Só clarificar aqui uma coisita: eu não pretendi opinar que a cidade do Porto é um esgoto. Utilizei uma metáfora, nada mais. Se um gajo não gosta de adeptos do Porto e os considera os seus principais rivais, e sendo que o Porto, a cidade, é a fortaleza desse clube, a pessoa que os detesta está como que num esgoto: está rodeado de trampa, vá.
Eu só por engano é que utilizo a expressão tripeiros para descrever adeptos do Porto, porque existem tripeiros do Sporting.
E não deixa de ser verdade que no Norte os benfiquistas dessa zona nutrem um ódio maior pelo Porto, o que é compreensível.
Mas estamos a falar de um microcosmo de ódio. No resto do país, os números são por si evidentes.
Já agora, clarifico também que eu percebi, mas achei a metáfora um pouco infeliz. Lisboa também está cheia de merd* (lampiões :mrgreen:) e nunca a chamaria de esgoto (até porque gosto muito de Lisboa). :great:
E, mais uma vez, o KingJames tocou num ponto importante: o Sporting é um outsider para os portistas. Para eles, isto é entre o Porto e o Benfica. E é por isso que sentem por nós aquela “simpatia”, que não é mais do que “pena”. É verdade, somos uns coitadinhos para eles e isso irrita-me.
boas noites a todos. já vi que o tópico também pegou um pouco de fogo após o derby. não gostei de ler tentativas de reduzir isto a uma questão regional: temos gente do sul que elege o porto como principal rival ou “inimigo” e gente do norte que elege o carnide. já expus aqui a minha opinião várias vezes e só gostaria de relembrar que o SCP está sempre em 1º lugar. a minha eleição é o porto e não é este derby ou a história centenária que me influencia, senão o belenenses também estaria lá em cima. eu desde que nasci até hoje tenho 2 rivais. são ambos desprezáveis utilizam as mesmas tácticas. só que há um que tem conseguido ser mais corrupto, mais mafioso e mais prejudicial para o SCP: o FCFruta. isso é claro. cresci a ver um clube verdadeiramente nojento a ultrapassar o meu Sporting em títulos à custa de fruta, porrada, tráfico de influências e todo o género de tácticas inqualificáveis. se hoje estão mais calados conosco é somente pq lhes dá mais jeito. há 10 anos estavam mais calados com os periquitos. e tem sido sempre assim, a jogar os rivais de Lisboa uns contra os outros. só imagino o ar de satisfação de pinto da costa com este triste episódio. entretanto, algures na coreia do norte, um jornalista é insultado pelo “papa” e esmurrado pela sua guarda pretoriana. ninguém do sul abre o bico.
dito isto, esta rábula da jaula só serve para nos relembrar a todos que os periquitos podem não deter o poder, mas se estiverem no poleiro fariam exactamente o mesmo. os lugares a menos, sem acesso a WC, sem um adepto poder comprar uma garrafa de água, a entrada tardia, os stewards com cachecóis do carnide e agora o túnel parte II; tudo isto explica bem o que aquele clube é: escória sem dignidade. sobre a jaula: se a querem usar estão no direito deles, tal como os outros clubes da Europa que já as utilizam. agora o timing foi provocatório e chamar aquilo “caixa de conforto” é um insulto do pior. para mim são ambos porcos: apenas diverge a cor. votei Porto pelas razões acima expostas e pelas que já escrevi no 1º post. no dia que o carnide crie um ciclo similar, que espero que NUNCA aconteça, pois isso seria indicação que o SCP anda a dormir à sombra da bananeira, o meu voto vai direitinho para o carnide. para mim isto não se resume a questões regionais ou do facto do vizinho ser chato. passei uma semana miserável, a ter de levar com o inchaço lampião no café, na rua, em todo o lado.
Vocês continuam a olhar para o porto com os mesmos óculos de há 30 anos atrás, o porto já não é aquele clube regional, cuja grandeza acabava nas fronteiras do distrito do porto, existem estudos basta procurar online, nas faixas etárias mais baixas o porto ultrapassou e muito o Sporting
O porto é um clube banal, sem história, sem mística, sem mentalidade, sem valores. É um clube regional, sim, não passou disso nem passará, porque mais tarde ou mais cedo o velho porco morre e aquilo desmorona-se tudo, e nós cá nos riremos. Aquele clube não terá um único adepto surgido na era pós-flatulento após ficarem 5 ou 6 anos seguidos sem ganhar. Nem um resistirá. E aí sim irá ser dada razão àqueles que os desvalorizam e que lutam desde há muito tempo contra eles, esses glory-hunters todos que para aí andam, dizendo-lhes que o dia está a chegar, que já faltou bem mais, e que cedo ou tarde irão voltar à pequena dimensão que quase sempre tiveram e que, no fundo, no que concerne à mentalidade, à história e aos valores, nunca saíram.
Acho que muitos se enganam em relação aos porcos. Não têm história há 50 anos atrás, mas têm títulos, vitórias e conquistas nos últimos 10 que começam a chegar a um nível preocupante se tiverem continuidade nos próximos 20 anos. E aí, os que tiverem 20 ou 30 anos, vão dizer que desde que nasceram não há outro clube que ganhe como eles.
