O resultado da votação deste tópico é ridícula. Nenhum Sportinguista no seu perfeito juízo, acredita que o porco é mais inímigo que o carnide, apesar de também o serem. Ou isso, ou vivem em zonas do país com mais portistas, e sofreram algum tipo de bullying.
Então experimenta ter nascido aqui durante os anos dos pentas , das uefas , das ligas dos campeões , das intercontinentais e depois diz-me alguma coisa
Eu entendo o ódio dos Sportinguistas Lisboetas ao benfica . Só não entendo o " não-ódio " ( em iguais proporções ) aos corruptos do porto . E olha que o que eles nos têm feito durante décadas se calhar , digo eu , já justificava .
Eu nem cheguei a votar neste tópico . Pra mim são os dois . Odeio mais o porto que o benfica , mas entre os dois … quero mais que se fodam .Não consigo " escolher " entre um e outro , como muita gente …
Eu já disse que " compreendo " embora me custe ( muito ) a aceitar esse pensamento . Mas era uma discussão em fim . Isto , parecendo que não , é mais uma questão geográfica .
Se perguntasses às 23 pessoas que no Sábado saíram daqui do Norte/Porto para a luz … provavelmente , 19/20/21 pessoas diriam-te que conseguem detestar mais o porto que o benfica . Normal . Somos daqui . Temos mais amigos portistas . Crescemos e vivemos no auge das suas vitórias .
Agora , o que ninguém te diria é que num benfica-porto ou porto-benfica ( se o Sporting não precisasse do resultado pra nada ) iriam torcer pelo benfica … só porque odeiam o porto !!!
Isso é que me revolta ! Ter visto Sportinguistas ( e desculpa-me a generalização , do Sul . Pude comprovar isso pelos estados no facebook e afins …) a festejar os 5-0 do porto ao benfica ! MAS PARA QUÊ ?
O que é que aquilo nos interessava ? O que é que nos interessava o porto ter ido eliminar o benfica à luz … para a taça ? Nós num estado miserável e ainda festejávamos as vitórias daqueles imundos corruptos !
Isto , não consigo entender ! Depois é óbvio que eles andam e têm a mania das grandezas ! Quando se festejam as suas derrotas como se tivéssemos sido nós a ganhar , é normal . E até lhes chego a a dar razão , imagine-se ! :inde:
Anos e anos … que se andou a festejar 2ºs lugares só porque … ficávamos à frente do benfica ! Porque se o mesmo 2º lugar fosse com o benfica em 1º e não em 3º ou 4º … já não era " vitória " nenhuma !
Detesto os 2 mas de longe consigo detestar mil vezes mais os porcos de carnide…
Só lhes desejo o pior mal que seja possivel pois nunca será demais…
E não me venham com patriotismo quando os porcos jogam com clubes estranjeiros, mas qual patriotismo quando o Manchester só com 1 portugues consegui em determinada altura ter em campo mais tugas que os porcos ???
tu estás no Porto, é diferente. Estás, com o devido respeito por uma cidade que eu muito prezo, no esgoto, se bem que pode parecer ofensivo eu assim referir a cidade. Pior só seria se morasses dentro do Estádio do Dragoummm.
Quem durante esses anos que referes andou por Portugal, seja em férias ou então naquela visita de estudo que a turma há muito desejava, nunca sentiu portismo em quase lado nenhum.
Eu resido em Sintra, e acho que o campeonato local de berlindes, que no seu auge movimentou apenas dois rapazitos, gera mais emoção que as conquistas do Porto.
O factor histórico colocará sempre o Benfica como o principal rival.
Este debate, que tem tido excelentes contribuições de cada um dos lados, está viciado, desculpem lá. Acho que a maioria de vós tem esquecido a importância das circunstâncias. Por exemplo, em 1999/2000, quando uns já cantavam ser campeões muito antes do tempo, não soube bem, orgasmicamente bem, derrotar o Porto e depositar o campeonato em Alvalade? Nessa época, precisamente por causa das circunstâncias (os discursos de figuras do Porto, a hegemonia que esse clube vinha a afirmar há anos, etc), eu não trocava o Porto pelo Benfica.
