1982-2011/12: qual o maior inimigo do Sporting? Benfica ou Porto?

Respondendo directamente à pergunta que titula o tópico e sem qualquer relacionamento com as discussões em posts anteriores:

1982-2011/12: qual o maior inimigo do Sporting?

O Sporting através dos Sportinguistas!

Não tenho a mais pequena dúvida que temos sido nós todos, por acção ou omissão desta, o pior e mais nefasto inimigo do clube e dos seus ideais!

E enquanto não nos curarmos, nem vale a pena olhar para os inimigos (que é diferente de adversários) externos.

Referes-te às claques, nomeadamente falas da Juventude Leonina. Aqui há 6 ou 7 anos, depois da cisão, tinham 3000 e tal sócios. É isso que representa o “verdadeiro universo sportinguista”?

Para mim o universo sportinguista são todos os milhões por esse mundo fora. Como podes projectar a mentalidade das claques na população em geral? Eu conheço suficientemente bem a JL para dizer que não representa a visão sportinguista em geral além de que a JL colhe cada vez menos simpatias, especialmente desde a fase em que começou a ser dirigida por certas pessoas.

O movimento das claques nos anos 80 era apreciado por causa das coreografias. Quando vocês incorporaram a “Mentalità Ultra” de Itália, sim, tornaram-se numa faixa cada vez mais restrita dos adeptos. Vocês copiam tudo de lá, cânticos, comportamentos, fazem as mesmas coisas de que em Itália, inclusive como se viu no Lazio-Inter em que foram para o estádio apoiar o Inter.

Acham-se uma espécie de guarda pretoriana do clube, mas tenho uma novidade para vocês: não são. Aliás, se por um lado o acompanhamento que fazem ao clube garante sempre adeptos em todos os estádios, por outro lado muitas das vossas acções têm-no prejudicado qb. E isto vale também para os “ultras” de outros clubes.

Os 3 administradores podem assegurar-te que a votação tem sido limpa.

Agora se o Ruben é benfiquista ou não, isso saber-se-á mais tarde ou mais cedo, não podem é aferir automaticamente isso só porque ele é uma espécie de reflexo inverso.

Voltando ao ponto da comparação com o que se passou no jogo Lazio-Inter face à relação com a Roma.

Para mim é o perfeito exemplo de atestado de menorização que passam ao clube, ao tomarem atitudes dessas é confirmarem a subserviência a um para derrotar outro.

A consequência dessa assumpção é o Sporting passar a ser um servo, e os servos não escolhem o mestre (que é o que se passa actualmente).

Sem relação com posts anteriores, até porque ainda só li esta página :lol:: cada vez mais tendo a concordar contigo!

[hr]

Metendo a colher e clarificando que nunca pertenci a qualquer claque, embora por influências e amizades tenha passado 3/4 anos a ver jogos no meio de uma (JL), devo dizer que as claques são um dos motivos que leva muitos a não colocarem os pés no Estádio. No meu caso não é, de longe, o principal, mas sim é um deles. E nunca podem ser representativos do Universo Sportinguista quando não respeitam o Universo Sportinguista (leia-se outros sócios). A culpa não é da claque, nem sequer aqui digo que são todos ou a maioria (não tenho dados que o apontem), mas que é conivente com determinados comportamentos, é.

Aliás, caso queiram continuar a apoiar as claques, não seria má ideia criarem uma porta de acesso ao Estádio restrita a elas.
[hr]

Voltando ao verdadeiro assunto em tópico, deveria estar aí uma possibilidade tipo “os dois”. Tipos como eu (não sou o único) acham que o primeiro objectivo do pintinho era o Sporting CP (ódios dos finais dos anos 70) e que tudo foi possível graças a uma aliança de amigos, leia-se Pinto da Costa e Fernando Martins. também à menos capacidade em Direcções pararem essa vilanagem, mas se não houver criminosos isso não é um problema.

bom, que seja a última vez que veja o meu nome aqui ligado ao Benfica. se tiverem dúvidas, apontem o meu nome, vão a Alvalade conferem como sou sócio (ao contrário de muita gente que supostamente “ama” o clube). se viverem na Margem Sul, vão à Academia de Alcochete e perguntem por mim.

concordo com tudo que diz o Viridis e não tomando a votação como algo especial, também não a ignoro. aliás, não fui eu que a inseri mas aplaudo quem o fez. repito mais uma vez, este tópico é de debate, não de insulto ou de caça às bruxas e mantenho o que digo: acho que a maioria dos adeptos do SCP são primeiramente Sportinguistas e só depois é que elegem os rivais: no meu caso o Porto é o principal rival. há quem inverta esse processo e goste de se impor aos outros Sportinguistas através do insulto. isso pode ter assustado alguns, mas a mim não me assusta. sou Sportinguista desde que nasci, sempre vivi em locais em que não há praticamente Sportinguistas nenhuns e Sportinguista morrerei. não há guarda pretoriana que me assuste.

