Eu era para ter ido ao estádio mas um imprevisto de ultima hora só me deixou livre por volta das 20.40 por isso já não fui a tempo.
Sinceramente eu estava com a fezada que íamos mesmo ganhar de qualquer jeito, aliás ao intervalo aqui no forum tudo estava descrente e eu não entendi, deixei a eles a minha frase de crença e enquanto escrevia senti mesmo que não havia volta a dar: iamos ganhar.
O meu pai é daquelas sportinguistas que está sempre a malhar, daqueles que quando estava a levar 0-2 dos orcs grita que eles deviam era dar 0-10 “que é para estes mijados de jogadores aprenderem”. A minha irmã é o oposto e não deixa de ser curioso vê-los no confronto “epa ó pai há lampiões que falam menos mal do SCP…”.
Eu custumo manter-me calado, em introspecção, fui falando comigo mesmo e com alguém lá em cima perguntando porque é que o Romagnoli não joga nada ou porque é que a equipa não consegue fazer 3 passes seguidos.
Por volta do minuto 60 o Chalana tirou o Di MAria e meteu o Sepsi, aí tive a certeza que iamos pelo menos empatar, para já porque o argentino estava moralizado e ia ser complicado atinar com ele ali na nossa defesa remendada e depois porque o Sepsi nunca tinha jogado um derby a eliminar e nem sabia para o que vinha. Moutinho acabou por secar o Rui Costa e foi meio caminho andado.
O Golo do Yannick deu-me a certeza absoluta que íamos vencer. Gritei sentado com os braços no ar, a minha irmã também, o meu pai tranquilo. Entrou o Derlei e eu disse “este homem é que vai resolver o jogo pá”. A minha mãe viu a fumarada das claques e ouviu o locutor que dizia que há 7 meses que não jogava e começou-se a rir a dizer “É o D.Sebastião vindo do nevoeriro”.
Quando o Moutinho centra e o Liedson enche a ■■■■ do pé, meus amigos, o meu cérebro parou, dizem que no orgasmo masculino deixamos de ter noção das coisas por uns instantes, nano-segundos, foi tal qual, quando dei por mim dei um berro de golo com uma única caixa de ar nos pulmões, durou cerca de 15 segundos, ao fim deles estava afónico. Lembro-me vagamente de ver o meu pai a saltar do sofá e com os braços no ar a gritar também.
O golo de Derlei foi o fim da picada, nutro muita simpatia pelo ninja e acho que ainda nos pode dar muito. Antes de a bola entrar na rua ouvi um carro a apitar, então já me estava a rir antes de a bola partir do cruzamento. Gritei na mesma, as minhas cordas vocais já estavam em pápa, saía um som abafado, tipo um velho moribundo.
Depois vem o mau alivio do Veloso e o golo do Cebola com o Patricio a cobrir só parte da baliza. Em plena sala com a familia disse: “foda-se inacreditável esta merda, então mas estes gajos a ganhar fazem-me isto?!”. Já se previam penaltys e eu não ia aguentar, não queria aguentar ver o SCP suar pelos 3 golos e agora num lance de vaca sagrada eles empatarem…
E depois foi o golo de Yannick. Grande. Lembro-me de o ver a simular a finta e de dizer “dá no Vukceviccccc” mas nada ele alça a perna e quando a bola ressalta no Luisão eu disse logo “golo”, porque já aconteceram golos assim e o arco é sempre o mesmo, pumba lá dentro e o fanfarrõ do Quim de joelhos.
O golo de Vukcevic é um hino ao futebol e no meio de tanta euforia ninguém se deu conta da personificação de Van Basten naquele remate, ninguém viu que na segunda parte o SCP jogou à Barça, à Ajax, ao ataque. Que saudades de ver isto todos os jogos. Ninguém reparou em nada porque estava tudo nas nuvens.
Obrigado Sporting. Estás vivo!!!