Quando eu vir o Sporting nos momentos chaves de uma época, entenda-se na luta por títulos, ganhar vários jogos seguidos desta forma, eu admitirei sem qualquer problema que tivemos essa tal “vaca”. Só me lembro de um jogo assim.
E sim, é claro que tivemos a estrelinha da sorte connosco nestes dois últimos jogos. A realidade é que não definem conquistas importantes e aí reside toda a diferença.
Essa imagem, a brincar a brincar… Nestes dois últimos jogos do Sporting houve estrelinha e sorte, algo raro para o nosso lado. E como de antes para agora só mudou uma coisa no Clube, é fácil fazer a associação.
Como vocês sabem muito bem, nunca fui adepto da teoria da Vaca :twisted:. A “Sorte” (ou vaca como voçês lhe chamam) têm muito que se lhe diga. Só a tem quem têm merito, quem trabalha, quem é competente, quem é exigente e quem acredita.
E desta(s) vez(es) fomos nós que a tivemos.
Porquê? Por VACA? Estrelinha da Sorte? Nop.
Porque algo mudou no Sporting. Porque passamos a acreditar. Porque passamos e citando o @Shark a querer agarrar o resultado. Porque passamos a ter vontade.
Se fosse só acreditar e muita vontade… conheço equipas dos distritais que por esta altura deviam estar na 1ª liga. E a equipa do Vaticano era campeã europeia.
Mas cépticos e menos cépticos não podem negar que há doses de “felicidade” que caiem do céu, um tufo de relva, uma bola que bate no post e entra ou não entra, uma equipa estar nas cordas e no único remate que faz á baliza marca etc.
Há sorte. Porque afinal, trata-se de um jogo. E há equipas que têm muita vez essa sorte, ou por outro termo, mais frequentemente “vaca”. Independentemente do resto.
E os penaltis que só alguns árbitros marcam só ao benfica? “Competência” também… :twisted:
E com “competências” dessas, tudo somado, pois dá mais confiança e faz acreditar, pois… :shifty:
Mas tu duvidas que muitos dos adversários do benfica em muitos jogos trabalhem e acreditem mais do que o benfica? Só que a sorte cai sempre para os mesmos…
E diz-me uma coisa: então achas que todas as vitórias do porto nos últimos 30 anos são apenas fruto de trabalho, competência e acreditar, é isso?
Quando falo em falsa questão é apenas em relação à redução do número de equipas resolver isso… podiam ter diminuido para 14 a temporada passada que o Guimarães e o Olhanense continuariam a ter salários por pagar.
É uma questão que vai muito além do campeonato ter 10 ou 20 equipas… como disse seria possivel fazer um campeonato de 20 equipas e todas com os ordenados em dia… simplesmente premiando os que cumprem e punindo os que ano após ano… não pagam e continuam na liga.
A questão da competitividade é outra coisa… olhando para a tabela deste ano, vemos que entre o 10º e o 11º já há 8 pontos de diferença… significa isso que o ideal era ter apenas 10 equipas no campeonato? Não sei… só experimentando, tenho é sérias duvidas é que equipas com o Nacional e o Rio Ave que neste modelo jogam por classificações tranquilas continuassem a jogar de forma tão aberta se tivessem de jogar para o pontinho…
Seria um bom tema… mas é dificil chegar a conclusões… existem dezenas de campeonatos na europa e no mundo com apenas 10 ou 12 equipas… mas não é por isso que são competitivos ou que os estádios estão sempre cheios. Alias, bem pelo contrário, todos os campeonatos “comerciais” têm bastante mais equipas.
Sobre os pontos que referiste:
Antes do Campeonato começar, seria proibido clubes sem garantias para a época inteira.
Bem, isto em teoria já existe… lá está, se fosse bem aplicado valia tanto para 14 como para 18.
Direito$ etc ficariam mais e melhor distribuidos por menos clubes.
Verdade, tens razão neste ponto… convém é lembrar que estes clubes ficariam a ganhar…os outros que tivessem de sair da liga ficaria a perder e muito.
Mais equipas médias/mais qualidade estariam a jogar com equipas… melhores, logo, provavelmente a competitividade seria maior.
