88ª Cerimónia dos Óscares - 2016

Tranquilo :slight_smile: . É a tua opinião e respeito. Só não gostei que o “ódio” que tens pelo Di Caprio contagiasse a tua opinião pelo “The Revenant” e pelo Iñarritu.

Vão aqui as minhas preferências/as minhas previsões:

Melhor Filme:
O que mais gostei: The Big Short
O que acho que vai ganhar: Spotlight

Melhor Realizador:
O que mais gostei: Alejandro G. Iñarritu (The Revenant)
O que acho que vai ganhar: Alejandro G. Iñarritu (The Revenant)

Melhor Actor:
O que mais gostei: Leonardo DiCaprio (The Revenant)
O que acho que vai ganhar: Leonardo DiCaprio (The Revenant)

Melhor Actriz :
O que mais gostei: Brie Larson (Room)
O que acho que vai ganhar: Brie Larson (Room)

Melhor Actor Secundário:
O que mais gostei: Christian Bale (The Big Short)
O que acho que vai ganhar:Mark Rylance (Bridge of Spies)

Melhor Actriz Secundária:
O que mais gostei: Alicia Vikander (The Danish Girl)
O que acho que vai ganhar: Jennifer Jason Leigh (The Hateful Eight)

Melhor Argumento Original:
O que mais gostei: Spotlight

Melhor Argumento Adaptado:
O que mais gostei: The Big Short
O que acho que vai ganhar: The Big Short

Melhor Edição:
O que mais gostei: Spotlight

Melhor Banda Sonora Original:
O que mais gostei: Bridge of Spies
O que acho que vai ganhar: Bridge of Spies

Melhor Direcção de Arte:
O que mais gostei: Mad Max: Fury Road
O que acho que vai ganhar: Mad Max: Fury Road

Melhores Efeitos Especiais:
O que mais gostei: Star Wars: The Force Awakens

Melhor Canção Original:
O que mais gostei: Earned It (50 Shades of Grey)
O que acho que vai ganhar: Writing’s On The Wall (Spectre)

Melhor Fotografia:
O que mais gostei: The Revenant
O que acho que vai ganhar: The Revenant

Melhor Guarda-Roupa:
O que mais gostei: The Danish Girl
O que acho que vai ganhar: The Danish Girl

Melhor Edição de Som:
O que mais gostei: The Revenant
O que acho que vai ganhar: The Revenant

Melhor Mistura de Som:

Melhor Maquilhagem e Cabelo:

PS: Não vi nada das restantes categorias (Documentários, Curtas, Animação, Filme Estrangeiro), pelo que abstenho-me.

Não contagiou, [member=18157]aziomba. Eu do Innaritu só gosto do “Amores Perros” e do “Birdman”. E acho que tem muito mais mania que talento. O “The Revenant” é quase… atroz. Tirando a fotografia, o resto são resquícios de algo que podia ser um filme melhor. Não gosto. Nada.

O DiCaprio é bom no filme, se calhar a terceira melhor coisa a seguir à caracterização e à fotografia, mas não exige nada dele aquele papel. Fácil fácil para um actor como ele. :menos:

Mas porque achas que o Dicaprio só escolhe papeis para os Oscares ? Não há grandes alternativas. Trabalha com os melhores realizadores, nos melhores filmes do ano, regra geral, e faz geralmente excelentes papéis. Porque o criticas nisso ? Quais são as alternativas ?

Tens razão, o enredo de Mad Max é fantástico e então toda a concepção do argumento, numa palavra… original.

