«Sporting corre o risco de deixar de ser um grande»
Um estudo do IPAM (Instituto Português Administração e Marketing), divulgado numa conferência em Aveiro esta tarde, sobre as assistências nos Estádios de Futebol portugueses nos últimos cinco anos revela dados preocupantes.
No que diz respeito ao caso português, a situação que mais salta à vista é a perda consecutiva de presença de adeptos nos últimos cinco anos no Estádio de Alvalade.
De 2006 a 2011 a média de adeptos presentes no Estádio do Sporting é de 27 729, bem longe das médias de FC Porto (37 325) e Benfica (40 089). Atrás dos leões surge o Vitória de Guimarães com uma média de 16 498.
O professor e autor deste estudo, Daniel Sá, refere que este caso é preocupante.
«O grave desta situação é a tendência de descida do Sporting, há cinco anos consecutivos. Eu arrisco-me a dizer que do ponto de vista de resultados em termos de assistência, o Sporting corre o sério risco de deixar de ser um grande», referiu o professor.
O director do IPAM de Porto e Aveiro assume mesmo que, nesta altura, o «fosso é bastante significativo».
Sporting cada vez mais longe dos rivais nos adeptos
«Leões» perdem quase 10 mil espectadores nos últimos cinco anos e vêem Sp. Braga cada vez mais próximo. F.C. Porto sobe mas não supera Benfica. Conclusões de mais um estudo do IPAM.
Por Francisco Frederico2011-05-31 14:28h
PUB Reduza os consumos do seu Seguro com a N Seguros. O insucesso desportivo do Sporting nos últimos anos parece ter uma tradução directa no plano das assistências no Alvalade XXI. Segundo o estudo «European Football Attendances Report 2011», desenvolvido pelo IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), o clube de Alvalade perdeu quase 10 mil adeptos por jogo nos últimos cinco anos. A diferença para os rivais da Luz e do Dragão já se fica, em média, em 12 mil espectadores, e o Sp. Braga, quarto classificado deste «ranking», está cada vez mais próximo dos «leões».
Estas são algumas conclusões, a cinco anos, do estudo, apresentado esta terça-feira, em Aveiro, pela escola de marketing que já vai na terceira edição desta análise às assistências das 20 principais ligas europeias (322 clubes). Em relação à época agora finda, o destaque vai para a perda de público registada pelo Benfica (12 mil por partida em relação à temporada transacta), também com relação directa face ao que se passou no relvado.
Em contrapartida, o F.C. Porto, com uma média de assistência de 36 986 espectadores (ainda assim inferior à do Benfica, com 38 146 espectadores por jogo), consegue o título de estádio nacional com melhor taxa de ocupação, com perto de 75 por cento de preenchimento dos lugares disponíveis.
Os valores dos dois clubes ficam, ainda assim, muito aquém dos registados pela Europa fora. Os «encarnados» estão no 31º lugar do «ranking» da afluência aos recintos desportivos, enquanto os «dragões» ocupam o 33º lugar, mas conseguem uma subida de 10 lugares com a fantástica temporada protagonizada pela equipa de André Villas Boas.
Barcelona também é campeão europeu de assistências
O Barcelona é mais um dos exemplos de que o sucesso ou insucesso desportivo pode ter influência directa nas assistências. Além de campeão espanhol e europeu, o clube catalão lidera na afluência ao seu estádio, com uma média acima dos 80 mil espectadores por encontro. Seguem-se Borússia de Dortmund e Manchester United, igualmente campeões nos respectivos países.
Em matéria de taxa de ocupação, o título vai para o Zenit de s. Petersburgo, com um valor de 100 por cento. Nesse particular, F.C. Porto ocupa a 98º posição, o Benfica a 152ª e o Sporting a 197ª.
No que toca a Ligas, constata-se que a portuguesa estagnou nos últimos cincos anos, com uma média um pouco acima dos 10 mil espectadores por partida. A época fechou com números na ordem dos 10 056 pessoas por jogo, afastando o campeonato nacional do top 10 que ocupava (está agora em 11º lugar), em favor da liga suíça.
Em termos de clubes, não é surpresa afirmar que apenas cinco (Benfica, F.C. Porto, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães) têm valores acima da média nacional. A Naval, com 1603 espectadores por jogo, também foi «lanterna vermelha» no campeonato das assistências.
Toca a ir ao estádio na próxima época!