Ainda há dias tinha-me lembrado disto. O meu pai que era tão fervoroso, agora anda meio desligado (por culpa dos disparates sucessivos das direcções).
E nesse dia, ele foi à bola, mesmo estando lá em casa visitas de tios meus. E quando o homem voltou, vinha eufórico!!! Ninguém percebia, até que ele disse: 7 a 1. Ficou tudo assim :o
E depois, ao fim da tarde, enquanto se lanchava/ceava, a RTP dá o diferido do jogo, e foi tão lindo :dance: Ainda hoje o é
Farto de memorias, Farto de recordar um jogo aonde só ganhamos 2 pontos, o meu estado de alma actual não me permite realmente ficar contente só por uma vitoria…onde uma semana antes tínhamos perdido por 5-0 para a taça.
Só recordações actualmente este Sporting, como não tem mais nada para apresentar até põem este jogo em destaque na pagina do Facebook, esquecem-se é que nesse ano não fomos sequer campeões…
Actualmente vivemos de memorias passadas, parece um outro clube que eu detesto…
Mas isto sou eu que sou um tipo exigente com o clube que amo…
Uma semana antes tinhamos perdido 5-0 para a taça? Com quem?
Em 1986 é que perdemos por 5-0 na luz, em Março, para a taça - com uma arbitragem vergonha (o jogo já está na net para que todos possam ver) - e 1 mês depois ganhamos na luz 2-1 e roubamos-lhes o campeonato.
E caro Jaimitos, talvez tenhas nascido noutra era. Eu nasci em 1984… e titulos, vi 2. Pouco, muito pouco. E como não sou do Sporting pelo que ganha (se assim fosse teria que ser doutro Clube) vivo das alegrias que o meu Clube me dá. E momentos como este dão-me uma alegria imensa. :inde:
Ok fiz confusão foi numa época anterior…mas como disse eu não quero viver de memorias, se o momento actual do nosso futebol fosse diferente, talvez olha-se para este feito com outros olhos, agora com a mediocridade que vivemos não posso ficar contente por andarmos a recordar feitos de á quase 30 anos atrás…
Dia de gelo no distrito da Guarda, a ver um jogo do clube da Terra, campo de futebol num descampado, onde os carros estacionavam quase em cima das 4 linhas; um tipo, Sportinguista, a ver o jogo dentro de uma 4L, com rádio ligado e a buzinar sempre que o SCP marcava… e buzinou, buzinou, buzinou… 7 vezes, completamente eufórico, como todos os leões daquele dia, os próprios jogadores atarantados pela histeria colectiva, uns sem esconder as gargalhadas e entrarem no gozo com os colegas lampiões… inesquecível.
Mas isso é o que todos desejamos. E nenhum Sportinguista pode estar contente ou entusiasmado com o momento actual do Clube. Mas isso não invalida que possa celebrar feitos antigos. Agora, não considero de forma alguma que estejamos agarrados ao passado. E muito menos andamos como os outros a viver de outros tempos.
Apesar de estarmos na pior crise de sempre não é nosso hábito (Sportinguistas) vivermos de feitos antigos.
Está mal ainda faltavam uns anitos para nascer >:(
Posso sempre dizer que vi os 5-3, a diferença não foi tão grande mas não tenho duvidas que a emoção foi fantástica
Não estava cá para assistir ao jogo e isso é das minhas maiores tristezas.
Assisti no entanto à meia-final em Alkmaar (onde chorei baba e ranho quando marcámos o golo) e aos 5-3 em Alvalade. Os dois jogos que provavelmente mais se aproximam da alegria deste 7-1.
Magníficos 7 a 1!!! Hoje constroem-se plantéis, escolhem-se directores, técnicos e jogadores e joga-se para perder nos derbys e nos clássicos, para entregar Campeonatos e Taças de bandeja para os outros, e depois vai-se buscar esta e outras brilhantes memórias para ofuscar o presente… esta é a triste realidade e a política de quem dirige e gere o SCP. E para os mais distraídos ou quem pensa que isto são delírios, já com a Campanha da Gamebox desta época foi o mesmo, foram buscar os Campeões de 1999-2000 para abrilhantarem e motivarem a aquisição de lugares anuais, dado que o plantel formado (diria antes, desbaratado) não cativa por si só ninguém, e foi mal construído: nem a óbvia lacuna do ponta-de-lança goleador resolveram colmatar, num sinal claro de dolo e gestão danosa do Clube, na continuação da política de destruição do SCP e do seu futebol profissional. E vejam a campanha desportiva da equipa de futebol desta época: será que há RESPEITO pelos SPORTINGUISTAS, PELOS CAMPEÕES DE 1999-2000? OU SÓ SERVEM PARA VENDER LUGARES E MERCHANDISING E CONTRIBUIR COM O DINHEIRO QUE OS NOSSOS GESTORES DE TOPO TANTO SABEM SORVER AO CLUBE? Isto quando se gastou 6,5 milhões de Euros num avançado no mercado de Janeiro, que mal jogou, nada rendeu e já foi cedido por empréstimo a um clube espanhol, sem qualquer substituto para o seu lugar a ser adquirido. É esta a política de desrespeito pelo ideal Sportinguista, para que mais 7 não surjam, mais vezes… é isso que eles temem… UM SPORTING À SPORTING, SIMPLESMENTE SUPERIOR!!!