Isto na minha opinião não é relacionável… um exemplo é a Escocia que tinha 2 equipas de nivel médio-alto (Celtic e Rangers) e não era foi as outras jogarem 8 jornadas contra estas duas equipas que deixaram de ter um nível baixo.
Provavelmente certos estádios estariam mais cheios (nem tudo está relacionado com certas práticas em preços de bilheteira, como se sabe).
Verdade, mas apenas porque jogariam mais jornadas contra os grandes… porque no restante a sua base de apoio manter-se-ia igual… e é esse para mim um dos problemas da nossa liga.
Temos equipas na 1ª liga que metem apenas 1000 pessoas num jogo em casa… o que é uma vergonha, mesmo comparando com países de 3ª ou 4ª linha do futebol europeu.
Obviamente que no primeiro ponto a obrigação das garantias é (deveria ser, passaria a ser) obrigatória inquestionavelmente, sem “ses” nem paninhos quentes.
E como referi os pontos não funcionam independemente uns dos outros, está tudo relacionado. Obviamente que o campeonato português nunca será como o espanhol e muito menos como o inglês por razões económicas e culturais.
Mas trata-se de adaptar o ideal e o melhor à realidade do campeonato português. E se tudo tivesse devidamente corrigido e bem gerido, creio que 14 equipas não só seriam suficientes como ideal.
totalmente de acordo, por muito estranho que possa parecer nao tenho problemas em afirmar que sem o Bruno no Banco, ou melhor, sem o Bruno a presidente, tinhamos empatado os ultimos dois jogos, o que significava 4 pontos a menos e o fim da luta europeia na minha opiniao.
Claro que o que realmente gostava era de ver essa “sorte” num cenario de luta pelo campeonato, mas nesta epoca é esta a realidade que temos e a entrada na Liga Europa para o ano é de uma importancia capital para o Clube, nao dando o mesmo prazer que daria numa luta pelo campeonato admito que me tem dado, dadas as circunstancias, bastante prazer ver a equipa a ganhar dois jogos no ultimo minuto do prolongamento.
quanto a uma Liga a 18, quanto a mim, é totalmente insustentavel…assim como nao vejo o Boavista a ter condiçoes para entrar na primeira liga, com dividas a rondar os 20 milhoes. Enoja-me ver clubes corruptos a serem tratados desta forma pelos responsaveis da Liga, no entanto nao é algo que me admire…ter novamente o boavista com o porto na primeira liga é um atentado ao futebol como desporto.
Para já, não vejo essa relação directa entre BdC e ganhar nos descontos.
Maior serenidade nos adeptos, maior serenidade na equipa… tudo bem. Mas se o cabeceamento do Ghilas vai à baliza, nem com 3 BdC no banco ganhávamos este jogo ao Moreirense…
É que “nem que a porca tussa”. Esses dois não se gramam e até mandam postas de pescada bem foleiras pela CS… enquanto um deles estiver na Académica (o presidente), o outro não entra lá.
A equipa nestes 2 jogos pareceu-me mais corajosa, com mais personalidade, com maior capacidade para lidar com as contrariedades. Parece-me mais tranquila, também. Não tem a ver propriamente com os golos nos descontos, mas naquilo que transparece… uma equipa com mais alma. E sim, acho que BdC tem alguma influência nisso.
Não parece nada estúpido, isso bem enquadrado até faz sentido - como eu disse, há agora maior serenidade à volta da equipa e do clube, os adeptos comungam daquilo que a Direcção decide e nota-se haver alguma empatia, para não utilizar a expressão da malfadada “união”.
Tudo isto potencia para a criação de uma conjuntura mais favorável, mais confiante, mais vitoriosa. Mas o contributo maior desta situação será dado a médio/longo prazo.
Para já, no curto prazo, o que me apetece dizer é que temos ganho porque há um núcelo de jogadores a ter um rendimento absolutamente estratosférico: Ricky a marcar golos como se o Mundo fosse acabar e Cedric a assistir como se fosse o Daniel Alves de Alcochete. Essencialmente estes, mas há mais.
Quando estes dois voltarem à Terra, será mais fácil tirar outras ilacções.