A eterna falta de Estofo Europeu

Completo no sentido de jogar todos os momentos de jogo, não de ser perfeito em todos eles.

O Jovane se o tiras dos últimos 20 metros é uma miséria. E mesmo aí também tem sido, ultimamente. Tudo o que não seja finalização tem sido miserável, isso para mim é factual. Aliás, não fosse a excepcional (ainda que desaparecida ultimamente) capacidade de finalização,não era jogador nem para a segunda liga.

Eu acho que também sempre teve a ver com a estabilidade do clube e com o cumprimento dos objectivos internos. Pois isso afecta tanto a moral dos jogadores, como o empenho da direcao e o apoio dos adeptos.

Exceptuando uma ou outra epóca, as melhores epócas europeias que vi do Sporting foram quase sempre epócas em que estavamos competitivos internamente. O problema é que só somos competitivos internamente 1 ou 2 vezes a cada decada.

Quando eu digo competitivos, digo lutar pelo resultado com os adversários, mesmo que percamos o jogo ou nao passemos a eliminatória. Se formos competitivos mais vezes, também mais vezes vamos ganhar jogos e passar eliminatórias. Agora se apenas somos competitivos 1 ou 2 vezes por decada, a imagem que fica é a das derrotas.

Lembro-me por exemplo do ano em que fomos campeoes em 2002, apanhamos um dos melhores Milans de sempre e das melhores equipas na altura na taça Uefa, e podiamos perfeitamente ter passado. Isso aconteceu porque a nossa equipa era boa e competitiva.

Agora se a maior parte dos anos andamos pelo 3 ou 4 lugar, não dá para esperar muito melhor na maior parte dos casos nas competições europeias. Se queremos melhorar nas competições europeias, temos que lutar taco a taco até ao fim nas competições nacionais e ganha-las. É assim que se constrói estofo europeu, ganhando consistentemente internamente.

Ou acham que nos últimos 30 anos o porto fez sempre grandes campanhas europeias ou o benfica dos anos 60 aos anos 90 fazia sempre grandes campanhas europeias?! Claro que não, não é! Estavam lá era quase todos os anos a competir com os melhores e de vez em quando a sorte calhava-lhes a eles.

Tanto que não pega até porque na liga Europa é igual, e aí vão todos os anos…

Champions não é Liga Europa.

Eu tb acho q tem estado miserável.
Seja como for e quando falamos de jogadores de ataque e sendo Jovane um jogador irregular, que está em má forma e tal, é ainda assim claramente mais forte na definição no último terço que Paulinho.

Pois não, mas as barracas que dão lá são iguais ou piores.
Isto só para justificar que uma ida constante a uma competição seja sinônimo de qualidade na mesma.

O tópico é sem margem para dúvida pertinente, o Sporting ano após ano parece que deuxa sempre a desejar na Europa. Não menosprezando este facto acho que este ano devemos ter alguma calma.

Sim fomos humilhados pelo Ajax e perdemos com o Dortmund num jogo ‘morno’ para ser simpático. Mas custa me um pouco estar já a tirar conclusões um pouco precipitadas, contra o Ajax foi uma estreia, um choque grande. Contra o Dortmund já se viu melhorias e mesmo criando pouco ofensivamente não seria descabido termos acabado o jogo com um 1-1.

As próximas jornadas serão cruciais. Honestamente não seria de estranhar que o Dortmund ganhasse ambos os jogos ao Ajax e se tal acontecer, ganhando nós ao Besiktas o cenário não seria assim tão tenebroso. Cumprindo o nosso objetivo desde que saiu o grupo, disputar o apuramento com o Ajax.

São alguns ses dos quais eu não gosto por norma, mas se houve coisa que o RA fez foi com que eu passasse a olhar para estes cenários com alguma esperança.

Por fim, só dizer que compreendo toda a ideia do projecto e tal, mas exige-se mais capacidade para disputar uma Champions. Não estou a pedir um investimento muito superior, apenas peço mais critério. 6,5M num médio que não joga, 16M num PL que não serve, 5M num (meio) Tabata que tendo a sua utilidade não é diferenciador, até mesmo os 5M no Esgaio ou a falada opção do Vinagre.

1 Curtiu

Mais forte na “finalização”. Na definição não acho, de todo, por ser esse o ponto fraco do Jovane, definir. Se ele tem um entendimento superior do jogo e define melhor o seguimento das jogadas, ele parava cá pouco tempo.

Paulinho a ser Paulinho …
Fdx. Chamam a isto um avançado?

Pedro a ensinar o que é estofo Europeu

3 Curtiram

Ganó una Recopa y mantiene récord en ese triunfo

Precisamos de mais noites destas. Noite maravilhosa.

O caminho faz se caminhando.

Amor(im). :green_heart::green_heart::green_heart::green_heart::green_heart::green_heart::green_heart::green_heart:

2 Curtiram

Posso fechar este tópico?

:grin::grin:

11 Curtiram

Bem que gostaria. Era sinal que a equipa tinha atingido esse patamar.

Mas, por muito deliciosa que esta vitória tenha sido, precisamos de mais.

Mas sim, espero que um dia aconteça. :wink::wink:

2 Curtiram

Precisa de ser regular. :+1:
Já tivemos outras noites épicas.

1 Curtiu

Na champions? Onde se ganha este estofo?

Assim, sem pensar muito, só me recordo da vitória sobre o Inter. Golo do Caneira.

Pouco, muito pouco.

Nuno, apoiar a equipa (que luta sempre) nos momentos menos bons e exigência podem andar lado a lado.
Os resultados falam por si.
Essa mania de que temos de apertar com os jogadores para eles suarem já morreu há muitos anos, alguns ainda não se aperceberam foi disso.

4 Curtiram

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Fechar este tópico :point_right:

E mesmo assim a malta mete-se com olés no estádio, perante uma das equipas mais estabelecidas e respeitadas na Europa. Mas somos quem?!
Cambada de acéfalos!

5 Curtiram