a ver pela nova geração de cronistas Sportinguistas, vejo que muitos comungam da minha opinião, que afinal não é assim tão excêntrica. na minha opinião, o clube evolui mas sempre haverá velhos do Restelo que teimam em viver no passado e gostam de se fazer sentir através do ruído. para mim, são tão perigosos como os croquetes. e tal como os velhos do Restelo ou croquetes, preferem ver o clube a morrer que ter que abandonar as suas guerrilhas e ódios de estimação. mais, eu pago as quotas e vou ao estádio, não é por mim que temos apenas 30,000 sócios pagantes ou o estádio vazio. SL a todos

E em relação à representatividade do verdadeiro universo sportinguista, se a JL não deve ser considerada como tal, o que será deste fórum? É que assim de repente lembro-me das ultimas 2 eleições, os resultados obtidos no fórum e da realidade…

Noto algum azedume nas tuas palavras, só não sei é porquê. Ou melhor, até sei… dá mais jeito
Que eu saiba, o João não falou de nenhuma claque em particular e até tenho dúvidas se chegou a ser associado (Joao, apita se estiver errado) de alguma para sequer merecer esse “vocês” tão negativo como tu pretendes dar a entender.
O que convem lembrares ou pelo menos não esquecer, é que ainda tu não sabias onde era realmente Alvalade, lá perdido nas profundezas do interior alentejano (palavras tuas) muito menos quem eram os Roquettes e já muitos desses “vocês” se insurgiam contra eles.
Vejo-te escrever muito e até escreves bem, confesso que gosto de ler os teus textos mas o que sabes tu afinal para nos apelidar de “vocês” como se fosses alguém, alguma autoridade moral, para o fazer?
Apanhaste o comboio a meio e já andas a tentar colocar o “vocês” no mesmo saco que os parasitas que pretendes atingir?

Em vez de criticares o “vocês” devias era dar graças por ainda lá andarem.

Tem calma que ninguém te ofendeu ou ameaçou.

Editado pela moderação.

O fórum também não é representativo de todo o universo sportinguista porque tem uma média etária muito baixa. Mas uma coisa não (in)vailda a outra.

Não escondo esse azedume. Sendo eu completamente pró-britânico no que diz respeito ao futebol, sou completamente anti-ultra. Logo sou completamente avesso ao panorama das claques portuguesas dos últimos (15/20?) anos.

Compreendo o que dizes acerca de ainda lá andarem. Como as coisas estão no Sporting, se não fossem as claques, sobravam os os adeptos de plástico, o pessoal da gamebox. Nisso concordo.

O “vocês” não é depreciativo nem pretende colar-vos a mais ninguém. Nem sequer mencionei aqui os roquetteiros. Falo simplesmente de vocês militantes/defensores da JL e de toda a mentalidade envolvente.

Peço desculpa, mas acho que se acham superiores a todos os outros adeptos, especialmente aqueles que tiverem uma visão diferente. E é essa a imagem que passa fora dos meios fechados onde convivem como uma família fechada e não-inclusiva.

Isso é notório até nos remoques neste tópico, é óbvio que para vocês 100 saloios das “profundezas” não valem um dos vossos, nem vos interessa minimamente quem são nem o que têm para oferecer, muito menos se não partilharem dos vossos ideais. Mas eu não levo isso a mal.

Não pertenço à JL ou a qualquer outra claque há quase uma década como é que isso faz de mim militante? E olha que a maioria dos “vocês” que eu conheço e que pretendes atingir, também não