Uma narrativa rica e bem contada onde os pormenores não são deixados ao acaso… Onde existe uma profundidade nas ideias e uma caracterização lógica das personagens, suas motivações, suas acções já pra não falar da intencionalidade dos diálogos… E depois tem aqueles twists catalisadores de emoções tão próprios da natureza humana, estás a ver…

Esqueceram-se entretanto de mudar o título do filme, já que fazer hacking à série MadMax para ter como protagonista uma Furiosa em vez do próprio Max é um bocado aproveitar uma onda de sucesso. A influência então do Max no desenrolar da história, ie, as opções que o próprio toma em relação ao que está a acontecer à sua volta e que sempre foram o cerne de toda a saga Mad Max está “intocada”… Cof cof… :twisted:

P.S.: Mas será que esta malta nunca viu filmes de acção de sci-fi com perseguições, porradaria e extravagância? E nem sequer filmes com personagens estereotipadas? (O tantos representa isto, o não sei quantos representa aquilo) Epá, minha nossa…

[member=121]Paracelsus:

Ó Celsus, vamos lá a ver, eu já vi muito filme de acção, mas aquilo é muito mais que “só” um filme de acção. Estás a ser mauzinho. Como eu com o “The Revenant”. :twisted:

É impressionante mesmo, acho que todo o pessoal que viu o filme, incluindo críticos e outro pessoal entendido do assunto, é que está enganado. Filme banal, um velocidade furiosa desta vida.

PS: Há certos filmes que não usam a exposição narrativa para contar a sua história. Narrativa visual ou contemplação são só alguns exemplos de métodos alternativos, deixo a ideia para quem quiser perceber.

Precisamente porque pode escolher o que quer, com quem quer… E escolhe sempre realizadores e filmes com o mesmo tipo de sensibilidade. E todas as interpretações são calibradas, ao milímetro, para o efeito… É um gajo que precisava de um abanão tipo David O. Russell ou o Darren Aronofsky a ver se se soltava um bocado… :wink: (tipo mais “Great Gatsby”, menos personagens atormentadas).

Ele é bom actor. Ele raramente falha. Só que… A mim aborrece-me. Prefiro mil vezes mais um Christian Bale, um Michael Fassbender, um Brad Pitt ou um Sean Penn, já não falando num Day-Lewis, por exemplo…

Conseguiam imaginar o DiCaprio a fazer aquilo que o Redmayne sacou, dois anos seguidos (e eu não sou grande fã de nenhuma das duas interpretações, atenção)? E relembro que o Sr. DiCaprio há não muito tempo flopou à grande (J. Edgar)… Não repete tão cedo outra aventura dessas… :mrgreen:

E essa de estar sempre nos melhores filmes do ano… É relativo. Depende da opinião. :smiley:

Conseguias imaginar o Redmayne no The Revenant, por exemplo ? Eu não. Acho que o DiCaprio fez um trabalho muito bom, mas são opiniões.

Ele já trabalhou com excelentes realizadores, dos mais conceituados da actualidade. Concordo que precisava de se soltar, de dar aquela performance assombrosa, mas ele é de uma consistência brutal, ano após ano.

E também prefiro o Bale. Os restantes já são mais discutíveis, até porque não gosto muito do Fassbender e o Pitt tem muitos altos e baixos. Os outros dois não são muito a minha praia. O Tom Hardy, esse sim, é claramente superior. Quando lhe derem “o” papel limpa um Óscar na boa.

[member=19650]DDraper, a disparar polémica como é seu apanágio. Fazes falta. :mrgreen:

Há aspectos em que concordo com as tuas apreciações, mas, (1) a realização do The Revenant era extremamente exigente - e sublime, diga-se! - e (2) explica-me esse top10 com Carol|45 Years. Tenho pena é que não possas perder um bocadinho do teu dia a dialogar por aqui, teria todo o gosto em versar a minha opinião contigo sobre uma quantidade enorme de matérias|películas que abordaste.

[hr]

2. aproveitando a onda de previsões e como logo à noite não sei (se) consigo comentar tanto quanto é habitual em noite de Óscares, coloco quem desejo e|ou penso que merece o Óscar.

# Filme: Room.
# Realizador: Alejandro Gonzalez Inarritu.
# Actor Principal: Edie Redmayne.
# Actor Secundário: Sylvester Stallone.
# Actriz Principal: Brie Larson.
# Actriz Secundária: Alicia Vikander.