Porém, em condições normais, obviamente que prefiro que seja o Benfica o clube a vacilar perante o Sporting.
Bem vou passar ao lado de se chamar esgoto à cidade do Porto, pois a importância do Sporting e desta discussão é muito superior a tudo isso.
Quanto à questão da emoção ou não das vitórias do clube desta cidade e a sua importância. Vocês em lx e arredores lda, continuam a achar que são o centro do mundo. Pois não deixa de ser curioso, mas vive mais gente no norte do país do que no sul, e essa diferença tende a ser maior, a natalidade no norte é superior à do sul. Eu moro na freguesia da Sé no Porto e por muito que me custe dizer isto, os campeonato de sueca dos velhos aqui nas tascas gera mais emoção que as conquistas do Sporting.
Como um forista escreveu à uns tempos, e eu assino por baixo, “um dia vão compreender que o principal objectivo de pinto da costa era destruir o Sporting e não o benfica”.
Eu não ligo a afinidades geográficas… Apesar de viver aqui mesmo perto do centro de estágio dos lamps eu não consigo odiar mais o benfica que o porto!!! São do pior clube que existe!!! Odeio clubes sem mística!!! ( A não ser a mística da corrupção)!!! o benfica também me mete nojo mas já é não é o que era… O benfica domina o mundo conhecido, o porto domina o mundo obscuro… Por exemplo nas escutas quem é que conhecia aquele tipo julgo de seu nome António Araújo que combina “fruta para dormir”???
Má interpretação da tua parte. Não é que eu considere a cidade do Porto um esgoto, não o faço, é tu não gostares de um clube e habitares na cidade que serve de bastião a esse mesmo clube. Qualquer feito do Porto será sentido da tua parte.
O Norte pode ter mais habitantes que o Sul, mas também não é essa a questão, mas a representatividade que Sporting e Benfica têm em todo o país, e estes dois clubes são de facto representados, bem, ou seja, em números agradáveis e não em nichos, em todo o Portugal.
A festa que o Sporting teve no Porto em 1999/2000 será sempre superior a qualquer festa que o Porto teve ou terá em Lisboa. “O barulho é o mesmo mas a cor não”, disse um jornalista da SIC. Nunca ouvi nem ouvirei algo igual em Lisboa, garanto-te.
O Sporting tem o número de núcleos que tem, e há muito tempo que não andamos numa onda de inaugurações, e o Porto tem metade do que nós temos, e vem de um ciclo de quase 30 anos de vitórias.
O Sporting entra a sério num campeonato e este último torna-se vivo. Se os candidatos ao título são Sporting e Benfica, Portugal quase que paralisa.
O Porto vence seja o que for e é apenas mais um dia. O dia a seguir à conquista é outro qualquer. O dia a seguir a uma conquista nacional do Sporting prolonga-se durante a semana: são entrevistas atrás de entrevistas, livros comemorativos, celebrações públicas, etc.
Não queiram comparar as festas de varanda do Porto, e muito esforço existe para a esgotar, onde se canta mais contra o Benfica do que a favor do Porto, às festas de palco nacional do Sporting.
O Porto é presentemente detentor de vários títulos, nacionais e um europeu, e não há muito tempo aquilo estava já a caminhar nas ruas da miséria, com assistências a rondar as 30.000 pessoas.
Um Sporting campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, Liga Europa, com um presidente unanimemente apoiado, finanças sólidas, representaria uma onda de apoio que eclipsará qualquer uma que o Porto produza. Nem em sonhos o melhor Porto possível será mais apoiado que um Sporting bom. Um Sporting fenomenal, então, nem vale a pena.
Calma aí: mas que ondas de apoio é que o FC Porto gera? Aliás, não somos hoje campeões de nada e as nossas assistências, incluindo frente a clubes do Norte, são o que são: superiores às do Porto, e um pouco acima ou abaixo das do Benfica.
E sem títulos!!!