É esta sem-vergonha de todos os que se alimentam do SCP e o vão destruindo, ávidos de pilhar quer o seu património, quer o dinheiro envolvido no futebol profissional, que vai fazendo deste resultado cada vez mais uma efeméride e um momento de VERDADEIRA GLÓRIA de um passado cada vez mais longíquo e distinto do momento actual e do que vão definindo para o futuro do Clube, à custa do seu saque e delapidação constante.
Quando um novo jogador chega ao Sporting a primeira coisa que a Direcção devia fazer era sentar o seu rabinho numa salinha e colocá-lo a ver um vídeo deste jogo !
Lembro-me deste jogo. Lembro-me da sua transmissão em diferido (quem já passou a barreira dos 30 ainda se lembra das belas transmissões de jogos em diferido :lol:), e ainda me lembro onde tenho a VHS com a gravação deste marco histórico.
Não é comparável, mas os 5-3 também souberam muito bem.
Os 7-1 sustentaram os nossos egos durante anos a fio. Foi, durante toda a minha adolescência, o último argumento que tinha para me defender dos lampiões.
Infelizmente não tinha à época qualquer hipótese de assistir a um jogo desses ao vivo. Nesse jogo em particular nem o relato da rádio pude ouvir. Estava em viagem e o meu pai (lampião) não permitiu que se sintonizasse qualquer canal que fizesse o relato. Embora hoje compreenda essa decisão (cinco pessoas numa Renault 4L, 3 lampiões e um leão só podia dar guerra), foi um dos maiores sentimentos de injustiça que me recordo.
Lembro-me que quando chegámos a casa e liguei o rádio, quando ouvi o resultado pensei que fosse de algum jogo de hóquei. Levei tempo a interiorizar que tínhamos esmagado os encornados.
No jogo dos 5-3 já assisti ao vivo. Teve o aliciante, raro nas goleadas em Portugal, de se ter assistido a uma reviravolta no resultado. Para mim teve o aliciante especial de ter assistido a esse jogo no meu lugar de sempre, na B32, que estava inundada de lampiões. Lembro-me que quando cheguei fiquei espantado com o facto de estar em minoria, na minha bancada.
Na primeira parte fomos completamente enxovalhados pelos porcos. Vi sportinguistas a ir embora ao intervalo.
A segunda parte foram 45 dos melhores minutos da minha vida . . .
Vi naturalmente ao vivi e a cores todo contente por cada bolhacha que aqueles merdas levavam na baliza.
Tarde/Noite que quem viveu nunca esqueçe.
Os 4 golos do Manel.
O Oceano a escurrachar literalmente o Nunes pela pista de tartan fora.
Os Olés!!
E ver a escomalha encornada a queimar cartoes,bandeiras e tarjas sao para qq Sportinguista que se preze trofeus de um valor sem igual.
Estive lá, com o privilégio de ter estado na tribuna… perdi a conta aos 5-1. Grande, grande tarde.
A RTP deu o jogo completo em diferido, gravei no video, em BETA…
Acho que ainda tenho a Bola do dia seguinte guardada. Bem como a cassete.
Foi uma humilhação de proporções gigantescas, nada a ver com os 5-3. Nem os factos dos lampiões terem sido campeões ou (acho que não estou enganado) nos terem dado 5-0 para a taça pouco tempo depois conseguiu apagar o famoso 7-1.
Isto sim, FOREVER!
PS - as bandeiras e os cartões a serem queimados pelos lampiões em pleno Estádio José de Alvalade é uma imagem que perdurará para sempre. Alguém imagina hoje em dia uma situação semelhante??
Esta exultação eterna do resultado de um simples jogo, é um pouco o reflexo do estado de espírito do adepto sportinguista. Se analisarmos as coisas na sua essência não passou mesmo de um jogo, em que o Benfica se sagrou campeão nacional, e o Sporting mais uma vez ficou com uma vitória moral.
O Sporting deve olhar para a frente e pensar em se tornar um clube sério e profissional, para ganhar o que de facto interessa, competições, e ser alguém primeiro em portugal e depois na Europa.
Que grande dia ainda namorava há meses, namorei três anos e estou casado há 22, jamais me esquecerei dessa alegria e dos golos do Manuel Fernandes, meu grande idolo de miudo.