52º aniversário do 25 de Abril de 1974

https://x.com/SportingCP/status/2047962905543397600

3 Curtiram
1 Curtiu

Ja que se abriu este tópico eu tenho de perguntar: qual é a lógica de ver na manifestação bandeiras de Cuba, Venezuela, Irão.. ? Tudo países que oprimem o próprio povo?

A lógica é a liberdade
Levas a bandeira que quiseres

2 Curtiram

25 abril sempre. Fascismo nunca mais

1 Curtiu

Um dia como jamais outro :rose:

25 ABRIL SEMPRE

1 Curtiu

Foi uma comemoração histórica do 25 de Abril

Os cheganos decidiram usar cravos verdes
Deu barraca quando o cravo verde foi-correctamente- associado a Oscar Wilde que por sua iniciativa(ele era homossexual e até mesmo pedo) usava o cravo verde como símbolo e maneira de reconhecer homossexuais

Já depois de a malta estar toda a rir e a gozar, a Matias e o Frazâo (que tinha sido o 1o a aparecer com o cravo verde) começaram a chamar aos cravos verdes de preto e negro :rofl:

Para quem pertencia a uma religião proscrita durante os 48 anos antes do 25 de abril, que fazia reuniões na clandestinidade, que foi pela primeira vez a uma esquadra da GNR quando tinha 5 anos junto com a minha mãe e várias senhoras que a única coisa que faziam era reunir-se em casas particulares para ler e estudar a Bíblia, que viu o pai ser chamado diversas vezes à esquadra pelo mesmo motivo e só não foi preso porque o meu tio, seu irmão, era sub-chefe da PSP e intercedeu por ele sempre que isso aconteceu, o 25 de abril há-de ser sempre inesquecível, qualquer coisa de ímpar.

Podermos reunir-nos em liberdade e praticar aquilo em que acreditávamos sem receio de ser detidos e presos, foi algo que me marcou para sempre.

Tenho é pena que as gerações mais jovens, nomeadamente, os que nasceram em liberdade e que hoje podem falar o que querem, sejam disparates ou coisas sérias, não valorizem isso e não tenham ensinado os seus descendentes a valorizar isso, em vez de valorizarem os smartphones, a social media e coisas similares.

E, sim, não percebo porque é que toda a gente não anda de cravo vermelho ao peito, uma flor que não é de direita, nem de esquerda, que não é de ateu nem crente em Deus, uma flor que foi oferecida singelamente por uma vendedora de flores aos soldados que acabaram por nos dar a liberdade.

Liberdade essa que tem sido muito, muito, muito mal aproveitada por quem nos tem governado e continua a governar.

Liberdade que tem sido convertida em libertinagem e devassidão por muitos que compõem a sociedade portuguesa.

Mas isso já são outras histórias.

Ah, só para dizer que os cravos vermelhos e os jarros sempre foram as flores favoritas da minha mãe, hoje com 93 anos e que começou a trabalhar na monda nas searas dos latifúndios alentejanos com apenas 7 anos de idade, entre a mãe e as irmãs mais velhas, porque naquela altura todos tinham de contribuir para a economia familiar, por mais pequenos e enfezados que fossem.

6 Curtiram

A liberdade têm-na, até para levar bandeiras de Israel, não é? A lógica de ter bandeiras de países que não permitem a liberdade aos seus cidadãos é que não há. E eu estou exactamente a falar disso: da lógica.

É a mesma lógica de usar cravos brancos ou verdes.

Concordo. Não tem lógica nenhum. Mas lá está, não podes ver só um lado. Não tem lógica os cravos verdes ou pretos, como não tem lógica as bandeiras do Irão ou da Venezuela. Se escolheres não compreender só uma delas, é porque estás a escolher lados.

Posso ver, posso.
A diferença é enorme!

As bandeiras foi na rua, foram levadas por uns quantos civis anónimos que pouco ou nada têm influência na gestão do país.

Os cravos foram levados e usados por deputados com assento na Assembleia da República portuguesa. São pessoas que têm uma voz activa e oficial nos destinos de todos nós.

2 Curtiram

Novamente, são todos livres de levarem o que quiserem.. bandeiras de Israel, do Benfica, da confederação Americana.. continua a não ter lógica. E é de quem mete a ideologia comunista ou anti-americana, á frente do povo que sofre às mãos desses países. É gente cega, a quem só interessa a paz e a revolução, mas só se for da orientação política deles.

São cravos que nem significam nada. Por muito estúpido que sejam, são coisas insignificantes. Chateava-me mais se levassem cruzes da igreja ou símbolos da monarquia, ou fotos do Salazar. Aquilo dos cravos foi uma invenção só estúpida.

A das bandeiras, é imoral, porque basicamente estão a mostrar bandeiras de regimes sanguinários e dictatoriais.

Não são coisas insignificantes. São símbolos fortes que representam aquilo que os deputados pensam, gostam, querem.
Mais uma vez, deputados têm influência direta no rumo do país. É para isso que são eleitos.
Cruzes da igreja ou símbolos da monarquia pode ser 1 próximo passo. Quem te diz a ti que para o ano, ou noutra data de importância nacional (5 de Outubro, 1 ou 8 de Dezembro, por exemplo), isso não possa acontecer?
É cada vez mais para esse tipo de coisas que caminhamos, infelizmente.

Subjetivo.
Eu posso achar isso de Israel
Tu sobre o Irão
Eu tenho direito à minha opinião, como tu tens direito à tua.
Por isso:
VIVA O 25 DE ABRIL que não castiga nenhum de nós por essa opinião.

Cada um tem a sua opinião e no entanto o que os factos mostram, é que ambos são sanguinários.

Lol. Eu não castiguei ninguém. Mas não me peçam para compreender, nem aceitar (moralmente).

Abri este tópico à espera de listas de coisas que o 25 de Abril/Novembro deu ao País, aos nossos Pais e Avós, e o que encontro na verdade não me desiludiu, discurso de ódio contra o Chega.

É muito facil perceber porque é que o Chega cresce a cada sufrágio, a maltinha de esquerda que tem o cérebro de uma noz, não soube e não sabe combater a direita com argumentos, é sempre na base do ódio.

Ah e “adorei”, como sempre, as bandeirinhas lgbt e da palestina, faz todo o sentido. :roll_eyes:

Este fórum tem mais fachos por metro quadrado que o parlamento do Mussolini.

@Chown @Paracelsus
Ban permanente para mim, sff
Obrigado

1 Curtiu