então confirma e fim da história. vais acabar como no caso do Hermínio Loureiro, em que andavas a mandar postas de pescada. afinal não é apenas Sportinguista - como já te provei - mas é também apoiado pelo SCP (agora se ele é a pessoa certa ou não é outra história). como disse Daniel Oliveira só esse apoio devia fazer com que o SCP se revoltasse contra tal candidatura, o que aconteceu. mais, lá por vires de um meio fechado aonde não se fala de mais coisa que o carnide, não quer dizer nada se passe lá fora, num clube que é de Portugal. Santana Lopes e depois Soares Franco (este último de mão dada com o Porco) andaram a matar o clube fora de Lisboa. com Soares Franco então foi só encerrar núcleos a norte, e até de Porto B fomos apelidados. e o problema não foi a seca de títulos, mas sim a aliança humilhante com o Porco e a aceitação dos 2ºs lugares como se de uma vitória tratasse. cada vez que vejo Rui Oliveira e Costa a defender essas gestões, ferve-me o sangue. e no caso de Santana Lopes foi acabar com muitas secções. nunca esquecerei o mal que estes dois fizeram ao Sporting. as consequências estão à vista: dói-me a alma quando vou visitar família no norte e centro e noto que quase todos os putos são do Porco. como foi no caso da dinastia croquete, as consequências deste abraço mortal vão-se fazer sentir (socialmente) com mais força daqui a uns 10 anos, se bem que desportivamente já vamos numa seca de títulos preocupante. a candidatura da girafa foi a gota de água; tão Sportinguista que nem se deu ao trabalho de procurar o apoio do próprio clube. e nem quis acreditar quando Rui Oliveira e Costa na passada 3ª se rebela - em directo - contra a sua própria direcção, acusa Luis Duque e admite estar por detrás da candidatura de Soares Franco. é óbvio que o maior inimigo do Sporting está dentro do próprio clube. devido a essa mesma evidência é que criei um tópico para identificar o maior “inimigo” exterior. se tu achas que é o carnide fazes bem, se alguém acha que é o porco, só tens de ler o que têm a dizer e debater, não andar para aqui a desconversar e a manipular a conversa para fora do tema.
por mim, dou como terminada esta conversa de treta.

Editado pela moderação

Editado pela moderação

[center] Acusações repetidas sobre o sportinguismo de outro forista, após pedido expresso da moderação para não o fazer através do envio de MP.

7 dias avisado.

(Winston Smith)[/center]

Apenas para confirmar o que disse o Em Baixo à Direita fui sócio da JL mas desde 2002/2003 que não sou. E quando fui sempre foi como mais um sócio anónimo que gostava de ver a bola na Sul com a JL. E fui por poucas épocas. Por isso essa tentativa de me colares à JL ou a qualquer outra claque, falha redondamente. Vejo os jogos na Sul, onde sempre vi desde os meus 13, 14 anos (salvo raras excepções).

Mas quando falei do jogo de Paços falei nos adeptos Sportinguistas que lá estavam. E pelo que vi poucos seriam sócios JL.

Mas quando falamos em “universo” Sporting vem-me sempre à memoria uma celebre noite em Alvalade (até houve um terramoto em Lisboa nessa noite!!) em que a JL inicia uma revolução (se calhar já iniciada na semana anterior em Faro, onde também tive a felicidade de assistir a esses momentos de genuino sportinguismo). E muito graças a isso fomos campeões em 99/2000. Era uma criança, tinha 14, 15 anos, mas já tinha a felicidade de ver os jogos ali ao lado da JL e ver quem foram os obreiros desse “movimento”.

Lá está, podem ser 1.000, 500 ou até meia duzia. Mas a nível de Sportinguismo representam muito mais do que aquilo que possam imaginar.

E quanto à minha forma de ver futebol, apenas sou pró-Sporting e anti-lampiões.

Lá está. Já me tinha lembrado do episódio em que a JL reclama para si a paternidade do título de 2000. É das coisas mais incríveis de que me lembro.

Falta só um vídeo da cena em que aparecem o Fernando Mendes e o Mário Machado no intervalo do jogo em Paranhos a repetirem a tal do “tudo começou em Faro”.

Enfim, isto não há solução possível.

:arrow:

Isso, as contratações de Dezembro e as malas do Duque

11 anos depois nunca pensei estar nesta situação a discutir que os obreiros (citação) daquele título foram a JL e os clientes do Bóia Verde.

Seria como sermos campeões esta época e o Bruno de Carvalho aparecer como padroeiro do título a dizer que tudo começou dia 27 de Março.

Ou mais rebuscado ainda, a JL aparecer a dizer que tudo começou com o comunicado no site do Sporting a dizer que o BdC nunca tinha pertencido às hostes e que foi por causa disso é que GL ganhou as eleições e por causa disso é que o Domingos foi contratado…

Tudo isto é sintomático.

O privilégio é todo teu

Ou mais rebuscado ainda, a JL aparecer a dizer que tudo começou com o comunicado no site do Sporting a dizer que o BdC nunca tinha pertencido às hostes e que foi por causa disso é que GL ganhou as eleições e por causa disso é que o Domingos foi contratado...

É uma hipotese engraçada, é. Muito mais simples será atribuires esse ónus aos que muito falam/escrevem e não vão/não podem votar mas vamos lá continuar a bater na tecla JL porque será sempre mais cómoda

É uma das minhas teclas favoritas :wink:

Votaste? Pois :wink:

Quantos votos preciso para poder criticar o movimento ultra, em particular, o que existe no Sporting e que festeja golos do Porto em Alvalade no dia de homenagem ao Morais e ao mesmo tempo que a Naval nos humilha? 7, 10, 13…?