Não é só na capital de Portugal que a festa do Porto é banal, é também em Faro, Coimbra, escolhe tu todas menos a cidade do clube.
LOL. Se não era para chamar esgoto à cidade do Porto era o quê?
O que é para ti sentir sportinguismo? Gostava que me esclarecesses isso… É ver gajos, num dia normal, vestidos à Sporting? É veres bandeiras do Sporting nas varandas? Não sei como é que se consegue medir o sportinguismo ou o portismo de uma cidade numa simples visita de estudo ou numas férias… Eu estive duas semanas de férias em Lisboa e não vi sinais de sportinguismo. Será que não existe sportinguismo na cidade de Lisboa? Claro que existe, só não é possível ser medido assim como estás a dizer.
Quanto a isto, acho que se deve maioritariamente a duas razões: o Porto, no Sul, não tem tantos adeptos. É um facto. E muito se deve ao facto de estar lá escrito Porto. Pelo simples nome do clube, passa a ser um clube regional. Admito isso. A outra razão, e esta posso comprovar, é que eles estão tão habituados a ganhar que vencer qualquer troféu tornou-se uma coisa vulgar. Não tenham dúvidas que, se o Porto estivesse 18 anos sem ganhar um campeonato, haveria uma festa enorme por todos os portistas do país. Mas eles em 30 anos ganharam aí uns 20 campeonatos. Tornou-se uma coisa normal para eles. Aliás, no último tetra, eles quase não festejaram… Já no ano passado fizeram grande festa (4 troféus e sempre a malhar no Benfica, também é normal).
Nós, se formos campeões este ano, vamos fazer uma festa enorme, movimentando o país inteiro. Porque temos expressão em quase todas as cidades e porque não ganhamos um campeonato há 10 anos. O Porto, se for campeão este ano, faz uma festa aqui na cidade. Por ser um clube maioritariamente do Porto e porque já está habituado a estas coisas.
Aqui está a principal questão.
O KingJames (corrige-me se estiver errado) estava a dizer que compreende perfeitamente o facto de, no Sul, os sportinguistas odiarem muito mais o Benfica que o Porto. Tem a ver com o facto de serem da mesma cidade e de serem os mais velhos rivais. E a verdade é que grande parte dos sportinguistas de Lisboa, depois de serem sportinguistas são anti-benfiquistas (se calhar até há alguns que primeiro são anti-benfiquistas e só depois é que são sportinguistas :mrgreen:). E é isso que eu acho errado. É que, para mim, os principais rivais são o Benfica e o Porto. OS DOIS. E eu quero que os dois se fodam, que percam todos os jogos, que aconteça o pior aos seus jogadores, dirigentes, treinadores, etc. Nunca vou torcer pelo Porto nem nunca vou torcer pelo Benfica (a não ser que beneficie o Sporting, mas mesmo assim custa). É que se o Benfica é campeão, vocês de Lisboa ficam fodidos. É normal, depois têm que os ouvir e tal… E nós do Porto? Jesus, são tantos anos seguidos a ter que gramar com os portistas que já cansa! Eu odeio o Porto, odeio o Benfica e amo o Sporting. Simples.
E temos que deixar a história de lado. “Somos os principais rivais pela história” - um portista que leia isto parte-se a rir, porque enquanto o Sporting se preocupa com o Benfica e o Benfica se preocupa com o Sporting, lá vai o Porto ganhando tudo… E tem sido isto nos últimos 30 anos.
Só mais uma coisa: nós movimentamos mais pessoal no país quando andamos em onda de vitórias (e mesmo nas derrotas estamos sempre lá). Mas, tu que tens aí Londres como localidade, reconheces ao Sporting notoriedade no estrangeiro? É que eu tenho amigos espanhóis, italianos, franceses, ingleses, turcos, polacos, etc e quando pergunto pelo Sporting ficam a pensar… “Hmm Sporting… Oh, Sporting Lisbon?” e lá dizem que já ouviram falar, mas que não conhecem jogadores nenhuns. Já do Porto nem preciso de perguntar nada que eles próprios conhecem. Isto foi só um exemplo (muito relativo), mas que mostra aquilo que é o Porto: um clube que vai ganhando tudo, enche os bolsos, tem fama lá fora, actua com descrição cá dentro (estão-se a cagar para as capas dos jornais), enquanto se ri dos outros. Pá, pode ser que algum dia isto mude e sejamos nós a estar na situação deles.