Estão muitos à espera que os porcos acabem e caiam quando desaparecer o pintinho… esqueçam, a sucessão já vem sendo preparada há muito, o terreno já está minado. Não se deixem adormecer pelo factor, isso daqui a pouco passa porque são um clube regional. São, mas não são vistos assim pelos seus adeptos nem fora de Portugal. Continuo a achar que são o maior inimigo do Sporting e do futebol português em geral.
Isso é o que me dizem os meus amigos corruptos “ah e tal não te preocupes o Pinto da Costa já tratou de tudo, isto agora é como um moinho que roda sozinho, já temos tudo controlado para os próximos anos mesmo que ele saia”. É assim mesmo que eles pensam. É isto que este clube é. Não têm história, não, não têm mentalidade, nem vergonha na cara, nem valores nem princípios que possam fazer deles um clube com mística e com relevo no panorama de adeptos a nível nacional. Porque basta deixarem de ganhar um pouco que lá se vai 1/3 dos adeptos, bastou ver que aqui em Braga, no último título dos lamps, muitos adeptos corruptos passaram a ser do Braga (enfim) e agora estão meio-meio, lá porque os porcos voltaram a vencer. Valem zero. São lixo. E acredita que dependem daquela besta, muito mais do que eles próprios querem admitir e acreditar, porque não é só a influência explícita que conta. A relevância que o homem já alcançou e até mesmo questões psicológicas levarão a que, quando o homem (felizmente) morrer, aquilo se desmorone como um baralho de cartas e eles se sintam perdidos e, pouco a pouco, comecem a abandonar o barco.
Claro que cresceu!!! o porto cresceu. Passou a ser uma nação deste tamanho:
:lol: :lol:
Vocês querem comparar a evolução do porto de 1980 até ao presente com a do Sporting nos anos 40 e 50 e do benfica nos anos 60 e 70? Não sei se o Sporting e o benfica antes de dominarem o futebol português tinham muitos adeptos… Se o Sporting nos anos 30 era um clube com adeptos em Lisboa, nos 40 e 50 passou a ser um clube nacional… o benfica aconteceu a mesma coisa… O Porto era um clube regional e hoje é um clube regional… :
Acho que vocês não estão bons da cabeça quando dizem que o Porto é um clube regional. Basta ir ao facebook (e duvido que existam estatísticas com dados muito melhores) e é esta a relação que existe:
Benfica 900000; Porto 400000; Sporting 230000.
Não substimemos os nossos adversários. É o primeiro passo para as coisas não nos correrem bem.
É verdade que devemos ter uma massa adepta mais velha que equilibraria as contas, mas o facto de numa população mais jovem estarmos a ficar para trás devo dizer-nos alguma coisa.
O caminho é ganhar. Ganhar, Ganha e Ganhar. Isto sem nunca perder o nosso fio de clube formador. Numa década invertemos todas as tendências.
Desculpem desenterrar o tópico mas tenho de dar a minha opinião, até porque jogámos com os corrutos há pouco :mrgreen:
Sem dúvida que os corruptos norte têm de ser o alvo a abater, são quem mais tem ganho logo são o principal rival. Dito isto, pela proximidade com os porcos de carnide, tem para mim, mais sabor uma vitória sobre eles porque são, na maior parte das vezes, os animais que nos chateiam no trabalho, escola etc.
quando o pintinho morrer para mim existem 2 cenários:
aguentam uns 4 ou 5 aninhos ainda embalados mas depois esmorecem e Sporting ou merd@ aparecem em grande
começam logo mal e é o fim do mundo para eles.
Nem um nem outro o verdadeiro problema do nosso Sporting sao os proprios socios e adeptos, porque se a maioria desses tivesse cabeca para pensar para eles proprios nem porto nem benfica seriam grande problema.
Há trinta anos o benficaca tinha entre 50 e 55% dos adeptos, o SPORTING CP tinha entre 40 a 45% dos adeptos e o porco entre 0 e 5% dos adeptos. Neste momento, diz-se que o benficaca tem entre 50 e 55% dos adeptos e que o SPORTING CP e o porco têm entre 20 e 25% dos adeptos.
Ou seja, o porco tem ganho tudo e o benficaca tem a mesma percentagem de adeptos de há trinta anos…
Se o benficaca tivesse ganho o que o porco ganhou nestes últimos trinta anos, acredito que teriam agora entre 80 e 90% dos adeptos, o SPORTING CP entre 10 e 20% dos adeptos e é mais do que provável que o porco tivesse um número insignificante de adeptos.
A conclusão que tiro é que foram os dois grandes inimigos mas o benficaca foi e é potencialmente pior inimigo pois enquanto o porco conquistou adeptos porque ganhou(compreensível) o benficaca não os perdeu mesmo não ganhando (incomprensível)…
O pior inimigo do Sporting é ele mesmo, ou melhor, foram (são) as sucessivas direcções do clube nos últimos 16 anos…
Esse sim é o inimigo do Sporting, que tem destruído o Sporting de dentro para fora, comendo duas gerações de Sportinguistas, comendo todo um património que durou 90 anos a adquirir, que tem como forma um passivo largamente superior a 300 Milhões de euros.
Os outros dois? São apenas adversários (ainda que detestáveis) como os outros todos…
Falta ai outra opção, o Sporting, ou os seus proprios adeptos. É que nesta altura é mesmo isso, o nosso maior inimigo somos “nos” mesmos… supostos Sportinguistas continuam comandar o clube da maneira que lhes convem, e a contiinuar assim escusam de tentar arranjar outros inimigos que os maiores tão dentro da nossa propria casa.