Alguém mais está a seguir? Já se fala em 11 mortos e 35 feridos, alguns dos quais em estado grave.
Vi um relato de uma pessoa que garante que o Governo da Madeira e a Câmara do Funchal estavam informados sobre o risco de queda daquelas árvores, tendo até havido notificações oficiais. Mais mortes por incúria do poder político.
Pessoal da Madeira, espero que esteja tudo bem convosco e com os vossos.
A minha tia é guia turística na madeira e disse-nos que ja tinha havido quedas de ramos ha pouco tempo no mesmo sitio e que as autoridades foram notificadas do perigo e nd fizeram
Mais uma tragédia abater-se sobre esta terra e sobretudo naquela freguesia. :menos:
É cedo para apurar-se responsabilidades, nomeadamente é preciso entender como aquilo aconteceu e quais as razões para tal acontecimento. É verdade que a vereação da Câmara Municipal do Funchal sabia daquilo, tal como a vereação anterior também sabia. Esta vereação decidiu que havia ausência de perigo e desconheço se estavam a tratar da árvore. Ora, a vereação toma decisões com base em pareceres, em informações internas, prestadas pelos responsáveis do serviços. Veremos quem são os responsáveis. Sei que a vereadora do Ambiente devia demitir-se do cargo que ocupa.
Segundo relatos que ouvi, havia cabos de aço amarrados a várias árvores e isso pode ter sido a consequência da queda da dita árvore. É como disse, primeiro apurar-se as razões e depois deixar que seja a justiça a julgar. A queda de ramos estava identificado e era necessário limpar as árvores, no mínimo estavam obrigados a isso.
Enfim. Faleceram onze pessoas e mais uma vez são os cidadãos que pagam com a vida as más políticas que os nossos políticos tomam. Quando é que se vai perceber que ocupar um cargo político é algo importante e que a sua acção diária gere consequências positiva e negativas na vida dos cidadãos? As pessoas olham para a política como tachos e depois como estão pouco ou nada preparados para assumir esses cargos, estes acontecimentos trágicos acontecem. Há muita negligência e há que apurar responsabilidades.
Pelos vistos a câmara já tinha sido notificada para remover o platano por estar todo “furado” e rachado de alto a baixo. Se fosse familiar das vítimas metia processo crime por homicídio por negligência em cima de quem não se despachou a tratar da árvore.
Para acontecer no máximo o que aconteceu aos vereadores de… Imagina só?! Da Câmara do Porto Santo, quando caiu a palmeira em pleno comício do PSD. Foram condenados a três anos de pena suspensa.
Que ilações foram retiradas? O que se aprendeu com aquilo? Nada, está visto.
A diferença de hoje para há poucas décadas é que hoje as notícias são globais e, além de globais, são instantâneas.
Há um maluco assassino que mata uma criança numa escola dos states, no minuto seguinte estamos a ouvir sobre essa morte e possibilidade de terrorismo.
Há um comboio que descarrila na Índia, no minuto seguinte estamos a ver as centenas de mortos a serem desencarcerados.
Há um assassínio numa discoteca de Jacarta, poucos minutos a seguir estamos a ouvir falar do atentado.
…
Depois há outra coisa ‘engraçada’ que é identificação com as vítimas:
Ao serem de sociedade ‘ocidental’/ sociedade com a qual haja uma certa proximidade de cultura/semelhança, meia dúzia de mortos é uma tragédia monumental.
Se for lá para o ‘fim do mundo’ pode ser as centenas de mortos que é como se não fosse nada.
Isto não é crítica a ninguém, é como funciona a mente da maioria perante a ‘explosão’ da quantidade e rapidez da informação de hoje em dia.
Na prática, a população vive cada vez mais. E se há redução de população é por a natalidade ser baixa.
O que quer dizer que antigamente as pessoas morriam mais.
Só que quando alguém morria, um gajo qualquer no outro lado no mundo não sabia, mesmo que fosse no maior atentado/terrorismo ou acidente natural.