Sport Lisboa e Benfica : : Isso não é ser regional? : Não é pelo facto do FCP ter porto no nome que vai ser regional… Simplesmente o Pintinho andou 20 anos a marrar com os do Sul, parecendo que os Nortenhos tivessem uma etnia diferentes dos do Sul…
Uns sao a copia dos outros , se os metodos que utilizam sao diferentes , os resultados sao identicos , por isso para mim sao os dois estarolas porcos de igual forma ,sò que em versoes de cor alternativas ! Fanfarroes ,intrujoes , manipoladores ,corruptores e padrinhos da mesma màfia !
Não poderei falar por todos, mas sei que alguns não festejaram a vitória dos corruptos, festejaram foi a derrota/goleada do slmerda. É diferente. Percebo que, na tua óptica, talvez seja mais dificil de distinguir e aceitar… mas são coisas diferentes.
Muitos festejaram essa noite negra do slmerda, como festejariam caso fosse o Leiria ou o Man Utd a dar essa chapa 5 ao slmerda. A partir daí podes também achar que era desnecessário. Mas é a rivalidade. Ódio em alguns casos.
Não duvides é por um segundo que caso fosse ao contrário, tipo, nós a perder da mesma forma com os corruptos… os encornados também festejariam. Aliás, como festejaram (aqui onde eu vivo, onde não há portistas, ouviram-se foguetes!) a nossa derrota pesada recente no dragay.
Já agora, para esclarecer: apesar de tudo, eu tenho as minhas prioridades bem definidas. Venha quem vier, o meu Sporting está sempre em primeiro. 1º Sporting vencer/ser Campeão > 2º Sporting vencer/ser Campeão > 3º Sporting vencer/ser Campeão… e depois > 4º slmerda não ser campeão > 5º corruptos não serem campeões (só não estão iguais seguindo a tal lógica atrás explicada).
Portanto, exemplificando: se por acaso houver uma altura em que o slmerda está à beira de ser campeão, dependendo de uma derrota do próximo adversário do Sporting… O Sporting para mim pode e deve vencer o jogo. Porque para mim o Sporting tem de entrar TODOS OS JOGOS para ganhar!
Eu também festejei os golos do United . Ou festejarei os golos do Marítimo ( se houver ) na sexta-feira . Mas esses 2 clubes … não são nossos RIVAIS .
O porto ( por muito que queiram fazer parecer que não ) é um rival . Daí eu não perceber que num jogo entre estas 2 colectividades se conseguem " escolher " 1 . Porque , Hollow , dizeres-me que " não é querer que o porto ganhe … é querer que o benfica perca " é exactamente o mesmo . As pessoas olham para o marcador e vêem escrito " porto -benfica " por isso sabem que estão (in)directamente a torcer por um clube que há anos e anos e anos e anos nos fode em tudo … rouba-nos jogadores aliciando-lhes com mundos e fundos ( Adriano , Assunção , Meireles , JUDAS etc … ) , que suborna árbitros , que suborna as altas patentes do futebol para nos prejudicarem ( escutas Sporting x porto ) , que chama a um dos nossos SÍMBOLOS de " atrasado mental " mais do que 1 vez … e nós ?
Continuamos na boa . Nada passou . Nada aconteceu . Eles são da aldeia . Não têm adeptos . São poucos . Mais tarde ou mais cedo acabarão ( garantias ? ) .
Depois um gajo vai ao facebook , por exemplo , e vê na página dos corruptos : 424.361
e na do Sporting de Portugal : 232.059 .
E fica-se a pensar … o que quererá isto dizer ? Será que afinal eles não são assim tão " pequeninos " ? Será que muitas dessas pessoas são estrangeiras que se revêem nos sucessos do porto ? Nos jogadores do porto ?