Eu que nem gosto de uns nem de outros tentei ler o tópico todo mas fiquei por aqui

Caso da Interpol já é há muitos anos. Não foi o apito dourado nem a noite branca que mostrou a extensão daquilo. Entrav pelos olhos dentro e, por acaso ou porque foi inevitável é que alguns abriram, mas pouco, os olhos
Agora pactos de não agressão com o carnide é que nem pensar. Muito menos alianças. Nunca na vida. 1000 vezes não :naughty:

E já que falas do DdC, é verdade o que dizes
Mas estás a esquecer que:
1º Antes de lutar, DC já tinha andado de braço dado (estou a ser simpático) com PdC. Depois foi comido. É normal. Quem tanto dorme na toca do lobo, arrisca-se a levar uma dentada, depois 2, depois fica sem a mão, depoiis sem o braço, até que não sobra nada
2º E, se esteve sózinho, o problema talvez nem tenha sido dele. O carnide podia ter-se juntado. E não o fez, pois não? É que isso foi em 2004. E quem aproveitou os despojos em 2005 foi o carnide. Quando pensamos que os lamps ficaram á margem, se calhar estamos enganados. Do lado do DC não estiveram, é um facto. Mas havia outro lado. Tens a certeza que não estavam lá? Pode ser que um dia se saiba mesmo quem é o pneus, se deixe de engolir acriticamente a treta do amigo que deixou de ser e se perceba que o pedreiro que fechou o 3º anel deixou mesmo escola

Edit: para que fique bem claro, alianças ou pactos de nºao agressao com os retalhista de fruta, também nem pensar!

concordo contigo em tudo. e voltando ainda mais atrás: todo o sistema começou no dia em que Fernando Martins, presidente do carnide, e Pinto da Costa se juntaram para derrubar o melhor presidente da história do Sporting: João Rocha. ainda hoje o Porco, cada vez que vai a Lisboa, fica no hotel desse senhor.
houve em 95 uma tentativa conjunta de derrubar o sistema. mas Manuel Damásio puxou o tapete ao Sporting e contentou-se com as migalhas vindas do norte. pagaram bem, 10 anos sem cheirar nada e PdC eleito presidente da Liga.
sobre Dias da Cunha, dou-lhe apenas crédito porque reconheceu o erro e ainda foi a tempo de o emendar antes de ser derrubado por forças internas, que de Sportinguistas não têm nada. para esses o Sporting é apenas um upgrade do clube de Golf. refiro-me ao agora candidato do Porto para a FPF. ser Sportinguista não basta e para provar o que digo cito um nome: Vítor Pereira.

sobre o 2º, acho que não leste alguns dos meus últimos posts sobre a “verdade desportiva” carnidense, ou a troca do apito dourado por um encarnado. obviamente que estiveram lá em 2005, abutres do melhor, aonde se constatou bem a “verdade desportiva” vermelha. foi o campeonato Veiga. e até já se falou aqui do lance ET, que tem tudo de extra-terrestre, menos em Portugal. semelhante, apenas o túnel de Braga.

sinceramente, não sei bem o que pensar de Hermínio Loureiro, mas acho que o Sporting fez bem em apresentar o seu candidato e depois deixar o carnide decidir se apoia ou não (sabendo eles que se não apoiarem é mais que certo que o sistema se regenará ainda mais forte). acho que não entendeste o que escrevi sobre o “pacto de não-agressão”. a ver se me explico melhor: não é fazer aliança com ninguém, simplesmente o sistema foi erguido à custa da rivalidade Sporting-carnide. não vamos trocar um sistema por outro, simplesmente chegar a um acordo que ambos se irão opor a qualquer candidatura apoiada pelo Porco. mais nada. nem pode ser. aliás, vimos este fim de semana um pequeno “preview” do que pode ser um apito encarnado, um “back to the future” dos anos 60. eu sempre disse que o carnide é o clube do canal história e que não me preocupa minimamente. mas apenas porque confio que o Sporting nunca deixará que a história se repita. eu confio em Duque, que no passado criou, através de acordos com 1 e com outro, criar condições mínimas para o Sporting poder disputar e ganhar o título. a outra certeza é que sozinhos não vamos lá, até porque de momento temos menos influência na Liga e FPF que o Braga ou Nacional, graças ao candidato que “não necessita do apoio do Sporting” e que não dispunha de 2 horas diárias para dedicar ao clube, mas agora tem todo o tempo do mundo para ser candidato de PdC para a FPF.

os dois últimos campeonatos ganhos pelo Sporting foram os únicos em que houve sorteio (e não nomeações de árbitros). coincidência? eu julgo que não.