Essa informação está incorrecta. A Câmara Municipal do Funchal foi notificada para o estado débil da árvore, primeiramente a antiga vereação e posteriormente a vereação actual. A vereação actual informou que a árvore estava segura (para se avançar com esta informação, significa que houve informações internas nesse sentido, em princípio) e desconhece-se se estava previsto algum tratamento ou se o mesmo estava em curso. Perante uma recorrente queda de galhos, o último caiu em Março, era obrigação da Câmara Municipal do Funchal proceder a uma limpeza da zona, tanto daquela árvore fatídica, como das restantes à volta.
Havia e ainda lá estão os cabos de aço que serviam para segurar árvores, desconheço se estavam a suportar alguma estrutura por causa do Arraial. Desconheço também se esses cabos de aço forçaram a queda da árvore. A verdade é que ali estavam e é preciso perceber a influência, a razão de lá estarem e quem foi o responsável daquilo.
Vamos ver como isto vai evoluir. No passado, no Porto Santo, houve um político condenado. Acredito que aqui acontecerá o mesmo e as pessoas devem, no mínimo, exigir que a justiça investigue. Como disse, para começar, a Vereadora com o pelouro do Ambiente devia demitir-se e devia deixar de ser candidata.
[member=17033]Chown, tem estado a passar uma entrevista com alguém que mora ali perto e que relata todos os passos que deu para alertar para a perigosidade daquela situação, afirmando que tem documentação escrita que comprova aquilo que diz.
Estamos numa secção chamada “Conversas de Café”, onde aliás tu passas muito tempo a conversar sobre Carros (algo que também não tem nada a ver com este fórum).
Para mim, esta é uma secção que também deve servir para discutirmos temas sensíveis e sobretudo para elevarmos o nível de exigência cívica. Permites que tente fazer isso, por favor?
[member=21029]Southwest, sim. É o António Mendonça. O que ele diz é que avisou imensas vezes a antiga vereação e actual, sendo que a anterior considerou normal cair ramos e a actual aferiu que a árvore estava em boas condições. O que eu digo é que a actual vereação para afirmar que está boa a árvore, alguém informou disso, eles tomam decisões com base em informações internas e pareceres. Logo, há que justificar aquilo que se defendeu. Podiam e deviam era ter limpado os ramos, como fizeram no passado algumas vezes, ao que percebo agora, os cabos de aço serviam para segurar as árvores, pode indicar que estavam a tratar das mesmas. Se assim o é - há algum ruído e deviam nos próximos dias explicar tudo isto - é uma decisão que se tomou e haverá consequências sobre a mesma, parece-me.
Aparentemente há aqui negligências e irresponsabilidades. Tanto da vereação anterior, como da vereação actual. Tem que existir obrigatoriamente consequências sobre tudo isto. A actual vereação candidatou-se a novo mandato e creio que perante este trágico acontecimento vão perder as eleições. Ganhando o PSD, cuja candidata fazia parte da vereação anterior, por ter uma base de votos mais fiel. O problema mantém-se e manter-se-á, as pessoas que assumem os cargos políticos têm pouca consciência do cargo que ocupam e que as suas decisões geram consequência na vida das pessoas, perante isto tem que existir alguma justiça, caso contrário vão continuar assumir cargos como meros tachos e vidas humanas a sofrer consequências. Isto revolta-me imenso porque sei como funciona a política e sei que isto vai continuar acontecer. A política é feita por energúmenos mais preocupados em ganhar dinheiro, ter poder e dar de ganhar a um círculo de amigos (empresários) muito próximos. Nojo.
Uma vez que podes ignorar o assunto e nem frequentar o tópico, dado que discordas do mesmo e nem pretendes contribuir para a discussão, sugiro que termines a participação no mesmo. É que este assunto merece ser debatido, como qualquer outro, numa zona do Fórum que foi criado exactamente para este tipo de debate.
[member=17033]Chown, então na essência (e conhecendo tu muito melhor a situação que eu), confirmas aquilo que me transpareceu desde logo. Mais parecer, menos parecer, tudo isto podia ter sido evitado. Mais uma vez, a população portuguesa é vítima dos políticos que elege. Não aprendemos mesmo.