Ou será porque eles têm mais adeptos jovens e nós temos uma massa adepta mais " envelhecida " que não têm acesso a internet ?
Isto pode não querer dizer nada . Mas também pode dizer alguma coisa . :arrow:
Eu só digo uma coisa : Vocês continuam a subestimar estes caralhos afirmando que quando morrer o PdC eles não são ninguém . E que eles são regionais . Que são bairristas . Que ninguém festeja as suas vitórias .
Ou seja , isto vai continuando a arrastar-se . Continua-se a tapar os olhos . Eu só espero que um dia mais tarde … não acordem tarde demais ! :exclaim:
Exacto :arrow:
É isso que muita gente não percebe . O Sporting tem a sede em Lisboa . Mas é de todo PORTUGAL . TODO MUNDO .
@Daniel,
isso de as vitórias do porto interessarem menos que o campeonato de berlindes , é um pouco como aqui também , infelizmente. É , cada vez mais , uma raridade " encontrar-se " um Sportinguista por aqui . Se falares aqui com qualquer portista ele está-se completamente a cagar por nós . Até tem aquela " simpatia " que eu odeio . Como nós não " incomodámos " eles até gostam de nós . Quais coitadinhos …
Mas sabes qual é o problema ? É que eles PODEM cagar pra nós ! Sabes porquê ? Porque ganham .Simples :arrow:
Nós … não deveríamos ter esse sentimento para com eles . Sabes porquê ? Porque perdemos . Porque eles como um amigo meu diz " Vocês são alguém ? Vocês obedecem-nos . São a nossa put* " .
É óbvio que isto não é 100 % assim . Mas é assim que a maior parte do pessoal nos vê ! Isso é que é preocupante !
Nós somos MAIORES que eles . Isso é indiscutível apesar do declínio dos últimos ( largos ) anos .
Agora … se deixarem isto arrastar-se é muito mas muito mas muito preocupante ! A nossa " raça " extingui-se por estes lados ! É preciso fazer-lhes frente ! Isto que estamos a fazer ao benfica … já há muito que se devia ter feito com os corruptos do porto !
Eu fico espantado como é que o presidente deles chama a um PRÉMIO STROMP de " atrasado mental " e NÓS NEM UM PEDIDO DE DESCULPAS EXIGIMOS !!!
Esta subserviência da nossa direcção e de uma ( grande ) parte dos nossos adeptos perante os corruptos é revoltante , triste , agoniante !!!
@ Dorian ,
Tu que moras nessa zona ( central da bela Invicta ) sabes melhor da opinião dos adeptos corruptos .
Eu também andei nessa zona na escola . Andei no Colégio dos Orfãos , conheces ? A minha avó mora em Sta Cta . A minha mãe trabalha em Sta Cta . O meu Pai trabalha em Sta Cta .
Fui criado , portanto , no centro do Porto . Acho que dá , por isso , para entender este ódio . E a angústia de esse ódio não ser compartilhado em absoluto por todos os Sportinguistas .
KingJames, sorry, pinta da forma que mais te aprouver, o que te fizer sentir melhor… mas não há forma de o dizer melhor, por isso repito: não festejaram a vitória dos corruptos, festejaram foi a derrota/goleada do slmerda. É diferente. Percebo que, na tua óptica, talvez seja mais dificil de distinguir e aceitar… mas são coisas diferentes.
Quanto ao resto, já disse o que tinha a dizer. Se quiseres acrescento, devolvendo-te o repto por outro prisma: se o slmerda lá conquistar o campeonato desta época, fazendo o 2º nos últimos 3 anos e, mesmo com o flatulências ainda vivo, o futebol português voltar a ser o (encornado) que era e foi em cerca de 50% dos 100 e tal anos da sua existência (e que, com este país lampiónico, está sempre predisposto a voltar ser)… vamos lá ver é se os mesmos continuam a dormir. Se acontecer o que temo que mais tarde ou mais cedo vai retornar (se o Sporting não se fortalecer devidamente) eu garanto-te que bem os recordarei como os tentei acordar.