O Sporting é um clube histórico, centenário e representativo de uma expressiva massa adepta.
Foi a equipa que jogou o jogo de estreia das competicoes europeias no longínquo ano de 1957.
Uma equipa que está no top 20 das equipas com mais jogos nas competições europeias.
Já vencedora de um troféu. Ainda neste século foi a uma final europeia e a outra meia final.
No entanto 3 comum dizer-me que o Sporting não tem estofo Europeu. Aliás, o treinador suporta isto ao dizer, hoje, que vai levar alguns anos até ganharmos este estofo.
Mas que misterioso animal é este?
Eu não entendo e peço ajuda para que me expliquem.
Na mesma noite que vejo um Sheriff ir ganhar ao Bernabéu custa me engolir isto do estofo europeu.
Roquete, cultura de exigência, palminhas, clube auto flagelador. Etc etc etc.
Muitas desculpas se podem encontrar mas no fim do dia é tudo fruto de má gestão e adeptos conformados.
Isto que o Amorim está a fazer é baixar as expectativas e garantir o seu lugar até ele decidir sair do clube. Ele sabe que ao ter ganho o campeonato ganhou uma almofada gigante e vai jogando com isso, desde que as competições domésticas não sejam um desastre tem o lugar garantido.
Eu entendo que ele tenha essa almofada e merece-a, mas a construção do plantel deixou muito a desejar e eu fui dos poucos que lhe apontou o dedo no verão, enquanto vários foristas diziam que não se podia criticar o treinador porque ele tinha ganha o título e como tal era perfeito.
Penso que é mais profundo e transversal do que isto.
Não vi futebol dos anos 60 ou 70 e lembro me muito pouco dos anos 80. Mas, o que sei é o seguinte:
O panelas em 30 anos foi a 7 finais da taça dos campeões e uma taça UEFA. Nesses trinta anos o máximo que conseguimos foi os quartos de final com a Real Sociedade.
Os Andrades sem estofo europeu na década de 80 foram a 2 finais europeias, ganhando uma.
O que quero dizer é que um problema de décadas.
Era puto e recordo me de um jogo no Bernabéu, nos anos 90, em que fizemos um exibição de gala. Jogo incrível do Figo. Perdemos 2-1. No fim, eliminados na primeira ronda. Falta de Estofo europeu?
Se jogamos como nunca e perdemos como sempre, como no primeiro anos de Jesus, é falta de Estofo europeu
Se jogamos mal e somos goleados pelo Ajax, é falta de Estofo europeu.
Se jogamos bem defensivamente,como hoje ,mas não conseguimos fazer cócegas a nível ofensivo. É falta de Estofo europeu.
Não consigo encontrar uma explicação racional para isto.
O Amorim é inexperiente mas tem um mérito incrível ao fazer deste clube campeão neste lodo que se tornou o futebol português. No início da época ninguém sonhava sequer em ser campeão, ele acreditou e o que é facto é que conseguimos.
Agora é um facto que o plantel foi mal construído. Faltam centrais de qualidade (e nº também) num sistema onde jogam 3 de cada vez. Contratámos um suplente para o ala esquerdo titular e, no dia de hoje, ficou no banco para jogar o outro suplente que já cá estava no clube. Não temos um 9 matador que faça a diferença, andar lá o Paulinho ou o Tozé Marreco é igual.
Com o desenrolar dos jogos/treinos e com as lesões que temos tido, já o Amorim se deve ter apercebido que se ficou um pouco aquém, no que toca ao planeamento duma época muito longa. De qualquer das maneiras, ele tem tido umas tiradas ridículas e tem-se demonstrado medroso durante os jogos, talvez já esteja a acabar o curso e a ficar igual aos outros que já têm o nível. Dois exemplos práticos foi a levar 2 do Ajax, tira um central lesionado e prefere meter um lateral adaptado a central em vez de assumir um linha de 4 e jogar mais para o ataque. E para acabar aquele comentário completamente descabido em que diz algo como “A champions também são só 6 jogos”.
Isso deixa-te mais perto da vitória e dá-te o sucesso a longo prazo mas, mesmo assim, com equipas e treinadores mais fracos, há sempre surpresas como ainda hoje se viu. O Sporting nunca na história da Champions conseguiu fazer uma surpresa fora de casa (excepção feita ao empate em Munique com o muito criticado Paolo Bentini) e em casa, tirando a vitória ao Inter, o resto são resultados normais e mesmo o Inter não era propriamente o climax do futebol internacional tal como não o é hoje e os resultados europeus demonstram isso mesmo.
A mim o que me cria mais confusão é mesmo a mentalidade dos adeptos que não ironicamente batem o peito por quase ganharem ao Real Madrid ou quase empatarem com o Dortmund. Ainda hoje aquela vez em que quase ganhavamos ao Real Madrid é muito saudada e recordada com carinho. Depois chegam lá uns moldavos, uns belgas, e sacam os pontos. Se os adeptos, que estão juntos do clube desde que se conhecem, não têm estofo como é que a equipa vai ter? Como é que o treinador adepto do rival vai ter? Se perder é herói na mesma
Eu até percebia se pronto se tivesse perdido 1-0 com o City ou o PSG, com exactamente as mesmas exibições, o pessoal tivesse conformado. Agora rematam 1x à baliza contra uma equipa que é o descalabro defensivo, deixam o Dortmund totalmente confortável no jogo um clube que ainda ano passado empatou com Lazio e Sevilha em casa (colossos) e depois batem palmas e ficam satisfeitos? Que raio de clube é este? Adeptos satisfeitos por perderem eu acho que só há aqui, em mais lado nenhum. E perderem com uma equipa de 2ª linha atenção.
Tudo o q n sejam no mínimo 4 pontos neste grupo é um fracasso. E já começa a ser altura de parar com a balela da conversa da falta de experiência. Hoje dentro de campo só o TT é q era sénior de primeiro ano.
as verdades doem , mas se os adeptos não tem exigencia , se não tens criadas condições economicas , desportivas e culturais dentro de um clube o sucesso não apareçe , se quiserem comparar com os rivais de peito cheio vejam as campanhas e trofeus europeus deles , so conheçendo os problemas , os erros e as fraquezas e que se pode criar os meios e ideias para mudar depois o fator x vontade , havera vontade de ter exigençia .
Há malta que acha que nós hoje tínhamos peremptoriamente de conseguir outro resultado que não a vitória, da mesma forma que há malta que apoia vitórias morais. No nosso clube já vimos aplausos após um 1-5 e malta a desbroncar um plantel por perder 2-0 no Wanda Metropolitano.
A virtude deverá estar razoavelmente lá no meio, mas a exigência não resolve nada.
Temos um cãoceição no foculporco a gerir um clube de uma forma à vossa imagem e vê se os efeitos práticos
Passou um ano com a Roma e outro com a juventus, ambos no prolongamento. No caso da equipa de Turim nem é preciso falar nas incidências, com os gajos a serem roubados pra aí em 3 pênaltis e a mamarem um golo de paio de livre, totalmente contra a corrente do jogo.
Grande conquista europeia. Até o Rui Pinho já foi aos quartos.
Se bem me lembro, nessa altura éramos liderados por um Presidente que, pese embora muitas qualidades, achava que perder 2-0 com o Atlético de Madrid era resultado horrível, ao ponto dos episódios subsequentes. A cultura de exigência no seu esplendor deu em nada.