# Cinematografia: The Revenant.
# Produção Artística: Bridge of Spies.
# Guarda-Roupa: The Danish Girl.
# Edição: Mad Max: Fury Road.
# Maquilhagem e Cabelo: Mad Max: Fury Road.
# Música Original: Simple Music #3.
# Efeitos Visuais: Star Wars: The Force Awakens.

# Argumento Original: Inside Out.
# Argumento Adaptado: The Big Short.

Há 7|10 dias defendi, bastante (!), Eddie Redmayne, hesitei por ter lido que a comunidade transgénere (?) não tinha apreciado a sua prestação, no entanto, não encontro qualquer informação|notícia nesse sentido e como tal mantenho a minha aposta no Edie. Leonado DiCaprio tem uma óptima caracterização, a exigência física do seu papel é tremenda, não creio que seja assim tão acessível caracterizar tanta agonia durante 2h (?) e o arco emocional que o Inarritu (lhe) quis dar - creio que os laços amorosos|sentimentais da sua personagem [Hugh Lass] são completamente ficcionais! - tornou-o mais simpatizável mas não (me) irei aborrecer se não conquistar a estatueta, da mesma forma, que não (me) incomodará caso a receba.

É um ano que deixou algo a desejar do ponto de vista da constucção emocional das personagens principais [Edie Redmayne, Leonardo DiCaprio, Michael Fassbender, Bryan Cranston, Matt Damon], a complexidade psicológica das suas personagens é exposta de uma forma bastante simplista e dá ideia que nenhum deles abraçou a verdadeira natureza do seu ser: em Danish Girl é dado pouco destaque à introspecção de Einar Wegener, em Steve Jobs as dinâmicas familiares|sentimentais andam (sempre) a reboque de Kate Winslet, em Trumbo o Dalton Trumbo não (nos) apresenta os verdadeiros sacrifícios|motivações|ideologias|mestria da sua personagem e em The Martian, o mood que Ridley Scott colocou na tela e a orientação “leve” que deu a Matt Damon diminui o drama|sufoco|agonia|desespero de estar sozinho, literalmente, noutro mundo. Alicia Vikander, Kate Winslet, Sylvester Stallone, Cate Blanchett trabalharam com (bem!) mais em termos de riqueza da sua personagem.

[member=19650]DDraper, tens aí um problema qualquer para resolver com o DiCaprio. É que o ódio que tens, tanto pelo DiCaprio, como pelo Iñárritu, tolda a tua opinião em relação ao The Revenant. Discordo completamente da tua opinião, tanto nesta análise ao The Revenant, como a que fazes depois ao Mad Max. Eu nem sei como é possível criticar tão negativamente uma película e elogiar imenso outra. Estamos em campos completamente opostos.

O DiCaprio trabalha apenas papéis para os Oscares? C’mon. És melhor que isto. Nem acredito sequer que penses desta forma, o DiCaprio chegou a um ponto da carreira, que opta por aquilo que lhe dá maior prazer, não tem que fazer fretes a ninguém. Isto depois de já ter feito de tudo um pouco, uma carreira sólida, que mesmo sem um Oscar, está pincelada com qualidade.

Nem sei se vai ganhar o Oscar, já aqui disse que nem é o melhor papel que já fez, apesar da genialidade técnica do filme. Agora, a concorrência também é fraca, talvez o Eddie Redmayne consiga dar luta pelo prémio.

Não apreciaste o 21 Gramas? :think: A triologia, 21 Gramas, Amores Perros e Babel, são três películas de muita qualidade, excelentes actores para bons papéis. Iñárritu, gostes ou não, é um génio da arte cinematográfica. :beer:

Tem melhor edição, fotografia e direcção artística que um Velocidade Furiosa.

And that’s it.

O início podia ser confundido com um Crónicas de Riddick, algumas sequências com um John Carter desta vida, enfim. Aquilo é acção frenética do início ao fim e se vamos considerá-lo um grande filme de acção pela quantidade de explosões, perseguições, destruição e etc, então sim, é um grande filme de acção. Se formos a avaliar a qualidade da mesma então se calhar já muda um bocado.

