos jogadores da formação (e ainda nem havia Alcochete, claro), rápidamente o Cintra percebeu que nem todo o produto da formação podia ficar na equipa principal. A geração de 90 tinha o Marinho, o Paulo Torres, o Peixe, o Amaral, ou o Cadete, mas só o Figo era um jogador de topo. Os outros acabaram por ser dispensados, porque nem para um grande em Portugal tinham nível (posteriormente o Peixe também foi dispensado do Porto, e o Cadete, o Márinho e o Amaral do Benfica). Foi com Balakov, Valckx, Marco Aurélio, ou Naybet, todos estrangeiros, que fizemos uma grande equipa.

O Sporting precisa tanto da Academia como de ir ao mercado. Um não exclui o outro, porque nem todos os jogadores da formação servem para o Sporting e muito menos são foras-de-série. Foras-de-série há um ou dois por década, ponto final. Entretanto, tomara o Sporting que conseguisse obter sempre da Academia laterais ou médios defensivos bons, posições que não exigem grandes talentos, para ser mais autosuficiente e poder concentrar esforços e recursos no mercado na aquisição de desiquilibradores. Pergunto: consegue obter jogadores para essas posições a partir de Alcochete? :eh: Pois. Não sei porquê, mas gostava de saber. Mas há demasiado “ênfase” no craque, no próximo Figo ou Ronaldo, quando se calhar era mais produtivo que aparecessem regularmente um “Valckx” ou um “Duscher” vindos de Alcochete, porque estes, apesar de não darem uma transferência tão lucrativa, acabavam por poder ficar cá durante mais tempo.

Não vale a pena recordar o que aconteceu com o Figo ou com o Ronaldo, mas agora todos se lamentam porque o Sporting não sabe vender. Todos se lamentam porque não se vendeu o Moutinho e o Veloso há dois anos, quando estes valiam mais. Mas o Sporting não os vendeu precisamente porque os sobrevalorizou, e se os tivesse vendido teria havido igualmente muita polémica. :inde: Mais noção das proporções precisa-se entre todos.

Digo isto com total convicção, foi optimo na minha opiniao o Sporting vender nesta fase o Moutinho e o Veloso e acrescento que a seguir devia ir o Djaló.

Pouco ou nada mais podiamos esperar deles, espero que com estes encaixes financeiros se possa resolver algumas questoes pendentes na equipa.

O erro foi nao se ter vendido mais cedo e por mais dinheiro.

SL

:arrow:

Agora é perfeitamente claro que deveríamos ter vendido o Veloso e o Moutinho à duas épocas atrás , mas na altura ninguem via isso como um bom cenário , é o tal conhecimento dos jogadores que quem os segue deve ter , ver a motivação , evolução , etc … , ao longo da época , chegam a um ponto e começam a estagnar e isso leva a frustração , na altura os dirigentes do Sporting queriam dar provavelmente a ideia que os jogadores da academia não podiam estar sempre a ser vendidos e nós na altura exigíamos isso , mas se os dirigentes tivessem avaliado bem os jogadores teriam chegado à conclusão que o melhor à duas épocas atrás teria sido mesmo vender os jogadores e ír contra a opinião dos sportinguistas , mas quem nem viu o coveiro que era o Paulo Bento algum dia vía isso , nunca na vida.

Jogadores como o Moutinho e o Veloso mesmo se tivessem ganho títulos em alvalade estavam a prazo porque a sua ideia era mesmo saltarem para um melhor clube internacional , fosse qual fosse os resultados , o ideal teria sido vendê-los à dois anos , vá lá , guardar algum deles para vendê-lo no ano passado , agora assim , têve-se que vender os dois em muito piores condições que à duas épocas atrás.

Quando estamos perante um jogador da academia como o Cristiano Ronaldo , Figo ou agora o Diogo Salomão , com talento muito acima da média , é que é para tentar mantê-los a todo o custo o maior tempo possível , para ver se saíem pelo maior valor possível , agora quando se trata de Moutinhos ou Velosos quando atingem o seu melhor logo em termos de evolução do Sporting na equipa é vendê-los logo , o que aconteceu mais ou menos à dois anos.

Por isso é que não compreendo como é que há ainda quem esteja contra a venda do Veloso e do Moutinho , este ainda se compreende devido ao clube para onde foi , agora o Veloso ?

Já foram e com dois anos de atraso , espero que tenham aprendido a lição.

:arrow: :arrow:

Também acho que já não havia margem de manobra para manter os meninos birrentos. Melhor assim, que ter de levar com o Veloso no FCP… Por agora.

Bem eu nao sou nem de perto nem de longe um expert nessa materia de achar ou nao que os respectivos jogadores foram vendidos muito abaixo do valor que muitos sportinguistas ambicionavam!!

No entanto e no meu entender, ha 2 factos que explicam esse eventual facto!!

1- Os jogadores referidos nao sao uns grandes jogadores (apesar de serem bons) que qualquer grande clube gostaria de ter.

2-Para que de facto a valorizacao desses respectivos jogadores ,fosse mais elevada seria necessario que o Sporting tivesse feito algum de importante , ser campiao nacional, estar numa final europeia, etc e nada disso aconteceu!!

Perante estes factos , queriam o que? Acham que os outros clubes sao cegos e nao tem em atencao estas coisas, penso que anda muita gente enganada neste mundo, e vive muito com o imaginario!!

