A Borla sabe muito?

Vou ser sincero, quando a ideia me foi primeiro apresentada, e acreditem que ja sabia disto ha algum tempo, e mais tarde um jornal que n me recordo deu enfase ao assunto, a minha primeira reacçao foi votar sim, porem ao ler este thread, tanto dos a favor como dos que nao aprovam, a minha “repugna” em votar sim vai crescendo, há coisas em que não se deve mexer.

E sobretudo ha uma afirmaçao do Alemid, que em mim fez ricochete;

Prefiro o teu futuro: puros a 100% e na III Divisão.

Sim, ainda que seja na III Divisão, com o SCP para sempre, seja onde, quando e como for.

Tenho sido o mais pragmatico possivel na tentativa de simplesmente aceitar e nao criticar pq nao vale a pena, mas sinceramente, isto é o SPORTING, temos símbolos, valores e figuras, se está nos estatutos é porque quem devotamente deu muito mais QUE NÓS TODOS ao clube porque o ajudou a fundar, ou fundou mesmo, e deixou como legado que o Estádio se chamaria para sempre Estádio José Alvalade, logico que na altura nao poderia desconfiar o que isso significaria no futuro, mas eu sempre aprendi uma coisa, se esquecemos o passado o futuro ignora-nos.

O SCP tornou-se em algo que não reconheço, que vendam os melhores jogadores, tenham um treinador patetico, um presidente a caminho do asilo, gestores sem qualquer pista do que seja uma equipa de futebol, tratem os adeptos e socios de forma ostracizante, fora o que me esqueça, eu aceito tudo…

Mexer nos estatutos do clube… Acho mal, um dia destes o Stromp deixa de ser o sócio 3 porque é mais fácil na contagem informatica, poupam dinheiro numa rotina de codigo do programa que usam na contabilização…

Acho que não me revejo nisto… :? :cry:

E sobretudo ha uma afirmaçao do Alemid, que em mim fez ricochete;
Prefiro o teu futuro: puros a 100% e na III Divisão.

Sim, ainda que seja na III Divisão, com o SCP para sempre, seja onde, quando e como for.

Acho um piadão quando se tomam posições ou decisões “contra o que X disse”, ou “em reacção”. Acho que o que importa é o que é bom para o Sporting, e não o que o alemid ou o incitatus querem para o clube, e as decisões e posições devem ser sobre a 1ª e não sobre a 2ª.

Acho ainda mais piada a essas frases, yeah, Sporting na III Divisão, sempre com o Sporting e pelo Sporting. Então quer dizer que não vais criticar o clube quando os resultados forem maus, sabendo que isso sucede por termos uma equipa pouco competitiva, por não haver dinheiro? Basta ver o ror de criticas que aparecem mal o Sporting faz um jogo menos conseguido, mesmo sendo um amigável e mesmo tendo vencido 2-1!

E para chegar à III Divisão são precisos pelo menos 3 anos e umas 60 derrotas nos campeonatos, no final deste belo record e 20 anos gostava de ver a legião de sócios e adeptos que o clube ainda conservaria.

A ideias do “orgulhosamente sós” não leva a lado nenhum. O orgulho não leva a lado nenhum se a barriga estiver a dar horas.

Só uma última nota: eu não sou fundamentalista nesta ideia de se alugar o nome do estádio! Aceito de bom grado qualquer solução que os sócios decidam! Acho, e defendo que é um desperdicio não o aceitar já, porque é remar contra uma realidade que mais tarde ou mais cedo chegará a todos os clubes.

Se a questão do “naming right” do Estádio for para a frente é obvio, porque os estatutos não dão azo a duas interpretações, que o assunto terá de ser discutido em AG. Eu lembro que, por exemplo, para se contruir o actual estádio, o Drº José Roquette teve de convocar uma AG, e só depois da aprovação dos sócios é que o projecto foi para a frente.

Como dizia, se esta questão for colocada aos sócios, prevejo uma discussão muito acesa porque está longe de ser uma ideia que gere consensos entre nós.

É primordial sabermos quais as vantagens financeiras para o clube, por quanto tempo será cedido o nome do estádio, etc…

É preciso contudo dizer, que não estamos perante nenhuma ideia peregrina, alguns clubes europeus já despertaram à muito para esta realidade. Vide o caso Alemão, onde praticamente todos os estádios que foram contruidos de raiz, ou melhorados para o Mundial de 2006, tem o nome de Empresas: Alianz Arena, AOL Arena, etc…

Sinceramente é minha opinião que se o nome do estádio for alterado, para nós adeptos será sempre Alvalade. Não me estou a imaginar dizer que vou ao Samsung ou ao LG ou Estadio EDP ver o Sporting, direi sempre vou a Alvalade !

A alteração do nome será mais uma questao comercial que outra coisa qualquer.

Mas repito, para dizer sim ou não, é preciso saber quais os moldes do negócio, será bom para o Sporting que o SLB avança primeiro com esta ideia e se saiba por quanto dinheiro e quantos anos, eles cedem o nome do Estádio. Teremos desta forma uma referencia, e só assim podemos saber se o que está a ser proposto ao Sporting é ou não interessante.

Com a necessidade que todos os clubes tem de “inventar” receitas, para poderem fazer face aos enormes passivos, e serem competitivos, é normal que surjam estas propostas que por vezes chocam com valores mais tradicionais. Mas são os estes os tempos em que vivemos.

E há-de chegar o dia em que as nossas pré-temporadas serão feitas na ásia… :wink:

O futebol, como tudo na vida, é um fenómeno em constante evolução. A prova disso é a quantidade exorbitante de dinheiro que este negócio gera, completamente impensável à 30 anos atrás.

A esta ‘industrialização’ do futebol poucos clubes resistiram, para não dizer nenhum. O último exemplo é o Barcelona, sempre fiel às suas tradições, conseguiu resistir até este ano à publicidade nas camisolas. Mas até este colosso do futebol mundial, um dos clubes mais ricos do planeta, teve que ceder perante o apelo dos cifrões.

A mesma coisa se passa agora com a venda das portas, do nome do estádio, etc. Os mais ricos poderão resistir algum tempo, outros, mais carenciados de dinheiro, como nós, principalmente após uma fase de forte investimento, têm imperiosamente de gerar mais receitas.

Não tenho dúvidas que quando José de Alvalade proferiu a célebre frase ‘seremos um grande clube, tão grande como os maiores da Europa’, ele visualizava o seu clube como um clube moderno e sempre em evolução, facto que se pode comprovar com as medidas tomadas ao longo destes 100 anos, sempre inéditas e no sentido da modernização do SCP.

Para mim as questões que se levantam sobre a identidade do clube, são falsas questões. O SCP não deixará de ser o meu SCP só porque ALUGOU o nome do seu estádio. A história do SCP não desaparece com este simples acto de gestão, muito menos se está a faltar ao respeito em relação a um dos fundadores deste grande clube, pelo contrário, estão-se a tomar medidas para que se cumpram os seus designios.