Ah espera. Tem lá “n” metaforizações que estão todas embrulhadas em diálogos e cenas frenéticas com heavy-metal excentrico a ser tocado em elevado pace no meio de perseguições intermináveis … Ui, obra-prima. ::slight_smile:

Este tópico está a aquecer, assim é que eu gosto.

E o Nolan nem fez nada este ano. Se não o [member=19650]DDraper ia à loucura. :whistle: :mrgreen:

Ao menos este ano não existiu essa imbecilidade do Interstellar (tal como o Gone Girl ou o Nightcrawler) ter ficado fora de várias nomeações para colocarem peças de autor, qual Museu de Serralves.

Ó @Chown, longe de mim ser anti-Leo. Eu gosto do Leo do Basketball Diaries, do Gilbert Grape, do Catch Me If You Can, do The Departed, do The Aviator, até do Django. E já lhe tinha dado o Óscar se calhar em 2004. Portanto… Esse argumento esvai-se aí. E nem eu disse que ele só faz papéis para os Óscares. Disse que ele repete sempre o mesmo papel. E que anda à caça de um, é mais do que óbvio. Ao menos já ganha hoje, que é para eu ver o DiCaprio que gosto de volta.

Agora. Não sou fanboy. Não tenho que gostar de tudo o que ele faz de forma cega. Como as cheerleaders do Nolan. :mrgreen:

Quanto ao Mad Max vs Revenant, para mim a diferença é notória. O primeiro só quer entreter despido de noções pré concebidas. O segundo é uma Masterclass de pretensão e autofelácio. Não dá comigo. Mas percebo quem goste. E respeito a tua opinião. :slight_smile:

Quanto ao Innaritu…
Detesto o “21 Grams” e ao “Babel” só gabo a banda sonora. O “Biutiful” é (quase) insuportável pese a enorme interpretação do Bardem. Adoro o “Birdman”.

Por isso não, não consigo considerar o Inarritu um génio. Mas não faz mal, ele já se acha génio suficiente pelo mundo todo junto. :mrgreen:

Até parece que eu sou assim tão mau para o Nolan… Só não sou fã do último Batman e do Interstellar… :lol:

Outra previsão:

para o ano o Martin Scorsese limpa melhor realizador e melhor filme ;D

E porquê tanto ódio ao DiCaprio aí de alguns? :xock: O homem é um actor fantástico, que faz sempre grandes filmes.
E o que é injusto é ele ainda não ter ganho um óscar. Espero que seja hoje, é mais que merecido.

[member=19650]DDraper, também não lhe dava o Oscar este ano (isto para deixar claro que não há claque DiCaprio), mas olha o contexto, olha as películas em análise. É exactamente este contexto que justifica o Oscar, o trabalho é bom, um argumento fraco, um diálogo anedótico, mas isso não é culpa do seu protagonista principal, é do realizador e da sua equipa. Agora, analisando o seu trabalho como actor, a sua prestação, caramba, é muito boa. Um trabalho exigente, a linguagem corporal é do melhor que já se viu, não há ali pontos fracos, excepto, lá está, os diálogos. Quando digo que não lhe dava, é por entender que houve no passado trabalhos que merecia mais o Oscar, que este. O que não significa que não haja mérito, há e a ganhar, é justo, nada da minha parte a dizer.

Aceitaria e compreenderia que desses o Oscar ao Edie Redmayne, por ser um trabalho a nível da caracterização exigente, um trabalho de detalhes, mesmo assim, o argumento não é grande coisa e aí fica em igualdade com o DiCaprio. É o único que considero conseguir ombrear, este ano, com o DiCaprio. Não dá para ignorar tudo o que tem conquistado até ao momento, estão realmente todos errados? Ou o DDraper está a ser quezilento? É que aquela tirada de que o DiCaprio faz filmes para os Oscares apenas, é excessivo e demasiado injusto. Por mais ódio que haja, não merece uma opinião destas, infelizmente, há muita gente que pense assim. Este possível Oscar, será “Toma-la uma estatueta e agora vai à tua vida, sempre a pedinchar o Oscar!”, isto é um pensamento aberrante, mas que é um pensamento dominante em muitos porque a imprensa foi criado esta novela.

