10 mil adeptos perdidos em 5 anos- Estudo IPAM

O estudo não é novidade nenhuma, é aliás um tema com amplo debate cá no Fórum há muitos anos, a conclusão é idiota e típica do tuga chico-esperto, confundir grandeza com assistência aos jogos de futebol é próprio de quem é palerma, não merece mais comentários da minha parte! :arrow:

O Sporting um clube pequeno :lol: É isso e os lampiões passarem a ser pessoas inteligentes :lol:

Eu entendo isto de forma completamente diferente. Eu digo APENAS 10 mil adeptos perdidos em 5 anos?
Com o estado do clube, afinações e com toda a descrença que paira nos corações dos Sportinguistas perdemos apenas 10 mil adeptos. Qualquer outro clube na nossa situação seria muito pior! Repare-se nos lampiões. O ano passado foram campeões e tinham média de 50 mil adeptos por jogo. Este ano ficaram em segundo e tem média de 38 mil! Uma quebra de 12 mil de um ano para o outro!! Disto já não interessa falar…
E quanto ao “risco de deixar de ser um grande”: ridículo! Mesmo neste jejum e nestas condições temos maior média de assistência que outros clubes de nível mundial e com muito mais adeptos que nós. Tivémos de média quase 25 mil, Juventus teve 22 mil (é certo que não jogam no seu estádio e que a lotação é de apenas 27 mil mas…), grandes clubes brasileiros não têm 25 mil de média (e têm milhões de adeptos), na Grécia o Panathinaikos teve cerca de 18 mil de média na época regular e 12 mil no playoff de acesso à Champions. É certo que poderá haver situações não comparáveis com a nossa (situação no Brasil) mas é um facto. No caso do PAO (talvez o mais comparável em termos sociais e da realidade dos países e dos campeonatos), o ano passado foram campeões e tinham de média 27 mil, esteve ano de 18 mil ficando em segundo.
Também existe o outro lado. Clubes pequenos sem grande expressão que não têm nem nunca terão a importância do SCP com médias maiores que as nossas. E não é por isso que são mais respeitados e têm mais adeptos (não no estádio mas no todo) que nós.
Tudo isto é relativo. Se estamos nesta situação e temos 25mil no estádio, eu diria que é muito bom (porque as pessoas que estão no clube - dirigentes, jogadores, etc… - não fazem para merecer este número). Se tivermos uma época dominadora de princípio a fim (como os concorrentes directos tiveram nas passadas duas épocas), não duvido que teremos média perto dos 40 mil.
O estudo diz que a nossa média tem vindo a descer nos últimos 5 anos. Pois, eu também não me lembro de um Sporting tão mau como nos últimos anos. Como disse, isto é relativo e, fora de comparações, 25 mil é muito mau para o clube que somos. O ideal era os 50 mil e é isso que o clube merece mas, como disse acima, as pessoas que estão no clube nada fazem para isto.

Eu estou lá semana sim, semana não. Vejamos até quando…

Em vez de se preocuparem com o facto de porquê termos perdido 10 mil espectadores em 5 anos, preocupam-se com a forma como a noticia foi escrita ou se são lampiões ou não.

O facto é que o Sporting perdeu 10 mil espectadores, e isto é um facto. Sendo 3 desses anos no reinado de Paulo Bento, o ultimo grande salvador para alguns, o que quererá dizer alguma coisa.

A juntar a isso, a forma como o clube trata os sócios, a mediocridade da comunicação para fora, a falta de ambição, a clara falta de qualidade no plantel e as patéticas claques que temos hoje, é claro que temos quebras como esta.

E isto não vai ficar por aqui…

Perdemos adeptos porque a equipa não joga um corno, queriam o quê? Outros existem que recebem determinados clubes já com o titulo no bolso e não enchem o estádio. Quando isso acontecer no Sporting, aí seremos pequenos.

Ou seja, nunca!

Para mim é mais importante a forma como se escreve sobre o Sporting e o objectivo destes escritos, não é necessário um estudo para perceber o porquê da perda de adeptos e sócios em Alvalade, daí as observações acerca da forma idiota como se chega a uma conclusão sobre a grandeza do Sporting, apoiado num estudo sobre assistências aos jogos de futebol em Alvalade, parece-me claro o porquê da análise ao texto e às suas conclusões e não à perda de assistência, isso é de “la palisse”, sem vitórias não há adeptos/sócios em Alvalade, é assim no Sporting e em todas as equipas de modalidades desportivas colectivas no mundo inteiro, sem vitórias não há assistência, estudar isto é perder tempo e dinheiro! :inde:

O não ganhar é algo que afasta as pessoas, é assim em Portugal e vai ser sempre assim, se o Sporting tivesse ganho um título nos últimos 5 anos é que estes números eram de preocupar.