Posso lHes dar um exemplo muito concreto, em relacao ao clube que mais odeio em Portugal , slmerda, ha quantos anos nao faziam uma grande negocio em venda de jogadores?

Foram campioes, vejam so o interesse que ha nos seus jogadores, e porque , porque investiram em bons jogadores!!

Neste aspecto e que deveriam criticar os dirigentes do sporting, nao investirem em bons jogodores!!

Agora dizer que o Sporting , vende os seus jogadores ao desbarato e uma falsa questao, porque na verdade no meu entender se o Sporting investir em mais valias e continuar a apostar na formacao, alguem tem duvidas que os jogadores serao vendidos por muito mais altos vlalores?

Peco desculpa, eu como mais velho e farto de ver o Sporting passar ao lado das grandes vitorias, eu e que deveria de ir pelo caminho mais facil para criticar, mas criticar o Sporting num momento destes por uma razao destas so pode ser por imbirracao!!

Critiquem sim os dirigentes do Sporting por nao investirem, agora por vender estes jogadores por um bom preco tendo em conta ao seu valor, ou acham que estamos perante mais uns Cristianos Ronaldos , que ao contrario do que muita gente pensa foi vendido por muito bom preco na altura, bem como o Nani!!

Peco desculpa mas e isto que penso!!

Vender Moutinho e Veloso por 19 milhões de euros é um absurdo, dos piores negócios algumas vez feitos em Portugal e por razões diferentes, o primeiro todos sabem porquê, agora este último de Veloso é mais um flagrante onde se perdeu muito dinheiro.

É ridículo e não adianta estar aqui a falar da mais-valia desportiva que tinham no clube, vinham de uma das piores épocas dos últimos anos, ao contrário do que diz aquele que ocupa o cargo mais alto deste clube, o problema não é “a marca Sporting estar suja e a culpa ser dos adeptos”…

O principal problema e resumindo muitas palavras e algumas linhas é só um: incompetência.

Não sei o que se está a passar, mas estou a ficar contagiado com esta onda negativa. Nada corre bem.

tudo dito. :great:

Para além do que disse, acho estranho a ideia recente de que os jogadores em questão são bons mas nada de especial, que não valem mais do que aquilo pelo que foram vendidos. Discordo. Ambos são titulares em qualquer equipa de Portugal. Para além do mais, saber vender, e vender bem, é conseguir vender acima do esperado. É vender o Cissokho por 15 milhões e o Lisandro por 25.

Dizia o Boloni qualquer coisa como “Ser bom é vencermos aqueles que são melhores do que nós. Vencermos os piores é apenas a nossa obrigação”.

Pois. Ser-se bom a vender segue a mesma lógica. O problema é que ser-se bom não é para quem quer. É para quem sabe.

Concordo com tudo o que dizes, mas só que existe um pequeníssimo pormenor que talvez não seja tão irrelevante.
Vender quando todos sabem que a necessidade de vender por parte desse clube (ou seja, nós…) é enorme…leva a que vender bem, seja relativamente mais complicado!

PS: Deixem-se de tretas porque os negócios não foram feitos por 19M!!! Só fala em 19M quem quer fazer um jogo de números para sustentar as suas opiniões. O maçã podre rendeu 11M + NAC (os 50% dos seus direitos económicos foram avaliados em 1M)…e Moguel Veloso rendeu (aparentemente) 9/10M e ainda um jogador avaliado em 5M…comprado há 1 ano por 4,5M e que muito boa gente (ainda agora li no Record o DUDA - um portista - a tecer enormes elogios ao rapaz) diz que será uma grande surpresa.
Se deixarmos de lado, os proveitos que no futuro o maçã podre poderá render e os proveitos que NAC poderá render…temos que, no mínimo, esses 2 negócios foram feitos por valores na ordem dos 25/26M…o que é um “pouco” diferente!

Exacto. Falar-se em “19 milhões por Miguel Veloso e porcão moneytinho” é um total absurdo.

A questão aqui é o timing, ou foi. Quando deveríamos ter vendido, não o fizémos. Veloso esteve com um pé no Manchester (após a lesão do Hargreaves, mais uma) e poderíamos ter aproveitado o seu desespero e não o fizémos - uma conversa da Academia fez-me saber que não aceitámos € 18M. Moneytinho e o Everton é por demais conhecido, e os € 15M devem ser contabilizados. Não esquecendo as propostas reais por Izmailov (€ 6.5M - desde a dita, só temos tido problemas com o jogador) e Djaló (€ 5M, pelo menos), mais o desperdício de Inverno em Pongolle (€ 6.5M), é muito dinheiro que sai ou deixa de entrar. E esta a diferença de estarmos agora com a corda na garganta ou podermos ter um mercado pós-Mundial bastante mais desafogado.

É certo que há algum azar nisto tudo, mas também há muita incompetência misturada. E se me dizem que os preços foram bons e que os preços que “eu pensaria vender” são fruto da expectativa que criei, eu pergunto quem foi/foram a(s) pessoa(s) que me criaram tais expectativas? Quem foram as pessoas que me falaram de um Sporting europeu, ganhador com base na Academia? Quem me vendeu esse projecto fantástico com o qual andei enganado demasiados anos?

Ah pois… As três eternas esperanças. Os eternos jogadores que iam explodir…
Muito se chora :’(