Então uma película despida de noções pré concebidas não é de elogiar? Não é isso que faz evoluir a arte cinematográfica? O Iñárritu presenteou-nos com uma película com um nível técnico absurdo, gravado à luz natural, com recortes gráficos que mais parecem quadros, tudo encaixa, tudo bem enquadrado, isto é uma lufada de ar fresco na cinematografia. E sabes porque que não gostas? É por isso mesmo, pela inovação, pela genialidade que dá às suas películas, foge ao que é natural e cria ele próprio um registo à sua imagem. Babel foi isso mesmo, uma inovação. Amores Perros, idem. Tem que trabalhar mais o argumento, os diálogos, que concordo que são algo fracos, se bem que Birdman foi complexo, consistente a todos os níveis e poucos gostaram. Eu gostei. Sabes porque? Trouxe algo de novo. Farto de filmes de pipocas estou eu. Aceito que têm o seu lugar, há público, logo, tem valor. Para mim, não.

Mad Max é isso mesmo, um filme para uma pessoa comer umas pipocas e ver alguns bons efeitos. Colocar no mesmo patamar que o The Revenant ? Não, mesmo. Também não o vou colocar no patamar do Velocidade Furiosa ( :lol: ), é bem mais que isso, obviamente, mas não tem consistência, falta carisma ao filme, algo que os outros até tinham.

Possa, o Alejandro González Iñárritu é genial e vais ter que lidar com isso. Ele afirma-se como um génio? Somos dois então achar o mesmo. ;D Ele mexe com a cinematografia e isso agrada-me imenso. Quero mais destes génios, como o Nolan, capazes de elevar películas com maus argumentos, em obras primas e que fazem evoluir o cinema, educam públicos. Atenção, não quero que mudes de opinião, mas estranha-me que tenhas a opinião que tens, dado que tens um conhecimento muito mais profundo e detalhado que eu, que sou um mero espectador.

[member=17033]Chown:

O “meu” Óscar ia direitinho para o Fassbender, que corre círculos em torno do DiCaprio este ano. E sim a culpa é do argumento… mas também a personagem não tem mais que aquilo.

E longe de mim ser quezilento. Não é nada o meu estilo. Tenho apenas as minhas opiniões e simpatias, claro. Como o [member=1247]barbosa gosta do “Avatar”. :mrgreen:

E em relação à questão da narrativa ter sido construída que “o DiCaprio já merece um Óscar”, lê isto . Especialmente ressalvo…

[...] in recognizing him for this particular turn, the Academy is likely to demonstrate once more its toxic habit of confusing accomplishment with effort [...]

E sobre o “Mad Max: Fury Road” ser filme de pipoca… Os críticos (90 no Metacritic e só não é 100 porque o Mick LaSalle lhe deu 50) e a Academia não acham. 8)

Não discutindo o Inarritu, até porque vai sempre tudo parar ao mesmo(gosto pessoal) e deixando agora de lado o DiCaprio, também sou daqueles que acha o The Revenant muito curto para um Oscar. Seria uma desilusão, para mim, que vencesse o melhor filme ou o melhor realizador.

Não voltando a mencionar o Mad Max para fugir um bocado ao que já foi dito, temos um Room e um Brooklyn bem mais simples mas extremamente bem feitos. Se qualquer um dos dois levar a estatueta, não me causaria nenhum tipo de insatisfação. Até o Bridge of Spies, embora este corra por fora.

Mas continuo com o feeling que o Spotlight vai ganhar. E também não me vai agradar. Não o achei nada de especial.